Página 1 de 1

PR e SP se unem na defesa do Rio Paranapanema

Enviado: Sex Mar 06, 2009 8:02 am
por Adriano R Patussi
Será criado hoje o primeiro grupo de trabalho para desenvolver uma ação conjunta para a preservação da bacia do Paranapanema, que une os dois estados

O secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, e o secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Francisco Graziano, e o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, assinam hoje, às 10h30, em Londrina, uma resolução conjunta criando Grupo de Trabalho para a elaboração do primeiro plano de ação integrado para a preservação da Bacia do Rio Paranapanema.

O Grupo terá 60 dias para elaborar um plano de ação dando prioridade à criação do Plano Diretor da bacia, bem como a organização de um Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG) que deverá incluir ainda um diagnóstico da bacia e a divulgação dos resultados.

Além disso, o Grupo de Trabalho tem como meta aproximar as relações entre os órgãos ambientais paulistas e paranaenses e promover uma cooperação entre os comitês de bacias hidrográficas dos dois Estados.

Para o secretário Rasca Rodrigues, a gestão integrada facilitará o desenvolvimento de políticas que antes eram impossíveis. “A Bacia do Paranapanema é gigantesca e sempre foi dividida, uma parte de São Paulo e outra do Paraná. Agora toda a bacia torna-se unificada, o que facilitará a implementação de ações para a sua preservação”, comentou.

Ele conta que o Paraná, atualmente, é responsável por 75 quilômetros quadrados da bacia, já São Paulo é responsável por cerca de 70 km2. “Com o novo plano, todos serão responsáveis e atuantes nos 175 km2 que a bacia possui”, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Francisco Graziano, destacou relevância nacional da bacia.

“O Rio Paranapanema tem uma importância estratégica para o Brasil, que ultrapassa as fronteiras de São Paulo e do Paraná. Razão pela qual precisamos unir esforços para que sua gestão se dê de forma integrada, vendo-o como um todo e não um Estado em cada margem”, disse.


Comitês

Graziano adiantou também que com a resolução em vigor seis comitês de bacias hidrográficas da região trabalharão em conjunto.

“Hoje, seis comitês de bacia, três de cada Estado, planejam trechos do rio. Com a resolução conjunta que assinaremos, vamos integrar os trabalhos dos Estados de São Paulo e do Paraná e dos Comitês de Bacia, com melhores resultados para a recuperação e proteção deste caudaloso Paranapanema”, completou.

O Rio Paranapanema passa por 267 municípios, destes 141 no Paraná. Mais de 4 milhões de habitantes residem próximos à bacia, sendo 62% paranaenses, que muitas vezes possuem atividades profissional relacionada à bacia.

(Agência Estadual de Notícias)

Enviado: Sex Mar 06, 2009 9:09 am
por NELSON MACIEL
Ótimo ... Tomara que não fique só no papel e nos Oba-Oba ...

Enviado: Sex Mar 06, 2009 9:22 am
por Carlos Salatti
Em muitos paises do mundo a gestao integrada de bacias hidrograficas é realidade a muito tempo... O Brasil esta começando a engatinhar nisso e acho que as coisas tendem a melhorar... Tem muita gente séria pesquisando, trabalhando e fazendo as coisas acontecerem... Aos poucos acho que chegamos la!!!

Enviado: Sex Mar 06, 2009 11:15 am
por Ricardo Goes
Estamos na torcida ! Que realmente aconteça !

Enviado: Seg Mar 09, 2009 1:26 am
por Cleverson Ctzen
Ola adriano, espero que dê certo isso mesmo, e que nao fique somente no blablabla.... ... ver acontecer
estou contando os dias, e depois adriano se voce conseguir alguma informaçao desse plano que estao elaborando, conta pra gente ok.

Se precisar conte comigo alguma ajuda na preservação desse rio lindo que é o paranapanema ok ate