O robalo e o pinhão

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

O robalo e o pinhão

Mensagem por Marcos Zotto » Seg Out 13, 2014 11:32 pm

O robalo e o pinhão

A pesca ao robalo, está se tornando cada vez mais difícil.
Pelo menos aqui no sul.
Pescarias com fartura de exemplares, estão literalmente tornando-se lendas.
A rotina atual, são barcos e barcos, cruzando a baía, para todos os lados, como baratas tontas, tentando encontrar os robalos.
Como se fosse possível que pela simples troca de um rio para o outro, a realidade mudasse por algum motivo mágico.
Centenas de litros de gasolina, são gastos apenas em um sábado na baía de Guaratuba.
Horas de motor, muitas milhas náuticas, e milhares de arremessos.
Para se chegar ao final da tarde, com 10 ou 15 exemplares capturados (e soltos é claro) por dupla.
As vezes nem isso !
Mais tarde, durante a viagem de retorno a Curitiba, vem a inevitável discussão do porque de uma pescaria tão fraca.
As teorias são muitas....
Lua ruim, água suja, maré parada, agua muito fria, água muito quente, pressão de pesca, pesca predatória em excesso, cor de isca errada , pressão atmosférica ruim, frente fria, rio fora da calha, e por aí vai !!!!
A lista de suposições é enorme.
Mas acertar o verdadeiro motivo, é quase impossível.
Particularmente, mantenho registro de todas as minhas pescarias.
E posso afirmar, que o número de capturas vem caindo em média 35% ao ano, de 2012 para cá !
Mesmo mantendo a média de 27 pescarias por ano.
Peixe tem, e bastante.
Eles estão lá.
Em dias de água limpa, dá para ver vários seguirem a isca até perto do barco.
Daí fazem a volta e ...somem !
Simplesmente não voltam mais.
É uma coisa maluca, parece que estão sempre de barriga cheia, e seguem a isca artificial como que hipnotizados.
Antigamente (de uns três anos, para trás), se o robalo não atacava por fome, era por instinto
Bastava uma boa chasqueada na isca, e lá vinha o robalo feroz como um touro da raça miúra.
Agora parece que tomaram gardenal.
Apenas seguem a isca educadamente e depois vão embora.
É nestas horas que ficamos “abertos” para as mais loucas teorias.

O robalo e o pinhão !

Os pescadores da velha guarda, aqueles que já praticavam a pesca com iscas artificiais, quando nós ainda estávamos em casa assistindo National Kid, dizem que em ano de pouco pinhão, também tem pouco robalo.
Para quem não conhece, o pinhão é a semente do pinheiro, que aqui no sul, é representado principalmente pela espécie araucária.
É uma iguaria que pode ser apreciada somente nos meses frios de maio, junho e julho, quando as pinhas amadurecidas podem ser colhidas.
Pois bem, devido a grande apreciação desta semente por parte dos sulistas, a sua época é aguardada com ansiedade por muitos.
Daí, a observação de ciclos onde ocorre a maior ou menor disponibilidade da apreciada semente.
Observou-se desta maneira, que existe uma curva de 3 anos, onde ano a ano a produção de pinhas vai aumentando, e depois outra curva de 3 anos, para o declínio da produção.
Este eterno sobe e desce, estaria ligado a variações climáticas, causadas por fenômenos de aquecimento e desaquecimento, como o El Ninõ e La Ninã.
Com o passar do tempo, observou-se que o mesmo ciclo ocorre com o robalos, e no mesmo período.
Daí nasceu um antigo dito popular aqui no sul, de que ano de pouco pinhão, é também ano de pouco robalo.
Assim como, ano de fartura no pinhão, será também de fartura na pesca do robalo.
Se é verdade ou não, só o tempo dirá, mas este ano de 2014, foi o pior na colheita do pinhão, e dizem que já é o terceiro do ciclo.
Então se a sabedoria popular estiver certa, ano que vem será de boas pescarias de robalos.
É esperar para ver !!!!
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Ter Out 14, 2014 6:46 am

Teoria interessante e faz sentido pois sabidamente os fenômenos climáticos afetam o ambiente de várias maneiras que ainda não compreendemos inteiramente...Bons pinhões e bons robalos Marcos!

Um abraço! 8)
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Ter Out 14, 2014 8:41 am

deu pra ver como foi ruim a colheita de pínhão neste ano.. 12 conto o kg.. kkkkkkkkkkkk

o Marcão... quando eu melhorar minha clavícula.. queria ter a oportunidade de pescar com vc pois aprendizado é sempre importante !!

nunca tinha pensado sobre esta teoria dos pinhões...

ano passado fiz pescarias bem bacanas no quesito quantidade...

esse ano de fato..nas vezes que fui.. foi menos mesmo.. agora quando a gente começa a falar das variáveis.. aí c*** tudo ... ...
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Ter Out 14, 2014 11:00 am

Alcides Barbosa - Piska escreveu:Teoria interessante e faz sentido pois sabidamente os fenômenos climáticos afetam o ambiente de várias maneiras que ainda não compreendemos inteiramente...Bons pinhões e bons robalos Marcos!

Um abraço! 8)
Obrigado Piska !

E o robalo como sempre, se mantém um personagem misterioso. rsrs
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Ter Out 14, 2014 11:01 am

Carlos OGAsawara escreveu:deu pra ver como foi ruim a colheita de pínhão neste ano.. 12 conto o kg.. kkkkkkkkkkkk

o Marcão... quando eu melhorar minha clavícula.. queria ter a oportunidade de pescar com vc pois aprendizado é sempre importante !!

nunca tinha pensado sobre esta teoria dos pinhões...

ano passado fiz pescarias bem bacanas no quesito quantidade...

esse ano de fato..nas vezes que fui.. foi menos mesmo.. agora quando a gente começa a falar das variáveis.. aí c*** tudo ... ...
Fechado japones.
Qual a sua previsão de alta ?
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Ter Out 14, 2014 11:36 am

Marcos Zotto escreveu:
Carlos OGAsawara escreveu:deu pra ver como foi ruim a colheita de pínhão neste ano.. 12 conto o kg.. kkkkkkkkkkkk

o Marcão... quando eu melhorar minha clavícula.. queria ter a oportunidade de pescar com vc pois aprendizado é sempre importante !!

nunca tinha pensado sobre esta teoria dos pinhões...

ano passado fiz pescarias bem bacanas no quesito quantidade...

esse ano de fato..nas vezes que fui.. foi menos mesmo.. agora quando a gente começa a falar das variáveis.. aí c*** tudo ... ...
Fechado japones.
Qual a sua previsão de alta ?
To na tipóia até dia 24/10 que segundo os ortopedistas.. é a consolidação óssea..

segundo meu ortopedista.. o gancho é até dez/2014.. sem fishing.. sem futebol... ou seja.. to no sedentarisma forçado kkkkkkkkkk
Avatar do usuário
Luiz Henrique Celli
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2139
Registrado em: Ter Jul 08, 2008 12:50 am
Cidade:

Mensagem por Luiz Henrique Celli » Ter Out 14, 2014 1:50 pm

Sei la, esse ano o pinheiro que fica no quintal da casa do meu avô(meu parceiro de pesca) deu muito pinhão.
"Eu não quero acreditar, eu quero saber." - Carl Sagan.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Ter Out 14, 2014 2:00 pm

Luiz Henrique Celli escreveu:Sei la, esse ano o pinheiro que fica no quintal da casa do meu avô(meu parceiro de pesca) deu muito pinhão.
http://wp.clicrbs.com.br/diariodaserra/ ... ,2,18,,,67


http://www.engeplus.com.br/noticia/econ ... -de-safra/
Avatar do usuário
Mario Garcia
ANZOL DE OURO
Mensagens: 546
Registrado em: Ter Set 18, 2007 8:55 pm
Cidade:

Mensagem por Mario Garcia » Ter Out 14, 2014 9:07 pm

Zotto
deu transito aqui no rio que pesco robalos, nunca vi tantos barcos
muito barulho, muita velocidade, aquela regra basica de diminuir quando outro esta pescando já era os bass não respeitam passam em alta velocidade ta demais e depois querem saber porque não pegam , e outras coias que vão alem da pescaria

Mas gostei da relação pinhão robalos

abraço Tiozinho
Imagem
Avatar do usuário
William Kuczynski
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 229
Registrado em: Qui Abr 15, 2010 10:27 pm
Cidade:

Re: O robalo e o pinhão

Mensagem por William Kuczynski » Ter Out 14, 2014 10:29 pm

Interessante teoria! Pouco Pinhão, pouco Robalo e queria então pouca Botuca pois novembro está aí. Mas acredito que elas não seguirão a teoria. KKK. ABS.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Ter Out 14, 2014 11:28 pm

Mario Garcia escreveu:Zotto
deu transito aqui no rio que pesco robalos, nunca vi tantos barcos
muito barulho, muita velocidade, aquela regra basica de diminuir quando outro esta pescando já era os bass não respeitam passam em alta velocidade ta demais e depois querem saber porque não pegam , e outras coias que vão alem da pescaria

Mas gostei da relação pinhão robalos

abraço Tiozinho
É muito barco prá cima e prá baixo, isto ajuda a estressar os peixes.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Re: O robalo e o pinhão

Mensagem por Marcos Zotto » Ter Out 14, 2014 11:31 pm

William Kuczynski escreveu:Interessante teoria! Pouco Pinhão, pouco Robalo e queria então pouca Botuca pois novembro está aí. Mas acredito que elas não seguirão a teoria. KKK. ABS.
Este ano teve botucas o ano inteiro.
Menos é claro do que em Novembro e Dezembro, mas teve.
Alguem precisa levar um calendário para elas. rsrs
Avatar do usuário
Bruno Rafael Brum
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Nov 30, 2010 1:17 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Bruno Rafael Brum » Sáb Nov 15, 2014 9:36 am

Geneticamente, cachorros já foram lobos,

Um dia.
Avatar do usuário
Rodrigo Medina
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 343
Registrado em: Dom Set 20, 2009 8:24 pm
Cidade:

Re: O robalo e o pinhão

Mensagem por Rodrigo Medina » Qua Jun 14, 2017 1:45 pm

Muito interessante essa relação. A natureza e seus mistérios e o homem achando que sabe tudo, e quem manda ele.
Robalo rei do Mangue
Responder

Voltar para “- ROBALO -”