Robalo Em Lagos do Interior??? Daria Certo?!

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Robalo Em Lagos do Interior??? Daria Certo?!

Mensagem por Thiago Weiss » Sáb Jan 26, 2013 10:40 am

Então Pessoal, venho aqui, pedir mais uma informação para os intendidos no assunto!
Tenho um amigo, que possui um tanque, com água bem limpa e talz, e neste lago, tem trairas, pacus, tambacus, tilapias, muito lambari, entre outros peixes, e assim, me deu uma vontade, de tentar soltar uns robalos, pra ver se eles vão evoluir e talz...
alguem já tentou isso?!
vejam, é um tanque fechado, nao vai interferir na fauna, pelo motivo de este tanque nao ter ligação com rios da regiao!
gostaria de saber, se alguem já fez isso, ou se é muita "ignorância" da minha parte tentar fazer isso!
aval para isso, ele já me deu!
agora, gostaria de saber se seria possível..
eu penso que sim, pois, já peguei robalos no Rio Itapocu, bem pra cima, a quilometros e mais quilometros da barra, aonde o rio, nao sofre nem uma influencia de água salgada!
Poderiam me dar uma ajudinha?
Obrigado a todos!
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Eduardo L. Regis
CALOURO
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Ago 05, 2010 1:18 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo L. Regis » Sáb Jan 26, 2013 11:55 am

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... =2&t=19668

neste link tem o nome do pesque pague que tem robalo.
Eduardo Linhares Regis
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Sáb Jan 26, 2013 11:27 pm

Tem um hotel fazenda em Floripa que fui uma vez que acontecia o seguinte: o lago ficava cerca de 50 metros do rio. Volta e meia o rio vazava e entrava em contato com as águas do lago, e isso fazia com que alguns robalos e tainhas fossem parar no lago.

Não era algo que acontecia sempre, mas bastou para ter uma população razoável tanto de um quanto de outro peixe no lago. Como tempo, a água do laguinho ficava doce denovo, mas os peixes continuavam lá. Tive várias ações de robalos, e ainda vi cardumes de tainhas. Aqui na Caterva mesmo tem bastante relatos desse tipo, de robalos em lagoas, em fazendas, e até mesmo em aquários com água totalmente doce. Algum dia que eu tiver tempo vou tentar fazer isso com certeza. Eu acho que deve da certo sim !
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Sáb Jan 26, 2013 11:35 pm

Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Seg Jan 28, 2013 10:35 am

Opa... valeu gente... é que é bom saber antes, se funcionaria, do que tentar e não dar certo né!!! hehehe
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Bruno Thormann
ANZOL DE OURO
Mensagens: 674
Registrado em: Qui Jun 15, 2006 10:45 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Thormann » Seg Jan 28, 2013 1:06 pm

Che, da certo sim.

Existem locais em que podemos cultivar os robalos mesmo em água doce... eles conseguem se adaptar bem, porém a reprodução é complicada.

Por exemplo, a reprodução em cativeiro do peva é feita com indução hormonal, e a do flexa é utilizada a extração dos gametas.

Portanto, se tu largar os bichos na água, procura manter bem pra que eles não sejam exterminados.. e cuidado com os outros predadores... hehe
abraço e boas pescarias
Avatar do usuário
Leandro Tonicelli Penna
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7480
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 10:30 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leandro Tonicelli Penna » Seg Jan 28, 2013 4:14 pm

Acho que eles sobreviveriam , mas não se reproduziriam....
Só existe uma coisa melhor que um robalo.... ... robalos!!!

-PENNACHO.
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Seg Jan 28, 2013 5:00 pm

é bem isso que eu penso! Reprodução é bem mais complicado, mas, o importante mesmo, é eles sobreviverem e evoluirem!
hehe...
Porque comida eles terão de sobra!
o unico problema, é eles nao virarem comida!
hehe
tem mta traira e dourado lah!
mas...
vale a pena soltar uns 20 e tentar... neh... hehe
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Seg Jan 28, 2013 8:28 pm

É complicado, porém possível, da mesma forma que se pode mante-los em aquários.
A taxa de sobrevivência, seria bastante baixa, mesmo com os maiores cuidados.
Reprodução esqueça, as ovas de robalo necessitam de agua salgada ou salobra para vingarem.
Sem falar nos micro organismos necessários á alimentação dos alevinos, que são encontrados apenas no ecosistema dos mangues.
A temperatura mínima da agua, não pode baixar de 16º, logo Mafra e Rio Negro estão fora da lista.
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Ter Jan 29, 2013 1:27 pm

Não sei se estou ficando velho e chato, mais só de pensar num troço desse já me dá calafrio.

Qual a graça de pescar Robalo fora do seu ambiente natural?????

E o Mangue? E os Porvinha? E aguele cheiro de maré? E o arremesso preciso bem na toca da coruja? Cadê aquele ataque de um Flexão? Cadê a linha estourada na craca?? Cadê os Caranguejos estalando as garras? Cadê a tábua de marés, pressão, lua Etc, Cadê o Guarás? Cadê as Garças? Cadê? Cadê ? Cadê? ... ...


Mano esquece essa ideia e vai pescar...
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Ter Jan 29, 2013 2:51 pm

Marcio Zampronio escreveu:Não sei se estou ficando velho e chato, mais só de pensar num troço desse já me dá calafrio.

Qual a graça de pescar Robalo fora do seu ambiente natural?????

E o Mangue? E os Porvinha? E aguele cheiro de maré? E o arremesso preciso bem na toca da coruja? Cadê aquele ataque de um Flexão? Cadê a linha estourada na craca?? Cadê os Caranguejos estalando as garras? Cadê a tábua de marés, pressão, lua Etc, Cadê o Guarás? Cadê as Garças? Cadê? Cadê ? Cadê? ... ...


Mano esquece essa ideia e vai pescar...
Mas, Márcio... Se essa for a lógica, os Tucunarés de Epitácio/Itaipu/Teodoro Sampaio/MG e os Black Basses daqui do Brasil não tem graça nenhuma em serem pescados, certo ?

Lógico que a pescaria no mangue tem todos esses "chamarizes". Mas a questão é que nem todos podem fazer pescarias frequentemente no mangue. Se eu pudesse, iria toda semana, sem dúvidas ! Mas como não posso, me contento com as traíras dos lagos aqui da região. E se nesses lagos tivesse robalo, seria com certeza uma diversão bem maior, nem que fosse só para tentar encontrá-los.

A graça está em tentar trazer mais pra perto peixes esportivos, para poder pescá-los com mais frequência, sem precisar se deslocar e gastar tanto. Não significa que alguém que tenha robalos em um lago vá deixar de pescá-los em ambiente natural, pelo contrário. O fato de poder pescar dourados em um lago de fazenda todos os fins de semana não quer dizer que eu nunca quero ir fazer uma pescaria deles na Argentina, por exemplo.

Ao menos esssa é a minha opinião.
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Ter Jan 29, 2013 3:23 pm

Gabriel H. Cassola escreveu:
Marcio Zampronio escreveu:Não sei se estou ficando velho e chato, mais só de pensar num troço desse já me dá calafrio.

Qual a graça de pescar Robalo fora do seu ambiente natural?????

E o Mangue? E os Porvinha? E aguele cheiro de maré? E o arremesso preciso bem na toca da coruja? Cadê aquele ataque de um Flexão? Cadê a linha estourada na craca?? Cadê os Caranguejos estalando as garras? Cadê a tábua de marés, pressão, lua Etc, Cadê o Guarás? Cadê as Garças? Cadê? Cadê ? Cadê? ... ...


Mano esquece essa ideia e vai pescar...
Mas, Márcio... Se essa for a lógica, os Tucunarés de Epitácio/Itaipu/Teodoro Sampaio/MG e os Black Basses daqui do Brasil não tem graça nenhuma em serem pescados, certo ?

Lógico que a pescaria no mangue tem todos esses "chamarizes". Mas a questão é que nem todos podem fazer pescarias frequentemente no mangue. Se eu pudesse, iria toda semana, sem dúvidas ! Mas como não posso, me contento com as traíras dos lagos aqui da região. E se nesses lagos tivesse robalo, seria com certeza uma diversão bem maior, nem que fosse só para tentar encontrá-los.

A graça está em tentar trazer mais pra perto peixes esportivos, para poder pescá-los com mais frequência, sem precisar se deslocar e gastar tanto. Não significa que alguém que tenha robalos em um lago vá deixar de pescá-los em ambiente natural, pelo contrário. O fato de poder pescar dourados em um lago de fazenda todos os fins de semana não quer dizer que eu nunca quero ir fazer uma pescaria deles na Argentina, por exemplo.

Ao menos esssa é a minha opinião.

Gabriel, respeito sua opinião. Estou falando especificamente do Robalo,

Sou pescador de Robalo fanático, pra mim sem todas as outras características que cercam essa modalide, não faz sentido.

Sou radical ao ponto de não achar a menor graça nas pescarias realizadas no Mirante das Gamboas no Ceará, local que é praticamente um pesque pague de Robalos.

Abraço.
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Ter Jan 29, 2013 5:06 pm

Marcio Zampronio escreveu:Não sei se estou ficando velho e chato, mais só de pensar num troço desse já me dá calafrio.

Qual a graça de pescar Robalo fora do seu ambiente natural?????

E o Mangue? E os Porvinha? E aguele cheiro de maré? E o arremesso preciso bem na toca da coruja? Cadê aquele ataque de um Flexão? Cadê a linha estourada na craca?? Cadê os Caranguejos estalando as garras? Cadê a tábua de marés, pressão, lua Etc, Cadê o Guarás? Cadê as Garças? Cadê? Cadê ? Cadê? ... ...


Mano esquece essa ideia e vai pescar...
Cara... nao discordo do que vc disse!
Mas, penso da mesma forma que o Gabriel!
Pra mim anda bem complicado fazer pescarias fora da cidade!
não tenha dúvidas que o robalo nativo, é muito melhor do que o robalo solto em um lago!
Mas, o fato de vc poder pescar um robalo, pertinho de casa, é bem bacana!
se eu morasse mais perto do que moro do litoral, e pudesse ir pescar qndo bem eu quisesse, eu nao faria isso!
Só pra vc ter idéia, minhas últimas 05 férias, resultaram em nem um dia de pescaria! Chuva, chuva, chuva e vento vento e mais vento!
q q posso fazer?!
normalmente qndo eu posso ir, o tempo fica uma "nhaca"!
qndo não posso, o tempo tá uma beleza!
então, deixa eles aqui pertinho que talvez eu possa me divertir!
e obrigado pela opnião!
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Ter Jan 29, 2013 5:07 pm

Mas, Márcio... Se essa for a lógica, os Tucunarés de Epitácio/Itaipu/Teodoro Sampaio/MG e os Black Basses daqui do Brasil não tem graça nenhuma em serem pescados, certo ?

Lógico que a pescaria no mangue tem todos esses "chamarizes". Mas a questão é que nem todos podem fazer pescarias frequentemente no mangue. Se eu pudesse, iria toda semana, sem dúvidas ! Mas como não posso, me contento com as traíras dos lagos aqui da região. E se nesses lagos tivesse robalo, seria com certeza uma diversão bem maior, nem que fosse só para tentar encontrá-los.

A graça está em tentar trazer mais pra perto peixes esportivos, para poder pescá-los com mais frequência, sem precisar se deslocar e gastar tanto. Não significa que alguém que tenha robalos em um lago vá deixar de pescá-los em ambiente natural, pelo contrário. O fato de poder pescar dourados em um lago de fazenda todos os fins de semana não quer dizer que eu nunca quero ir fazer uma pescaria deles na Argentina, por exemplo.

Ao menos esssa é a minha opinião.[/quote]

é justamente isso que eu penso! sem ressalvasas! hehehe
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Ter Jan 29, 2013 5:11 pm

Beleza galera,

Essa é a beleza do fórum, cada um com sua opinião.

Abraço.
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Sáb Fev 02, 2013 8:16 am

Marcos Zotto escreveu:É complicado, porém possível, da mesma forma que se pode mante-los em aquários.
A taxa de sobrevivência, seria bastante baixa, mesmo com os maiores cuidados.
Reprodução esqueça, as ovas de robalo necessitam de agua salgada ou salobra para vingarem.
Sem falar nos micro organismos necessários á alimentação dos alevinos, que são encontrados apenas no ecosistema dos mangues.
A temperatura mínima da agua, não pode baixar de 16º, logo Mafra e Rio Negro estão fora da lista.
Zotto... vc acha que por baixar dos 16º, os peixes morreriam?!
acho que morrer não né... pois no RS, que esfria tanto quanto aqui, tem robalos!
Tudo bem que em ambiente natural, mas... sobrevivem né...
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Seg Fev 04, 2013 10:58 pm

Não sei qual a temperatura mínima que os robalos aguentam, antes de morrer.
Tem aquele vídeo da Florida, que a agua está em temperaturas muito baixas, e ainda havia robalos vivos, apesar de bastante desorientados.
Mas o fato é que abaixo de 16º graus, o robalo fica bastante inativo.
E aí em Rio Negro, se bem me lembro, apesar de fazer muito tempo que morei nesta terra querida, as temperaturas ficam abaixo de 10º graus no inverno.
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Qua Fev 06, 2013 4:44 pm

Marcos Zotto escreveu:Não sei qual a temperatura mínima que os robalos aguentam, antes de morrer.
Tem aquele vídeo da Florida, que a agua está em temperaturas muito baixas, e ainda havia robalos vivos, apesar de bastante desorientados.
Mas o fato é que abaixo de 16º graus, o robalo fica bastante inativo.
E aí em Rio Negro, se bem me lembro, apesar de fazer muito tempo que morei nesta terra querida, as temperaturas ficam abaixo de 10º graus no inverno.
Oloco meu, vai dizer que vc já morou aqui???!!
hehe
não sabia!
então, aqui, nos últimos invernos, tivemos dias que as temperaturas chegaram a -2º!
Mas, isso é uma coisa bem rara de ocorrer!
agora, a questão dos Robalos ficarem desorientados e inativos, é comum em qqr espécie, que é acostumada em águas mais quentes!
por exemplo, qndo fui minha primeira vez no pantanal, isso no ano de 2000, tive a grande "sorte" de pegar geada lá!
acredite ou não, diz, que faziam uns 20 anos que nao geava lá!!
e qndo resolveu gear, lá estava eu!
kkkkk
poko azarado!
obviamente, fiz uma porcaria de pescaria! mas, fazer o que... hehehe...
voltando ao assunto, mas, em dias quentes, eles ficariam ativos novamente né...
além do mais, no tanque que estou pensando em solta-los, tem locais com 30cm de água, assim como nos locais mais fundos, a água chega a 7 metros de profundidade!
talvez isso seja bom para os dias frios!
heh
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qua Fev 06, 2013 6:50 pm

Quando eu morei aí, acho que vc não era nem projeto ainda. rsrs
Foi de 1966 a 1972.
Cacei muito passarinho no morro dos padres. rsrs
Pesquei em riachos que nem sei se ainda existem.
Joguei bola em campinhos que hoje são condomínios.
Estudei no colegio das freiras e no estadual.
A minha familia fundou a Moveis Pretty.
Depois vendemos a nossa parte, e mudamos para Curitiba.
Foi uma infância muito boa, mas a Rio Negro que eu conheci não existe mais.
Recentemente estive aí visitando alguns amigos.
Gosto muito desta terra.
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Sáb Fev 09, 2013 2:45 pm

Marcos Zotto escreveu:Quando eu morei aí, acho que vc não era nem projeto ainda. rsrs
Foi de 1966 a 1972.
Cacei muito passarinho no morro dos padres. rsrs
Pesquei em riachos que nem sei se ainda existem.
Joguei bola em campinhos que hoje são condomínios.
Estudei no colegio das freiras e no estadual.
A minha familia fundou a Moveis Pretty.
Depois vendemos a nossa parte, e mudamos para Curitiba.
Foi uma infância muito boa, mas a Rio Negro que eu conheci não existe mais.
Recentemente estive aí visitando alguns amigos.
Gosto muito desta terra.
Realmente... eu nao tava nem nos "bago" ainda como diz meu pai! kkkk
realmente, Rio Negro está bem diferente!
Eu, que sou bem novo, jah noto as diversas diferenças! calcule vc que viveu aqui ha mto tempo!
Bom, se vc caçava passarinhos no morro dos padres, é bem provável que vc pescava no Rio Passa Três! existe até hj sim!
e pega-se muito lambari e saicanga!
hehehe
É... hj em dia a móveis Pretty nem existe mais!
lamentável... é impressionante como o povo nao dá valor pras coisas da própria terra neh!
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Marcelo Maleque
ANZOL DE OURO
Mensagens: 726
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 8:12 pm
Cidade:

Mensagem por Marcelo Maleque » Qui Fev 28, 2013 11:09 am

Da certo sim , temos um lago de amigo para pescar e tem uns pevas que chegaram aos 2 kilos e pouco , e uma diversao legal.
Pelo menos aqui eles estariam mais bem tratados que no rio , rsrsrsrsrs.
Logico nao reproduzem e quanto mais tiver comida mais comerao , mesmos robalos em outro lago que nunca fui chegaram a mais de 3 kilos.
Se eu fosse vc pegaria logo os grandes que ja tenham reproduzido e vao sobreviver com mais facilidade.
olhe que temos eu e meu irmao mauro uns posts com robalo em lago.
tucunare cade voce?????????????????
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Re: Robalo Em Lagos do Interior??? Daria Certo?!

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Seg Mar 04, 2013 11:45 am

Bom dia pescador,

Aqui em Sao Paulo, específicamente em Itanhaem, eu já vi e já pesquei tanto peva quanto flechao de 2 dígitos em lagoa de água docinha, muito longe do mar, onde a água salgada nao chega, incluive tinha curimba, carpa, tilapia, traira e muito lambari na mesma lagoa.
Eu tinha uma foto dos flechas boiados nesta lagoa, dezenas, quando a pressão passa de 1018 eles costumam boiar, mas nao pegam na isca. Tinha bicho de metro no meio, flechao mesmo de mais de 10 kls. Naquela época (1995 por ai) o Wallace ainda nao era guia, eu me lembro que o nosso amigo pescador profissional Cides (Alcides) pescador de pitu, nos levou ate lá, Tatei o Wallace e eu, em uma destas ocasioes o Walla engatou um flecha de uns 5 kl no stick, mas o flecha entrou no meio dos aguapés e das patas de vaca e acabou fugindo.
Este mesmo Alcides falou que todas as lagoas onde ele costuma armar covo para pegar pitu tem robalo grande, tanto nas de agua escura - coca cola, quanto na água cristalina. O rio itanhaem e formado por vários rios, alguns de água escura como o Preto e o aguapeu e outros de água cristalina, como o rio Branco, a única lagoa que eu vi comprovei com certeza a presença de flechoes, foi neste lagoao do Rio Branco.
Outro fato que deve ser considerado, e que nos jogávamos vários tipos de iscas artificiais na cabeca dos robalos, mas eles nao batiam, acabava Espantando, porém algumas vezes o Cides teve sucessoe conseguiu engatar uns bichos grandes com lambari vivo e com cara vivo de isca.
Tudo bem que Itanhaem e fora do normal para robalo grande, mas se tem robalo em lagoa lá, pode muito bem ter em outras lagoas em qualquer outro lugar Ne.

Outro fato curioso que eu vi, foi peva desovando na água docinha tbm, muito longe do Mar e do mangue, no rio Assungui em Juquia. Se tem corredeira, tem espécie de peva que desova, a agua nao precisa ser salobra neste caso, porem nao e todo o tipo de peva, eu conheco pelo menos 3 tipos de peva, aquele pevao pescoçudo e lombudao nao desova na água doce nao, tem que ser salobr, só o peva branco e o bocazul que eu acho que e a mesma espécie, mas a boca fica azulada por causa da água bem escura do rio preto lá em Itanhaem. Este tipo de peva tem muito no rio ribeira de Iguape.
Já flecha eu nunca vi desovar na água doce pura, só na salobra, na barra mesmo, normalmente a desova começa na primeira lua grande de Janeiro e vai ate a páscoa, eles desovam no dia da lua, na correnteza brava mesmo, na maior amplitude da maré, no fim vazante, depois da desova, quando a maré sobe, os ovos que bóiam, Sao levados no meio do mangue, através dos pequenos canais, canaletas e pequenos rios,onde nascem os flechinhas. Mas tudo acontece proximo do mar.

Abc,
Thiago Weiss escreveu:Então Pessoal, venho aqui, pedir mais uma informação para os intendidos no assunto!
Tenho um amigo, que possui um tanque, com água bem limpa e talz, e neste lago, tem trairas, pacus, tambacus, tilapias, muito lambari, entre outros peixes, e assim, me deu uma vontade, de tentar soltar uns robalos, pra ver se eles vão evoluir e talz...
alguem já tentou isso?!
vejam, é um tanque fechado, nao vai interferir na fauna, pelo motivo de este tanque nao ter ligação com rios da regiao!
gostaria de saber, se alguem já fez isso, ou se é muita "ignorância" da minha parte tentar fazer isso!
aval para isso, ele já me deu!
agora, gostaria de saber se seria possível..
eu penso que sim, pois, já peguei robalos no Rio Itapocu, bem pra cima, a quilometros e mais quilometros da barra, aonde o rio, nao sofre nem uma influencia de água salgada!
Poderiam me dar uma ajudinha?
Obrigado a todos!
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Leandro Tonicelli Penna
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7480
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 10:30 pm
Cidade:
Contato:

Re: Robalo Em Lagos do Interior??? Daria Certo?!

Mensagem por Leandro Tonicelli Penna » Seg Mar 04, 2013 12:37 pm

Até sei que Lagoa é essa , o Wallas tirou um de 5kgs lá outro dia no stick , dessa eu fui testemunha...rsrs

Abraços.
Alexandre G Goncalves escreveu:Bom dia pescador,

Aqui em Sao Paulo, específicamente em Itanhaem, eu já vi e já pesquei tanto peva quanto flechao de 2 dígitos em lagoa de água docinha, muito longe do mar, onde a água salgada nao chega, incluive tinha curimba, carpa, tilapia, traira e muito lambari na mesma lagoa.
Eu tinha uma foto dos flechas boiados nesta lagoa, dezenas, quando a pressão passa de 1018 eles costumam boiar, mas nao pegam na isca. Tinha bicho de metro no meio, flechao mesmo de mais de 10 kls. Naquela época (1995 por ai) o Wallace ainda nao era guia, eu me lembro que o nosso amigo pescador profissional Cides (Alcides) pescador de pitu, nos levou ate lá, Tatei o Wallace e eu, em uma destas ocasioes o Walla engatou um flecha de uns 5 kl no stick, mas o flecha entrou no meio dos aguapés e das patas de vaca e acabou fugindo.
Este mesmo Alcides falou que todas as lagoas onde ele costuma armar covo para pegar pitu tem robalo grande, tanto nas de agua escura - coca cola, quanto na água cristalina. O rio itanhaem e formado por vários rios, alguns de água escura como o Preto e o aguapeu e outros de água cristalina, como o rio Branco, a única lagoa que eu vi comprovei com certeza a presença de flechoes, foi neste lagoao do Rio Branco.
Outro fato que deve ser considerado, e que nos jogávamos vários tipos de iscas artificiais na cabeca dos robalos, mas eles nao batiam, acabava Espantando, porém algumas vezes o Cides teve sucessoe conseguiu engatar uns bichos grandes com lambari vivo e com cara vivo de isca.
Tudo bem que Itanhaem e fora do normal para robalo grande, mas se tem robalo em lagoa lá, pode muito bem ter em outras lagoas em qualquer outro lugar Ne.

Outro fato curioso que eu vi, foi peva desovando na água docinha tbm, muito longe do Mar e do mangue, no rio Assungui em Juquia. Se tem corredeira, tem espécie de peva que desova, a agua nao precisa ser salobra neste caso, porem nao e todo o tipo de peva, eu conheco pelo menos 3 tipos de peva, aquele pevao pescoçudo e lombudao nao desova na água doce nao, tem que ser salobr, só o peva branco e o bocazul que eu acho que e a mesma espécie, mas a boca fica azulada por causa da água bem escura do rio preto lá em Itanhaem. Este tipo de peva tem muito no rio ribeira de Iguape.
Já flecha eu nunca vi desovar na água doce pura, só na salobra, na barra mesmo, normalmente a desova começa na primeira lua grande de Janeiro e vai ate a páscoa, eles desovam no dia da lua, na correnteza brava mesmo, na maior amplitude da maré, no fim vazante, depois da desova, quando a maré sobe, os ovos que bóiam, Sao levados no meio do mangue, através dos pequenos canais, canaletas e pequenos rios,onde nascem os flechinhas. Mas tudo acontece proximo do mar.

Abc,
Thiago Weiss escreveu:Então Pessoal, venho aqui, pedir mais uma informação para os intendidos no assunto!
Tenho um amigo, que possui um tanque, com água bem limpa e talz, e neste lago, tem trairas, pacus, tambacus, tilapias, muito lambari, entre outros peixes, e assim, me deu uma vontade, de tentar soltar uns robalos, pra ver se eles vão evoluir e talz...
alguem já tentou isso?!
vejam, é um tanque fechado, nao vai interferir na fauna, pelo motivo de este tanque nao ter ligação com rios da regiao!
gostaria de saber, se alguem já fez isso, ou se é muita "ignorância" da minha parte tentar fazer isso!
aval para isso, ele já me deu!
agora, gostaria de saber se seria possível..
eu penso que sim, pois, já peguei robalos no Rio Itapocu, bem pra cima, a quilometros e mais quilometros da barra, aonde o rio, nao sofre nem uma influencia de água salgada!
Poderiam me dar uma ajudinha?
Obrigado a todos!
Só existe uma coisa melhor que um robalo.... ... robalos!!!

-PENNACHO.
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Re: Robalo Em Lagos do Interior??? Daria Certo?!

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Ter Mar 05, 2013 9:05 pm

E esta lagoa mesmo, existem outras tbm, mas os flechoes da agua doce, eu so vi nesta.
Voce chegou a ver os peixes boiados ? Se bem que quando eles estão boiados, normalmente nao bate na isca.
Eu já pesquei muito em Itanhaem, foi la que eu peguei o meu primeiro robalo e aprendi tudo, tenho fotos do Wallace e do Tatei com 5 ou 6 anos de idade, com esta idade eles já pegavam flecha de 3/4 kl de canoa a remo no rio Itanhaem, na galhada ... E o Wallace estava sempre junto, acompanhando, mesmo 2 anos mais novo.
Na verdade, começamos a pescar muito cedo, comecamos mesmo debaixo do cais, na saída do rio campininha. Entrávamos nos buracos embaixo do cais, porque aquele cais e oco, fica muito robalo lá embaixo. Depois começamos a descobrir cada palmo do rio, da barra, da costeira, das praias e assim foi ... Deus abençoe os robalos e os robaleiros ... Hehehe.

Abc,
Leandro Tonicelli Penna escreveu:Até sei que Lagoa é essa , o Wallas tirou um de 5kgs lá outro dia no stick , dessa eu fui testemunha...rsrs

Abraços.
Alexandre G Goncalves escreveu:Bom dia pescador,

Aqui em Sao Paulo, específicamente em Itanhaem, eu já vi e já pesquei tanto peva quanto flechao de 2 dígitos em lagoa de água docinha, muito longe do mar, onde a água salgada nao chega, incluive tinha curimba, carpa, tilapia, traira e muito lambari na mesma lagoa.
Eu tinha uma foto dos flechas boiados nesta lagoa, dezenas, quando a pressão passa de 1018 eles costumam boiar, mas nao pegam na isca. Tinha bicho de metro no meio, flechao mesmo de mais de 10 kls. Naquela época (1995 por ai) o Wallace ainda nao era guia, eu me lembro que o nosso amigo pescador profissional Cides (Alcides) pescador de pitu, nos levou ate lá, Tatei o Wallace e eu, em uma destas ocasioes o Walla engatou um flecha de uns 5 kl no stick, mas o flecha entrou no meio dos aguapés e das patas de vaca e acabou fugindo.
Este mesmo Alcides falou que todas as lagoas onde ele costuma armar covo para pegar pitu tem robalo grande, tanto nas de agua escura - coca cola, quanto na água cristalina. O rio itanhaem e formado por vários rios, alguns de água escura como o Preto e o aguapeu e outros de água cristalina, como o rio Branco, a única lagoa que eu vi comprovei com certeza a presença de flechoes, foi neste lagoao do Rio Branco.
Outro fato que deve ser considerado, e que nos jogávamos vários tipos de iscas artificiais na cabeca dos robalos, mas eles nao batiam, acabava Espantando, porém algumas vezes o Cides teve sucessoe conseguiu engatar uns bichos grandes com lambari vivo e com cara vivo de isca.
Tudo bem que Itanhaem e fora do normal para robalo grande, mas se tem robalo em lagoa lá, pode muito bem ter em outras lagoas em qualquer outro lugar Ne.

Outro fato curioso que eu vi, foi peva desovando na água docinha tbm, muito longe do Mar e do mangue, no rio Assungui em Juquia. Se tem corredeira, tem espécie de peva que desova, a agua nao precisa ser salobra neste caso, porem nao e todo o tipo de peva, eu conheco pelo menos 3 tipos de peva, aquele pevao pescoçudo e lombudao nao desova na água doce nao, tem que ser salobr, só o peva branco e o bocazul que eu acho que e a mesma espécie, mas a boca fica azulada por causa da água bem escura do rio preto lá em Itanhaem. Este tipo de peva tem muito no rio ribeira de Iguape.
Já flecha eu nunca vi desovar na água doce pura, só na salobra, na barra mesmo, normalmente a desova começa na primeira lua grande de Janeiro e vai ate a páscoa, eles desovam no dia da lua, na correnteza brava mesmo, na maior amplitude da maré, no fim vazante, depois da desova, quando a maré sobe, os ovos que bóiam, Sao levados no meio do mangue, através dos pequenos canais, canaletas e pequenos rios,onde nascem os flechinhas. Mas tudo acontece proximo do mar.

Abc,
Thiago Weiss escreveu:Então Pessoal, venho aqui, pedir mais uma informação para os intendidos no assunto!
Tenho um amigo, que possui um tanque, com água bem limpa e talz, e neste lago, tem trairas, pacus, tambacus, tilapias, muito lambari, entre outros peixes, e assim, me deu uma vontade, de tentar soltar uns robalos, pra ver se eles vão evoluir e talz...
alguem já tentou isso?!
vejam, é um tanque fechado, nao vai interferir na fauna, pelo motivo de este tanque nao ter ligação com rios da regiao!
gostaria de saber, se alguem já fez isso, ou se é muita "ignorância" da minha parte tentar fazer isso!
aval para isso, ele já me deu!
agora, gostaria de saber se seria possível..
eu penso que sim, pois, já peguei robalos no Rio Itapocu, bem pra cima, a quilometros e mais quilometros da barra, aonde o rio, nao sofre nem uma influencia de água salgada!
Poderiam me dar uma ajudinha?
Obrigado a todos!
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Sex Mar 08, 2013 11:49 am

opa... com idéias assim, na próxima vez, vou trazer robalos!!!
hehehe :)
vou até comprar uma coisa com oxigenador pra garantir o transporte!!!
mas, pelo que sei, acho que vou esperar o inverno passar, e traze-los no início do verão, assim, eles terão mais tempo pra se adaptar!!!
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Qua Mar 13, 2013 12:00 pm

Thiago Weiss escreveu:opa... com idéias assim, na próxima vez, vou trazer robalos!!!
hehehe :)
vou até comprar uma coisa com oxigenador pra garantir o transporte!!!
mas, pelo que sei, acho que vou esperar o inverno passar, e traze-los no início do verão, assim, eles terão mais tempo pra se adaptar!!!
Lá nos Estados Unidos, tem um tal de Striper ou Striped Bass que e parecido com robalo, desova na água salobra, entra nos rios, aparece nas praias, na agua salgada, só que e da água mais fria, Carolina do Norte pra cima.
O povo lá, órgãos do governo e tal, fazem peixamentos deste Striper nas represas e reservatórios de água doce, só que a diferença e que o bicho já e acostumado em água fria, então ele agüenta o inverno. Por outro lado tem que ir renovando o estoque porque ele nao desova na água doce e parada das represas.
Mas eu acho que flechao sobrevive em lagoa bem funda no inverno rigoroso aqui do Brasil tbm, e só testar ne. O problema começa quando água fica abaixo de 16 graus. Mas lagoa/ represa grande que a coluna d'água passa de 10 mts, e difícil da água baixar de 20 graus lá no fundo, nos primeiros 5 mts pode ate ser que baixe bem, mas lá no fundo, precisa fazer muito frio mesmo, e o inverno brasileiro nao e tão rigoroso assim Ne.

Abs,
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Sex Mar 15, 2013 11:44 am

Alexandre G Goncalves escreveu:
Thiago Weiss escreveu:opa... com idéias assim, na próxima vez, vou trazer robalos!!!
hehehe :)
vou até comprar uma coisa com oxigenador pra garantir o transporte!!!
mas, pelo que sei, acho que vou esperar o inverno passar, e traze-los no início do verão, assim, eles terão mais tempo pra se adaptar!!!
Lá nos Estados Unidos, tem um tal de Striper ou Striped Bass que e parecido com robalo, desova na água salobra, entra nos rios, aparece nas praias, na agua salgada, só que e da água mais fria, Carolina do Norte pra cima.
O povo lá, órgãos do governo e tal, fazem peixamentos deste Striper nas represas e reservatórios de água doce, só que a diferença e que o bicho já e acostumado em água fria, então ele agüenta o inverno. Por outro lado tem que ir renovando o estoque porque ele nao desova na água doce e parada das represas.
Mas eu acho que flechao sobrevive em lagoa bem funda no inverno rigoroso aqui do Brasil tbm, e só testar ne. O problema começa quando água fica abaixo de 16 graus. Mas lagoa/ represa grande que a coluna d'água passa de 10 mts, e difícil da água baixar de 20 graus lá no fundo, nos primeiros 5 mts pode ate ser que baixe bem, mas lá no fundo, precisa fazer muito frio mesmo, e o inverno brasileiro nao e tão rigoroso assim Ne.

Abs,
eh... tbm acho que nao chega a baixar dos 16º!
mas, aqui na minha regiao, tem dias que a temperatura chega a -2º, até a -5º!
é bem friozinho! hehehe
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Roberto Pezim Filho
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Seg Mar 05, 2012 9:14 pm
Cidade:

Mensagem por Roberto Pezim Filho » Sex Mar 14, 2014 2:28 am

Alexandre G Goncalves escreveu:
Thiago Weiss escreveu:opa... com idéias assim, na próxima vez, vou trazer robalos!!!
hehehe :)
vou até comprar uma coisa com oxigenador pra garantir o transporte!!!
mas, pelo que sei, acho que vou esperar o inverno passar, e traze-los no início do verão, assim, eles terão mais tempo pra se adaptar!!!
Lá nos Estados Unidos, tem um tal de Striper ou Striped Bass que e parecido com robalo, desova na água salobra, entra nos rios, aparece nas praias, na agua salgada, só que e da água mais fria, Carolina do Norte pra cima.
O povo lá, órgãos do governo e tal, fazem peixamentos deste Striper nas represas e reservatórios de água doce, só que a diferença e que o bicho já e acostumado em água fria, então ele agüenta o inverno. Por outro lado tem que ir renovando o estoque porque ele nao desova na água doce e parada das represas.
Mas eu acho que flechao sobrevive em lagoa bem funda no inverno rigoroso aqui do Brasil tbm, e só testar ne. O problema começa quando água fica abaixo de 16 graus. Mas lagoa/ represa grande que a coluna d'água passa de 10 mts, e difícil da água baixar de 20 graus lá no fundo, nos primeiros 5 mts pode ate ser que baixe bem, mas lá no fundo, precisa fazer muito frio mesmo, e o inverno brasileiro nao e tão rigoroso assim Ne.

Abs,
.
.
.
Falou tudo, aqui na região, robalos de 6kg em lagoas são comuns, só não posso precisar a quantidade colocada x pega.
Avatar do usuário
Bruno Thormann
ANZOL DE OURO
Mensagens: 674
Registrado em: Qui Jun 15, 2006 10:45 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Thormann » Sex Mar 14, 2014 12:35 pm

Aqui no sul quando o inverno é muito rigoroso os robalos ficam boiados e acabam morrendo, principalemente porque o pessoal sai pra pegar eles de puça.

Se o frio for muito forte, porém durante pouco tempo, acredito que eles consigam sobreviver sim. Basta auxiliarmos um pouco, colocando estruturas para abrigar do frio ou aquecer um pouco o ambiente (pedras) e um local com maior profundidade.

Outra coisa muito importante é oferecer muuuita comida pro robalo. Ele é um bicho voraz, que acaba comendo os menores, o que acarreta na dimunuição dos exemplares colocados no local.

Em criação, desde alevinos bem pequenos vemos alguns morrendo com outro engasgado.
abraço e boas pescarias
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Sáb Mar 15, 2014 10:13 pm

Bruno Thormann escreveu:Aqui no sul quando o inverno é muito rigoroso os robalos ficam boiados e acabam morrendo, principalemente porque o pessoal sai pra pegar eles de puça.

Se o frio for muito forte, porém durante pouco tempo, acredito que eles consigam sobreviver sim. Basta auxiliarmos um pouco, colocando estruturas para abrigar do frio ou aquecer um pouco o ambiente (pedras) e um local com maior profundidade.

Outra coisa muito importante é oferecer muuuita comida pro robalo. Ele é um bicho voraz, que acaba comendo os menores, o que acarreta na dimunuição dos exemplares colocados no local.

Em criação, desde alevinos bem pequenos vemos alguns morrendo com outro engasgado.
Pelo que eu me lembro, 5 ou 6 dias com a agua a menos de 16 grauscelsius o flecha ja nao recupera mais, principalmente os maiores. Dentro do mangue ele agüenta muito mais porque e muito difícil da agua baixar de 16, nao sei se vc ja entrou em lagoa de mangue no inverno, a lama do fundo da lagoa e mais quente que a agua, por isso que quando o mar esfria muito rápido, muitos cardumes de flecha acabam ficando presos em estuários de mangue, ficando nas lagoas, principalmente onde a agua do mar nao chega no final da enchente.
Ja o peva agüenta muito mais frio que o flecha, por isso que o pessoal esta cruzando peva com flecha para tentar um híbrido "pecha" semelhante o tambacu ( pacu e tambaqui). Assim o pecha pode agüentar o frio bem mais que o flecha, so vai perder um pouco do poder de crescimento do flecha sozinho, que eu conheço bem, a taxa de crescimento do flecha e bem maior do que o pessoal estima por ai, mas este pecha pode ser muito bom para cativeiro e para pesca tbm.

Quanto ao canibalismo, convem manter as larvas desde o inicio junto com outra larva forrageira 1 x 200 ou mais, seja camarão da Malásia(nao sei se o IBAMA esta permitindo ainda) pitu, vidrinho ... ou outro peixe de agua doce com grande volume de desova... Lambari, curimba, curimbinha, sagüiru ...
Ja sobre tanque rede, treinar os bichinhos na ração, eu ainda nao tenho informações solidas, mas sei que o peva e lento para crescer no tanque rede.

Abs,
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Responder

Voltar para “- ROBALO -”