Robalo Em Lagos do Interior??? Daria Certo?!

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Sáb Mar 15, 2014 10:26 pm

Roberto Pezim Filho escreveu:
Alexandre G Goncalves escreveu:
Thiago Weiss escreveu:opa... com idéias assim, na próxima vez, vou trazer robalos!!!
hehehe :)
vou até comprar uma coisa com oxigenador pra garantir o transporte!!!
mas, pelo que sei, acho que vou esperar o inverno passar, e traze-los no início do verão, assim, eles terão mais tempo pra se adaptar!!!
Lá nos Estados Unidos, tem um tal de Striper ou Striped Bass que e parecido com robalo, desova na água salobra, entra nos rios, aparece nas praias, na agua salgada, só que e da água mais fria, Carolina do Norte pra cima.
O povo lá, órgãos do governo e tal, fazem peixamentos deste Striper nas represas e reservatórios de água doce, só que a diferença e que o bicho já e acostumado em água fria, então ele agüenta o inverno. Por outro lado tem que ir renovando o estoque porque ele nao desova na água doce e parada das represas.
Mas eu acho que flechao sobrevive em lagoa bem funda no inverno rigoroso aqui do Brasil tbm, e só testar ne. O problema começa quando água fica abaixo de 16 graus. Mas lagoa/ represa grande que a coluna d'água passa de 10 mts, e difícil da água baixar de 20 graus lá no fundo, nos primeiros 5 mts pode ate ser que baixe bem, mas lá no fundo, precisa fazer muito frio mesmo, e o inverno brasileiro nao e tão rigoroso assim Ne.

Abs,
.
.
.
Falou tudo, aqui na região, robalos de 6kg em lagoas são comuns, só não posso precisar a quantidade colocada x pega.
Ai no ES e um exemplo típico de robalo flecha em lagoas, porque parece que o mar mar e bem mais gelado que aqui, devido aquela corrente gelada, a mesma que aflora em cabo frio, se nao me angano. Mas teve peixamento artificial nestas lagoas ? Que eu saiba os flechas chegam nelas pelas canaletas do próprio mangue, que comunicam com os canais nas mares grandes.

Abs,
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Bruno Thormann
ANZOL DE OURO
Mensagens: 674
Registrado em: Qui Jun 15, 2006 10:45 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Thormann » Dom Mar 16, 2014 1:32 am

Alexandre G Goncalves escreveu:
Bruno Thormann escreveu:Aqui no sul quando o inverno é muito rigoroso os robalos ficam boiados e acabam morrendo, principalemente porque o pessoal sai pra pegar eles de puça.

Se o frio for muito forte, porém durante pouco tempo, acredito que eles consigam sobreviver sim. Basta auxiliarmos um pouco, colocando estruturas para abrigar do frio ou aquecer um pouco o ambiente (pedras) e um local com maior profundidade.

Outra coisa muito importante é oferecer muuuita comida pro robalo. Ele é um bicho voraz, que acaba comendo os menores, o que acarreta na dimunuição dos exemplares colocados no local.

Em criação, desde alevinos bem pequenos vemos alguns morrendo com outro engasgado.
Pelo que eu me lembro, 5 ou 6 dias com a agua a menos de 16 grauscelsius o flecha ja nao recupera mais, principalmente os maiores. Dentro do mangue ele agüenta muito mais porque e muito difícil da agua baixar de 16, nao sei se vc ja entrou em lagoa de mangue no inverno, a lama do fundo da lagoa e mais quente que a agua, por isso que quando o mar esfria muito rápido, muitos cardumes de flecha acabam ficando presos em estuários de mangue, ficando nas lagoas, principalmente onde a agua do mar nao chega no final da enchente.
Ja o peva agüenta muito mais frio que o flecha, por isso que o pessoal esta cruzando peva com flecha para tentar um híbrido "pecha" semelhante o tambacu ( pacu e tambaqui). Assim o pecha pode agüentar o frio bem mais que o flecha, so vai perder um pouco do poder de crescimento do flecha sozinho, que eu conheço bem, a taxa de crescimento do flecha e bem maior do que o pessoal estima por ai, mas este pecha pode ser muito bom para cativeiro e para pesca tbm.

Quanto ao canibalismo, convem manter as larvas desde o inicio junto com outra larva forrageira 1 x 200 ou mais, seja camarão da Malásia(nao sei se o IBAMA esta permitindo ainda) pitu, vidrinho ... ou outro peixe de agua doce com grande volume de desova... Lambari, curimba, curimbinha, sagüiru ...
Ja sobre tanque rede, treinar os bichinhos na ração, eu ainda nao tenho informações solidas, mas sei que o peva e lento para crescer no tanque rede.

Abs,

Uma das vantagens do pecha seria, além do crescimento, a possibilidade da desova em água doce. Estou um pouco por fora das pesquisas recentes, mas o crescimento com ração em tanque rede é viável sim.. Desde que acostumados com o alimento desde o começo.

Enquanto o peva se reproduz com estímulos hormonais, o flecha precisa da maturação natural anteriormente.

Lembro das pesquisas realizadas enquanto fazia mestrado que havia um interesse na produção do robalo padrão para consumo, que deveria gerar em torno de 500g... Algo parecido com o que existe com a truta e tilápia.
abraço e boas pescarias
Responder

Voltar para “- ROBALO -”