Como voce trabalha Plugs de Meia Água?!

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Como voce trabalha Plugs de Meia Água?!

Mensagem por Thiago Weiss » Qua Abr 11, 2012 11:51 am

Entao... nesses meses que estou no Caterva, li praticamente todos os tópicos relacionados ao Robalo...
e uma coisa que me chamou mto a atenção, é que, todo mundo fala de trabalho de JJ, JH, sticks... mas... pelo que eu vi, (ou nao achei KKK), ngm fala do trabalho de iscas de meia água, a nao ser, da "paradinha, chamadinha, catimbinha" como várias pessoas falam, mas se referindo ao mesmo trabalho...
entao assim, alguem, trabalha iscas de meia água, sejam elas, Marias, Innas, 3D flat cranck, revo shad, fusion shad, yo zuri, Cultivas, Megabass... (se for ficar falando cada isca, nunca terminarei o tópico)..., de forma contínua?!
pq assim... tem gente, que prefere iscas, com flutuação bem rápida...
outros, preferem iscas, com flutuação lenta...
mas... ngm fala de trabalho continuo... ou com paradinhas e toques com a ponta da vara.. (mas, sem esperar a isca retornar à superfície)
to meio perdido aqui...(novidade... kkk)
pq assim... anos e anos atraz, fiz uma pescaria de robalos, mas, como nao sabia como trabalhar iscas de meia agua, fiquei recolhendo continuamente, e peguei dois robalinhos, do tamanho do palmo da minha mao, e em compensação, várias saicangas...
entao sei lah... se alguem puder dar uma esclarecida nisso ai pra mim... agradeço!!!
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Evaldo Fernandes de Souza
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1018
Registrado em: Qui Mai 19, 2011 9:41 pm
Cidade:

Mensagem por Evaldo Fernandes de Souza » Qua Abr 11, 2012 1:48 pm

Vai depender de muitos fatores. Condição da maré, cor da água, se Peva ou Flexa.
Tem que tentar diferentes trabalhos até descobrir o que tá atrativo para o peixe.
Abçs
O homem nunca pode deixar de sonhar. O sonho alimenta nossa alma como a água sacia
nossa sede!
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Qua Abr 11, 2012 2:54 pm

Evaldo Fernandes de Souza escreveu:Vai depender de muitos fatores. Condição da maré, cor da água, se Peva ou Flexa.
Tem que tentar diferentes trabalhos até descobrir o que tá atrativo para o peixe.
Abçs
Estou muito interessado em saber quais trabalhos usar.
Como Você postou, tem vários e que dependem de várias condições no local de pesca.

Poderia, por gentileza, descrever alguns?
Uma base mínima ainda será melhor do que nenhuma.


Já agradecendo, inté ...
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Qua Abr 11, 2012 4:44 pm

Fernando Braga escreveu:
Evaldo Fernandes de Souza escreveu:Vai depender de muitos fatores. Condição da maré, cor da água, se Peva ou Flexa.
Tem que tentar diferentes trabalhos até descobrir o que tá atrativo para o peixe.
Abçs
Estou muito interessado em saber quais trabalhos usar.
Como Você postou, tem vários e que dependem de várias condições no local de pesca.

Poderia, por gentileza, descrever alguns?
Uma base mínima ainda será melhor do que nenhuma.


Já agradecendo, inté ...
é bem isso que eu gostaria de saber Braga...
pq tem dias, que tem que trabalhar de uma forma, e outros dias, de outra forma... e assim por diante...
seria um resuminho interessante, pq assim, eu que pesco pouco, até descobrir isso, cada forma, eu iria levar uns 3 anos pra descobrir...
kkkk...
isso iria aumentar minha chance de acerto...
abraços galera...
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Qua Abr 11, 2012 6:19 pm

:oops:
Editado pela última vez por Marcio Zampronio em Qua Abr 11, 2012 6:22 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Qua Abr 11, 2012 6:21 pm

Eu particularmente sempre começo uma pescaria de plugs com iscas de superfície, passando para as twichs e depois para as iscas de 1/2 água.

Vamos lá aos meus pitacos, temos que separar as iscas de 1/2 em sub categorias que serã usadas de acordo com o comportamento do peixe

- Flutuação Rápida: Trabalho semelhante ao Stick, é a famosa "catimbinha", aí a variação é de velocidade intercalando sempre com paradinhas. Preferência Nacional

- Flutuação Lenta: Fatal quando o peixe está manhoso, eu trabalho deixando a isca subir um pouco sem que sai pra fora dágua dando toques secos de ponta de vara com paradinhas

- Neutras ou Suspending: Usadas quando o peixe realmente não quer nada com nada, nesse caso eu simulo uma presa em dificuldades, trabalhando bem lento com paradas mais longas.

-Fundo ou Sinking: É a mesma lógica das suspending, porém buscando o peixe que está mais no fundo. Eu raramente uso, principalmente pelo fato de erroscar demais, para o fundo uso Camarão com JH ou JJ.

Recolhimento contínuo eu particularmente não uso, pois acho pouco esportivo e pouco atrativo para o peixe, além de que a unica isca de 1/2 agua que trabalha bonito com recolhimento contínuo é a Maria The First.

Abraço.[/quote]
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Qua Abr 11, 2012 6:44 pm

Depende muito!!
No mangue gosto de isca com flutuação bem rápida...
Dá uma catimbada na superficie agressiva, e alguns toques curtos na meia-agua...pra flecha já pode ser mais catimbadas agressivas na superfície...

Já em barra de rio, laje e costeira, trabalho rápido com toques enérgicos, pois geralmente se busca flechas nesses locais, e o peva pega tbm...

Trabalho contínuo funciona muito bem de noite, em locais com bastante iluminaçao...pra mim as melhores sao as bomber 14 e 15 e Vision 110F...embora pegue em outras tbm, ja peguei na 3D Minnow, Xingó (Intergreen), Saruna 95F, Daiwa T.D. Minnow SP, etc.

Mas nao esquecendo que quem dita o trabalho da isca, cor, tamanho, etc. é o robalo!!!!!!! Nada é regra....e quanto mais pescamos o robalo, em menos "regras" acreditamos...
PESQUE E SOLTE !!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Qua Abr 11, 2012 7:39 pm

Muito Obrigado Márcio e Fábio...
Na primeira oportunidade, vamos ver como me saio.

Valeu muito!

inté ...
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Qui Abr 12, 2012 11:37 am

Márcio... Fábio...
gostei das dicas, era bem isso que eu queria saber... pq tem dias, que a gente dá uns 500 arremessos e nao vem um trick´zinho pra fazer a nossa alegria... e assim, poderá aumentar a chance... eu particularmente sempre trabalho na catimbinha, com toques fortes na superfície e umas 2 recolhidas e deixo a isca flutuar... daí pacada de novo, 02 recolhidar e tudo de novo...
mas, nem sempre funciona...
o bicho fresco neh?!
kkk
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Isaia » Qui Abr 12, 2012 12:51 pm

Eu nunca trabalho recolhendo direto... sempre intercalando recolhidas com toques e paradas... mais rápido e mais devagar, dependendo da isca e da situação...
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Qui Abr 12, 2012 1:13 pm

Thiago Weiss escreveu:Márcio... Fábio...
gostei das dicas, era bem isso que eu queria saber... pq tem dias, que a gente dá uns 500 arremessos e nao vem um trick´zinho pra fazer a nossa alegria... e assim, poderá aumentar a chance... eu particularmente sempre trabalho na catimbinha, com toques fortes na superfície e umas 2 recolhidas e deixo a isca flutuar... daí pacada de novo, 02 recolhidar e tudo de novo...
mas, nem sempre funciona...
o bicho fresco neh?!
kkk
Thiago temos que ser realistas, na maioria das vezes o Robalo náo está batendo na superficie como gostaríamos, aí que a coisa fica interessante, cada dia que passa vc tem que estudar novas possibilidades e técnicas para capturar o peixe, isso que difere o bom pescador.
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Qui Abr 12, 2012 6:17 pm

é isso aí... é aquele que vai atraz... procura um metodo para achar o bichano... até encontra-lo...
mas... mesmo assim, as vezes nao temos sorte..
kkk
que nem com trairas..
tem dias, vc vai pescar as danadas, e pega umas 40, e tem dias, que nao bate nem uminha sequer...
vai entender neh...

abraço!
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Sáb Abr 14, 2012 1:18 am

Thiago, saudações Mafrense.

Como o robalo é um peixe predador e caçador, ele sempre vai preferir as presas que estão em condições favoráveis para ele atacar.
Então,ele vai preferir um peixinho que está nadando com dificuldade ou nadando com movimentos repetidos ou mesmo se alimentando.
Os peixinhos que estão nadando de forma continua e mostrando rapidez,dificilmente ele ataca.

Quando você simula a chamadinha,você está simulando este peixinhos com dificuldade de nadar ou caçando,ataca e volta para o mesmo lugar.O barulho provocado é para chamar atenção do predador.

Os plugs com flutuação rápida, simulam os camarões quando estão retornando a superfície ou um peixinho em fuga predador.
Um dos sucessos é um plug sem a garatéia traseira,que simula a subida de um camarão.

Então acontece assim,você esta trabalhando o plug na chamadinha.O robalo ataca e não pega.Se você tirar o plug do lugar,normalmente o robalo não ataca mais.Então,você deixa o plug parado,por alguns segundos e da mais um ou dois toquinhos,o robalo não resiste vai atacar.


Os plugs que tem bastante vibração (tipo bomber e outros) são mais atrativos e conseguem pegar no movimento continuo.Mas tem alguns que parece um toco,porque não possuem movimentos próprios.

Mais ou menos isto,espero ter ajudado.

At
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Sáb Abr 14, 2012 10:59 am

Gilson Pasternak escreveu:Thiago, saudações Mafrense.

Como o robalo é um peixe predador e caçador, ele sempre vai preferir as presas que estão em condições favoráveis para ele atacar.
Então,ele vai preferir um peixinho que está nadando com dificuldade ou nadando com movimentos repetidos ou mesmo se alimentando.
Os peixinhos que estão nadando de forma continua e mostrando rapidez,dificilmente ele ataca.

Quando você simula a chamadinha,você está simulando este peixinhos com dificuldade de nadar ou caçando,ataca e volta para o mesmo lugar.O barulho provocado é para chamar atenção do predador.

Os plugs com flutuação rápida, simulam os camarões quando estão retornando a superfície ou um peixinho em fuga predador.
Um dos sucessos é um plug sem a garatéia traseira,que simula a subida de um camarão.

Então acontece assim,você esta trabalhando o plug na chamadinha.O robalo ataca e não pega.Se você tirar o plug do lugar,normalmente o robalo não ataca mais.Então,você deixa o plug parado,por alguns segundos e da mais um ou dois toquinhos,o robalo não resiste vai atacar.

Gilsão... Bom dia... Saudações Rionegrenses...
concerteza ajudou sim... e muito...
valeu gilson... mto obrigado...abração!



Os plugs que tem bastante vibração (tipo bomber e outros) são mais atrativos e conseguem pegar no movimento continuo.Mas tem alguns que parece um toco,porque não possuem movimentos próprios.

Mais ou menos isto,espero ter ajudado.

At
Gilson
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
HiroYuki
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 53
Registrado em: Sáb Jul 09, 2011 1:24 pm
Cidade:

Mensagem por HiroYuki » Qui Ago 30, 2012 11:08 pm

se for Dia trabalho bem rápido intercalando trabalhos,mas se comecei de um forma o trabalho mantenho até recolher,já de noite trabalho mais lento mas sempre continuo tmb alterando cadavez que arremesso,e sempre fazendo a rotatividade da isca ,até achar onde e em que profundidade está batendo...!!!
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Re: Como voce trabalha Plugs de Meia Água?!

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sex Ago 31, 2012 11:02 am

Thiago Weiss escreveu:Entao... nesses meses que estou no Caterva, li praticamente todos os tópicos relacionados ao Robalo...
e uma coisa que me chamou mto a atenção, é que, todo mundo fala de trabalho de JJ, JH, sticks... mas... pelo que eu vi, (ou nao achei KKK), ngm fala do trabalho de iscas de meia água, a nao ser, da "paradinha, chamadinha, catimbinha" como várias pessoas falam, mas se referindo ao mesmo trabalho...
entao assim, alguem, trabalha iscas de meia água, sejam elas, Marias, Innas, 3D flat cranck, revo shad, fusion shad, yo zuri, Cultivas, Megabass... (se for ficar falando cada isca, nunca terminarei o tópico)..., de forma contínua?!
pq assim... tem gente, que prefere iscas, com flutuação bem rápida...
outros, preferem iscas, com flutuação lenta...
mas... ngm fala de trabalho continuo... ou com paradinhas e toques com a ponta da vara.. (mas, sem esperar a isca retornar à superfície)
to meio perdido aqui...(novidade... kkk)
pq assim... anos e anos atraz, fiz uma pescaria de robalos, mas, como nao sabia como trabalhar iscas de meia agua, fiquei recolhendo continuamente, e peguei dois robalinhos, do tamanho do palmo da minha mao, e em compensação, várias saicangas...
entao sei lah... se alguem puder dar uma esclarecida nisso ai pra mim... agradeço!!!
pescar robalo não é ciência exata..

trabalhar isca de meia água.. tem diversas variantes.. principalmente o estado de espírito do peixe

tem vezes q trabalhar a isca no mesmo lugar... ou só fazer ela ficar fazendo barulho na superfície e de repente, o peixe brilha embaixo e vc dá uns toques maisf undos pra isca descer.. tem dias q o peixe ataca até uma isca trabalhada mais rápida.. com flutuação rápida.. tem dias q tem q ser suspending.. e por aí vai..tudo vai depender da vontade do peixe..

por isso q não é ciência exata.. tem variável demais.
Avatar do usuário
Toninho Faraj
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 224
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 11:30 am
Cidade:

Mensagem por Toninho Faraj » Sex Ago 31, 2012 3:52 pm

eu trabalho de maneira lenta se o robalo ta manhoso e de maneira provocante se está ativo e se tem a chance de ter um flecha por perto.
abç
Toninho Faraj
Responder

Voltar para “- ROBALO -”