Pergunta aos robaleiros - Cor da água x cor de isca

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Davi Nast
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 295
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 11:24 am
Cidade:

Pergunta aos robaleiros - Cor da água x cor de isca

Mensagem por Davi Nast » Ter Set 20, 2011 8:19 am

E aí pessoal,
Ontem estive de passagem no rio Mampituba em Torres, acabei dando alguns arremessos, mas a chuva apertou e fui embora...
A água estava avermelhada, meio barrenta, e fiquei na dúvida em quais cores investir. Eu pensei em iscas marrons, translúcida com lombo marrom, mas deu vontade de experimentar uma isca preta, porém não tenho nenhuma na caixa.
Alguém já teve sucesso com isca preta na água barrenta?
Quais as melhores opções para essas condições?

Assim, aos poucos vou montando o arsenal pro verão, rsrsrs.

Abração!
Davi Nast
Avatar do usuário
Rodrigo Schneider
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4321
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:38 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Schneider » Ter Set 20, 2011 11:39 am

Ae Davi,
Quando eu me deparava com essa cor de água normalmente era no inverno. E como no inverno aqui sai só de jig head, eu usava tanto shad como camarão nas cores, glow, ferrinho, verde musgo, amarelo limão, e se ta um marrom claro até o dourado.
Já no plug nunca tentei na isca preta, mas as ayu sem ser transparente, as fire tiger e a amarelo limão as vezes dão bom resultado nessa agua bem escura.
Abraço
Rodrigo Schneider
"Pesque e Solte"
100% na Artificial :
Imagem
Avatar do usuário
Bruno Thormann
ANZOL DE OURO
Mensagens: 674
Registrado em: Qui Jun 15, 2006 10:45 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Thormann » Ter Set 20, 2011 12:50 pm

Che, nessa cor de água eu sempre uso iscas mais claras. Isca preta eu costumo usar com água transparente.. hehe... vai entender... depende muito do lugar.
abraço e boas pescarias
Avatar do usuário
Leandro Tonicelli Penna
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7480
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 10:30 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leandro Tonicelli Penna » Ter Set 20, 2011 1:27 pm

Não tenho certeza , mas acho que o guia Wallace me recomendou cor merthiolate quando a água fica assim.
Só existe uma coisa melhor que um robalo.... ... robalos!!!

-PENNACHO.
Avatar do usuário
Davi Nast
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 295
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 11:24 am
Cidade:

Mensagem por Davi Nast » Qua Set 21, 2011 7:49 pm

Realmente é uma condição adversa pra pescar robalos, mas nem sempre da pra escolher a data neh, rsrsrsrs.

Pelo jeito isca preta ninguém usa, qualquer hora vou experimentar.

Abraço!
Davi Nast
Avatar do usuário
Laurens Teuber
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1002
Registrado em: Qui Set 28, 2006 8:30 pm
Cidade:

Mensagem por Laurens Teuber » Qua Set 21, 2011 9:42 pm

Fala Davi,

Tenho uma moro semi-deep de lombo preto e barriga prateada. Foi uma das primeiras iscas que comprei há um bom tempo.
Já usei em diversas situações, não me lembro ao certo duma ocasião assim com água nesta cor. Mas posso dizer que já peguei muito robalo com esta isquinha. O que incomoda é a visualização da isca na água com o lombo escuro, este é um ponto negativo. Tanto que depois da última pescaria descasquei o lombo da morinho, vamos ver no que dá.

Abraço

Laurens
Avatar do usuário
Yan Paixão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1029
Registrado em: Sex Mar 18, 2011 3:06 pm
Cidade:

Mensagem por Yan Paixão » Qua Set 21, 2011 10:05 pm

Davi Nast escreveu:Realmente é uma condição adversa pra pescar robalos, mas nem sempre da pra escolher a data neh, rsrsrsrs.

Pelo jeito isca preta ninguém usa, qualquer hora vou experimentar.

Abraço!
Se4mpre uso iscas pretas, principalmente as Bonnies. Aqui uma das bases da alimentação dos robalos é a tuvira em minha cidade... Quando ele ve a bonnie stickando fica doido kkkkkkkkkkkk
Live to feel the action!
Avatar do usuário
Rodrigo Schneider
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4321
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:38 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Schneider » Qua Set 21, 2011 10:16 pm

Yan Paixão escreveu:
Davi Nast escreveu:Realmente é uma condição adversa pra pescar robalos, mas nem sempre da pra escolher a data neh, rsrsrsrs.

Pelo jeito isca preta ninguém usa, qualquer hora vou experimentar.

Abraço!
Se4mpre uso iscas pretas, principalmente as Bonnies. Aqui uma das bases da alimentação dos robalos é a tuvira em minha cidade... Quando ele ve a bonnie stickando fica doido kkkkkkkkkkkk
Tuvira em água salgada? essa eu não tinha visto ainda
Abraço
Rodrigo Schneider
"Pesque e Solte"
100% na Artificial :
Imagem
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Set 22, 2011 12:41 am

Yan,

Os temas debatidos, aqui no fórum ROBALO, referem-se a pesca esportiva do robalo, e enquadram-se na categoria hobby, das pessoas que participam dos debates.
Mas não pode-se confundir hobby com brincadeira.
As informações devem ter credibilidade, e se não fosse assim, estaríamos jogando no lixo, este precioso acervo de informações que é o fórum ROBALO, e que tem contribuído tanto para o aperfeiçoamento da pesca do robalo.
Espero que de agora em diante, você observe mais, e só se manifeste quando tiver certeza.

Obrigado
Avatar do usuário
Luciano Gelbcke Kasecker
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 117
Registrado em: Sáb Jul 31, 2010 4:33 pm
Cidade:

Mensagem por Luciano Gelbcke Kasecker » Qui Set 22, 2011 10:38 am

Acho que aquela foto dos flechas enlouquecidos na flor dágua na cidade do Yan foi feita no momento do ataque a um grande cardume de tuviras...

TRUCO...

Desculpem, mas não pude deixar de me manifestar...
Avatar do usuário
Marcelo Melo
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1392
Registrado em: Qua Jul 26, 2006 10:15 pm
Cidade:

Mensagem por Marcelo Melo » Qui Set 22, 2011 12:00 pm

Teve uma vez que peguei a água assim e só tive ação na Flat Pepper 70F Cor MELANCIA!
Abraço!
Imagem
Avatar do usuário
Yan Paixão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1029
Registrado em: Sex Mar 18, 2011 3:06 pm
Cidade:

Mensagem por Yan Paixão » Qui Set 22, 2011 1:09 pm

Rodrigo Schneider escreveu:
Yan Paixão escreveu:
Davi Nast escreveu:Realmente é uma condição adversa pra pescar robalos, mas nem sempre da pra escolher a data neh, rsrsrsrs.

Pelo jeito isca preta ninguém usa, qualquer hora vou experimentar.

Abraço!
Se4mpre uso iscas pretas, principalmente as Bonnies. Aqui uma das bases da alimentação dos robalos é a tuvira em minha cidade... Quando ele ve a bonnie stickando fica doido kkkkkkkkkkkk
Tuvira em água salgada? essa eu não tinha visto ainda
Esqueci de avisar que só pesco robalo em ÁGUA DOCE.
Live to feel the action!
Avatar do usuário
Yan Paixão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1029
Registrado em: Sex Mar 18, 2011 3:06 pm
Cidade:

Mensagem por Yan Paixão » Qui Set 22, 2011 1:18 pm

Pesco nos rios: Paraíba do Sul e Muriaé.
Live to feel the action!
Avatar do usuário
Davi Nast
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 295
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 11:24 am
Cidade:

Mensagem por Davi Nast » Qui Set 22, 2011 8:52 pm

Laurens Teuber escreveu:Fala Davi,

Tenho uma moro semi-deep de lombo preto e barriga prateada. Foi uma das primeiras iscas que comprei há um bom tempo.
Já usei em diversas situações, não me lembro ao certo duma ocasião assim com água nesta cor. Mas posso dizer que já peguei muito robalo com esta isquinha. O que incomoda é a visualização da isca na água com o lombo escuro, este é um ponto negativo. Tanto que depois da última pescaria descasquei o lombo da morinho, vamos ver no que dá.

Abraço

Laurens
Laurens,
Será que o ponto positivo da isca não era o lombo escuro? Rsrsrsrs.
Valeu pela informação. Ao nosso olho parece não ter lógica isca escura em água escura, mas pro peixe deve ter algo a ver com contraste das cores. Não lembro de onde tirei isso, mas devo ter lido pelo fórum alguma vez...
Abraço!
Davi Nast
Avatar do usuário
Davi Nast
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 295
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 11:24 am
Cidade:

Mensagem por Davi Nast » Qui Set 22, 2011 8:54 pm

Marcelo Melo escreveu:Teve uma vez que peguei a água assim e só tive ação na Flat Pepper 70F Cor MELANCIA!
Abraço!
E aí Marcelo,
Essa cor é tri massa, só tenho isca pra dourados nela, mas vou tentar arrumar alguma uma pra testar.
Abraço!
Davi Nast
Avatar do usuário
Davi Nast
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 295
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 11:24 am
Cidade:

Mensagem por Davi Nast » Qui Set 22, 2011 9:01 pm

Marcos Zotto escreveu:Yan,

Os temas debatidos, aqui no fórum ROBALO, referem-se a pesca esportiva do robalo, e enquadram-se na categoria hobby, das pessoas que participam dos debates.
Mas não pode-se confundir hobby com brincadeira.
As informações devem ter credibilidade, e se não fosse assim, estaríamos jogando no lixo, este precioso acervo de informações que é o fórum ROBALO, e que tem contribuído tanto para o aperfeiçoamento da pesca do robalo.
Espero que de agora em diante, você observe mais, e só se manifeste quando tiver certeza.

Obrigado
Ta aí a voz de um cara que é exemplo aqui no fórum.
Obrigado Marcos, faço das tuas palavras as minhas.
Faltou a tua opinião no tema do tópico, rsrsrsrs.
Abraço!
Davi Nast
Avatar do usuário
Luiz Henrique Celli
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2139
Registrado em: Ter Jul 08, 2008 12:50 am
Cidade:

Mensagem por Luiz Henrique Celli » Sex Set 23, 2011 12:38 am

Rodrigo Schneider escreveu:
Yan Paixão escreveu:
Davi Nast escreveu:Realmente é uma condição adversa pra pescar robalos, mas nem sempre da pra escolher a data neh, rsrsrsrs.

Pelo jeito isca preta ninguém usa, qualquer hora vou experimentar.

Abraço!
Se4mpre uso iscas pretas, principalmente as Bonnies. Aqui uma das bases da alimentação dos robalos é a tuvira em minha cidade... Quando ele ve a bonnie stickando fica doido kkkkkkkkkkkk
Tuvira em água salgada? essa eu não tinha visto ainda
Nem tudo o que o Yan escreve é mentira. :lol:

Se vc subir o rio onde tem pouca força da mare, vc ja consegue encontrar robalos e tuviras juntos.

Nao sei, mas acho bem possivel que a Tuvira faça parte da alimentação dos Robalos.

Abraço.
"Eu não quero acreditar, eu quero saber." - Carl Sagan.
Avatar do usuário
Yan Paixão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1029
Registrado em: Sex Mar 18, 2011 3:06 pm
Cidade:

Mensagem por Yan Paixão » Sex Set 23, 2011 6:51 am

Luiz Henrique Celli escreveu:
Rodrigo Schneider escreveu:
Yan Paixão escreveu:
Davi Nast escreveu:Realmente é uma condição adversa pra pescar robalos, mas nem sempre da pra escolher a data neh, rsrsrsrs.

Pelo jeito isca preta ninguém usa, qualquer hora vou experimentar.

Abraço!
Se4mpre uso iscas pretas, principalmente as Bonnies. Aqui uma das bases da alimentação dos robalos é a tuvira em minha cidade... Quando ele ve a bonnie stickando fica doido kkkkkkkkkkkk
Tuvira em água salgada? essa eu não tinha visto ainda
Nem tudo o que o Yan escreve é mentira. :lol:

Se vc subir o rio onde tem pouca força da mare, vc ja consegue encontrar robalos e tuviras juntos.

Nao sei, mas acho bem possivel que a Tuvira faça parte da alimentação dos Robalos.

Abraço.
Aqui eu só pesco robalos em agua doce. E muitos amigos capturam em AGUA DOCE e vendem as tuviras como iscas para ROBALOS e vendem mais do que camarões vivos... è estranho ver os robalos se alimentando de tuviras, mas por aqui acontece.
Live to feel the action!
Avatar do usuário
Rodrigo Schneider
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4321
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:38 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Schneider » Sex Set 23, 2011 9:54 am

Luiz Henrique Celli escreveu:
Rodrigo Schneider escreveu:
Yan Paixão escreveu:
Davi Nast escreveu:Realmente é uma condição adversa pra pescar robalos, mas nem sempre da pra escolher a data neh, rsrsrsrs.

Pelo jeito isca preta ninguém usa, qualquer hora vou experimentar.

Abraço!
Se4mpre uso iscas pretas, principalmente as Bonnies. Aqui uma das bases da alimentação dos robalos é a tuvira em minha cidade... Quando ele ve a bonnie stickando fica doido kkkkkkkkkkkk
Tuvira em água salgada? essa eu não tinha visto ainda
Nem tudo o que o Yan escreve é mentira. :lol:

Se vc subir o rio onde tem pouca força da mare, vc ja consegue encontrar robalos e tuviras juntos.

Nao sei, mas acho bem possivel que a Tuvira faça parte da alimentação dos Robalos.

Abraço.
Mas eu não disse que era mentira, eu só disse que nunca vi tuvira em água salgada. Onde tu leu isso?
Abraço
Rodrigo Schneider
"Pesque e Solte"
100% na Artificial :
Imagem
Avatar do usuário
Ilson Couto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2050
Registrado em: Qua Set 24, 2008 9:15 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Ilson Couto » Sex Set 23, 2011 12:14 pm

Boa tarde a todos!
Voltando a ativa.... ...

Aqui em Joinville temos um Rio, que é possivel se pescar, Robalos, Lambaris, Trairas, Jacundas e Tuviras....nunca soube de nenhum Robalo pego tendo como isca Tuvira, mas por ser o Robalo um grande Predador acredito que possa haver ataques contra as Tuviras.... ...

Mas enfim nunca vi isso acontecer, mas em se tratando de Robalos, tudo pode acontecer....vai saber!

Seguem alguns Videos deste Rio que comentei acima, reparem na Cor da agua.

Inclusive pegos pelo meu Parceiro Jaisson.


<object width="420" height="315"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/qkaQ80HWY6o?ve ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/qkaQ80HWY6o?version=3&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" width="420" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>


<object width="420" height="315"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/RnAqw3JGI3U?ve ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/RnAqw3JGI3U?version=3&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" width="420" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>


Os robalos acima foram pegos na isca Flat Crank cor AYU, isca que funciona bem neste rio na pesca de barranco.

Davi, mas é bom tentar todos os tipo, Limão/ Citricas / AYU...só assim irá saber quais iscas pegará neste tipo de agua....

Forte abraço a todos!
Ilson Couto
www.msseguros.com
SNOOKZILLA Fishing Team - Joinville/SC
Imagem
Avatar do usuário
Davi Nast
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 295
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 11:24 am
Cidade:

Mensagem por Davi Nast » Sex Set 23, 2011 5:28 pm

Ilson Couto escreveu:Boa tarde a todos!
Voltando a ativa.... ...

Aqui em Joinville temos um Rio, que é possivel se pescar, Robalos, Lambaris, Trairas, Jacundas e Tuviras... ...nunca soube de nenhum Robalo pego tendo como isca Tuvira, mas por ser o Robalo um grande Predador acredito que possa haver ataques contra as Tuviras.... ...

Mas enfim nunca vi isso acontecer, mas em se tratando de Robalos, tudo pode acontecer... ...vai saber!

Seguem alguns Videos deste Rio que comentei acima, reparem na Cor da agua.

Inclusive pegos pelo meu Parceiro Jaisson.


<object width="420" height="315"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/qkaQ80HWY6o?ve ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/qkaQ80HWY6o?version=3&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" width="420" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>


<object width="420" height="315"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/RnAqw3JGI3U?ve ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/RnAqw3JGI3U?version=3&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" width="420" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>


Os robalos acima foram pegos na isca Flat Crank cor AYU, isca que funciona bem neste rio na pesca de barranco.

Davi, mas é bom tentar todos os tipo, Limão/ Citricas / AYU...só assim irá saber quais iscas pegará neste tipo de agua....

Forte abraço a todos!
E aí Ilson,
Testar, testar e testar, ta faltando é pescaria pra testar tudo, rsrsrs.
Mas o negócio é esse mesmo...
A água estava bem similar a dos vídeos, porém onde eu estava eram a poucos Km da barra.
Abraço!
Davi Nast
Avatar do usuário
Davi Nast
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 295
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 11:24 am
Cidade:

Mensagem por Davi Nast » Sex Set 23, 2011 5:35 pm

Acredito que o Robalo coma tuvira caso se depare com uma, rsrsrsrs.
Mas e quanto à Bonnie preta? Essas iscas estão tão famosas que todo mundo sai falando isso e aquilo.
Eu mesmo não tenho nenhuma, se um dia o preço baixar eu compro, rsrsrsrs.
Davi Nast
Avatar do usuário
Yan Paixão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1029
Registrado em: Sex Mar 18, 2011 3:06 pm
Cidade:

Mensagem por Yan Paixão » Sex Set 23, 2011 6:37 pm

Davi Nast escreveu:Acredito que o Robalo coma tuvira caso se depare com uma, rsrsrsrs.
Mas e quanto à Bonnie preta? Essas iscas estão tão famosas que todo mundo sai falando isso e aquilo.
Eu mesmo não tenho nenhuma, se um dia o preço baixar eu compro, rsrsrsrs.
A Bonnie preta é a mais barata, eu compro por 40, 50 reais no escambo.
Live to feel the action!
Avatar do usuário
Yan Paixão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1029
Registrado em: Sex Mar 18, 2011 3:06 pm
Cidade:

Mensagem por Yan Paixão » Sex Set 23, 2011 6:38 pm

Até mandei o Antonio C. Santos(Broderick's) fazer uma "Red Pepper" para mim preta:

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=67849
Live to feel the action!
Avatar do usuário
Luiz Henrique Celli
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2139
Registrado em: Ter Jul 08, 2008 12:50 am
Cidade:

Mensagem por Luiz Henrique Celli » Sex Set 23, 2011 9:29 pm

Rodrigo Schneider escreveu:
Luiz Henrique Celli escreveu:
Rodrigo Schneider escreveu:
Yan Paixão escreveu:
Davi Nast escreveu:Realmente é uma condição adversa pra pescar robalos, mas nem sempre da pra escolher a data neh, rsrsrsrs.

Pelo jeito isca preta ninguém usa, qualquer hora vou experimentar.

Abraço!
Se4mpre uso iscas pretas, principalmente as Bonnies. Aqui uma das bases da alimentação dos robalos é a tuvira em minha cidade... Quando ele ve a bonnie stickando fica doido kkkkkkkkkkkk
Tuvira em água salgada? essa eu não tinha visto ainda
Nem tudo o que o Yan escreve é mentira. :lol:

Se vc subir o rio onde tem pouca força da mare, e vc ja consegue encontrar robalos e tuviras juntos.

Nao sei, mas acho bem possivel que a Tuvira faça parte da alimentação dos Robalos.

Abraço.
Mas eu não disse que era mentira, eu só disse que nunca vi tuvira em água salgada. Onde tu leu isso?
Peço desculpas, eu me expressei mal. :oops:

Eu não quis dizer que vc falou que era mentira.

Quando eu escrevi "Nem tudo o que o Yan escreve é mentira. :lol: " eu falei brincando, por isso eu coloquei o "Laughing"(rindo).
Eu meio que quis dizer, que tem um pouco de verdade no que o Yan escreveu.

Se vc subir o rio onde tem pouca força da mare, a agua não é totalmente doce, vc consegue encontrar Robalos e Tuviras juntos.

Acho bem possivel que a Tuvira faça parte da alimentação dos Robalos, e que o robalo ve a bonnie do Yan, pensando que é uma tuvira com dificuldade para nadar (presa facil pra ele).

Obs: quando escrevi a mensagem anterior, eu ainda não tinha visto que o Yan tinha falado que so pesca Robalos em Agua Doce. :lol:

Desculpe o mal entedido.

Abraço.

Desculpa pelo erros de portugues. HAHAHA
"Eu não quero acreditar, eu quero saber." - Carl Sagan.
Avatar do usuário
Marcio Busato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 481
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 8:10 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Busato » Sáb Set 24, 2011 12:43 pm

Marcos Zotto escreveu:Yan,

Os temas debatidos, aqui no fórum ROBALO, referem-se a pesca esportiva do robalo, e enquadram-se na categoria hobby, das pessoas que participam dos debates.
Mas não pode-se confundir hobby com brincadeira.
As informações devem ter credibilidade, e se não fosse assim, estaríamos jogando no lixo, este precioso acervo de informações que é o fórum ROBALO, e que tem contribuído tanto para o aperfeiçoamento da pesca do robalo.
Espero que de agora em diante, você observe mais, e só se manifeste quando tiver certeza.

Obrigado
É Marcos e não é que ele come tuvira mesmo, é vivendo e aprendendo, né.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Sáb Set 24, 2011 4:31 pm

Marcio

É a segunda vez que vc entra aqui no forum ROBALO em três anos.
A primeira foi para contribuir com um pouco do seu imenso conhecimento de pesca.
A segunda para dizer isto.
Dá para fazer melhor pela nossa comunidade.
Com relação a tuvira, estou me informando melhor a respeito desta espécie fora da bacia do Rio Paraná e do Pantanal, e quando tiver informações sólidas a respeito, vou me manifestar.
Mas até o momento, nunca vi, nem ouvi falar falar, que o robalo se alimenta de tuviras.
Sei que come muitas coisas estranhas, como moréias, dragões do mar, etc
Se alguém tiver esta informação. que a poste aqui, acompanhada do devido embasamento.

Marcio Busato escreveu:
Marcos Zotto escreveu:Yan,

Os temas debatidos, aqui no fórum ROBALO, referem-se a pesca esportiva do robalo, e enquadram-se na categoria hobby, das pessoas que participam dos debates.
Mas não pode-se confundir hobby com brincadeira.
As informações devem ter credibilidade, e se não fosse assim, estaríamos jogando no lixo, este precioso acervo de informações que é o fórum ROBALO, e que tem contribuído tanto para o aperfeiçoamento da pesca do robalo.
Espero que de agora em diante, você observe mais, e só se manifeste quando tiver certeza.

Obrigado
É Marcos e não é que ele come tuvira mesmo, é vivendo e aprendendo, né.
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Sáb Set 24, 2011 5:40 pm

Pessoal, robalo e predador e predadores se adaptam, na busca por sobrevivência predadores comem qualquer peixe/crustáceo menor, que a natureza oferecer.
Sobre iscas vivas, já peguei robalo com tuvira e lambari tbm e já vi um amigo pegar com um pequeno cara ... Hehehe ... Se o bicho ta com fome, tem uma presa bobeando na frente, ele vai pra cima no bote !!! Kkkkk

Mas que eu saiba, os grandes lambaris e os pitus clarinhos Sao as melhores iscas naturais na água doce ... A tuvira e mais seletiva, demora mais para bater ... Quando pescávamos trairoes no rio Assungui e no Ribeira com tuvira, eventualmente entrava um pevao, mas era uma ação na parte da manha e uma na tarde. Já no pitu e no lambari com a pescaria focando nos robalos, eram 20 ou 30 acoes só na parte da manha.

Abcs,
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Luciano Gelbcke Kasecker
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 117
Registrado em: Sáb Jul 31, 2010 4:33 pm
Cidade:

Mensagem por Luciano Gelbcke Kasecker » Sáb Set 24, 2011 8:21 pm

Gente, o amigo Marcos Zotto tem conseguido, com a colaboração importante de outros ótimos conhecedores do assunto robalo, imprimir um altíssimo nível na troca de informações nesse espaço. Entendo perfeitamente e compartilho da mesma opinião quando ele pede para termos cuidado e embasamento nas afirmações que fazemos por aqui.

Ora, sabemos que existem algumas situações onde se confundem habitats de nossos peixes... o maior exemplo é encontrarmos robalos, tucunarés e traíras convivendo no mesmo espaço, como ocorre em algumas regiões litorâneas onde o tucunaré foi introduzido, artificial ou acidentalmente. Isso é fato.

Quem conhece o instinto predador do robalo, sabe também, que é perfeitamente possível que ele ataque uma isca natural ou artificial que não se pareça em nada com sua alimentação habitual, pelo simples instinto de atacar, que se mostra muito aguçado em alguns dias e épocas. Isso é fato também.

Não tenho nenhuma dúvida que uma Bonnie bem trabalhada, seja de que cor for (algumas mais e outras menos, uns dias para algumas cores, outros para outras cores) vai instigar o robalo a atacá-la, desde que as condições permitam. Outro fato.

Agora... afirmar que o robalo encontra nas tuviras uma das BASES de sua alimentação me parece uma afirmação leviana. Acredito que é a isso que o Zotto se refere. Chegamos em um nível de discussões nesse espaço que EXIGE que contribuamos com informações embasadas, técnicas ou, até, empíricas, mas comprovadas de fato. Algumas pessoas, no afã de postar uma mensagem, de participar do fórum, estão deixando de lado esta questão. Acredito que o fórum Robalo já passou da necessidade de obter grande número de mensagens há algum tempo... elas precisam, agora, de qualidade para não deixarmos cair o nível das discussões e informações...

Grande abraço a todos.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Sáb Set 24, 2011 8:35 pm

Pesquisei na internet e encontrei várias referências a captura do robalo com tuviras.

Desta forma, peço desculpas a você Yan, por ter colocado em dúvida a sua afirmação.

No entanto, gostaria de enfatizar a importância de postar informações sólidas e bem embasadas aqui no forum .

http://www.fotosdepesca.com.br/fotos/44586


http://www.ibiubi.com.br/produtos/tuvir ... ID9632811/

http://www.orkut.com/CommMsgs?tid=25971 ... 2&hl=pt-BR
Responder

Voltar para “- ROBALO -”