CONVITE AOS PESCADORES DE ROBALO "EXPERIENTES"

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

CONVITE AOS PESCADORES DE ROBALO "EXPERIENTES"

Mensagem por Marcos Zotto » Ter Abr 12, 2011 9:19 pm

Prezados Pescadores,

Convido todos os pescadores experientes de robalo a postarem suas experiências, dicas e histórias aqui no fórum ROBALO.
Participando mais, vamos promover a pesca esportiva do robalo, incentivando tanto os mais jovens, quanto os que ainda não a praticam, a tornarem-se praticantes desta modalidade, com enfase absoluta para o pesque e solte.
Acho importante a participação de pescadores experientes, para evitar "VERDADES", oriundas de uma pescaria, apenas.
Também será sempre necessário manter a paciência para com os menos experientes, pois eles ainda estãrão aprendendo.
Então, quando você pescador experiente de robalos, ver um tópico de um iniciante aqui, e tiver algo a dizer, que irá somar, contribua e manifeste-se.
A nossa recompensa virá através da preservação desta espécie, que nos dá tanto prazer na pesca.

Grande abraço
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Qui Abr 14, 2011 7:46 pm

Tô junto com você Zotto.

Não dá pra pensar nessa pescaria sem o conceito de Cota Zero.
Hoje percebo que pela união dos pescadores de Bass é quase um sacrilégio falar em abater um exemplar, temos que criar essa cultura na pesca do Robalo.

Outra deficiência que veja na nossa modalidade, não temos a cultura de fazermos viagens de pesca em busca do Robalo, sendo que temos locais no Brasil praticamente inexplorados com exelente potêncial de pesca e turismo.
Temos que nos unir. Sou um apaixonado pela pescaria de Robalo com artificiais, pois considero uma das mais técnicas e desafiadoras.

POde contar comigo 100%
Avatar do usuário
Diogo Azevedo Curitiba
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 314
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 1:52 pm
Cidade:

Mensagem por Diogo Azevedo Curitiba » Qui Abr 14, 2011 7:50 pm

Não que eu seja experiente..hehe...Mais pode contar comigo 100%.

Abraços
Pesque e Solte!
Imagem
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Abr 14, 2011 8:27 pm

Valeu Marcio, esse é o espirito.


Grande abraço



========================


Marcio Zampronio escreveu:Tô junto com você Zotto.

Não dá pra pensar nessa pescaria sem o conceito de Cota Zero.
Hoje percebo que pela união dos pescadores de Bass é quase um sacrilégio falar em abater um exemplar, temos que criar essa cultura na pesca do Robalo.

Outra deficiência que veja na nossa modalidade, não temos a cultura de fazermos viagens de pesca em busca do Robalo, sendo que temos locais no Brasil praticamente inexplorados com exelente potêncial de pesca e turismo.
Temos que nos unir. Sou um apaixonado pela pescaria de Robalo com artificiais, pois considero uma das mais técnicas e desafiadoras.

POde contar comigo 100%
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Abr 14, 2011 8:30 pm

Beleza Diogo,

Individualmente podemos pouco, mas unidos, somos muito fortes.


Grande abraço


===========================

Diogo Azevedo Curitiba escreveu:Não que eu seja experiente..hehe...Mais pode contar comigo 100%.

Abraços
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Qui Abr 14, 2011 8:38 pm

Boa idéia Marcos, é bastante importante, quanto mais melhor!
PESQUE E SOLTE !!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Rodrigo Schneider
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4321
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:38 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Schneider » Qui Abr 14, 2011 9:13 pm

Oi amigo irei fazer umas considerações.... ...
Eu também não me considero um pescador experiente de robalos, sempre temos o que aprender. Mas o pouco que sei procuro por aqui no fórum quando pedem ajuda e nos meus relatos que fazia, só não tenho feito mais pois não tenho ido muito pescar os robalos.
Outro detalhe é sobre as dicas que são passadas, ou melhor, passadas incompletas o que não é meu caso. Pois veja o seu outro link, você pediu para postarem fotos e videos mas não era pra mostrar o local, também procuro fazer isso para evitar os matadores que não é o nosso caso nem da maioria daqui do forum. Mas o problema é esse assim como eu e você não queremos mostrar o local da pescaria, muitos não querem contar todas as dicas, pois demoramos anos pra descobrir, no meu caso foi na marra que aprendi. Então acho que é por isso que o link dos robalos, bass e outros ficam pouco ativos, pois a maioria do pessoal procura não contar as dicas por completo tão pouco mostrar o local para evitar o mal pescador.
Mas quem sabe isso não muda depois do seu ensentivo e o pessoal começa a posta rmais no forum.
Conte comigo no que for preciso.
Editado pela última vez por Rodrigo Schneider em Qui Abr 14, 2011 9:20 pm, em um total de 2 vezes.
Abraço
Rodrigo Schneider
"Pesque e Solte"
100% na Artificial :
Imagem
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Abr 14, 2011 9:14 pm

Isso mesmo Fábio, valeu !!!



Fábio Tonicelli Barbuy escreveu:Boa idéia Marcos, é bastante importante, quanto mais melhor!
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Abr 14, 2011 9:50 pm

Mas é exatamente isto Rodrigo.
Preservar os locais sempre, com certeza, ou pelo menos até o dia em que exista uma fiscalização eficiênte.
Mas dar dicas de iscas, trabalhos, macetes, não faz mal a ninguem.
Talvez alguns acreditem que guardando estas informações a sete chaves, vão evitar que as iscas fiquem mais caras no forum de compra e venda.
Outros não querem contar qual as suas melhores iscas, porque talvez queiram sempre aparecer como feras, ban ban bans e coisa e tal.
Do tipo, mato a cobra mas não mostro o pau. rs
Tem também os que ficam só corujando. Entram, leêm os conteúdos com intenção de pegar uma ou outra dica, não contribuem com nada e saem.
Pois vou dizer uma coisa:
Fazer o contrário de tudo que está aí em cima, pode ser a diferença entre continuar fazendo pescarias mediocres e pescarias de sucesso.
Compartilhar experiências, só engrandece o esporte, na mesma linha de que o grupo sempre é mais inteligente do que o indivíduo.
Precisamos acabar com esta cesta de caranguejos. Onde sempre que um caranguejo consegue alcançar a borda, os outros o puxam de volta.
Tenho conversado com muitos jovens, que gostariam de praticar a pesca esportiva do robalo. Mas carecem de informação, muita informação.
A maioria não tem barcos, então usam caiaques, ou alugam barcos com guias de pesca, ou vão de convidados , nos barcos dos amigos.
Mas também garanto que muitos de nós que temos barco, começamos a pescar assim.
E também levados a gostar desta modalidade, pelas mãos de pais, tios, primos ou amigos.
Então porque não destinar algumas linhas aqui, em prol do crescimento da modalidade ?
Rodrigo, vc disse que faz tempo que não pesca, mas isto não altera o imenso conhecimento que você acumulou, e graças a DEUS, tem prazer em compartilhar aqui com os amigos virtuais.
Quem me dera, ter aqui o saudoso mestre FARIA, para contar as suas experiências. Não o temos, mas temos muita gente boa, que fica devendo pouco. Desta vida o que se leva, é o conhecimento.


Grande abraço





Rodrigo Schneider escreveu:Oi amigo irei fazer umas considerações.... ...
Eu também não me considero um pescador experiente de robalos, sempre temos o que aprender. Mas o pouco que sei procuro por aqui no fórum quando pedem ajuda e nos meus relatos que fazia, só não tenho feito mais pois não tenho ido muito pescar os robalos.
Outro detalhe é sobre as dicas que são passadas, ou melhor, passadas incompletas o que não é meu caso. Pois veja o seu outro link, você pediu para postarem fotos e videos mas não era pra mostrar o local, também procura fazer isso para evitar os matadores que não é o nosso caso nem da maioria daqui do forum. Mas o problema é esse assim como eu e você não queremos mostras o local da pescaria, muitos não querem contar todas as dicas, pois demoramos anos pra descobrir, no meu caso foi na marra que aprendi. Então acho que é por isso que o link dos robalos, bass e outros ficam pouco ativos, pois a maioria do pessoal procura não contar as dicas por completo tão pouco mostrar o local para evitar o mal pescador.
Mas quem sabe isso não muda depois do seu ensentivo e o pessoal começa a posta rmais no forum.
Conte comigo no que for preciso.
Avatar do usuário
Rodrigo Schneider
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4321
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:38 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Schneider » Qui Abr 14, 2011 9:57 pm

Verdade amigo, disse tudo, tem muito suga suga por aqui, mas não dou bola continuo fazendo a minha parte e compartilhando o que sei.
Vamos torcer para que isso mude.
Abraço
Rodrigo Schneider
"Pesque e Solte"
100% na Artificial :
Imagem
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Qui Abr 14, 2011 11:15 pm

Realmente, pescadores que estão no início da pescaria de robalo muitas vezes não continuam, pelos diversos fatores que interferem na pescaria dele.
Eu mesmo na primeira vez que fui pescar robalo, peguei um trickzinho...o dia inteiro...eu em particular continuei pela desafio, mas muitos desistem.
Quanto mais informação, melhor para o nosso esporte e inclusive para o pesque-e-solte.
O problema da inflação nas iscas no escambo quando se tem relatos com elas é fato, fica a critério mesmo de cada um postar as iscas que mais pegam ou não...eu particularmente falo, mas não condeno quem não fala...
E apoio totalmente quem esconde ponto. Ninguém quer matador no ponto não tão conhecido...
PESQUE E SOLTE !!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Diogo Azevedo Curitiba
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 314
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 1:52 pm
Cidade:

Mensagem por Diogo Azevedo Curitiba » Qui Abr 14, 2011 11:57 pm

Tenho barco já faz dois anos, eu particularmente nunca matei um robalo sequer. Com relação a informar onde pegou tal peixe...tenho certeza que sao poucos os que falam a verdade, e apoio essa atitude.
Pesque e Solte!
Imagem
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Seg Abr 25, 2011 7:03 pm

Vários fatores, desde logística, ocupações e medo de tantos assaltos a pescadores paulistas, colaboram para minha míííínima experiência, principalmente cá por Sampa, onde resido a bom tempo. Ironicamente, p. experiencia, receio que seja "uma fria" divulgar bons locais de capturas "em aberto"/ publicamnte, no fórum: Após uns tristes e antigos episódios, no meu No e Ne Fluminense (já soube de fatos semelhantes noutros locais, com outras espécies, como SM, e até no Ne): dicas de locais, só para quem achamos que conhecemos o suficiente. Entre "colegas de fórum", temos desde olheiros profissionais ou não , que logo estarão lá, com redes, à usuários de "arpões ecológicos"...(?!). Gostaria muito de estar enganada. Mas...
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Lawrence Ikeda
NOVATO
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Mar 14, 2008 1:27 pm
Cidade:

Opa!

Mensagem por Lawrence Ikeda » Qua Jun 22, 2011 12:50 am

Opa!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Opa!

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Jun 22, 2011 9:03 pm

Lawrence Ikeda escreveu:Opa!
Olá Lawrence

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Apresente-se no Fórum Bate Papo, queremos conhece-lo.

Pelas regras da Caterva, solicitamos que :

- Por favor, informe a sua localização, cidade e estado.

Veja nossas normas de participação :

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136

Qualquer dúvida contate-nos

Obrigado
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Djemine Krause
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 59
Registrado em: Sex Set 26, 2008 8:13 am
Cidade:

Mensagem por Djemine Krause » Qua Jul 06, 2011 9:55 am

Opa, primeiramente gostaria de pedir desculpra por estar me metendo em um assunto direcionado para pescadores experientes, e posteriormente pedir desculpa por levantar um debate, sei que serei condenado por muitos que me leem, mas sinto desejo de me expressar.
Moro em Garuva/SC conhecida nacionalmente como um dos melhores pontos pra se pescar o robalo, mas embora a muitos anos venho pescando com iscas artificiais, pesco muito menos que gostaria, tanto em tempo, pois meu trabalho não me permite, normalmente, consigo apenas alguns domingos por mês, raramente um sabado, e em quantidade pois me considero muito amador, praticamente td que sei aprendi perguntando ou tentando sozinho, com a ajuda de alguns amigos.
Nunca postei nenhuma informação sobre pescarias minhas, pois fico "timido" vendo relatos com grande quantidade de peixes, mas esse não é a questão.
Questão principal é: meu modelo preferido de pescaria, normalmente vou com a patroa, na pousada de um amigo meu, pescamos sabado atarde, eu com artificial e ela no camarão vivo, hora com bóia, hora no fundo; sempre pegamos alguns, soltamos quase tds, reservamos um ou dois para prepararmos nosso jantar, regado com um bom vinho; e aproveitamos a noite ... ...
No domingo levantamos cedo, voltando a pescar normalmente antes das 8:00 faça sol ou chuva.... estamos lá! Liberando os robalinhos, mas "sempre que possivel levamos 2 ou 3 exemplares para jantarmos em familia no domingo anoite. Enfim não me considero um "matador" e tão pouco um depredador, pois fui criado pescando (acompanhando meu pai) desde uns 2 anos de idade, já estavo no mangue. E vejo hoje muitas mudanças no pensamento de várias pessoas das quais tenho contato, liberando exemplares abaixo da medida, o que não era feito antigamente, induzidos em grande parte pelo meu comportamente de faze-lo.

Quem quiser criticar fique a vontade.
Avatar do usuário
Felipe Cit Batista
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 160
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 8:38 am
Cidade:

Mensagem por Felipe Cit Batista » Qui Jul 07, 2011 5:14 pm

De forma alguma sou contra a matar 2-3 robalos desde que estejam acima dos 35cm para fazer um frito a noite... Eu muito raramente como o robalo em 2011 ainda não matei nenhum 100% das capturas voltaram a vida, não tenho coragem de matar esse peixe que me proporciona tanta alegria e me deixa semanas planejando pescarias e aprimorando técnicas de captura (muitas vezes me pego treinando arremessos no meio da copa tentando acertar dentro de panelas em cima da pia da cozinha rsrs), agora matar robalinhos que nem ao menos procriaram uma única vez ai complica, certa vez fui num rio com um pesqueiro muito bom que tem aquela "galhada infalível" e bem la estava um barquinho de alumínio apoitado com 3 pessoas pescando em cima, um deles pescava com um chicotinho com 2 anzóis e constantemente pegava 2 robalinhos todos de aprox. 15cms e matava todos... Muitas vezes minhas pescarias foram salvas por carduminhos desses que atacam vorasmente nossas iscas... Nessas horas o que fazer? É uma pena que falta consciência a muitos pescadores por ai.

Abraço a todos...
Imagem
Avatar do usuário
HiroYuki
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 53
Registrado em: Sáb Jul 09, 2011 1:24 pm
Cidade:

Mensagem por HiroYuki » Sáb Nov 19, 2011 10:37 am

pode contar comigo tmb !!! :lol:
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Nov 23, 2011 10:10 pm

HiroYuki escreveu:pode contar comigo tmb !!! :lol:

Olá Hiro

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Apresente-se no Fórum Bate Papo, queremos conhece-lo.

Pelas regras da Caterva, solicitamos que :

- Cada usuário utilize como Nome de Registro, seu nome próprio (Nome e Sobrenome) e evite a utilização de apelidos ou nick names. Se acaso você se Registrou de forma diferente, informe seu nome e sobrenome para que eu possa fazer as modificações exigidas.

- Cada usuário utilize como Avatar, uma foto que mostre a face do pescador.. Se você tiver problemas para postar o Avatar, envie a foto no tamanho original para o e-mail do administrador da Caterva, nelsonmaciel@uol.com.br , que serão providenciada os ajustes e a colocação da foto.

Veja nossas normas de participação :

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136

Qualquer dúvida contate-nos

Obrigado
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Sáb Jan 07, 2012 9:32 pm

De intrometido lá vou eu, até agora ninguém falou de dicas, antes evidentemente o "mea culpa", pois já fui um grande matador de Robalos, e de nada me envergonho, evolui, aprendi e hoje brigo com quem mata, mas brigo mostrando que soltar é mais gostoso.

Quanto a mostrar pesqueiro acho uma coisa relativa, o que se deve é explicar o tipo de estrutura que o Robalo gosta, e para quem quiser aprender basta ser um ser pensante, e em pouco tempo já começa a "pensar como um peixe".

Vou descrever um pouco do que sei, se servir ao próximo, já valeu.

Experiencia de mangue:

-O primeiro grande erro de um pescador de Robalos é chegar com a maré já cheia, mangue a gente conhece quando está seco (maré baixa).
-Memória fotográfica em cada raiz de arvore (deve ter craca), em cada entrada mangue a dentro (pequenos rios ou corichinho), moitas de capim (onde se esconde peixinhos e camarões) e principalmente os rasgões (ligação do canal com outras partes).

Nada adianta ter as melhores iscas se não tiver uma boa maré, Robalo vai pro mangue para comer e não praticar natação, então terá que ter uma maré suficiente para cobrir os endereços acima e de preferencia com baixa velocidade, se correr muito, nem o Robalo conseguira parar para comer (rsrsrs) e se mesmo assim correr muito, faça uma poita de arrasto (além de segurar o barco na posição paralela ao mangue diminui o trabalho no elétrico e diminui a velocidade do barco), não esqueça de sempre anotar maré legal e pontos rentáveis na enchente e na vazante.

Procurar Marés legais não é fácil pois a boa nem sempre cai nos dias em que se pode pescar, então a saída é escolher mangues de calhas diferentes ou seja mais barranco para marés mais baixas e mais razões para marés maiores.

Iscas, é a parte chata dá história pois nem sempre é a mãe de uma boa pescaria, simplesmente por que cada pessoa trabalha de um jeito diferente, então acho que antes da isca ser a "the best" tem dois fatores cruciais a verificar, a precisão do arremesso e o trabalho executado, o que é isca matadeira para um não passa de uma virgem para outro, não se iluda que existe uma salvadora da pátria, é você que vai fazer a diferença.

Uma coisa que sempre faz a diferença é acreditar no local, não faça só um arremesso, insista. E o mais importante, quando a isca cair no local certo não a recolha ferozmente, de pequenos toques de ponta de vara, atice o bichinho, se ele estiver por perto com certeza vai abocanhar, valendo também que nem sempre o Animal ataca de prima, pode estar manhoso e ai faz a diferença.

Do que escrevi acima, o mais importante é a teimosia, outra coisa para jigar já é outra história que não me atrai muito.

Espero ter ajudado um pouco.

abç
Imagem
Avatar do usuário
Fabio Campos
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 78
Registrado em: Qua Ago 10, 2011 9:19 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Campos » Sex Jan 13, 2012 8:29 pm

Aeeeee Pessoal!!!

Sou novo por aqui..., mais acredito poder contribuir para o Site, pesco Robalo a mais ou menos uns 10 anos na Baixada Santista, e tenho um pouco de experência, vou relatar algumas sacadas com vocês em breve.

Posso dizer que também tenho um pouco de sorte!!!! hehehehe

Abraço
Pescar Sempre!!! Pegar peixe talvez!!! O que vale é a integração do homem com a Natureza!!! E claro que a brincadeira e sacanagem com amigos também conta hehehe..

Fabio Campos
Avatar do usuário
Adriano Alves
CALOURO
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Fev 05, 2012 7:35 am
Cidade:

Re: CONVITE AOS PESCADORES DE ROBALO "EXPERIENTES"

Mensagem por Adriano Alves » Sáb Fev 25, 2012 7:41 am

Olá pessoal, sou proprietário de marina e guia de pesca de robalo a mais de 10 anos na região de pontal do paraná, tenho notado que nos ultimos anos tem aumentado o numero de pescadores esportivos, talves alguns de vcs me critiquem mais ainda [ os grandes matadores] são os adeptos da pesca com iscas naturais, talves por falta de oportunidade ou conhecimento não sabem como é maravilhoso o estouro de um flechão na superficie, mais infelismente ainda existem muitos matadores, outro ponto que eu tenho lutado é a proibição da comercialização do robalo em peixarias, um exemplo de verdadeiras chacinas é o mercado do peixe em Paranaguá um verdadeiro crime robalos sendo vendido como se fossem lambaris! Cade a fiscalização? Mais é isso ai a união faz a força, contem comigo! Abraços.
Cada arremeço uma esperança!
Avatar do usuário
Oscar Affonso
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 130
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 2:04 am
Apelido: Kaká
Cidade: São Vicente
Estado: SP

Mensagem por Oscar Affonso » Ter Fev 19, 2013 11:55 pm

Pesco com iscas artificiais a pouco tempo. Quando era garoto fui para o rio Araguaia e me apaixonei por essa modalidade e pelo tucunaré. Depois disso, fiquei muitos anos sem pescar e retornei a 4 anos atras. Só pesco com artificiais. Por morar no litoral de São Paulo me encantei pelo Robalo, pesco pelo menos 2 vezes por semana. No começo foi bem difícil, poucas pessoas aqui praticam essa modalidade, e até descobrir boas iscas e um pouco do comportamento dos robalos aqui nos pontos onde pesco, demorou um pouco. Mas com a ajuda de um pescador esportivo aqui da região e através de leituras, (tanto aqui no fórum quanto na internet em geral) acabei aprendendo um pouco sobre como melhorar as minhas pescarias. Sei que ainda tenho muito o que aprender, mas no que eu puder ajudar estou a disposição!!
E já deixo o convite para os pescadores de Sampa e região: Se quiserem fazer uma pescaria aqui em São Vicente/SP desembarcada atrás dos robalinhos, conheço alguns pontos. Raramente saem robalos grandes, mas a diversão é garantida mesmo com os pequenos. E claro, sempre praticando o pesque e solte!

Abraços!!
Avatar do usuário
Dorival Campos Teixeira
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 98
Registrado em: Qua Mai 11, 2011 8:13 pm
Cidade:

Mensagem por Dorival Campos Teixeira » Seg Fev 09, 2015 10:08 pm

sou um aprendiz perto de vcs. mas aprendi muito com marcos zotto assisti os videos deles umas 5 vezes cada um , leio muito sobre o robalo que ate as vezes vou abrir um topco e ja esta-la voce visitou esta pagina 3 vezes , pesco em sao paulo no casqueiro aonde temos um barco,vejo muitos no forum perguntar qual a melhor isca,eu acho que toda isca tem o seu trabalho e cada pescador tem que treinar e acreditar tenho uma isca que paguei 8,00 reais e uma outra que paguei 6,00 reais e pra min e a primeira isca que coloco confio nela e me adaptei muito com ela comprei trez delas uma coloquei um chifrinho a outra coloquei uma garateia menor na frente e uma maior a tras ela ficou meio parecida com istk mas pego muito peixe com ela entao dependendo da mare uso uma mas tenho rapala ,tienco iscas do nakamura tenho ao todo umas 200 iscas mas eu acho que a cor da isca conforme o dia o sol e a cor d agua faz a diferença mais acima de tudo e acreditar e caprichar nos arremessos vivenciar o local saber aonde as cracas estao e o principal e soltar os peixes eu acredito que temos que soltar todos peixes grandes sao grandes matrizes e os menores deixe ele la porque tambem vao crescer ensino todos que vao pescar comigo a soltar e digo a eles pense nos seus filhos eles vao pescar e com certeza eles ensinaram aos seus filhos a soltar para todos poderem pescar
aprendiz com isca artificial
Avatar do usuário
Edson Luis Koas
CALOURO
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Dez 04, 2014 9:49 pm
Cidade:

Mensagem por Edson Luis Koas » Seg Nov 23, 2015 9:27 pm

isca boa nem sempre é isca cara,cada um se acerta melhor com um tipo e cor de isca,tenho red pepper novinha,nunca peguei robalo nela,mas com a bonnie me saio bem,ja meu parceiro de pesca nao se da bem com a bonnie. ele pega robalo monstro com a fusion shad,mas pra mim nao funciona,prefiro a borá,na minha opniao é a isca mais matadeira
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Re: CONVITE AOS PESCADORES DE ROBALO "EXPERIENTES"

Mensagem por Rafael Fernandes » Dom Nov 26, 2017 8:32 pm

Olá pessoal, acho que a questão da cota zero não é a prioridade no caso do Robalo, lógico que nós amantes por esta espécie em sua maioria não tem o hábito de abater exemplares, principalmente os de melhor porte, porém, o Robalo para nós é um espécime nativo, diferente do Black Bass que sofre uma dificuldade em se adaptar e se reproduzir.
Quem pesca robalo com frequência sabe que é normal capturar dezenas de exemplares em uma pescaria, fato que exceto aos tucunarés, é raro para outras espécies de peixes esportivos como dourado, traira, black, entre outros.. fato que mostra a resistência desta espécie mesmo sob toda a pressão exercida.

Veja, não estou fazendo campanha contra a cota zero, que fique bem claro, eu só penso que a principal bandeira da causa não pode ser essa.

Abaixo uma lista de fatos que na minha opinião são MUITO mais impactantes nas populações dos robalos na nossa região.

1) Pesca comercial, o robalo é um peixe que infelizmente cai muito fácil em redes, e tem valor comercial elevado, é normal ver em qualquer peixaria robalos de tamanho pequeno que cairam em redes de arrasto e são vendidos como "misturinha", infelizmente a quantidade de robalos abatidos para prática comercial é gigantesca.
2) Pesca amadora, tanto na baia da babitonga como na baia de Guaratuba são centenas de barcos todos os fins de semana, rodando com camarão vivo, muitos levando 30/50/100 robalinhos "inhos" para casa sem qualquer seleção.
3) Poluição dos mangues e rios, sim, o robalo é um peixe que precisa do estuário para se reproduzir, estudos já comprovam que a poluição dos rios de mangue pela proximidade das cidades, muitos com esgoto desaguando nos rios, eleva a concentração de metais pesados e outros agentes tóxicos principalmente agrotóxicos que prejudicam a fertilidade dos peixes, estudos vem sendo feitos neste sentido, mas imaginem que naturalmente a taxa de sucesso é de cerca de 2% dos óvulos, uma redução de 0,5% seriam milhares de milhões de peixes a menos. Além disso, outros animais como caranguejos e outros crustáceos que são base alimentar da espécie também são afetados.
4) Desrespeito as épocas de defeso, é sabido que a grande maioria dos pescadores artesanais não respeitam os periodos de defeso, visto a falta de fiscalização, fato que tem reduzido a população de camarões ano após ano. Sendo este responsável por cerca de 30% da alimentação do Robalo, o impacto energético também é muito grande.
Falta de fiscalização, assoreamento dos rios, degradação das margens, são outros fatores que contribuem para a redução da qualidade e quantidade dos estoques da espécie em nossas baías e rios.

Penso que se tentar convencer os pescadores esportivos que já praticamente não abatem robalos da cota zero é um esforço que não irá resultar em 0,01% de melhora diante do todo. Lembrando que quem usa iscas artificiais não é necessáriamente um pescador esportivo, como falei, pescadores amadores usando artificiais ou naturais sim são responsáveis por uma quantidade expressiva de abates, porém mesmo assim, tentar aplicar a cota zero a eles seria uma mudança muito drástica, se estes se concientizassem de levar 4 ou 5 exemplares de medida e soltar os demais, já seria uma grande mudança.

Enfim, é só uma opinião e não a expressão da verdade!

Grande abraço a todos!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Responder

Voltar para “- ROBALO -”