Para quem pesca no mangue...

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Nivaldo A. Rodrigues
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Set 12, 2006 7:33 pm
Cidade:

Para quem pesca no mangue...

Mensagem por Nivaldo A. Rodrigues » Seg Set 18, 2006 5:09 pm

Alguém já reparou que em certas pescarias de robalos no mangue, as vezes um consequente aparecimento dos maruins ou porvinhas também nos tras mais ação de peixe, será que existe uma explicação plausível ou não pode se aliciar uma coisa à outra? Já pensei no fator Pressão, será?
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Seg Set 18, 2006 5:12 pm

não sei te dizer o por que.. mas isso é real..
deve ser alguma coisa em relação a pressão barométrica tbém...
ThiagoDN
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 90
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 5:53 pm
Cidade:

Mensagem por ThiagoDN » Seg Set 18, 2006 5:21 pm

É pressão atmosférica, sim. Dizem que quando os insetos e os pássaros estão ativos é que a pressão está boa para a pesca. Só não sei se ficam ativos com uma pressão estabilizada ou com uma determinada faixa de pressão.
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Seg Set 18, 2006 5:31 pm

Pressão Atmosférica, e a Lua...
Converse com os nativos, e eles vão te dizer, "Agora não é lua de Maroin"

Abraço
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Seg Set 18, 2006 5:38 pm

ThiagoDN escreveu:É pressão atmosférica, sim. Dizem que quando os insetos e os pássaros estão ativos é que a pressão está boa para a pesca. Só não sei se ficam ativos com uma pressão estabilizada ou com uma determinada faixa de pressão.

Thiago,


A questão dos pássaros estarem ativos é relativo. Sempre CRIEI passaros Nativos e geralmente eles cantam todo dia e a todo momento. Parando vez ou outra pra "esfriar" o bico...hehehehe

A um tempo atraz me questionaram sobre isto, e pude fazer a comparação com grandes difernças de pressão... sinceramente, eles não mudaram seu comportamento. Não a ponto de dizer que foi algo significativo!!!

Se tiver qualquer dúvida a respeito disso, no site da www.cobrap.org.br eles tem alguns artigos a respeito da influencia na pressão atmosférica na vida dos pássaros. Para os passarinheiros isto é muito importante, afinal quando se deslocamos de uma cidade a outra, as veses a diferença é muito grande na pressão atmosférica e, podendo atrapalhar no sucesso de seus Amigos alados na performance canora deles em torneios, exposições, etc...

Sinceramente, acho que ela não influencia nisto não!!!


Abração


Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Americo
CALOURO
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Jun 28, 2005 7:53 am
Cidade:

Mensagem por Americo » Seg Set 18, 2006 9:02 pm

Nivaldo, a minha opiniao e que quando vc esta pescando e os bichinhos estao ti picando, vc automaticamente fica dando tapas nas orelhas, no pescoco e sem perceber faz um trabalho de isca mais erratico e isto atrai os robalos,hehehehehehehehe.
Ivan e Nivaldo muito obrigado pela pescaria de ontem.
Avatar do usuário
Rubens - SBCampo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 307
Registrado em: Qua Fev 08, 2006 8:56 pm
Cidade:

Mensagem por Rubens - SBCampo » Seg Set 18, 2006 9:07 pm

a explicação logica e cientifica eu não tenho ,mais quando tem polvinha e ta picando tem peixe no local
Diga não ao 3
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Seg Set 18, 2006 9:25 pm

Americo escreveu:Nivaldo, a minha opiniao e que quando vc esta pescando e os bichinhos estao ti picando, vc automaticamente fica dando tapas nas orelhas, no pescoco e sem perceber faz um trabalho de isca mais erratico e isto atrai os robalos,hehehehehehehehe.
Ivan e Nivaldo muito obrigado pela pescaria de ontem.

HUAHUAHUAHUA...

O Japa maluco, atualiza o teu perfil aí... afinal você não está mais em Hamamatsu.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Seg Set 18, 2006 10:01 pm

Americo escreveu:Nivaldo, a minha opiniao e que quando vc esta pescando e os bichinhos estao ti picando, vc automaticamente fica dando tapas nas orelhas, no pescoco e sem perceber faz um trabalho de isca mais erratico e isto atrai os robalos,hehehehehehehehe.
Ivan e Nivaldo muito obrigado pela pescaria de ontem.
hehehehe... essa foi realmente boa!
Abraço,
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Seg Set 18, 2006 10:17 pm

Nivaldo, a lua tem influência com certeza.A lua cheia em alguns meses é complicado de aguentar o os maruins.

At.
Gilson.
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Seg Set 18, 2006 11:01 pm

Wagner - Curitiba/PR escreveu:
Thiago,


A questão dos pássaros estarem ativos é relativo. Sempre CRIEI passaros Nativos e geralmente eles cantam todo dia e a todo momento. Parando vez ou outra pra "esfriar" o bico...hehehehe

A um tempo atraz me questionaram sobre isto, e pude fazer a comparação com grandes difernças de pressão... sinceramente, eles não mudaram seu comportamento. Não a ponto de dizer que foi algo significativo!!!

Se tiver qualquer dúvida a respeito disso, no site da www.cobrap.org.br eles tem alguns artigos a respeito da influencia na pressão atmosférica na vida dos pássaros. Para os passarinheiros isto é muito importante, afinal quando se deslocamos de uma cidade a outra, as veses a diferença é muito grande na pressão atmosférica e, podendo atrapalhar no sucesso de seus Amigos alados na performance canora deles em torneios, exposições, etc...

Sinceramente, acho que ela não influencia nisto não!!!


Abração


Wagner

Wagner,

Que pássaros vc cria ?

Criei curió e Azulão por algum tempo, mas depois acabei parando em função de viagens e etc...

Enfim, como entrei nessa de atar moscas... derrepente na troca de pena de alguns de seus bichos ai a gente consiga fazer umas experiêcias com as penas...

Até mais !
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Qua Set 20, 2006 3:53 pm

jgzr escreveu:
Wagner - Curitiba/PR escreveu:
Thiago,


A questão dos pássaros estarem ativos é relativo. Sempre CRIEI passaros Nativos e geralmente eles cantam todo dia e a todo momento. Parando vez ou outra pra "esfriar" o bico...hehehehe

A um tempo atraz me questionaram sobre isto, e pude fazer a comparação com grandes difernças de pressão... sinceramente, eles não mudaram seu comportamento. Não a ponto de dizer que foi algo significativo!!!

Se tiver qualquer dúvida a respeito disso, no site da www.cobrap.org.br eles tem alguns artigos a respeito da influencia na pressão atmosférica na vida dos pássaros. Para os passarinheiros isto é muito importante, afinal quando se deslocamos de uma cidade a outra, as veses a diferença é muito grande na pressão atmosférica e, podendo atrapalhar no sucesso de seus Amigos alados na performance canora deles em torneios, exposições, etc...

Sinceramente, acho que ela não influencia nisto não!!!


Abração


Wagner

Wagner,

Que pássaros vc cria ?

Criei curió e Azulão por algum tempo, mas depois acabei parando em função de viagens e etc...

Enfim, como entrei nessa de atar moscas... derrepente na troca de pena de alguns de seus bichos ai a gente consiga fazer umas experiêcias com as penas...

Até mais !
Olá,


Eu criei por muitos anos Azulões, Trincas e Canario Terra...!!! Criei outras espécies também, mas estes eram meus preferidos!!!

Ainda tenho um Azulão!!! Meu xodó!!! Volta e meia ele me acompanha nas pescarias!!! hehehe


Gostaria de deixar bem claro, afinal tem muita gente que vai ler!!! Eu não era caçador e nem mantenedor, Eu fui um CRIADOR de passaros Nativos em domesticidade. Tinha todo o respaldo do Ibama e etc...

Quando quiser penas, independente da espécie, sei onde e como conseguir, sem violar a lei....hehehehe


Inclusive, se alguem tem passaros em casa, ilegalmente, seria interessante entrar em contato com o Ibama, a partir de Novembro eles sempre abrem um "parentese" pra quem tem passarinhos em casa. Lembrando que é apenas pra um individuo por cidadão!!!
O que mais vemos na casa do pessoal e que estão em condições ilegais são os Papagaios!!! Pra quem não sabe, existem CRIADORES autorizados pelo Ibama!!!

Abração


Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Maruyama
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7571
Registrado em: Qui Fev 23, 2006 8:25 am
Cidade:

Mensagem por Maruyama » Qua Set 20, 2006 4:14 pm

- Até onde eu pude notar os polvinhas estão ativos quando existe uma pressão estável , nessa os robalos tambem estão ativos , dai a coincidência , agora quanto aos passaros é uma questão a parte, não é que a pressão alta ou baixa pode alterar seu comportamento , o que altera o seu comportamento é entrada de um temporal , ai sim há uma forte alteração na pressão e os danados voam em formação e em baixa altitude , que já viu biguás antes da chuva sabe o que estou dizendo.
Imagem
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Qua Set 20, 2006 5:14 pm

Maruyama escreveu:- Até onde eu pude notar os polvinhas estão ativos quando existe uma pressão estável , nessa os robalos tambem estão ativos , dai a coincidência , agora quanto aos passaros é uma questão a parte, não é que a pressão alta ou baixa pode alterar seu comportamento , o que altera o seu comportamento é entrada de um temporal , ai sim há uma forte alteração na pressão e os danados voam em formação e em baixa altitude , que já viu biguás antes da chuva sabe o que estou dizendo.

Isso mesmo Maruyama, os biguazinhos são um excelente exemplo!!!



Abração


Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Gustavo GB
CALOURO
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Mar 16, 2007 8:13 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Gustavo GB » Qua Mar 21, 2007 7:32 pm

uma coisa que tenho reparado nas minhas pescarias é que de fato os porvinhas estao ativos qnd os robalos estao, e isso normalmente acontece de manha bem cedo e nos finais das mares.
São muitos peixes e muito pouco tempo...
Avatar do usuário
DISSORDI
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 241
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 10:34 am
Cidade:

Mensagem por DISSORDI » Qua Mar 21, 2007 8:02 pm

Acredito eu que quando não esta pegando nada agente se preocupa com os mosquitos e quando começa a pegar agente esquece deles.... rss brincadeiras a parte o grande culpado de tudo isso é a pressão!!!
><|||> Alexandre Dissordi <|||><

Ultimate Loser Fishing Team Trick Forever and Ever !!
Avatar do usuário
Toninho Faraj
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 224
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 11:30 am
Cidade:

Mensagem por Toninho Faraj » Sex Ago 31, 2007 5:19 pm

MAS ALÉM DA PRESSÃO, TENHO NOTADO QUE NOS MANGUES MAIS PRESERVADOS, ALÉM DO Nº DE PEIXES SER MAIOR, O DE MOSQUITO TAMBÉM.SE PEGAR UM DIA DE MOSQUITADA EM IGUAPE VC NÃO AGUENTA, ENQUANTO QUE EM BERTIOGA ELES ESTÃO SUMINDO.
ABÇ
TONINHO
WWW.ROBALOFLECHA.COM
Avatar do usuário
Nilton Mattos
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 273
Registrado em: Qua Dez 08, 2010 11:37 am
Cidade:

Mensagem por Nilton Mattos » Qua Set 28, 2011 1:03 pm

Certa vez, um nativo disse que não era lua de maruim. Algum tempo depois tive uma explicação mais plausível:
Quando é maré de lançamento, a água começa a chegar em postos secos no mangue onde há dias não chegava água. Isto "desperta" os bichos. Tende a acontecer enquanto a maré vai aumento a amplitude dia a dia. Seria os 3 a 4 dias antes das luas cheia e nova. "Coincidentemente" este período é bom de pesca. Espero tréplicas. Abraços.
Avatar do usuário
Hugo Bissoli
ANZOL DE OURO
Mensagens: 503
Registrado em: Qui Abr 15, 2010 10:18 am
Cidade:

Pescaria

Mensagem por Hugo Bissoli » Qua Set 28, 2011 3:45 pm

Pressão Atmosférica
Avatar do usuário
Leandro Tonicelli Penna
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7480
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 10:30 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leandro Tonicelli Penna » Qua Set 28, 2011 4:37 pm

Porvinha é um bicho maldito demais.
Só existe uma coisa melhor que um robalo.... ... robalos!!!

-PENNACHO.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qua Set 28, 2011 7:11 pm

Faz sentido, porém neste caso, então a incidência seria mais no movimento da enchente.
Seguindo por esta linha de raciocínio, talvez o aumento de atividade do robalo nestes momentos, também deva-se ao fato de que os peixes forrageiros se expoem mais, ao tentar comer os maruins, e atrás deles, viriam os robalos.
É apenas uma teoria, requer mais observação.
Porém fica em aberto o fato de que os maruins sempre estão mais ativos ao amanhecer e entardecer.
Neste caso, qual poderia ser a explicação?


Nilton Mattos escreveu:Certa vez, um nativo disse que não era lua de maruim. Algum tempo depois tive uma explicação mais plausível:
Quando é maré de lançamento, a água começa a chegar em postos secos no mangue onde há dias não chegava água. Isto "desperta" os bichos. Tende a acontecer enquanto a maré vai aumento a amplitude dia a dia. Seria os 3 a 4 dias antes das luas cheia e nova. "Coincidentemente" este período é bom de pesca. Espero tréplicas. Abraços.
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Qua Set 28, 2011 11:14 pm

Em Itanhaem, normalmente eles aparecem 3 dias antes das luas grandes (cheia e nova), e persistem por 7 + ou - 2 dias, sendo o pico no dia das luas grandes.

Assim como os robalos, o ciclo dos borrachudos pólvora são harmônicos dos ciclos das marés que são harmônicos do movimento da lua interagindo com o próprio movimento da terra, sol ... etc ... tudo conectado !!! ... hehehe

Mas como são cíclicos, podemos prever e estimar os próximos estados dos ciclos, contanto que tudo esteja normal, sem distorção, sem frente fria, alterações de pressão, antecipação ou atraso de estações etc ... mas existem harmonicos na natureza de diversos períodos, amplitudes e frequências; diários, semanais, mensais, trimestrais, anuais ... e assim vai.
Estes ciclos / harmônicos interagem entre si e criam uma espécie de mapa alimentar do robalo em função do tempo.
No litoral paulista, eu já cheguei a acompanhar inúmeros ciclos com até 7 anos de período, por exemplo, já observei em Ita, que os flechas desovam de 3 a 5 vezes na temporada, e que a primeira desova normalmente acontece na primeira lua grande de janeiro, no dia lua, e assim persistem por 4 ou 5 luas grandes, em ciclos de 15 dias, até o carnaval aproximadamente, quando o flecha não tem mais nenhuma ova, este seria um ciclo anual com um harmonico de 15 dias conforme as luas do período da desova.
Porem tem ano que esta com El ninho e tal, as estações atrasam e a desova tbm atrasa, mas é muito raro a desova do flecha chegar até Abril por aqui.
Eu gosto muito de estudar e entender os ciclos dos sistemas da natureza e seus harmônicos, é bem interessante.

Abcs,
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Set 29, 2011 1:15 am

De fato Alexandre, as suas observações coincidem com as informações obtidas no trabalho de mestrado do oceanógrafo paranaense Pietro Moro, que foi base de uma reportagem minha, e encontra-se fixada aqui no Caterva, cfme o link abaixo.

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=49635

De acôrdo com os estudos desenvolvidos pelo Msc. Pietro, a razão de ocorrer a desova dos robalos no período de verão, deve-se ao fato que é a estação com maior incidência de chuva, do ano, o que propicia o enriquecimento das aguas com nutrientes, pois como todos sabem, todo excesso das chuvas, que a terra não consegue reter, acaba por escorrer para os rios, que por sua vez desaguam no mar.
Assim os alevinos, ainda em estado larval, encontram farta alimentação de nutrientes nos rios de mangue, onde podem se desenvolver.
Interessante também, é que foi observado uma segunda desova, de menores proporções, ao final do Outono, o que poderia ser interpretado como uma estratégia para garantir a espécie, caso a primeira desova tenha sido prejudicada de alguma forma.
Aqui no Brasil, existem poucos estudos cientificos a respeito do robalo.
Eu só encontrei dois, sendo um de graduação de P. P. Rodrigues, no Espirito Santo e o outro citado acima.
Nos EUA, existem estudos muito mais aprofundados, principalmente porque lá a espécie chegou a beira da extinção, e eles se viram obrigados a recriar os cardumes.
Também acho muito interessante o estudo das ocorrências ciclicas e harmonicas da natureza.
Tudo está interligado, e se pudermos compreender a sequência lógica dos fatos, bem como acompanha-los, certamente serão esclarecidos alguns comportamentos misteriosos do robalo.
Acredito que a soma do conhecimento dos ribeirinhos e caiçaras, mais uma boa dose de observação e dedução, pode ser a chave para muitas perguntas ainda sem resposta.
Avatar do usuário
Ilson Couto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2050
Registrado em: Qua Set 24, 2008 9:15 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Ilson Couto » Qui Set 29, 2011 2:59 pm

Percebo isso na Lua Cheia e a com Pressão alta, em tono de 1017 pra cima.... ... as ações melhoram e muito!

Bem observado e bem lembrado, boa discussão.!
abraço.
Ilson Couto
www.msseguros.com
SNOOKZILLA Fishing Team - Joinville/SC
Imagem
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Qui Set 29, 2011 6:57 pm

Marcos Zotto escreveu:De fato Alexandre, as suas observações coincidem com as informações obtidas no trabalho de mestrado do oceanógrafo paranaense Pietro Moro, que foi base de uma reportagem minha, e encontra-se fixada aqui no Caterva, cfme o link abaixo.

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=49635

De acôrdo com os estudos desenvolvidos pelo Msc. Pietro, a razão de ocorrer a desova dos robalos no período de verão, deve-se ao fato que é a estação com maior incidência de chuva, do ano, o que propicia o enriquecimento das aguas com nutrientes, pois como todos sabem, todo excesso das chuvas, que a terra não consegue reter, acaba por escorrer para os rios, que por sua vez desaguam no mar.
Assim os alevinos, ainda em estado larval, encontram farta alimentação de nutrientes nos rios de mangue, onde podem se desenvolver.
Interessante também, é que foi observado uma segunda desova, de menores proporções, ao final do Outono, o que poderia ser interpretado como uma estratégia para garantir a espécie, caso a primeira desova tenha sido prejudicada de alguma forma.
Aqui no Brasil, existem poucos estudos cientificos a respeito do robalo.
Eu só encontrei dois, sendo um de graduação de P. P. Rodrigues, no Espirito Santo e o outro citado acima.
Nos EUA, existem estudos muito mais aprofundados, principalmente porque lá a espécie chegou a beira da extinção, e eles se viram obrigados a recriar os cardumes.
Também acho muito interessante o estudo das ocorrências ciclicas e harmonicas da natureza.
Tudo está interligado, e se pudermos compreender a sequência lógica dos fatos, bem como acompanha-los, certamente serão esclarecidos alguns comportamentos misteriosos do robalo.
Acredito que a soma do conhecimento dos ribeirinhos e caiçaras, mais uma boa dose de observação e dedução, pode ser a chave para muitas perguntas ainda sem resposta.
Com certeza amigo pescador, ... Pode sempre contar comigo no que diz respeito ao conhecimento pratico que eu acumulei e ao conhecimento caiçara que me foi passado pelos meus mestres, que apesar de estarem mais direcionados a necessidade de encontrar o peixe do que aos conceitos acadêmicos/ecológicos/biológicos, podem e muito contribuir para o bem e a preservação das populacoes de robalo.
Sempre que o objetivo for estudar, proteger, preservar e pescar esportivamente os robalos, devemos unir esforços, tempo e principalmente conhecimento ...

Abcs,
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Vinicius Cordeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Qui Jan 20, 2011 6:16 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vinicius Cordeiro » Dom Out 23, 2011 11:56 am

rapaz, hj pude constatar que isso é muito relativo!!!

se a cada 50 maruins pegasse um robalo, eu acho que os prateados desapareceriam do mapa!!! :P :P :P

muito mosquito e pouco peixe!
Avatar do usuário
José Ferreira
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4457
Registrado em: Qui Mar 06, 2008 11:11 pm
Cidade:

Mensagem por José Ferreira » Dom Out 23, 2011 12:51 pm

Leandro Tonicelli Penna escreveu:Porvinha é um bicho maldito demais.

2X
Recicle, Preserve e Principalmente Pesque e Solte : Assim Não Vai Faltar
Avatar do usuário
Alexandre Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1893
Registrado em: Qua Dez 12, 2007 9:06 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre Gonçalves » Dom Out 23, 2011 1:42 pm

José Ferreira escreveu:
Leandro Tonicelli Penna escreveu:Porvinha é um bicho maldito demais.

2X
O pior é a mutuca q depois q pica ainda assopra p deixar uma bolota na pele rsrssss... :roll:
100% só na superfície!! xD
Imagem
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Ter Out 25, 2011 1:28 pm

Alexandre Gonçalves escreveu:
José Ferreira escreveu:
Leandro Tonicelli Penna escreveu:Porvinha é um bicho maldito demais.

2X
O pior é a mutuca q depois q p*** ainda assopra p deixar uma bolota na pele rsrssss... :roll:
Kkkkkkkkk
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Marcelo Lanzara
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 124
Registrado em: Sex Jan 23, 2009 12:59 pm
Cidade:

Mensagem por Marcelo Lanzara » Ter Out 25, 2011 2:43 pm

Não tem nada a ver com a lua. O que tenho reparado há muito tempo, pois moro em Bertioga, reduto dos porvinhas, e pesco ao menos 4x/semana.
O que ocorre é que antes das entradas de frentes frias, ou quando o tempo começa a ficar ameaçado,a pressão abaixa e os peixes e os mosquitos de forma geral ficam muito mais ativos. Qualquer inseto fica mais ativo.
Querem um exemplo que a grande maioria pode reparar???
Comecem a observar o comportamento das formigas em suas cozinhas, quase todos aqui devem ter esse problema, percebam que tem dias que elas ficam alucinadas, depois percebam ue em poucos dias o tempo vira...
Responder

Voltar para “- ROBALO -”