E-Tec 30:respiro do óleo não funciona.

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
João Cecilio
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Abr 29, 2013 10:51 pm
Cidade:

E-Tec 30:respiro do óleo não funciona.

Mensagem por João Cecilio » Sáb Jan 11, 2014 6:39 pm

Meu e-tec 30, manche, possui um reservatório de óleo cuja tampa, obrigatoriamente aliás, possui um respiro. Assim que saí pela primeira vez a navegar, ao voltar e inspecionar o motor, notei que o reservatório estava levemente "chupado". Ao abrí-lo realmente se ouviu o ruido do ar entrando.

Imaginei que por ter navegado pouco, a depressão criada pelo pequeno esvaziamento do tanque fora insuficiente para abrir o pequeno cone no interior e centro da tampa, que deveria dar passagem de entrada de ar que vem por um rasgo na rosca da tampa.

Na vez seguinte, ao navegar mais de meio tanque, o mesmo chegou bastante "chupado" mostrando que realmente a coisa não estava funcionando.

Relatei o caso para a revendedora Miami Náutica, junto à sua proprietária Lili que imediatamente comprou pessoalmente uma nova tampa e fez a substituição (não acionou a garantia por causa da demora.)

Na oficina havia um 25 hp em que o sistema era diferente: uma protuberância, de borracha, tipo tubinho com a ponta amassada que se abria quando da depressão. Falo isso porque o sistema no meu 30hp, como dito antes, é diferente.

O problema persiste com a tampa nova e a Miami me informou que a Bombardier diz que "é assim mesmo", que a chupagem ocorre.
Ora, se ocorre, então não precisa do respiro!

Acontece que a "chupagem" cria uma pressão contrária ao funcionamento da bomba de óleo e poderá prejudicar a lubrificação. Então a cada 1 hora de navegação eu tenho que parar o barco, abrir a carenagem, abrir a tampa para ventilar e depois continuar a navegar!!!!!

Não consegui o contato com o fabricante e se alguém puder me ajudar com alguma informação eu agradeço.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Jan 12, 2014 8:16 am

Olá João Cecílio
Tentou estes endereços ?



Principal contato local
Nós apreciamos o retorno de nossos clientes e estamos disponíveis para responder a quaisquer perguntas referentes aos produtos Bombardier Recreational Products.

Para melhor atendê-lo e responder às suas perguntas, por favor, entre em contato com:

BRASIL - ESCRITÓRIO COMERCIAL
Escritório de vendas e administrativo, centro de distribuição de peças e acessórios, pós venda e centro de treinamento técnico para todos os produtos BRP no Brasil.

Bombardier Recreational Products Motores da Amazonia Ltda.
Av. James Clerck Maxwell, 280 - Modulo 4
Campinas - SP
13069-380

Tel: 019-3783-9600
Fax: 019-3783-9621

Pós-vendas: posvendas@brp.com

Peças: pecas@brp.com
Editado pela última vez por NELSON MACIEL em Dom Jan 12, 2014 11:40 pm, em um total de 1 vez.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Jairo Prates
ANZOL DE OURO
Mensagens: 869
Registrado em: Qui Mar 26, 2009 11:05 am
Cidade:

Mensagem por Jairo Prates » Dom Jan 12, 2014 6:10 pm

joao verif o respiro na tampa, pode estar entupido oudefeito na fabrição pode estar fechado, então refaça com uma broquinha um furinho e tudo resolvido.... ... .....
Imagem
Avatar do usuário
João Cecilio
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Abr 29, 2013 10:51 pm
Cidade:

Mensagem por João Cecilio » Dom Jan 12, 2014 8:28 pm

Caro Jairo.
A tampa (que contém o respiro) já foi trocada por outra e não funcionou.
Não se pode fazer furinho pois a cada levantada do motor o óleo escorreria pra fora do reservatório. Na rodada com motor elétrico, levanta-se muito o motor.
Vou tentar o endereço que o Nelson informou.
Obrigado
Avatar do usuário
João Cecilio
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Abr 29, 2013 10:51 pm
Cidade:

Mensagem por João Cecilio » Ter Jul 28, 2015 12:00 am

Resolvido. Problema do projeto. A Evinrude mudou o tipo de tampa e resolveu-se o problema
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Jul 31, 2015 6:54 pm

João Cecilio escreveu:Resolvido. Problema do projeto. A Evinrude mudou o tipo de tampa e resolveu-se o problema
Bom saber João Cecílio
Obrigado pelo retorno ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”