Direção dura para a esquerda

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Jefferson Yoshizumi
GARATÉIA DE BRONZE
Direção dura para a esquerda

Mensagem por Jefferson Yoshizumi » Seg Set 03, 2012 12:11 am

Pessoal, acabamos de pegar um Bass Trick com pouco uso. Mercury 90 carburado. Hoje foi a estréia dele na água e sentimos uma grande dificuldade para virar para a esquerda no volante. Para a direita tava normal.

Quando o barco está parado, conseguimos mover normalmente para os 2 lados.

O anodo tem uma regulagem de uns 2 ou 3 cliques para cada lado.
Ele veio com um clique para a direita.
Ajustamos para o centro e aparentemente ficou mais dura a direção ainda.
No final do dia, depois de sair da água deixamos ajeitado o contrário. Tudo para a direita. Faltou testar desse jeito...

Essa regulagem do anodo tem alguma coisa a ver? Ou serve apenas para corrigir a rotação do hélice?
Poderia ser algum ajuste de cabo?
Jefferson Yoshizumi
Curitiba - PR
Imagem
João Caparroz
ANZOL DE ALUMÍNIO
Re: Direção dura para a esquerda

Mensagem por João Caparroz » Seg Set 03, 2012 7:21 am

Jefferson Yoshizumi escreveu:Pessoal, acabamos de pegar um Bass Trick com pouco uso. Mercury 90 carburado. Hoje foi a estréia dele na água e sentimos uma grande dificuldade para virar para a esquerda no volante. Para a direita tava normal.

Quando o barco está parado, conseguimos mover normalmente para os 2 lados.

O anodo tem uma regulagem de uns 2 ou 3 cliques para cada lado.
Ele veio com um clique para a direita.
Ajustamos para o centro e aparentemente ficou mais dura a direção ainda.
No final do dia, depois de sair da água deixamos ajeitado o contrário. Tudo para a direita. Faltou testar desse jeito...

Essa regulagem do anodo tem alguma coisa a ver? Ou serve apenas para corrigir a rotação do hélice?
Poderia ser algum ajuste de cabo?
Jefferson provavelmente vc deve estar usando uma caixa de direcao tipo a Safe - T q nesses barcos mesmo com o trim ajustado o esforco no volante se torna desconfortavel, para acabar com isso o ideal e trocar a caixa para uma NFB, se a sua caixa atual for teleflex o cabo e o mesmo pra ambas as caixas.

abc
Jefferson Yoshizumi
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagem por Jefferson Yoshizumi » Seg Set 03, 2012 8:56 am

Grande João! Obrigado pelas suas informações!

Neste caso vi no site da teleflex os seguintes modelos disponíveis:
NFB™ 4.2 Tilt Rotary
NFB™ 4.2 Rotary
NFB™ Rack
NFB™ Safe-T® II Rotary
Site: http://www.teleflexmarine.com/products/ ... -steering/

Não li ainda as especificações, mas você teria alguma recomendação de modelo? Você disse que se for Safe-T (deve ser) não precisa trocar o cabo. Isso na prática ao comprar o NFB ele já vem com cabo e o que ganho é não precisar repassar o cabo até o motor?

Além disso, alguém sabe aonde eu encontro?

Muito obrigado!
Jefferson Yoshizumi
Curitiba - PR
Imagem
João Caparroz
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagem por João Caparroz » Seg Set 03, 2012 9:02 am

Jefferson Yoshizumi escreveu:Grande João! Obrigado pelas suas informações!

Neste caso vi no site da teleflex os seguintes modelos disponíveis:
NFB™ 4.2 Tilt Rotary
NFB™ 4.2 Rotary
NFB™ Rack
NFB™ Safe-T® II Rotary
Site: http://www.teleflexmarine.com/products/ ... -steering/

Não li ainda as especificações, mas você teria alguma recomendação de modelo? Você disse que se for Safe-T (deve ser) não precisa trocar o cabo. Isso na prática ao comprar o NFB ele já vem com cabo e o que ganho é não precisar repassar o cabo até o motor?

Além disso, alguém sabe aonde eu encontro?

Muito obrigado!
Dessas NFB q vc citou acima no Brasil acho q vc so encontra uma pra vender e vc nao precisa trocar o cabo, vc so compra a caixa e a troca e relativamente facil, a q temos aqui e NFB rotary, essa NFB safe T eu nunca vi aqui mais acho q funciona, ja a Rack possui um sistema diferente das anteriores e o cabo e diferente, converse tbm com o Juarez q ele pode te ajudar a comprar a caixa correta.

abc
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO

Mensagem por Márcio Ravachi » Seg Set 03, 2012 9:33 am

Jeff , eu estou vendo no momento para meu barco a caixa de direção , se chegar a conclusão que a sua não é BIG T e for trocar me avise que tenho um bom fornecedor aqui mesmo em Ctba .

Olha uma coisa que to achando estranho é se essa sua caixa não for Big T , pois até aonde sei esse barco foi montado pelo Juarez , e para ele não usar a Big T , só se o cliente trouxer a caixa ou mandar colocar a safe .

NO meu trick eu usava uma safe que tinha no meu barco anterior , e também tinha esse problema de puxar um pouco para a direita , mas não era nada insuportável , tanto que qdo você chega ao limite de trim a puxada some ... ... mas concordo que seja algo um pouco perigoso .. gasta R$ 500 e coloca uma Big T ( vulgo travante)
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Fabrício Biguá
ANZOL DE PRATA

Mensagem por Fabrício Biguá » Seg Set 03, 2012 12:04 pm

Olá Jefferson, blz pura!??!

O Márcio mandou muito bem...tem algo errado aí (na montagem).
Temos visto muitos barcos estilo bassboat sendo vendidos com motores 90HP e com caixa de direção Safe-T.
O Juarez pede a todos os clientes dele q parta logo para uma Big-T, visto q a diferença de preço é muito pequena e a segurança é muito maior.

Quem foi q montou o seu barco???

De qualquer forma...mantenha contato com o Juarez antes de fazer qualquer coisa. Vc está em Curitiba...leve o barco na fábrica e cheque toda a montagem...Tenho certeza esta será a saída mais econômica e segura.

:wink:
Imagem

"Eduquem as crianças de hoje para não castigar os adultos de amanhã..."
Jefferson Yoshizumi
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagem por Jefferson Yoshizumi » Seg Set 03, 2012 1:55 pm

Márcio Ravachi escreveu:NO meu trick eu usava uma safe que tinha no meu barco anterior , e também tinha esse problema de puxar um pouco para a direita , mas não era nada insuportável , tanto que qdo você chega ao limite de trim a puxada some ... ... mas concordo que seja algo um pouco perigoso .. gasta R$ 500 e coloca uma Big T ( vulgo travante)
Márcio, na verdade ele não puxa para nenhum lado. Fica apenas duro para a esquerda. Só que fica duro a ponto de termos que puxar o volante com as duas mãos.

Mas enfim, como foi o Juarez que montou, vamos falar com ele mesmo e ver o que pode ser feito.
Jefferson Yoshizumi
Curitiba - PR
Imagem
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO

Mensagem por Márcio Ravachi » Seg Set 03, 2012 2:16 pm

xiiii , teu cabo de direção ja era pelo jeito ...rsrsrsrsr
isso que da o Joaquim ter deixado o barco parado ...rsrsrsrrs
Jefferson Yoshizumi
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagem por Jefferson Yoshizumi » Seg Set 03, 2012 10:59 pm

Márcio Ravachi escreveu:xiiii , teu cabo de direção ja era pelo jeito ...rsrsrsrsr
Acho que ele usou demais... O motor tava com 33,8h! kkk
Jefferson Yoshizumi
Curitiba - PR
Imagem
Aristides de Paula
ANZOL DE OURO
Mensagem por Aristides de Paula » Seg Set 03, 2012 11:41 pm

Se ele tah duro pra esquerda eh porque o lado em que a helice faz força contraria no volante ,,,, eh norma ser masi duro , porem nao muito , isso eh sinal que vc precisa usar uma caixa de direçao de especificaçao pra motor maior ... no caso uma big-t , ou ateh mesmo hidraulica bay star prra motors ateh 150 hp ,,, e na medida que voce levanta o trim vai tender a ficar mais dura inda pra esquerda ,,,...
Mas uma big t , resolve seu problema e jah manda dar uma olhada na situaçao do cabo por precauçao....
abraxxxxxxx
Pesque , solte e preserve ,,,, nossos filhos agradecem.... ....
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO

Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Set 04, 2012 10:57 am

Jefferson Yoshizumi escreveu:
Márcio Ravachi escreveu:xiiii , teu cabo de direção ja era pelo jeito ...rsrsrsrsr
Acho que ele usou demais... O motor tava com 33,8h! kkk
Jeff , não é muito incomum o cabo fazer algumas calosidades devido a corrosão por ficar parado com sal dentro do cabo , esses calos que pode estar te trazendo problema ... se vocês verificarem que é isso ... derrepente uma bela lixada na parte de inox do cabo pode ajudar ... mas acho mesmo que o problema esta na caixa que deve ser a safe T e o leme esta regulado errado .
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagem por Rui A. Merlin » Ter Set 04, 2012 11:24 am

O meu Trick é igual ao do Jeff e acontece a mesma coisa até uma certa regulagem do Trim. A partir do momento que o Trim está corretamente ajustado o barco fica uma manteiga, mas até lá, haja braço.
Imagem
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO

Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Set 04, 2012 11:26 am

Rui e a sua caixa é big T ????
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagem por Rui A. Merlin » Ter Set 04, 2012 5:09 pm

Márcio Ravachi escreveu:Rui e a sua caixa é big T ????
Sei lá. Na época não me preocupei com esses detalhes, pois comprei o que o Juarez me ofereceu. Parti do seguinte princípio: -Quem fabrica um bom bom barco, deve querer que ele ande com um bom equipamento.
Imagem
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO

Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Set 04, 2012 5:54 pm

O Juarez só usa big t
Luiz Mortate
ANZOL DE PRATA
Mensagem por Luiz Mortate » Ter Set 04, 2012 6:05 pm

qndo eu tinha um 90hp usava big-T
com o trin baixo é duro mesmo, conforme for dando o trin ela ficava leve...
Jefferson Yoshizumi
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagem por Jefferson Yoshizumi » Ter Set 04, 2012 11:39 pm

Luiz Mortate escreveu:qndo eu tinha um 90hp usava big-T
Luiz, ficava duro somente para um lado? Para o outro lado ficava leve?
Jefferson Yoshizumi
Curitiba - PR
Imagem
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagem por Rui A. Merlin » Ter Set 04, 2012 11:56 pm

Para boreste, até minha netinha vira o volante kkkkkkkkkk
Imagem
Luiz Mortate
ANZOL DE PRATA
Mensagem por Luiz Mortate » Qua Set 05, 2012 8:44 am

isso mesmo...
mas como eu disse, isso somente com trin baixo, com trin na posição certa ficava leve para os dois lados..
Jefferson Yoshizumi
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagem por Jefferson Yoshizumi » Seg Set 17, 2012 10:03 pm

Bom moçada, acredito que o principal era a posição do trim mesmo.
Trim muito alto fica pesado, trim muito baixo idem.

A nossa caixa de direção é NFB mesmo. Está escrito logo abaixo do volante e não tínhamos visto.

Agora não sabemos se está forçando um pouco pois parece que ele fica um pouco adernado para a esquerda, mesmo andando retinho.

De qualquer forma ainda não fico conformado que isso seja normal... Enfim, pelo menos já dá para conviver com a situação.

Isto resolvido, só falta tirar a uruca hehehe

Na prova da LPPE, antes da largada fomos testar elétrico e nada. Ligamos o rádio marítimo e nada. Sonar e nada. Tivemos ajuda do nosso amigo Toga que tirou todos os cabos e colocamos novamente e pelo menos o elétrico funcionou. Deu para participar da prova. Até às 14h, onde o motor de popa começou a apitar. Pensamos: Acabou o óleo. Beleza. Completamos e o apito continuou. Paramos numa marina e vimos um saco plástico tampando a entrada dágua. Tiramos, esperamos um tempo e nada. Continuava a apitar. Achamos melhor nem ir até a pesagem e fomos embora.

Bom, que dê problema tudo de uma vez e depois acalme...
Jefferson Yoshizumi
Curitiba - PR
Imagem
Aristides de Paula
ANZOL DE OURO
Mensagem por Aristides de Paula » Seg Set 17, 2012 11:48 pm

Se estiver adernando eh soh regular o anodo , que fica em cima da helice ,,,parecendo um leme ... ....ai vc pode melhorar a navegaçao....
abraxxxxxx
Pesque , solte e preserve ,,,, nossos filhos agradecem.... ....
Jefferson Yoshizumi
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagem por Jefferson Yoshizumi » Ter Set 18, 2012 12:34 am

Aristides de Paula escreveu:Se estiver adernando eh soh regular o anodo , que fica em cima da helice ,,,parecendo um leme ... ....ai vc pode melhorar a navegaçao....
abraxxxxxx
Valeu Aristides, era o que eu estava tendendo a mexer. Vamos ver se dá certo.
Abraços!
Jefferson Yoshizumi
Curitiba - PR
Imagem
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO

Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Set 18, 2012 8:37 am

Jefferson Yoshizumi escreveu:Bom moçada, acredito que o principal era a posição do trim mesmo.

A nossa caixa de direção é NFB mesmo. Está escrito logo abaixo do volante e não tínhamos visto.

Agora não sabemos se está forçando um pouco pois parece que ele fica um pouco adernado para a esquerda, mesmo andando retinho.

De qualquer forma ainda não fico conformado que isso seja normal... Enfim, pelo menos já dá para conviver com a situação.

Na prova da LPPE, antes da largada fomos testar elétrico e nada. Ligamos o rádio marítimo e nada. Sonar e nada. Tivemos ajuda do nosso amigo Toga que tirou todos os cabos e colocamos novamente e pelo menos o elétrico funcionou. Deu para participar da prova. Até às 14h, onde o motor de popa começou a apitar. Pensamos: Acabou o óleo. Beleza. Completamos e o apito continuou. Paramos numa marina e vimos um saco plástico tampando a entrada dágua. Tiramos, esperamos um tempo e nada. Continuava a apitar. Achamos melhor nem ir até a pesagem e fomos embora.

Agua benta nele ... o grande problema de navegar no Etibere são as malditas sacolas e sacos .. também estava preocupado em navegar com o barco dos outros por ali ..
Andei trocando umas idéias com alguns entendidos no assunto e te dou a idéia que pegue uma trena e messa se esse motor esta 100% centralizado , me falaram que 1 a 2cm que seja faz um belo estrago na navegação . Qdo a adernar , se a diferença de peso de vcs dois for considerável , vai acontecer mesmo , mas a principio acho que não deve ser isso . Torço aqui para não ter queimado a junta de cabeçote do motor de vocês , embora a mercury tenha alarmes e cortes para que isso não aconteça .
Maruyama
GARATÉIA DE OURO
Mensagem por Maruyama » Ter Set 18, 2012 8:45 am

Márcio Ravachi escreveu:
Jefferson Yoshizumi escreveu:Bom moçada, acredito que o principal era a posição do trim mesmo.

Agua benta nele ... o grande problema de navegar no Etibere são as malditas sacolas e sacos .. também estava preocupado em navegar com o barco dos outros por ali ..
Andei trocando umas idéias com alguns entendidos no assunto e te dou a idéia que pegue uma trena e messa se esse motor esta 100% centralizado , me falaram que 1 a 2cm que seja faz um belo estrago na navegação . Qdo a adernar , se a diferença de peso de vcs dois for considerável , vai acontecer mesmo , mas a principio acho que não deve ser isso . Torço aqui para não ter queimado a junta de cabeçote do motor de vocês , embora a mercury tenha alarmes e cortes para que isso não aconteça .
- Itibere é f*** mesmo , na ultima vez que fui lá , tive o hélice travada por uma corda perdida , quase me fu.
Imagem
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagem por Rui A. Merlin » Ter Set 18, 2012 10:30 am

Quanto a navegar adernado acho que é normal, eu pelo menos já me acostumei e não me incomodo mais. Até acho que deve ser pelo torque do motor.
Imagem
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO

Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Set 18, 2012 10:45 am

Rui , sabe o que acho estranho .. que os dois barcos estão dando problemas semelhantes e foram montados quase que juntos , por isso eu não descartaria falha humana nessa montagem ... da uma medida no seu motor também para ver se esta 100% centralizado .
Você alguma vez mexeu na sua aleta do motor para regular ????
O que é uma coisa muito comum é a gente bater o motor de trazeira e a aleta entortar ao contrario do necessário para a correção , se bem que esse não é o caso do Jeff e do Rover , pois eles ja tentaram regular e não deu diferença .
Meu yamaha puxava , mas minha caixa era safe ( que trouxe do meu cds ) , mas não era nada de segurar com as duas mãos como vocês descrevem , no 60 hp nem puxava depois que coloquei o 90 senti um pouco ... depois que dava do meio do trim em diante liberava a força "G" ..rsrsrsr
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagem por Rui A. Merlin » Qua Set 19, 2012 6:58 am

Márcio Ravachi escreveu:Rui , sabe o que acho estranho .. que os dois barcos estão dando problemas semelhantes e foram montados quase que juntos , por isso eu não descartaria falha humana nessa montagem ... da uma medida no seu motor também para ver se esta 100% centralizado .
Você alguma vez mexeu na sua aleta do motor para regular ????
O que é uma coisa muito comum é a gente bater o motor de trazeira e a aleta entortar ao contrario do necessário para a correção , se bem que esse não é o caso do Jeff e do Rover , pois eles ja tentaram regular e não deu diferença .
Meu yamaha puxava , mas minha caixa era safe ( que trouxe do meu cds ) , mas não era nada de segurar com as duas mãos como vocês descrevem , no 60 hp nem puxava depois que coloquei o 90 senti um pouco ... depois que dava do meio do trim em diante liberava a força "G" ..rsrsrsr
O meu barco já levei no Juarez e refizemos a centralização (ajuste) do motor no casco, deu uma melhiradinha.
Imagem
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”