Direção dura para a esquerda

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
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Jefferson Yoshizumi
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Direção dura para a esquerda

Mensagem por Jefferson Yoshizumi » Seg Set 03, 2012 12:11 am

Pessoal, acabamos de pegar um Bass Trick com pouco uso. Mercury 90 carburado. Hoje foi a estréia dele na água e sentimos uma grande dificuldade para virar para a esquerda no volante. Para a direita tava normal.

Quando o barco está parado, conseguimos mover normalmente para os 2 lados.

O anodo tem uma regulagem de uns 2 ou 3 cliques para cada lado.
Ele veio com um clique para a direita.
Ajustamos para o centro e aparentemente ficou mais dura a direção ainda.
No final do dia, depois de sair da água deixamos ajeitado o contrário. Tudo para a direita. Faltou testar desse jeito...

Essa regulagem do anodo tem alguma coisa a ver? Ou serve apenas para corrigir a rotação do hélice?
Poderia ser algum ajuste de cabo?
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João Caparroz
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Re: Direção dura para a esquerda

Mensagem por João Caparroz » Seg Set 03, 2012 7:21 am

Jefferson Yoshizumi escreveu:Pessoal, acabamos de pegar um Bass Trick com pouco uso. Mercury 90 carburado. Hoje foi a estréia dele na água e sentimos uma grande dificuldade para virar para a esquerda no volante. Para a direita tava normal.

Quando o barco está parado, conseguimos mover normalmente para os 2 lados.

O anodo tem uma regulagem de uns 2 ou 3 cliques para cada lado.
Ele veio com um clique para a direita.
Ajustamos para o centro e aparentemente ficou mais dura a direção ainda.
No final do dia, depois de sair da água deixamos ajeitado o contrário. Tudo para a direita. Faltou testar desse jeito...

Essa regulagem do anodo tem alguma coisa a ver? Ou serve apenas para corrigir a rotação do hélice?
Poderia ser algum ajuste de cabo?
Jefferson provavelmente vc deve estar usando uma caixa de direcao tipo a Safe - T q nesses barcos mesmo com o trim ajustado o esforco no volante se torna desconfortavel, para acabar com isso o ideal e trocar a caixa para uma NFB, se a sua caixa atual for teleflex o cabo e o mesmo pra ambas as caixas.

abc
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Jefferson Yoshizumi
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Mensagem por Jefferson Yoshizumi » Seg Set 03, 2012 8:56 am

Grande João! Obrigado pelas suas informações!

Neste caso vi no site da teleflex os seguintes modelos disponíveis:
NFB™ 4.2 Tilt Rotary
NFB™ 4.2 Rotary
NFB™ Rack
NFB™ Safe-T® II Rotary
Site: http://www.teleflexmarine.com/products/ ... -steering/

Não li ainda as especificações, mas você teria alguma recomendação de modelo? Você disse que se for Safe-T (deve ser) não precisa trocar o cabo. Isso na prática ao comprar o NFB ele já vem com cabo e o que ganho é não precisar repassar o cabo até o motor?

Além disso, alguém sabe aonde eu encontro?

Muito obrigado!
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João Caparroz
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Mensagem por João Caparroz » Seg Set 03, 2012 9:02 am

Jefferson Yoshizumi escreveu:Grande João! Obrigado pelas suas informações!

Neste caso vi no site da teleflex os seguintes modelos disponíveis:
NFB™ 4.2 Tilt Rotary
NFB™ 4.2 Rotary
NFB™ Rack
NFB™ Safe-T® II Rotary
Site: http://www.teleflexmarine.com/products/ ... -steering/

Não li ainda as especificações, mas você teria alguma recomendação de modelo? Você disse que se for Safe-T (deve ser) não precisa trocar o cabo. Isso na prática ao comprar o NFB ele já vem com cabo e o que ganho é não precisar repassar o cabo até o motor?

Além disso, alguém sabe aonde eu encontro?

Muito obrigado!
Dessas NFB q vc citou acima no Brasil acho q vc so encontra uma pra vender e vc nao precisa trocar o cabo, vc so compra a caixa e a troca e relativamente facil, a q temos aqui e NFB rotary, essa NFB safe T eu nunca vi aqui mais acho q funciona, ja a Rack possui um sistema diferente das anteriores e o cabo e diferente, converse tbm com o Juarez q ele pode te ajudar a comprar a caixa correta.

abc
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Mensagem por Márcio Ravachi » Seg Set 03, 2012 9:33 am

Jeff , eu estou vendo no momento para meu barco a caixa de direção , se chegar a conclusão que a sua não é BIG T e for trocar me avise que tenho um bom fornecedor aqui mesmo em Ctba .

Olha uma coisa que to achando estranho é se essa sua caixa não for Big T , pois até aonde sei esse barco foi montado pelo Juarez , e para ele não usar a Big T , só se o cliente trouxer a caixa ou mandar colocar a safe .

NO meu trick eu usava uma safe que tinha no meu barco anterior , e também tinha esse problema de puxar um pouco para a direita , mas não era nada insuportável , tanto que qdo você chega ao limite de trim a puxada some ... ... mas concordo que seja algo um pouco perigoso .. gasta R$ 500 e coloca uma Big T ( vulgo travante)
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Fabrício Biguá
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Mensagem por Fabrício Biguá » Seg Set 03, 2012 12:04 pm

Olá Jefferson, blz pura!??!

O Márcio mandou muito bem...tem algo errado aí (na montagem).
Temos visto muitos barcos estilo bassboat sendo vendidos com motores 90HP e com caixa de direção Safe-T.
O Juarez pede a todos os clientes dele q parta logo para uma Big-T, visto q a diferença de preço é muito pequena e a segurança é muito maior.

Quem foi q montou o seu barco???

De qualquer forma...mantenha contato com o Juarez antes de fazer qualquer coisa. Vc está em Curitiba...leve o barco na fábrica e cheque toda a montagem...Tenho certeza esta será a saída mais econômica e segura.

:wink:
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Jefferson Yoshizumi
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Mensagem por Jefferson Yoshizumi » Seg Set 03, 2012 1:55 pm

Márcio Ravachi escreveu:NO meu trick eu usava uma safe que tinha no meu barco anterior , e também tinha esse problema de puxar um pouco para a direita , mas não era nada insuportável , tanto que qdo você chega ao limite de trim a puxada some ... ... mas concordo que seja algo um pouco perigoso .. gasta R$ 500 e coloca uma Big T ( vulgo travante)
Márcio, na verdade ele não puxa para nenhum lado. Fica apenas duro para a esquerda. Só que fica duro a ponto de termos que puxar o volante com as duas mãos.

Mas enfim, como foi o Juarez que montou, vamos falar com ele mesmo e ver o que pode ser feito.
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Mensagem por Márcio Ravachi » Seg Set 03, 2012 2:16 pm

xiiii , teu cabo de direção ja era pelo jeito ...rsrsrsrsr
isso que da o Joaquim ter deixado o barco parado ...rsrsrsrrs
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Jefferson Yoshizumi
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Mensagem por Jefferson Yoshizumi » Seg Set 03, 2012 10:59 pm

Márcio Ravachi escreveu:xiiii , teu cabo de direção ja era pelo jeito ...rsrsrsrsr
isso que da o Joaquim ter deixado o barco parado ...rsrsrsrrs
Acho que ele usou demais... O motor tava com 33,8h! kkk
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Aristides de Paula
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Mensagem por Aristides de Paula » Seg Set 03, 2012 11:41 pm

Se ele tah duro pra esquerda eh porque o lado em que a helice faz força contraria no volante ,,,, eh norma ser masi duro , porem nao muito , isso eh sinal que vc precisa usar uma caixa de direçao de especificaçao pra motor maior ... no caso uma big-t , ou ateh mesmo hidraulica bay star prra motors ateh 150 hp ,,, e na medida que voce levanta o trim vai tender a ficar mais dura inda pra esquerda ,,,...
Mas uma big t , resolve seu problema e jah manda dar uma olhada na situaçao do cabo por precauçao....
abraxxxxxxx
Pesque , solte e preserve ,,,, nossos filhos agradecem.... ....
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Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Set 04, 2012 10:57 am

Jefferson Yoshizumi escreveu:
Márcio Ravachi escreveu:xiiii , teu cabo de direção ja era pelo jeito ...rsrsrsrsr
isso que da o Joaquim ter deixado o barco parado ...rsrsrsrrs
Acho que ele usou demais... O motor tava com 33,8h! kkk
Jeff , não é muito incomum o cabo fazer algumas calosidades devido a corrosão por ficar parado com sal dentro do cabo , esses calos que pode estar te trazendo problema ... se vocês verificarem que é isso ... derrepente uma bela lixada na parte de inox do cabo pode ajudar ... mas acho mesmo que o problema esta na caixa que deve ser a safe T e o leme esta regulado errado .
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Mensagem por Rui A. Merlin » Ter Set 04, 2012 11:24 am

O meu Trick é igual ao do Jeff e acontece a mesma coisa até uma certa regulagem do Trim. A partir do momento que o Trim está corretamente ajustado o barco fica uma manteiga, mas até lá, haja braço.
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Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Set 04, 2012 11:26 am

Rui e a sua caixa é big T ????
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Mensagem por Rui A. Merlin » Ter Set 04, 2012 5:09 pm

Márcio Ravachi escreveu:Rui e a sua caixa é big T ????
Sei lá. Na época não me preocupei com esses detalhes, pois comprei o que o Juarez me ofereceu. Parti do seguinte princípio: -Quem fabrica um bom bom barco, deve querer que ele ande com um bom equipamento.
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Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Set 04, 2012 5:54 pm

O Juarez só usa big t
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Luiz Mortate
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Mensagem por Luiz Mortate » Ter Set 04, 2012 6:05 pm

qndo eu tinha um 90hp usava big-T
com o trin baixo é duro mesmo, conforme for dando o trin ela ficava leve...
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Jefferson Yoshizumi
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Mensagem por Jefferson Yoshizumi » Ter Set 04, 2012 11:39 pm

Luiz Mortate escreveu:qndo eu tinha um 90hp usava big-T
com o trin baixo é duro mesmo, conforme for dando o trin ela ficava leve...
Luiz, ficava duro somente para um lado? Para o outro lado ficava leve?
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Rui A. Merlin
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Mensagem por Rui A. Merlin » Ter Set 04, 2012 11:56 pm

Jefferson Yoshizumi escreveu:
Luiz Mortate escreveu:qndo eu tinha um 90hp usava big-T
com o trin baixo é duro mesmo, conforme for dando o trin ela ficava leve...
Luiz, ficava duro somente para um lado? Para o outro lado ficava leve?
Para boreste, até minha netinha vira o volante kkkkkkkkkk
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Mensagem por Luiz Mortate » Qua Set 05, 2012 8:44 am

Jefferson Yoshizumi escreveu:
Luiz Mortate escreveu:qndo eu tinha um 90hp usava big-T
com o trin baixo é duro mesmo, conforme for dando o trin ela ficava leve...
Luiz, ficava duro somente para um lado? Para o outro lado ficava leve?
isso mesmo...
mas como eu disse, isso somente com trin baixo, com trin na posição certa ficava leve para os dois lados..
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Jefferson Yoshizumi
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Mensagem por Jefferson Yoshizumi » Seg Set 17, 2012 10:03 pm

Bom moçada, acredito que o principal era a posição do trim mesmo.
Trim muito alto fica pesado, trim muito baixo idem.

A nossa caixa de direção é NFB mesmo. Está escrito logo abaixo do volante e não tínhamos visto.

Agora não sabemos se está forçando um pouco pois parece que ele fica um pouco adernado para a esquerda, mesmo andando retinho.

De qualquer forma ainda não fico conformado que isso seja normal... Enfim, pelo menos já dá para conviver com a situação.


Isto resolvido, só falta tirar a uruca hehehe

Na prova da LPPE, antes da largada fomos testar elétrico e nada. Ligamos o rádio marítimo e nada. Sonar e nada. Tivemos ajuda do nosso amigo Toga que tirou todos os cabos e colocamos novamente e pelo menos o elétrico funcionou. Deu para participar da prova. Até às 14h, onde o motor de popa começou a apitar. Pensamos: Acabou o óleo. Beleza. Completamos e o apito continuou. Paramos numa marina e vimos um saco plástico tampando a entrada dágua. Tiramos, esperamos um tempo e nada. Continuava a apitar. Achamos melhor nem ir até a pesagem e fomos embora.

Bom, que dê problema tudo de uma vez e depois acalme...
Jefferson Yoshizumi
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Aristides de Paula
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Mensagem por Aristides de Paula » Seg Set 17, 2012 11:48 pm

Se estiver adernando eh soh regular o anodo , que fica em cima da helice ,,,parecendo um leme ... ....ai vc pode melhorar a navegaçao....
abraxxxxxx
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Jefferson Yoshizumi
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Mensagem por Jefferson Yoshizumi » Ter Set 18, 2012 12:34 am

Aristides de Paula escreveu:Se estiver adernando eh soh regular o anodo , que fica em cima da helice ,,,parecendo um leme ... ....ai vc pode melhorar a navegaçao....
abraxxxxxx
Valeu Aristides, era o que eu estava tendendo a mexer. Vamos ver se dá certo.
Abraços!
Jefferson Yoshizumi
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Márcio Ravachi
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Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Set 18, 2012 8:37 am

Jefferson Yoshizumi escreveu:Bom moçada, acredito que o principal era a posição do trim mesmo.
Trim muito alto fica pesado, trim muito baixo idem.

A nossa caixa de direção é NFB mesmo. Está escrito logo abaixo do volante e não tínhamos visto.

Agora não sabemos se está forçando um pouco pois parece que ele fica um pouco adernado para a esquerda, mesmo andando retinho.

De qualquer forma ainda não fico conformado que isso seja normal... Enfim, pelo menos já dá para conviver com a situação.


Isto resolvido, só falta tirar a uruca hehehe

Na prova da LPPE, antes da largada fomos testar elétrico e nada. Ligamos o rádio marítimo e nada. Sonar e nada. Tivemos ajuda do nosso amigo Toga que tirou todos os cabos e colocamos novamente e pelo menos o elétrico funcionou. Deu para participar da prova. Até às 14h, onde o motor de popa começou a apitar. Pensamos: Acabou o óleo. Beleza. Completamos e o apito continuou. Paramos numa marina e vimos um saco plástico tampando a entrada dágua. Tiramos, esperamos um tempo e nada. Continuava a apitar. Achamos melhor nem ir até a pesagem e fomos embora.

Bom, que dê problema tudo de uma vez e depois acalme...
Agua benta nele ... o grande problema de navegar no Etibere são as malditas sacolas e sacos .. também estava preocupado em navegar com o barco dos outros por ali ..
Andei trocando umas idéias com alguns entendidos no assunto e te dou a idéia que pegue uma trena e messa se esse motor esta 100% centralizado , me falaram que 1 a 2cm que seja faz um belo estrago na navegação . Qdo a adernar , se a diferença de peso de vcs dois for considerável , vai acontecer mesmo , mas a principio acho que não deve ser isso . Torço aqui para não ter queimado a junta de cabeçote do motor de vocês , embora a mercury tenha alarmes e cortes para que isso não aconteça .
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Maruyama
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Mensagem por Maruyama » Ter Set 18, 2012 8:45 am

Márcio Ravachi escreveu:
Jefferson Yoshizumi escreveu:Bom moçada, acredito que o principal era a posição do trim mesmo.
Trim muito alto fica pesado, trim muito baixo idem.

A nossa caixa de direção é NFB mesmo. Está escrito logo abaixo do volante e não tínhamos visto.

Agora não sabemos se está forçando um pouco pois parece que ele fica um pouco adernado para a esquerda, mesmo andando retinho.

De qualquer forma ainda não fico conformado que isso seja normal... Enfim, pelo menos já dá para conviver com a situação.


Isto resolvido, só falta tirar a uruca hehehe

Na prova da LPPE, antes da largada fomos testar elétrico e nada. Ligamos o rádio marítimo e nada. Sonar e nada. Tivemos ajuda do nosso amigo Toga que tirou todos os cabos e colocamos novamente e pelo menos o elétrico funcionou. Deu para participar da prova. Até às 14h, onde o motor de popa começou a apitar. Pensamos: Acabou o óleo. Beleza. Completamos e o apito continuou. Paramos numa marina e vimos um saco plástico tampando a entrada dágua. Tiramos, esperamos um tempo e nada. Continuava a apitar. Achamos melhor nem ir até a pesagem e fomos embora.

Bom, que dê problema tudo de uma vez e depois acalme...
Agua benta nele ... o grande problema de navegar no Etibere são as malditas sacolas e sacos .. também estava preocupado em navegar com o barco dos outros por ali ..
Andei trocando umas idéias com alguns entendidos no assunto e te dou a idéia que pegue uma trena e messa se esse motor esta 100% centralizado , me falaram que 1 a 2cm que seja faz um belo estrago na navegação . Qdo a adernar , se a diferença de peso de vcs dois for considerável , vai acontecer mesmo , mas a principio acho que não deve ser isso . Torço aqui para não ter queimado a junta de cabeçote do motor de vocês , embora a mercury tenha alarmes e cortes para que isso não aconteça .
- Itibere é f*** mesmo , na ultima vez que fui lá , tive o hélice travada por uma corda perdida , quase me fu.
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Mensagem por Rui A. Merlin » Ter Set 18, 2012 10:30 am

Quanto a navegar adernado acho que é normal, eu pelo menos já me acostumei e não me incomodo mais. Até acho que deve ser pelo torque do motor.
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Márcio Ravachi
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Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Set 18, 2012 10:45 am

Rui , sabe o que acho estranho .. que os dois barcos estão dando problemas semelhantes e foram montados quase que juntos , por isso eu não descartaria falha humana nessa montagem ... da uma medida no seu motor também para ver se esta 100% centralizado .
Você alguma vez mexeu na sua aleta do motor para regular ????
O que é uma coisa muito comum é a gente bater o motor de trazeira e a aleta entortar ao contrario do necessário para a correção , se bem que esse não é o caso do Jeff e do Rover , pois eles ja tentaram regular e não deu diferença .
Meu yamaha puxava , mas minha caixa era safe ( que trouxe do meu cds ) , mas não era nada de segurar com as duas mãos como vocês descrevem , no 60 hp nem puxava depois que coloquei o 90 senti um pouco ... depois que dava do meio do trim em diante liberava a força "G" ..rsrsrsr
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Mensagem por Rui A. Merlin » Qua Set 19, 2012 6:58 am

Márcio Ravachi escreveu:Rui , sabe o que acho estranho .. que os dois barcos estão dando problemas semelhantes e foram montados quase que juntos , por isso eu não descartaria falha humana nessa montagem ... da uma medida no seu motor também para ver se esta 100% centralizado .
Você alguma vez mexeu na sua aleta do motor para regular ????
O que é uma coisa muito comum é a gente bater o motor de trazeira e a aleta entortar ao contrario do necessário para a correção , se bem que esse não é o caso do Jeff e do Rover , pois eles ja tentaram regular e não deu diferença .
Meu yamaha puxava , mas minha caixa era safe ( que trouxe do meu cds ) , mas não era nada de segurar com as duas mãos como vocês descrevem , no 60 hp nem puxava depois que coloquei o 90 senti um pouco ... depois que dava do meio do trim em diante liberava a força "G" ..rsrsrsr
O meu barco já levei no Juarez e refizemos a centralização (ajuste) do motor no casco, deu uma melhiradinha.
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