Duvida com fiação do Motor Eletrico??

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Alessandro Sanches
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Duvida com fiação do Motor Eletrico??

Mensagempor Alessandro Sanches » Ter Dez 27, 2011 1:11 pm

Blza Galera!!

Estou com uma duvida, os cabos (fiação) do meu motor eletrico ficaram curtos para liga-los à bateria (que fica abaixo da plataforma), e, por isso, terei que aumenta-los.

Como não sei nada de parte eletrica (por mais simples que seja neste caso), gostaria de saber se os fios ( + e -) a serem utilizados possuem caracteriscas especificas (resumindo, que tipo de fio eu devo pedir na hora de comprar)?

Uma outra duvida, é que, eu gostaria de trocar a fiação desdes a "cabaça" do motor (não gostaria de fazer uma emenda no meio do caminho), e gostaria de saber se alguem ja fez desta forma e se da muito trabalho?

Desde ja agradeço a atenção de todos!!
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Walther Volpini
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Mensagempor Walther Volpini » Ter Dez 27, 2011 2:46 pm

Já abri a cabeça do meu e não tem nenhum mistério. O fio é preso por um olhal e porcas.
Compre um fio paralelo da mesma bitola e no tamanho que vc precisa e 2 terminais. Abra a cabeça do seu motor, solte as porcas que prendem os terminais e prenda os terminais do cabo novo.
Acho que dá para entender.rsrsrs
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Angelo Roberto
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Mensagempor Angelo Roberto » Ter Dez 27, 2011 9:37 pm

Alessandro:

Embora pareça simples, não é.

Os cabos flexíveis de ligação do motor elétrico tem constituição diferente dos cabos flexíveis encontrados normalmente para vender, suas veias de cobre são mais finas e em maior numero para a mesma bitola dos cabos flexíveis normais.

O que lhe garante maior flexibilidade e vida útil, se forem trocados por cabos flexíveis normais não haverá problema inicial, mas a vida útil é bem menor.

Existe no mercado para comprar cabos super flexíveis utilizados em esteiras porta cabos, mas vai ter que fuçar bastante pelo tamanho que precisa.

Então o que fazer?

Uma opção legal e que não vai ter que mudar o cabo original, a menos que já esteja muito utilizado, é colocar um ponto de ligação próximo da fixação do motor, é só utilizar 2 parafuso de preferência latão isolados um do outro e da carcaça do barco e estes ligados a bateria com terminais apropriados.

Com porcas borboleta terá um aperto rápido e fácil, além de garantir bom contato.

Outra coisa importante é prensar bem os terminais, se não tiver alicate para este fim utilize solda (estanhar).

Se te interessar tirarei uma foto como fiz no meu e te mandarei.

abç.
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Mensagempor Agnaldo Nélio » Ter Dez 27, 2011 9:45 pm

Também tenho essa dúvida. No caso do big fish 5016, o compartimento da bateria fica distante do local do elétrico, por isso vou ter que fazer uma espécie de tomada, para ligação do cabo do motor com um que deixarei fixo, vindo do compartimento da bateria.
Já pensei na tal de porca borboleta, vou ver se encontro uma de latão.
Depois posto as fotos da "gambiarra".
Valeu
Abraços
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Alessandro Sanches
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Mensagempor Alessandro Sanches » Qua Dez 28, 2011 7:57 am

Angelo Roberto escreveu:Alessandro:

Embora pareça simples, não é.

Os cabos flexíveis de ligação do motor elétrico tem constituição diferente dos cabos flexíveis encontrados normalmente para vender, suas veias de cobre são mais finas e em maior numero para a mesma bitola dos cabos flexíveis normais.

O que lhe garante maior flexibilidade e vida útil, se forem trocados por cabos flexíveis normais não haverá problema inicial, mas a vida útil é bem menor.

Existe no mercado para comprar cabos super flexíveis utilizados em esteiras porta cabos, mas vai ter que fuçar bastante pelo tamanho que precisa.

Então o que fazer?

Uma opção legal e que não vai ter que mudar o cabo original, a menos que já esteja muito utilizado, é colocar um ponto de ligação próximo da fixação do motor, é só utilizar 2 parafuso de preferência latão isolados um do outro e da carcaça do barco e estes ligados a bateria com terminais apropriados.

Com porcas borboleta terá um aperto rápido e fácil, além de garantir bom contato.

Outra coisa importante é prensar bem os terminais, se não tiver alicate para este fim utilize solda (estanhar).

Se te interessar tirarei uma foto como fiz no meu e te mandarei.

abç.


Grande Angelo!!

Sempre me ajudando em minhas duvidas!!

Tinha essa duvida, de que, por mais simples que pareça, talvez não o fosse!!

Se puder postar ou me mandar as fotos da maneira que voce fez, ficarei grato!!

Grande Abraço!!
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Mensagempor Walther Volpini » Qua Dez 28, 2011 8:28 am

Nem me toquei pois me ative em responder sua pergunta. hehehe
Isso que indicaram é exatamente o que tenho no meu barco. O cabo original eu prendo com aqueles "jacarés" em um suporte que vai ligado na bateria que está em um local específico para ela e não fico com cabos soltos sobre o barco.
Veja a foto:

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Abração
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Hercy Junio Magalhães
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Mensagempor Hercy Junio Magalhães » Qua Dez 28, 2011 7:47 pm

Agnaldo Nélio escreveu:Também tenho essa dúvida. No caso do big fish 5016, o compartimento da bateria fica distante do local do elétrico, por isso vou ter que fazer uma espécie de tomada, para ligação do cabo do motor com um que deixarei fixo, vindo do compartimento da bateria.
Já pensei na tal de porca borboleta, vou ver se encontro uma de latão.
Depois posto as fotos da "gambiarra".
Valeu
Abraços


opa Agnaldo blz?Tenho um conjunto igual o seu, no meu eu instalei uma tomada proximo ao suporte do elétrico e aumentei a haste do meu phanton, se quiser posso te enviar fotos!!!

Abçs
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Mensagempor Angelo Roberto » Qua Dez 28, 2011 8:24 pm

Walther Volpini escreveu:Imagem

Abração


Alessandro
Tai a coisa bem feita que o Walther fez , só pense que a chapa do barco tem um recorte para ligação dos cabos e não haver curto circuito (rsrsrsrsrs).

Aproveite a boa ideia da foto, veja que tem um cabo vermelho segurando o motor elétrico (evita que por qualquer caca caia na água), só acrescento que o ideal seria passar ela pela haste do motor.

A foto ficou 10 no exemplo e no visual, parabéns.
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Mensagempor Agnaldo Nélio » Qua Dez 28, 2011 8:45 pm

Hercy Junio Magalhães escreveu:
Agnaldo Nélio escreveu:Também tenho essa dúvida. No caso do big fish 5016, o compartimento da bateria fica distante do local do elétrico, por isso vou ter que fazer uma espécie de tomada, para ligação do cabo do motor com um que deixarei fixo, vindo do compartimento da bateria.
Já pensei na tal de porca borboleta, vou ver se encontro uma de latão.
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Brincadeira, me envie as fotos por favor, pois meu motor chega na próxima terça ou quarta, segundo o Tilú, aqui da Água e Lazer, mas meu barco já tá aqui em casa, com a plataforma da frente aberta, só esperando a ligação do elétrico.
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Mensagempor Hercy Junio Magalhães » Qua Dez 28, 2011 8:49 pm

Agnaldo Nélio escreveu:
Hercy Junio Magalhães escreveu:
Agnaldo Nélio escreveu:Também tenho essa dúvida. No caso do big fish 5016, o compartimento da bateria fica distante do local do elétrico, por isso vou ter que fazer uma espécie de tomada, para ligação do cabo do motor com um que deixarei fixo, vindo do compartimento da bateria.
Já pensei na tal de porca borboleta, vou ver se encontro uma de latão.
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opa Agnaldo blz?Tenho um conjunto igual o seu, no meu eu instalei uma tomada proximo ao suporte do elétrico e aumentei a haste do meu phanton, se quiser posso te enviar fotos!!!

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Agnaldo, pela foto do seu Avatar vc não é baixinho igual eu, eu tenho 1,65 mts e tive que aumentar a haste do elétrico senão haja coluna pra aguentar, a não ser que vc tenha um de pedal!!!Amanhã te mando as fotos!!!!
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Mensagempor Agnaldo Nélio » Qua Dez 28, 2011 8:57 pm

Hercy Junio Magalhães escreveu:
Agnaldo Nélio escreveu:
Hercy Junio Magalhães escreveu:
Agnaldo Nélio escreveu:Também tenho essa dúvida. No caso do big fish 5016, o compartimento da bateria fica distante do local do elétrico, por isso vou ter que fazer uma espécie de tomada, para ligação do cabo do motor com um que deixarei fixo, vindo do compartimento da bateria.
Já pensei na tal de porca borboleta, vou ver se encontro uma de latão.
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Agnaldo, pela foto do seu Avatar vc não é baixinho igual eu, eu tenho 1,65 mts e tive que aumentar a haste do elétrico senão haja coluna pra aguentar, a não ser que vc tenha um de pedal!!!Amanhã te mando as fotos!!!!


Fala irmão,
Tbém tenho 1,69 de altura, a traíra do meu avatar é que é grande mesmo.
Eu tô acostumado a manejar o elétrico, embora não tenha as mesmas manhas que o Breno Henrique ou o Felipe Sidô, parceiros do fórum, mas não quero gastar em motores de pedal, por enquanto.
Vamos pescando com os eletricos manuais mesmo, aliás, nao consigo me imaginar pescando sem um motor elétrico.
Hoje recebi a notícia de que meu sea pró esta em São Paulo, o que me dá a esperança de recebe-lo na próxima semana.
Minha espera já dura quase quatro meses.
Tô no aguardo.
Valeu
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Mensagempor Agnaldo Nélio » Qua Dez 28, 2011 9:22 pm

Outra dúvida que tenho:
O alumínio do barco serve como neutro, igual ao carro, onde ligamos o negativo da bateria na lataria?????
A água interfere em alguma coisa????

Se for igual ao carro, economizaremos em fiação para adequarmos o barco às normas da Marinha, referente às luzes de navegação, além de termos possibilidades de ligarmos inumeros aparelhos à bateria, utilzando um cabo, somente, inclusive o motor elétrico.

Valeu
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Angelo Roberto
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Mensagempor Angelo Roberto » Qua Dez 28, 2011 10:42 pm

Agnaldo Nélio escreveu:Outra dúvida que tenho:
O alumínio do barco serve como neutro, igual ao carro, onde ligamos o negativo da bateria na lataria?????
A água interfere em alguma coisa????

Se for igual ao carro, economizaremos em fiação para adequarmos o barco às normas da Marinha, referente às luzes de navegação, além de termos possibilidades de ligarmos inumeros aparelhos à bateria, utilzando um cabo, somente, inclusive o motor elétrico.

Valeu
Abraços



Agnaldo em principio não há problema algum, exceto se o barco for usado em água salgada, porem pela pouca economia que fará não vale a pena pelos motivos abaixo:

1- Instalações em barco não são bem protegidas, quer por tubulação ou utilização de fusível.
2- Qualquer curto circuito por esmagamento de fio, tombamento da bateria ou qualquer objeto metálico causaria no minimo um buraco no casco.
3- É até "comum" haver corrente de fuga nos motores elétricos e poderia haver um descarga mais rápida da bateria.
4- Embora seja desprezível a condução de corrente em água doce, pode ocorrer eletrólise e consequente corrosão no barco se o mesmo estiver polarizado.
5- Pode causar choque quando muito úmido, e este provocar acidentes.
6- E mais algumas abobrinhas.

Então utilize sempre os dois fios para ligar tudo, não vai custar 1/3 do valor da bateria, e pode ter certeza que não terá dor de cabeça.
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Mensagempor Agnaldo Nélio » Qui Dez 29, 2011 12:11 pm

Obrigado Angelo,
Acho que não vale a pena mesmo.
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Márcio Ravachi
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Mensagempor Márcio Ravachi » Qua Jan 04, 2012 10:31 am

um bom isolante a ser usado aonde são fixados os parafusos de positivo e negativo da bateria é usar uma placa de nylon ... para facilitar compra uma tabua de carne de nylon e corta do tamanho necessários com uma serra .. pois geralmente as placas de nylon são vendidas inteiras e grandes .. existem ferro velhos que tem retalhos ... que também é bom negócio .. geralmente da para aproveitar pedaços que sobram para fixar a sonda do sonar em barcos de alumínio ... o uso deste " sanduiche " de nylon entre o suporte da sonda e o alumínio do barco tira bastante interferencias provocadas pela tripidação do alumínio ... lembrando que faz-se dois furos para fixar a placa com parafusos inox e intope de silicone entre o nylon e o alumínio para vedar bem a entrada de água no furo dos parafusos .. para esse tipo de coisa na fibra eu tenho usado o araldite 10 minutos ... funciona bem para fixação dentro e fora do casco .. deve funcinar no alumínio também ...
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Luiz Felipe Zago
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Re: Duvida com fiação do Motor Eletrico??

Mensagempor Luiz Felipe Zago » Sex Fev 03, 2017 12:46 pm

Boa tarde pessoal, Walter gostaria que você explicasse melhor e/ou mandasse fotos mais aproximadas do plug que vc fez no seu barco para ligar o motor eletrico. OBg
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NELSON MACIEL
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Re: Duvida com fiação do Motor Eletrico??

Mensagempor NELSON MACIEL » Sáb Fev 04, 2017 8:42 am

Luiz Felipe Zago escreveu:Boa tarde pessoal, Walter gostaria que você explicasse melhor e/ou mandasse fotos mais aproximadas do plug que vc fez no seu barco para ligar o motor eletrico. OBg


Olá Zago

Você pode fazer desta forma também :

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Nelson Maciel
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FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
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Re: Duvida com fiação do Motor Eletrico??

Mensagempor Luiz Felipe Zago » Sáb Fev 04, 2017 4:14 pm

Nelson ficou top de mais! Como chama isso que você usou? Pq aparentemente ele já tem um.isolante antes da rosca, parece de nylon. Facilita a vida. Obrigado pela resposta
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Re: Duvida com fiação do Motor Eletrico??

Mensagempor Allan Ryck » Dom Fev 05, 2017 11:38 pm

NELSON MACIEL escreveu:
Luiz Felipe Zago escreveu:Boa tarde pessoal, Walter gostaria que você explicasse melhor e/ou mandasse fotos mais aproximadas do plug que vc fez no seu barco para ligar o motor eletrico. OBg


Olá Zago

Você pode fazer desta forma também :

Imagem



Boa Noite Nelson estou na mesma situaçao do nosso amigo pescador Luiz... Quero Mudar a Bateria do Eletrico para a Popa do Barco porem nao acho um conector legal... ... esse que vc mandou a foto vc fez ou comprou pronto? Consegue mandar mais fotos, dar mais detalhes...
valeu
/ct0
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Re: Duvida com fiação do Motor Eletrico??

Mensagempor NELSON MACIEL » Seg Fev 06, 2017 6:53 pm

Luiz Felipe Zago escreveu:Nelson ficou top de mais! Como chama isso que você usou? Pq aparentemente ele já tem um.isolante antes da rosca, parece de nylon. Facilita a vida. Obrigado pela resposta


Allan Ryck escreveu:Boa Noite Nelson estou na mesma situaçao do nosso amigo pescador Luiz... Quero Mudar a Bateria do Eletrico para a Popa do Barco porem nao acho um conector legal... ... esse que vc mandou a foto vc fez ou comprou pronto? Consegue mandar mais fotos, dar mais detalhes...
valeu


Zago e Allan

O esquema é o seguinte :
Puxar os fio + e - até o castelo de proa, ou até um canto da plataforma, ou em algum local que não atrapalhe a movimentação dos pescadores

Faz dois furos no casco, um para cada polo, encaixa as Buchas de Nylon nos furos tomando cuidado para que as buchas fiquem firmes e devidamente isolados
Fiz um esquema para explicar, já que não possuo mais o barco para fotografar e postar aqui ...

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Re: Duvida com fiação do Motor Eletrico??

Mensagempor Allan Ryck » Ter Fev 07, 2017 3:10 pm

NELSON MACIEL escreveu:
Luiz Felipe Zago escreveu:Nelson ficou top de mais! Como chama isso que você usou? Pq aparentemente ele já tem um.isolante antes da rosca, parece de nylon. Facilita a vida. Obrigado pela resposta


Allan Ryck escreveu:Boa Noite Nelson estou na mesma situaçao do nosso amigo pescador Luiz... Quero Mudar a Bateria do Eletrico para a Popa do Barco porem nao acho um conector legal... ... esse que vc mandou a foto vc fez ou comprou pronto? Consegue mandar mais fotos, dar mais detalhes...
valeu


Zago e Allan

O esquema é o seguinte :
Puxar os fio + e - até o castelo de proa, ou até um canto da plataforma, ou em algum local que não atrapalhe a movimentação dos pescadores

Faz dois furos no casco, um para cada polo, encaixa as Buchas de Nylon nos furos tomando cuidado para que as buchas fiquem firmes e devidamente isolados
Fiz um esquema para explicar, já que não possuo mais o barco para fotografar e postar aqui ...





Aoo Nelson Muito obrigado mais claro que isso impossível :D :D :D :D
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Re: Duvida com fiação do Motor Eletrico??

Mensagempor Alan Peter » Qua Fev 08, 2017 9:49 am

download/file.php?mode=view&id=114http://www.caterva.com.br/forum/download/file.php?mode=view&id=113http://www.caterva.com.br/forum/download/file.php?mode=view&id=112

Em meu querido e amado barco de pesca, embora a distância entre o motor elétrico e a bateria não seja muito grande, adaptei uma tomada de transformador de solda para conectar rapidamente motor com a bateria. Na parte interna utilizei cabo e conectores rápidos. Em menos de 1 minuto já estou com tudo pronto para brigar com os tucunas....
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Se fosse pelo dinheiro sairia mais barato comprar o peixe no mercado.
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Re: Duvida com fiação do Motor Eletrico??

Mensagempor Allan Ryck » Qui Fev 09, 2017 10:43 am

Alan Peter escreveu:http://www.caterva.com.br/forum/download/file.php?mode=view&id=114http://www.caterva.com.br/forum/download/file.php?mode=view&id=113http://www.caterva.com.br/forum/download/file.php?mode=view&id=112

Em meu querido e amado barco de pesca, embora a distância entre o motor elétrico e a bateria não seja muito grande, adaptei uma tomada de transformador de solda para conectar rapidamente motor com a bateria. Na parte interna utilizei cabo e conectores rápidos. Em menos de 1 minuto já estou com tudo pronto para brigar com os tucunas....



Aoo Meu Xará obrigado pela dica a sua é muito boa e pratica também
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Re: Duvida com fiação do Motor Eletrico??

Mensagempor Luiz Felipe Zago » Qui Fev 09, 2017 1:00 pm

Agora sim!! Obrigado Nelson

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