Baterias, e Carregadores para Motor Elétrico -Verdades/Mitos

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Antonio Carlos
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Mensagempor Antonio Carlos » Qua Set 19, 2007 10:23 pm

amigão...eu não vi, mas estava no patio ao lado, quando uma bateria explodiu na Marina...caramba meu...que porrada....parecia uma cabeça de nego...sabe aquelas bombonas de festa junina ??? acho que foi pr sobrecarga, este episódio, especificamente...só sei que deu um medaço...eu carrego carga lentinha...dois amperes...e na area dos fundos de casa...mas sempre meio com medo...durante a noite, quando ninguem podera estar por perto...mas tambem nunca tive eu mesmo problemas...vai ver que o gerente da Marina estava forçando a barra...carga extra rapida...
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Cleo Pinheiro Q Souza
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Mensagempor Cleo Pinheiro Q Souza » Sáb Set 29, 2007 1:11 pm

Apesar deste topico ser lançado em março de 2006, hoje e sempre vai ser de referencia para tirar e esclarecer duvidas.
Valeu!! Tirou uma duvida que tinha!!
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Edson Kurokawa
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Baterias de ciclo profundo

Mensagempor Edson Kurokawa » Dom Nov 04, 2007 9:31 am

Prezados colegas do CATERVA

Aquiri recentemente um motor elétrico.
Novamente, a grande dúvida, qual a bateria ideal a ser adquirida?
Vendo os relatos anteriores, pude ler várias opiniões de pescadores (baterias de auto, bateria ciclo profundo, tracionárias, etc).
Como carregar? Qual o equipamento ideal? Qual a carga ideal? Como se realiza o processo para otimizar o uso? O que acontece no carregamento?
Quais os parâmetros elétricos que tenho que acompanhar ou medir?
Ou seja, várias dúvidas.

Pesquisando na internet, achei dois textos super interessantes e gostaria de compartilhar com todos:

http://www.mbtenergia.com.br/pdf/Conhec ... terias.pdf
www.1001pilhas.com.br/manual.pdf

São dois excelentes textos que permitem esclarecer várias das dúvidas presentes em todas as discussões anteriores e esclarece-los. No meu caso foi bastante esclarecedor.

Quanto a minha opção de bateria que pretendo adquirir, após ler as experiências, fui fazer uma pesquisa da Delphi Freedom 2000 (Estacionária 115 AH), que foi uma dica do Murilo Dantas e do Kará.
Pesquisando na internet, achei a curva de descarga dessa bateria.

http://i78.photobucket.com/albums/j116/edsonkurokawa/Bateriacicloprofundo.jpg

A curva permite relacionar o ciclo de vida da bateria com a profundidade de descarga. Ou seja, a principal informação técnica que permite verificar como é o funcionamento da bateria em função da profundidade de descarga.
Conversando com um assistente técnico de um revendedor, ele me informou que as baterias de automóveis, possuem uma baixa capacidade na relação - ciclos de recarga X profundidade de descarga.
Baterias de automóveis podem ser usadas, desde que, você use somente uma pequena capacidade de profundidade de carga (entre 10 a 20% de profundidade de descarga da mesma e que depende da marca) para não compromete-la e danifica-la permanentemente. Essa é a principal diferença entre a bateria automotiva e a de ciclo profundo.

Conforme a curva da Delphi Freedom 2000, baterias de ciclo profundo podem ser utilizadas em torno de 50% de profundidade de descarga e possuir em torno de 400 ciclos de carga/descarga.
A curva também mostra que após 50% da profundidade de descarga, compromete-se bem o ciclo de vida.
Até baterias de ciclo profundo não devem ser utilizadas em descarga completa ou superior a 50%.
As informações que permitem avaliar o que é uma descarga completa encontrei nos textos acima. São valores que podem ser medidos com um voltímetro e com um amperímetro. Como já possuo um equipamento multiteste, estarei verificando posteriormente, no dia a dia do uso da bateria.

Embora esse tipo de bateria seja bem mais cara que a automotiva, estou optando pela questão de confiabilidade e durabilidade.

Outra questão que me intrigou, foi o relato de um participante que adquiriu uma bateria de ciclo profundo e durou menos de um ano.
Conversando com o assistente técnico, ele me informou sobre a questão marcas. Existem "baterias" e baterias. Algumas marcas são de baixa qualidade e ele me recomendou que sempre optasse por marcas de boa qualidade. Não sei se esse é o caso do relato que li no Caterva.

Esperando poder estar contribuindo, um grande abraço

Edson Kurokawa
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Mário Cardin
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Mensagempor Mário Cardin » Ter Dez 11, 2007 9:40 am

Olá Amigo,

Essa dúvida já foi também debatida lá no site www.flyfishingbrazil.net. Vale a pena dar uma olhada lá.
Uso baterias há uns 15 anos para pescar tucunarés.
Meu carregador é o minn kota original, e ele carrega 5/6 amperes por hora.
A minha primeira bateria de ciclo profundo durou 6,5 anos de vida, porém sempre observei o seguinte:
1. NUNCA deixei a bateria ficar com carga inferior a 30% da sua cap. de acumular energia.
Para saber isso sempre acompanho a carga da bateria com um medidor de carga da própria minn kota. ´
2. Recarregue a bateria sempre antes de usa-la, mesmo que for só um pouquinho de carga
3. Sem uso ela perde a carga. Obs. Nunca deixe-a no chão quando sem uso, pois ela descarrega rápido. Sempre suspensa (mesa por exemplo). Deixo-a sempre dentro de meu barco.
4. NUNCA dê carga rápida. Ela também descarregará rapidamente e se danificará com o tempo. Sempre carga lenta nela.
5. Espero que tenha ajudado em algo. Não li todos os tópicos acima.
Abraço,
Mário
"Atar e Pescar com mosca é muito divertido"

http://marioflycardin.blogspot.com.br/

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Beto Akamine
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Re: Baterias

Mensagempor Beto Akamine » Qui Jan 17, 2008 10:49 am

Fábio Gessullo escreveu:Com uso de motor elétrico Minn Kota de 32 libras, a vida destas baterias é pouco mais de 1 ano, algo em torno de 50 a 60 pescarias.


Ou seja.. o senhor está pescando todo final de semana!! Por isso que conhece os verdinhos pelo nome já... ha ha ha.... ...

Quem me dera, amigo, quem me dera.... quando vou uma vez por mês fico contente.... rs

Abracaum
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

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Semionovas
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Mensagempor Semionovas » Sex Mar 07, 2008 10:12 am

Vejam este site www.bateriasoptima.com.br
são a ultima novidade em baterias náuticas de serviço , as placas são enroladas e são fabricadas para ciclo profundo , isto e, não são apropriadas para partida de motores e sim para descarga continua ,nesta condição duram muito mais que as convencionais
Ainda são muito caras, espero que com o aumento da produção este preço deve cair.
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Breno Arruda
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Mensagempor Breno Arruda » Qua Mar 12, 2008 1:43 am

Muito completo esse tópico, parabéns a todos...
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MarceloGuerra
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Mensagempor MarceloGuerra » Sáb Mar 15, 2008 12:22 am

Oii.. gostaria de saber se é recomendavel o uso daqueles recarregadores baratinhos de baterias q utilizam uma lampada. Custam em media 20,00. Podem trazer algum desgaste maior da bateria?? Pretendo usar em uma bateria de 60 amp.

Obrigado
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Mensagempor Semionovas » Sáb Mar 15, 2008 9:57 pm

Marcelo Guerra
O carregador de baterias com lâmpada e um perigo para sua bateria ,
se quiser fabricar o seu não vai custar R$ 3,00 reais,ele e composto de um diodo (by127 ou similar ) em serie com a lâmpada e em serie com a bateria , só e necessário verificar a polaridade.
A potencia em W da lâmpada limita a corrente de carga (quanto maior a potencia da lâmpada,maior e a carga da bateria),e o diodo retifica em meia onda a corrente alternada.
Funciona mas você estará colocando a tensão de metade da tenção da rede dividido por 1.42 (raiz quadrada de dois )o que muito acima da tensão máxima de carga para uma bateria ( nas baterias de 12V esta tensão e de 14,7 V ) conforme a bateria vai carregando , como a corrente e constante a tensão vai subindo.Se você controlar a tensão em no Maximo 14,7 V tudo bem ,se deixar passar disto vai desmanchar as placas positivas da bateria e ai só serve para vender por kilo no ferro velho.
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Marcio Dalla Costa
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Mensagempor Marcio Dalla Costa » Ter Jun 24, 2008 11:24 am

Prezados Amigos,

O que me dizem sobre a utilização das baterias VRLA ( fibra de vidro ou gel) de 12V 100 amp para o motor eletrico elas tem a vantagem, de poder ser montadas em qualquer posição será que uma destas aguenta um dia de trabalho.

Marcio
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Mensagempor DELANO » Ter Nov 04, 2008 7:14 am

A SOLUÇÃO E COMPRAR UMA BATEIRA DE 100 OU 120 AMPERES E FAZER UM CARREGADOR NO CARRO.ISSO EVITA O CARREGA E DESCARREGA BATERIA OU QUE FIQUE TEMPO PARADA.DEPOIS QUE FIZ ISSO ESQUECI OS PROBLEMAS DE BATERIA.A VIDA UTIL DELA AUMENTA MUITO MUITO MUITO.

CAIXINHA NO PORTA MALAS COM UM RELE FORTE ,CLARO QUE NO CASO USO MEU CARRO O DIA INTEIRO.... ......MAS E UMA BOA SOLUÇÃO.

ESPERO QUE SIRVA PRA ALGUEM

ABRAÇOS
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Mensagempor Semionovas » Ter Nov 04, 2008 9:47 am

Delano ,
sua idéia "parece boa" mas tem um erro que e dificil de se entender , o alternador do veiculo tem um sensor que limita a carga da bateria em 14 volts , quando você coloca duas baterias para carregar no mesmo alternador quando qualquer uma delas atingir este valor( 14 v ) o alternador para de enviar carga para as baterias , como as baterias tem uso e capacidade diferentes uma vai descaregar mais que a outra , e a mais descaregada nunca vai carregar totalmente pois a outra vai ativar o sensor do alternador antes disso.
quando se tem mais de uma bateria e nescessário se instalar um separador de baterias eletronico para se poder usar o alternador para carga.
falo com colhecimento de causa , pois já aconteceu comigo , no meu veleiro ,e cheguei a perder uma bateria por causa disso.
este separador só e encontrado em lojas de equipamento náutico , se tiver dificuldade em achar , me de um toque que eu lhe ajudo .
tem diversas configurações de separador , com uma ou duas entradas para quando se tem parelha de motores , e com duas ,tres ou quatro saidas para as baterias.
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Marcelo Lanzara
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Mensagempor Marcelo Lanzara » Ter Jan 27, 2009 2:08 pm

E os carregadores inteligentes que ficam ligados na energia o tempo todo???
Tipo esses www.able.com.br

Tenho um há mais de 2 anos, uso pra pescar a noite uma bateria de 45A já usada, também há mais de 1 ano e nunca fiquei na mão... deixo sempre ligada uma lampada de 21W...

Acho que funciona, ou estou enganado?

Abraços
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Mensagempor Semionovas » Qua Jan 28, 2009 12:06 am

bem vindo a Caterva , Marcelo ,
este carregador se desliga automaticamente quando a bateria está carregada , e volta a ligar quando a voltagem torna a cair .
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Mensagempor Walther Volpini » Seg Fev 23, 2009 11:44 am

Tenho usado uma bateria de gel da marca Newmax de apenas 40 amp/h. (específica para no-break) e recarrego em carregador inteligente.
Num motor de 44 Lbs. e empurrando um BigFish 5014 Console, que é um barco pesado, dura o dia inteiro de pescaria.
Já tenho essa bateria a quase um ano e está perfeita.
Abração
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Mensagempor Paulo Roussenq » Sáb Abr 18, 2009 1:09 pm

Ola pessoal;

Comprei um elétrico phantom 54lbs e pretendo ultiliza-lo como motor de propulsão com barcos alugados para o capivari, vossoroca e no mangue em morretes...
Estou precisando de ajuda para comprar a bateria, pelo que entendi com este topico devo usar um bateria de ciclo profundo com aproximadamente 100 ~ 115 Ah. Alguem poderia me informar algum lugar em curitiba para eu comprar esta bateria e carregador tb? (que o preço não seja muito salgado :D )

Muito obrigado...
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Mensagempor Paulo Roussenq » Seg Abr 20, 2009 8:09 pm

Paulo Roussenq escreveu:Ola pessoal;

Comprei um elétrico phantom 54lbs e pretendo ultiliza-lo como motor de propulsão com barcos alugados para o capivari, vossoroca e no mangue em morretes...
Estou precisando de ajuda para comprar a bateria, pelo que entendi com este topico devo usar um bateria de ciclo profundo com aproximadamente 100 ~ 115 Ah. Alguem poderia me informar algum lugar em curitiba para eu comprar esta bateria e carregador tb? (que o preço não seja muito salgado :D )

Muito obrigado...


Alguem? :roll:
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Mensagempor NELSON MACIEL » Seg Abr 20, 2009 9:41 pm

Paulo,

Entre em contato com o Tozin, das Baterias Jupiter http://www.bateriasjupiter.com.br , ele é frequentador aqui da Caterva ... Ele vai te auxiliar ...
Nelson Maciel
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Mensagempor Paulo Roussenq » Ter Abr 21, 2009 12:57 am

NELSON MACIEL escreveu:Paulo,

Entre em contato com o Tozin, das Baterias Jupiter http://www.bateriasjupiter.com.br , ele é frequentador aqui da Caterva ... Ele vai te auxiliar ...


Muito obrigado tio Nerso :wink:
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Mensagempor Ricardo Krause » Qui Ago 13, 2009 2:49 pm

José Zuanon escreveu:Aproveitando que esse tópico voltou a ser visitado, meu visinho é fabrincante
de vários tipos de carregadores de bateria, aparelho de solda e outro pra testar baterias....
o Site é
http://www.paulitech.net/

Eu estou usando atualmente este carregador do tipo "inteligente". Acho que é o mais adequado para o nossso perfil de consumidor que geralmente carrega apenas uma bateria de cada vez....
http://www.paulitech.net/vendo.asp?ID=159
Se não me engano o preço está por volta de 200 reais + frete.



Salvoi minha pele, meu pai vende esse carregador na loja de peças agricolas dele, gostaria de saber se ele é bom e agora vc me salvou, valeu!!
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Ricardo Krause
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Mensagempor Ricardo Krause » Qui Ago 13, 2009 4:05 pm

Este tópico está mto bom mesmo, mto esclarecedor...
mais afinal, qual a marca da bateria e o carregador inteligente que o pessoal está utilizando??
abraços
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Mensagempor Leomar Franco » Qui Fev 04, 2010 9:49 am

Deixa eu perguntar uma coisa, comprei um barco com elétrico de 24v, vou ligar 02 baterias FREEDOM DF2000 de 115amp em série para fornecer os 24v, tô com dúvidas quanto ao carregador, estou pensando em comprar um de 24v 15a inteligente para efetuar a carga das baterias de uma vez só, alguém já faz isto??

Estou vendo este carregador aqui:

http://www.netcomerce.com.br/

Alguém conhece??
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Mensagempor Luiz Martinez » Seg Mar 01, 2010 1:08 am

PESSOAL,

QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA A BATERIA APOS O USO?

DEPOIS DA PESCARIA DEVEMOS CARREGAR A BATERIA MESMO QUE A PROXIMA UTILIZACAO SEJA DEPOIS DE UM CERTO TEMPO??? 1 SEMANA, 1 MES OU SEJA NA PROXIMA PESCARIA...RS

ABRACO
PEIXE NÃO ANDA DE CARRO!!!
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Mensagempor Semionovas » Seg Mar 01, 2010 9:06 am

Luiz ,
Quanto mais rápido você recaregar a bateria melhor , bateria descaregada vai sendo danificada com o tempo .

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Mensagempor Luiz Martinez » Seg Mar 01, 2010 1:32 pm

OBRIGADO PELA DICA...
PEIXE NÃO ANDA DE CARRO!!!

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Mensagempor Lucas Cota » Ter Ago 10, 2010 11:52 am

Alguém de Belo Horizonte pode dar uma dica de onde comprar baterias Freedom? Ja procurei por lista de revendedores e nao acho nem a pau. Estou quererndo comprar uma DF 1000 (70ah). Pelo que estou percebendo está saindo na faixa de R$300,00.

Obrigado!
--
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Mensagempor Lucas Cota » Ter Ago 10, 2010 4:12 pm

Freedom DF 1000 70Ah
EM BH achei na loja No-Brake e Cia por R$264,00
Em SP achei na www.esabaterias.com.br por R$230,00 frete gratis na grande SP
--

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Mensagempor Iraides de Freitas » Qui Mai 26, 2011 10:24 pm

Tópico de alto nível. Dá ótima base teórica e prática sobre baterias e seu uso, ajudando muito o pescador.
Então, resumindo, o carregador deve ser inteligente, a bateria de ciclo profunfo/estacionária, carregar imediatamente antes e após o uso e se ficar muito tempo sem uso deixar ligada no carregador inteligente, guarda-la em local suspenso do chão, não deixar descarregar totalmente (usar até 70%) e aí vai...
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Mensagempor Marco Aurélio Codato » Seg Out 17, 2011 8:48 am

alguem pode me indicar um carregador inteligente ?
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Mensagempor Andre Andreasi » Seg Jul 23, 2012 8:19 pm

De antemão, peço desculpas caso ja tenham explicado o que irei perguntar mas confesso que realmente nao encontrei nas respostas dos conpanheiros acima.

Segue minha duvida:

E os tais retificadores de corrente? Funcionam ou apenas /reduzem a degradaçao da bateria? É necessario comprar aqueles carregadores on board tipo minn kotta?

Tenho um amigo que só usa o retificador e a bateria dele sempre da conta da pescaria e ja tem 1 ano e 4 meses. Pescamos com um eletrico 44 lbs e ela nunca nos deixou na mao. Agora nao sei se é sorte ou realmente presta.

Em breve comprarei um 50hp e instalarei um retificador, por isso surgiu a minha duvida.

Abracos e agradeço desde ja.
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+

Mensagempor Angelo Roberto » Ter Jul 24, 2012 8:22 am

Andre Andreasi escreveu:De antemão, peço desculpas caso ja tenham explicado o que irei perguntar mas confesso que realmente nao encontrei nas respostas dos conpanheiros acima.

Segue minha duvida:

E os tais retificadores de corrente? Funcionam ou apenas /reduzem a degradaçao da bateria? É necessario comprar aqueles carregadores on board tipo minn kotta?

Tenho um amigo que só usa o retificador e a bateria dele sempre da conta da pescaria e ja tem 1 ano e 4 meses. Pescamos com um eletrico 44 lbs e ela nunca nos deixou na mao. Agora nao sei se é sorte ou realmente presta.

Em breve comprarei um 50hp e instalarei um retificador, por isso surgiu a minha duvida.

Abracos e agradeço desde ja.



André o retificador de corrente a que vc se refere creio que seja o acoplado diretamente ao motor, se for vai a explicação:

-Este retificador na verdade é um conjunto, retificador + regulador, ele carrega a bateria sim porém só o faz com o motor de popa ligado.

-Ai o tempo de carga da bateria vai depender do descarregamento que sofreu, este tempo de carga normalmente excede 4 horas e dificilmente você rodaria 4 horas com o motor de popa, não carregando corretamente a bateria.

Então passa a ser necessário um carregador externo de preferencia os chamados inteligentes.

Fator muito importante para durabilidade da bateria é sua marca e sua corrente. Qualquer bateria quando carregada degrada, porém é lento e dependente muito do processo de carga.

A dica é uma boa bateria, eu pessoalmente não uso estacionária (não valem a pena em função do preço) mas dou preferencia as de boa marca.

Eu uso uma Delco prata de 100A, carregadinha pesco (tucuna) 2 dias tranquilo.

QQ coisa da um toque.
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Re: +

Mensagempor Andre Andreasi » Ter Jul 24, 2012 9:17 am

Angelo Roberto escreveu:
Andre Andreasi escreveu:De antemão, peço desculpas caso ja tenham explicado o que irei perguntar mas confesso que realmente nao encontrei nas respostas dos conpanheiros acima.

Segue minha duvida:

E os tais retificadores de corrente? Funcionam ou apenas /reduzem a degradaçao da bateria? É necessario comprar aqueles carregadores on board tipo minn kotta?

Tenho um amigo que só usa o retificador e a bateria dele sempre da conta da pescaria e ja tem 1 ano e 4 meses. Pescamos com um eletrico 44 lbs e ela nunca nos deixou na mao. Agora nao sei se é sorte ou realmente presta.

Em breve comprarei um 50hp e instalarei um retificador, por isso surgiu a minha duvida.

Abracos e agradeço desde ja.



André o retificador de corrente a que vc se refere creio que seja o acoplado diretamente ao motor, se for vai a explicação:

-Este retificador na verdade é um conjunto, retificador + regulador, ele carrega a bateria sim porém só o faz com o motor de popa ligado.

-Ai o tempo de carga da bateria vai depender do descarregamento que sofreu, este tempo de carga normalmente excede 4 horas e dificilmente você rodaria 4 horas com o motor de popa, não carregando corretamente a bateria.

Então passa a ser necessário um carregador externo de preferencia os chamados inteligentes.

Fator muito importante para durabilidade da bateria é sua marca e sua corrente. Qualquer bateria quando carregada degrada, porém é lento e dependente muito do processo de carga.

A dica é uma boa bateria, eu pessoalmente não uso estacionária (não valem a pena em função do preço) mas dou preferencia as de boa marca.

Eu uso uma Delco prata de 100A, carregadinha pesco (tucuna) 2 dias tranquilo.

QQ coisa da um toque.


Muito obrigado pela informação. Ja tinha escutado de que uma boa bateria automotiva tambem da certo. O retificador que me referia é exatamente esse que voce falou, aquele acoplado diretamente no motor.
Irei instala-lo e tambem irei adquirir um carregador "inteligente".


Um abraço e agradeço novamente.

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