Baterias, e Carregadores para Motor Elétrico -Verdades/Mitos
- Antonio Carlos
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amigão...eu não vi, mas estava no patio ao lado, quando uma bateria explodiu na Marina...caramba meu...que porrada....parecia uma cabeça de nego...sabe aquelas bombonas de festa junina ??? acho que foi pr sobrecarga, este episódio, especificamente...só sei que deu um medaço...eu carrego carga lentinha...dois amperes...e na area dos fundos de casa...mas sempre meio com medo...durante a noite, quando ninguem podera estar por perto...mas tambem nunca tive eu mesmo problemas...vai ver que o gerente da Marina estava forçando a barra...carga extra rapida...
Pesca e Solta !!
Seu neto agradecerá !!
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- Cleo Pinheiro Q Souza
- ANZOL DE OURO
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- Edson Kurokawa
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Baterias de ciclo profundo
Prezados colegas do CATERVA
Aquiri recentemente um motor elétrico.
Novamente, a grande dúvida, qual a bateria ideal a ser adquirida?
Vendo os relatos anteriores, pude ler várias opiniões de pescadores (baterias de auto, bateria ciclo profundo, tracionárias, etc).
Como carregar? Qual o equipamento ideal? Qual a carga ideal? Como se realiza o processo para otimizar o uso? O que acontece no carregamento?
Quais os parâmetros elétricos que tenho que acompanhar ou medir?
Ou seja, várias dúvidas.
Pesquisando na internet, achei dois textos super interessantes e gostaria de compartilhar com todos:
http://www.mbtenergia.com.br/pdf/Conhec ... terias.pdf
www.1001pilhas.com.br/manual.pdf
São dois excelentes textos que permitem esclarecer várias das dúvidas presentes em todas as discussões anteriores e esclarece-los. No meu caso foi bastante esclarecedor.
Quanto a minha opção de bateria que pretendo adquirir, após ler as experiências, fui fazer uma pesquisa da Delphi Freedom 2000 (Estacionária 115 AH), que foi uma dica do Murilo Dantas e do Kará.
Pesquisando na internet, achei a curva de descarga dessa bateria.
http://i78.photobucket.com/albums/j116/ ... ofundo.jpg
A curva permite relacionar o ciclo de vida da bateria com a profundidade de descarga. Ou seja, a principal informação técnica que permite verificar como é o funcionamento da bateria em função da profundidade de descarga.
Conversando com um assistente técnico de um revendedor, ele me informou que as baterias de automóveis, possuem uma baixa capacidade na relação - ciclos de recarga X profundidade de descarga.
Baterias de automóveis podem ser usadas, desde que, você use somente uma pequena capacidade de profundidade de carga (entre 10 a 20% de profundidade de descarga da mesma e que depende da marca) para não compromete-la e danifica-la permanentemente. Essa é a principal diferença entre a bateria automotiva e a de ciclo profundo.
Conforme a curva da Delphi Freedom 2000, baterias de ciclo profundo podem ser utilizadas em torno de 50% de profundidade de descarga e possuir em torno de 400 ciclos de carga/descarga.
A curva também mostra que após 50% da profundidade de descarga, compromete-se bem o ciclo de vida.
Até baterias de ciclo profundo não devem ser utilizadas em descarga completa ou superior a 50%.
As informações que permitem avaliar o que é uma descarga completa encontrei nos textos acima. São valores que podem ser medidos com um voltímetro e com um amperímetro. Como já possuo um equipamento multiteste, estarei verificando posteriormente, no dia a dia do uso da bateria.
Embora esse tipo de bateria seja bem mais cara que a automotiva, estou optando pela questão de confiabilidade e durabilidade.
Outra questão que me intrigou, foi o relato de um participante que adquiriu uma bateria de ciclo profundo e durou menos de um ano.
Conversando com o assistente técnico, ele me informou sobre a questão marcas. Existem "baterias" e baterias. Algumas marcas são de baixa qualidade e ele me recomendou que sempre optasse por marcas de boa qualidade. Não sei se esse é o caso do relato que li no Caterva.
Esperando poder estar contribuindo, um grande abraço
Edson Kurokawa
Aquiri recentemente um motor elétrico.
Novamente, a grande dúvida, qual a bateria ideal a ser adquirida?
Vendo os relatos anteriores, pude ler várias opiniões de pescadores (baterias de auto, bateria ciclo profundo, tracionárias, etc).
Como carregar? Qual o equipamento ideal? Qual a carga ideal? Como se realiza o processo para otimizar o uso? O que acontece no carregamento?
Quais os parâmetros elétricos que tenho que acompanhar ou medir?
Ou seja, várias dúvidas.
Pesquisando na internet, achei dois textos super interessantes e gostaria de compartilhar com todos:
http://www.mbtenergia.com.br/pdf/Conhec ... terias.pdf
www.1001pilhas.com.br/manual.pdf
São dois excelentes textos que permitem esclarecer várias das dúvidas presentes em todas as discussões anteriores e esclarece-los. No meu caso foi bastante esclarecedor.
Quanto a minha opção de bateria que pretendo adquirir, após ler as experiências, fui fazer uma pesquisa da Delphi Freedom 2000 (Estacionária 115 AH), que foi uma dica do Murilo Dantas e do Kará.
Pesquisando na internet, achei a curva de descarga dessa bateria.
http://i78.photobucket.com/albums/j116/ ... ofundo.jpg
A curva permite relacionar o ciclo de vida da bateria com a profundidade de descarga. Ou seja, a principal informação técnica que permite verificar como é o funcionamento da bateria em função da profundidade de descarga.
Conversando com um assistente técnico de um revendedor, ele me informou que as baterias de automóveis, possuem uma baixa capacidade na relação - ciclos de recarga X profundidade de descarga.
Baterias de automóveis podem ser usadas, desde que, você use somente uma pequena capacidade de profundidade de carga (entre 10 a 20% de profundidade de descarga da mesma e que depende da marca) para não compromete-la e danifica-la permanentemente. Essa é a principal diferença entre a bateria automotiva e a de ciclo profundo.
Conforme a curva da Delphi Freedom 2000, baterias de ciclo profundo podem ser utilizadas em torno de 50% de profundidade de descarga e possuir em torno de 400 ciclos de carga/descarga.
A curva também mostra que após 50% da profundidade de descarga, compromete-se bem o ciclo de vida.
Até baterias de ciclo profundo não devem ser utilizadas em descarga completa ou superior a 50%.
As informações que permitem avaliar o que é uma descarga completa encontrei nos textos acima. São valores que podem ser medidos com um voltímetro e com um amperímetro. Como já possuo um equipamento multiteste, estarei verificando posteriormente, no dia a dia do uso da bateria.
Embora esse tipo de bateria seja bem mais cara que a automotiva, estou optando pela questão de confiabilidade e durabilidade.
Outra questão que me intrigou, foi o relato de um participante que adquiriu uma bateria de ciclo profundo e durou menos de um ano.
Conversando com o assistente técnico, ele me informou sobre a questão marcas. Existem "baterias" e baterias. Algumas marcas são de baixa qualidade e ele me recomendou que sempre optasse por marcas de boa qualidade. Não sei se esse é o caso do relato que li no Caterva.
Esperando poder estar contribuindo, um grande abraço
Edson Kurokawa
- Mário Cardin
- ANZOL DE BRONZE
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- Registrado em: Seg Jul 02, 2007 3:39 pm
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Olá Amigo,
Essa dúvida já foi também debatida lá no site www.flyfishingbrazil.net. Vale a pena dar uma olhada lá.
Uso baterias há uns 15 anos para pescar tucunarés.
Meu carregador é o minn kota original, e ele carrega 5/6 amperes por hora.
A minha primeira bateria de ciclo profundo durou 6,5 anos de vida, porém sempre observei o seguinte:
1. NUNCA deixei a bateria ficar com carga inferior a 30% da sua cap. de acumular energia.
Para saber isso sempre acompanho a carga da bateria com um medidor de carga da própria minn kota. ´
2. Recarregue a bateria sempre antes de usa-la, mesmo que for só um pouquinho de carga
3. Sem uso ela perde a carga. Obs. Nunca deixe-a no chão quando sem uso, pois ela descarrega rápido. Sempre suspensa (mesa por exemplo). Deixo-a sempre dentro de meu barco.
4. NUNCA dê carga rápida. Ela também descarregará rapidamente e se danificará com o tempo. Sempre carga lenta nela.
5. Espero que tenha ajudado em algo. Não li todos os tópicos acima.
Abraço,
Mário
Essa dúvida já foi também debatida lá no site www.flyfishingbrazil.net. Vale a pena dar uma olhada lá.
Uso baterias há uns 15 anos para pescar tucunarés.
Meu carregador é o minn kota original, e ele carrega 5/6 amperes por hora.
A minha primeira bateria de ciclo profundo durou 6,5 anos de vida, porém sempre observei o seguinte:
1. NUNCA deixei a bateria ficar com carga inferior a 30% da sua cap. de acumular energia.
Para saber isso sempre acompanho a carga da bateria com um medidor de carga da própria minn kota. ´
2. Recarregue a bateria sempre antes de usa-la, mesmo que for só um pouquinho de carga
3. Sem uso ela perde a carga. Obs. Nunca deixe-a no chão quando sem uso, pois ela descarrega rápido. Sempre suspensa (mesa por exemplo). Deixo-a sempre dentro de meu barco.
4. NUNCA dê carga rápida. Ela também descarregará rapidamente e se danificará com o tempo. Sempre carga lenta nela.
5. Espero que tenha ajudado em algo. Não li todos os tópicos acima.
Abraço,
Mário
- Beto Akamine
- GARATÉIA DE PRATA
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Re: Baterias
Ou seja.. o senhor está pescando todo final de semana!! Por isso que conhece os verdinhos pelo nome já... ha ha ha.... ...Fábio Gessullo escreveu:Com uso de motor elétrico Minn Kota de 32 libras, a vida destas baterias é pouco mais de 1 ano, algo em torno de 50 a 60 pescarias.
Quem me dera, amigo, quem me dera.... quando vou uma vez por mês fico contente.... rs
Abracaum
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)
Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
(São Inácio de Loyola)
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- Semionovas
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Vejam este site www.bateriasoptima.com.br
são a ultima novidade em baterias náuticas de serviço , as placas são enroladas e são fabricadas para ciclo profundo , isto e, não são apropriadas para partida de motores e sim para descarga continua ,nesta condição duram muito mais que as convencionais
Ainda são muito caras, espero que com o aumento da produção este preço deve cair.
Semionovas
são a ultima novidade em baterias náuticas de serviço , as placas são enroladas e são fabricadas para ciclo profundo , isto e, não são apropriadas para partida de motores e sim para descarga continua ,nesta condição duram muito mais que as convencionais
Ainda são muito caras, espero que com o aumento da produção este preço deve cair.
Semionovas
Não bebo água, pois os peixes fazem sexo dentro dela.
- Breno Arruda
- ANZOL DE OURO
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- MarceloGuerra
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Marcelo Guerra
O carregador de baterias com lâmpada e um perigo para sua bateria ,
se quiser fabricar o seu não vai custar R$ 3,00 reais,ele e composto de um diodo (by127 ou similar ) em serie com a lâmpada e em serie com a bateria , só e necessário verificar a polaridade.
A potencia em W da lâmpada limita a corrente de carga (quanto maior a potencia da lâmpada,maior e a carga da bateria),e o diodo retifica em meia onda a corrente alternada.
Funciona mas você estará colocando a tensão de metade da tenção da rede dividido por 1.42 (raiz quadrada de dois )o que muito acima da tensão máxima de carga para uma bateria ( nas baterias de 12V esta tensão e de 14,7 V ) conforme a bateria vai carregando , como a corrente e constante a tensão vai subindo.Se você controlar a tensão em no Maximo 14,7 V tudo bem ,se deixar passar disto vai desmanchar as placas positivas da bateria e ai só serve para vender por kilo no ferro velho.
Semionovas
O carregador de baterias com lâmpada e um perigo para sua bateria ,
se quiser fabricar o seu não vai custar R$ 3,00 reais,ele e composto de um diodo (by127 ou similar ) em serie com a lâmpada e em serie com a bateria , só e necessário verificar a polaridade.
A potencia em W da lâmpada limita a corrente de carga (quanto maior a potencia da lâmpada,maior e a carga da bateria),e o diodo retifica em meia onda a corrente alternada.
Funciona mas você estará colocando a tensão de metade da tenção da rede dividido por 1.42 (raiz quadrada de dois )o que muito acima da tensão máxima de carga para uma bateria ( nas baterias de 12V esta tensão e de 14,7 V ) conforme a bateria vai carregando , como a corrente e constante a tensão vai subindo.Se você controlar a tensão em no Maximo 14,7 V tudo bem ,se deixar passar disto vai desmanchar as placas positivas da bateria e ai só serve para vender por kilo no ferro velho.
Semionovas
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- Marcio Dalla Costa
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A SOLUÇÃO E COMPRAR UMA BATEIRA DE 100 OU 120 AMPERES E FAZER UM CARREGADOR NO CARRO.ISSO EVITA O CARREGA E DESCARREGA BATERIA OU QUE FIQUE TEMPO PARADA.DEPOIS QUE FIZ ISSO ESQUECI OS PROBLEMAS DE BATERIA.A VIDA UTIL DELA AUMENTA MUITO MUITO MUITO.
CAIXINHA NO PORTA MALAS COM UM RELE FORTE ,CLARO QUE NO CASO USO MEU CARRO O DIA INTEIRO.... ......MAS E UMA BOA SOLUÇÃO.
ESPERO QUE SIRVA PRA ALGUEM
ABRAÇOS
CAIXINHA NO PORTA MALAS COM UM RELE FORTE ,CLARO QUE NO CASO USO MEU CARRO O DIA INTEIRO.... ......MAS E UMA BOA SOLUÇÃO.
ESPERO QUE SIRVA PRA ALGUEM
ABRAÇOS
- Semionovas
- GARATÉIA DE BRONZE
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Delano ,
sua idéia "parece boa" mas tem um erro que e dificil de se entender , o alternador do veiculo tem um sensor que limita a carga da bateria em 14 volts , quando você coloca duas baterias para carregar no mesmo alternador quando qualquer uma delas atingir este valor( 14 v ) o alternador para de enviar carga para as baterias , como as baterias tem uso e capacidade diferentes uma vai descaregar mais que a outra , e a mais descaregada nunca vai carregar totalmente pois a outra vai ativar o sensor do alternador antes disso.
quando se tem mais de uma bateria e nescessário se instalar um separador de baterias eletronico para se poder usar o alternador para carga.
falo com colhecimento de causa , pois já aconteceu comigo , no meu veleiro ,e cheguei a perder uma bateria por causa disso.
este separador só e encontrado em lojas de equipamento náutico , se tiver dificuldade em achar , me de um toque que eu lhe ajudo .
tem diversas configurações de separador , com uma ou duas entradas para quando se tem parelha de motores , e com duas ,tres ou quatro saidas para as baterias.
Semionovas
sua idéia "parece boa" mas tem um erro que e dificil de se entender , o alternador do veiculo tem um sensor que limita a carga da bateria em 14 volts , quando você coloca duas baterias para carregar no mesmo alternador quando qualquer uma delas atingir este valor( 14 v ) o alternador para de enviar carga para as baterias , como as baterias tem uso e capacidade diferentes uma vai descaregar mais que a outra , e a mais descaregada nunca vai carregar totalmente pois a outra vai ativar o sensor do alternador antes disso.
quando se tem mais de uma bateria e nescessário se instalar um separador de baterias eletronico para se poder usar o alternador para carga.
falo com colhecimento de causa , pois já aconteceu comigo , no meu veleiro ,e cheguei a perder uma bateria por causa disso.
este separador só e encontrado em lojas de equipamento náutico , se tiver dificuldade em achar , me de um toque que eu lhe ajudo .
tem diversas configurações de separador , com uma ou duas entradas para quando se tem parelha de motores , e com duas ,tres ou quatro saidas para as baterias.
Semionovas
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- Marcelo Lanzara
- ANZOL DE BRONZE
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E os carregadores inteligentes que ficam ligados na energia o tempo todo???
Tipo esses www.able.com.br
Tenho um há mais de 2 anos, uso pra pescar a noite uma bateria de 45A já usada, também há mais de 1 ano e nunca fiquei na mão... deixo sempre ligada uma lampada de 21W...
Acho que funciona, ou estou enganado?
Abraços
Tipo esses www.able.com.br
Tenho um há mais de 2 anos, uso pra pescar a noite uma bateria de 45A já usada, também há mais de 1 ano e nunca fiquei na mão... deixo sempre ligada uma lampada de 21W...
Acho que funciona, ou estou enganado?
Abraços
- Semionovas
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- Walther Volpini
- ANZOL DE OURO
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Tenho usado uma bateria de gel da marca Newmax de apenas 40 amp/h. (específica para no-break) e recarrego em carregador inteligente.
Num motor de 44 Lbs. e empurrando um BigFish 5014 Console, que é um barco pesado, dura o dia inteiro de pescaria.
Já tenho essa bateria a quase um ano e está perfeita.
Abração
Num motor de 44 Lbs. e empurrando um BigFish 5014 Console, que é um barco pesado, dura o dia inteiro de pescaria.
Já tenho essa bateria a quase um ano e está perfeita.
Abração
- Paulo Roussenq
- ANZOL DE OURO
- Mensagens: 581
- Registrado em: Ter Nov 13, 2007 10:30 pm
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Ola pessoal;
Comprei um elétrico phantom 54lbs e pretendo ultiliza-lo como motor de propulsão com barcos alugados para o capivari, vossoroca e no mangue em morretes...
Estou precisando de ajuda para comprar a bateria, pelo que entendi com este topico devo usar um bateria de ciclo profundo com aproximadamente 100 ~ 115 Ah. Alguem poderia me informar algum lugar em curitiba para eu comprar esta bateria e carregador tb? (que o preço não seja muito salgado )
Muito obrigado...
Comprei um elétrico phantom 54lbs e pretendo ultiliza-lo como motor de propulsão com barcos alugados para o capivari, vossoroca e no mangue em morretes...
Estou precisando de ajuda para comprar a bateria, pelo que entendi com este topico devo usar um bateria de ciclo profundo com aproximadamente 100 ~ 115 Ah. Alguem poderia me informar algum lugar em curitiba para eu comprar esta bateria e carregador tb? (que o preço não seja muito salgado )
Muito obrigado...
In God we trusth!
Catch and Release Forever!
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- Paulo Roussenq
- ANZOL DE OURO
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Alguem?Paulo Roussenq escreveu:Ola pessoal;
Comprei um elétrico phantom 54lbs e pretendo ultiliza-lo como motor de propulsão com barcos alugados para o capivari, vossoroca e no mangue em morretes...
Estou precisando de ajuda para comprar a bateria, pelo que entendi com este topico devo usar um bateria de ciclo profundo com aproximadamente 100 ~ 115 Ah. Alguem poderia me informar algum lugar em curitiba para eu comprar esta bateria e carregador tb? (que o preço não seja muito salgado )
Muito obrigado...
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- NELSON MACIEL
- GARATÉIA DE VIBRANIUM
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- Estado: PR
- Contato:
Paulo,
Entre em contato com o Tozin, das Baterias Jupiter http://www.bateriasjupiter.com.br , ele é frequentador aqui da Caterva ... Ele vai te auxiliar ...
Entre em contato com o Tozin, das Baterias Jupiter http://www.bateriasjupiter.com.br , ele é frequentador aqui da Caterva ... Ele vai te auxiliar ...
Nelson Maciel
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
- Paulo Roussenq
- ANZOL DE OURO
- Mensagens: 581
- Registrado em: Ter Nov 13, 2007 10:30 pm
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Muito obrigado tio NersoNELSON MACIEL escreveu:Paulo,
Entre em contato com o Tozin, das Baterias Jupiter http://www.bateriasjupiter.com.br , ele é frequentador aqui da Caterva ... Ele vai te auxiliar ...
In God we trusth!
Catch and Release Forever!
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- Ricardo Krause
- ANZOL DE PRATA
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- Registrado em: Sex Dez 19, 2008 2:35 pm
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José Zuanon escreveu:Aproveitando que esse tópico voltou a ser visitado, meu visinho é fabrincante
de vários tipos de carregadores de bateria, aparelho de solda e outro pra testar baterias....
o Site é
http://www.paulitech.net/
Eu estou usando atualmente este carregador do tipo "inteligente". Acho que é o mais adequado para o nossso perfil de consumidor que geralmente carrega apenas uma bateria de cada vez....
http://www.paulitech.net/vendo.asp?ID=159
Se não me engano o preço está por volta de 200 reais + frete.
Salvoi minha pele, meu pai vende esse carregador na loja de peças agricolas dele, gostaria de saber se ele é bom e agora vc me salvou, valeu!!
- Ricardo Krause
- ANZOL DE PRATA
- Mensagens: 365
- Registrado em: Sex Dez 19, 2008 2:35 pm
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- Leomar Franco
- ANZOL DE BRONZE
- Mensagens: 181
- Registrado em: Ter Set 28, 2004 4:34 pm
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Deixa eu perguntar uma coisa, comprei um barco com elétrico de 24v, vou ligar 02 baterias FREEDOM DF2000 de 115amp em série para fornecer os 24v, tô com dúvidas quanto ao carregador, estou pensando em comprar um de 24v 15a inteligente para efetuar a carga das baterias de uma vez só, alguém já faz isto??
Estou vendo este carregador aqui:
http://www.netcomerce.com.br/
Alguém conhece??
Estou vendo este carregador aqui:
http://www.netcomerce.com.br/
Alguém conhece??
- Luiz Martinez
- CALOURO
- Mensagens: 36
- Registrado em: Ter Dez 08, 2009 10:41 am
- Cidade:
PESSOAL,
QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA A BATERIA APOS O USO?
DEPOIS DA PESCARIA DEVEMOS CARREGAR A BATERIA MESMO QUE A PROXIMA UTILIZACAO SEJA DEPOIS DE UM CERTO TEMPO??? 1 SEMANA, 1 MES OU SEJA NA PROXIMA PESCARIA...RS
ABRACO
QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA A BATERIA APOS O USO?
DEPOIS DA PESCARIA DEVEMOS CARREGAR A BATERIA MESMO QUE A PROXIMA UTILIZACAO SEJA DEPOIS DE UM CERTO TEMPO??? 1 SEMANA, 1 MES OU SEJA NA PROXIMA PESCARIA...RS
ABRACO
PEIXE NÃO ANDA DE CARRO!!!
------------------------------------
E-MAIL E MSN:
luizmartinez@gmail.com
------------------------------------
E-MAIL E MSN:
luizmartinez@gmail.com
- Semionovas
- GARATÉIA DE BRONZE
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- Luiz Martinez
- CALOURO
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- Registrado em: Ter Dez 08, 2009 10:41 am
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OBRIGADO PELA DICA...
PEIXE NÃO ANDA DE CARRO!!!
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- Lucas Cota
- CALOURO
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- Registrado em: Qua Out 21, 2009 7:43 am
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- Lucas Cota
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- Registrado em: Qua Out 21, 2009 7:43 am
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Freedom DF 1000 70Ah
EM BH achei na loja No-Brake e Cia por R$264,00
Em SP achei na www.esabaterias.com.br por R$230,00 frete gratis na grande SP
EM BH achei na loja No-Brake e Cia por R$264,00
Em SP achei na www.esabaterias.com.br por R$230,00 frete gratis na grande SP
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Lucas Cota
Lucas Cota
- Iraides de Freitas
- ANZOL DE ALUMÍNIO
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- Registrado em: Sex Ago 14, 2009 2:34 pm
- Cidade:
Tópico de alto nível. Dá ótima base teórica e prática sobre baterias e seu uso, ajudando muito o pescador.
Então, resumindo, o carregador deve ser inteligente, a bateria de ciclo profunfo/estacionária, carregar imediatamente antes e após o uso e se ficar muito tempo sem uso deixar ligada no carregador inteligente, guarda-la em local suspenso do chão, não deixar descarregar totalmente (usar até 70%) e aí vai...
Então, resumindo, o carregador deve ser inteligente, a bateria de ciclo profunfo/estacionária, carregar imediatamente antes e após o uso e se ficar muito tempo sem uso deixar ligada no carregador inteligente, guarda-la em local suspenso do chão, não deixar descarregar totalmente (usar até 70%) e aí vai...
- Marco Aurélio Codato
- ANZOL DE BRONZE
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- Registrado em: Sex Out 23, 2009 4:38 pm
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- Andre Andreasi
- CALOURO
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- Registrado em: Seg Fev 21, 2011 6:07 pm
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De antemão, peço desculpas caso ja tenham explicado o que irei perguntar mas confesso que realmente nao encontrei nas respostas dos conpanheiros acima.
Segue minha duvida:
E os tais retificadores de corrente? Funcionam ou apenas /reduzem a degradaçao da bateria? É necessario comprar aqueles carregadores on board tipo minn kotta?
Tenho um amigo que só usa o retificador e a bateria dele sempre da conta da pescaria e ja tem 1 ano e 4 meses. Pescamos com um eletrico 44 lbs e ela nunca nos deixou na mao. Agora nao sei se é sorte ou realmente presta.
Em breve comprarei um 50hp e instalarei um retificador, por isso surgiu a minha duvida.
Abracos e agradeço desde ja.
Segue minha duvida:
E os tais retificadores de corrente? Funcionam ou apenas /reduzem a degradaçao da bateria? É necessario comprar aqueles carregadores on board tipo minn kotta?
Tenho um amigo que só usa o retificador e a bateria dele sempre da conta da pescaria e ja tem 1 ano e 4 meses. Pescamos com um eletrico 44 lbs e ela nunca nos deixou na mao. Agora nao sei se é sorte ou realmente presta.
Em breve comprarei um 50hp e instalarei um retificador, por isso surgiu a minha duvida.
Abracos e agradeço desde ja.