Baterias, e Carregadores para Motor Elétrico -Verdades/Mitos
Enviado: Seg Mar 06, 2006 10:39 am
Olá Pessoal, é o seguinte, em seguidas pescarias tenho obtido problemas com baterias, isso que tenho 3, e o pessoal da minha marina se enrola pra deixar elas carregadas...
Pra me auxiliar, e pra auxiliar pessoas que tem as mesmas dúvidas estou lançando este ´tópico que em partes já foi discutido e mto aqui...
Bom antes de mais nada, vou postar dois textos breves que achei na Net...
1º Texto retirado de uma descrição de produto do Mercado Livre:
"O ideal para uma Carga Rápida de bateria é ser
com corrente de 5 amperes constantes
Antes de comprar um carregador de Baterias converse com seu Técnico de Injeção Eletronica, com seu Mecanico, com seu Eletricista, ou com algum Engenheiro Elétrico amigo.
Pergunte - lhes:
1 - O que acontece se der partida em um carro c/ injeção eletronica com um carregador ligado ?
2 - O que acontece se voce ligar componentes eletronicos com o carregador de baterias conectado e ligado
3 - O que acontece se voce carrega uma bateria 12V com um uma carga superior a 5 Amperes ?
4 - O que acontece se Voce carrega uma Bateria com um carregador feito com uma Lampada ?
As Respostas, deverão ser:
1 - O módulo de injeção irá queimar.
2 - Os componentes poderão se queimar.
3 - Superaquece e depois de 4 / 5 recargas terá que trocar a Bateria.
4 - Superaquece e depois de 4 / 5 recargas terá que trocar a Bateria.
Considerações:
A carga ideal para uma Bateria deve ocorrer em no máximo 13,8 Volts e no Máximo 5 Amperes. Acima de 13,8V ocorre o superaquecimento da Bateria comprometendo-a. E acima de 5 amperes ocorre a mesma coisa, a bateria irá superaquecer podendo reduzir a vida útil, colar as placas ou até mesmo queimar.
Com um carregador de 5 Amperes voce pode carregar Baterias de qualquer Amperagem, 100,200,500 AH. Haverá um aumento no tempo de recarga para as amperagems maiores.
Os carregadores utilizado nas Auto Elétricas trabalham com 5 amperes. Portanto carregador acima de 5 Amperes só irá superaquecer sua Bateria, propiciando a cola das placas em 4/5 recargas.
A afirmação de que o carregador precisa ser de 10% da capacidade nominal da bateria para que ele consiga carregá-la não condiz com a realidade. Neste caso uma Bateria de 200 Amperes necessitaria de um carregador de 20 amperes e isso destruiria a bateria pois ela iria ferver em minutos, e a amperagem máxima recomendada para carregamento é de 5 amperes. O que determina o carregamento da bateria é a voltagem que é enviado. Assim uma bateria de 12 Volts deve receber no máximo 13,8 V acima disso o aquecimento irá acontecer. E nesta voltagem de carga não haverá resistencia alguma para carregar ainda que a bateria esteja quase carregada
Já os carregadores Feitos com Lampada, podem ser usados como alternativa de emergencia para carregar sua Bateria.
Se voce estiver em um local onde não é possivel obter uma transferencia de carga de uma outra bateria (com a popular chupeta) ou se não existe um local próximo para lhe propiciar uma carga rápida,"
2º Texto retirado doWebPesca
Baterias para motor elétrico
"Muita gente que adquire um motor elétrico não sabe que tipo de bateria comprar e acaba usando as automotivas que, após algumas pescarias, perdem a capacidade de armazenagem. Na verdade, as baterias próprias para motor elétrico são as de ciclo profundo. As automotivas são projetadas para fornecer uma grande corrente em um pequeno intervalo de tempo (tipicamente 200 a 400 ampères em 5 ou 15 segundos). Em compensação não aceitam ser descarregadas mais que 10% de sua capacidade nominal.
Já as baterias de ciclo profundo - ou estacionárias, como são mais conhecidas - fornecem corrente elétrica estável de forma contínua e prolongada (iluminação de emergência, nobreaks, centrais telefônicas etc.). Elas podem ser descarregadas até 60% de sua capacidade nominal.
Geralmente, as baterias chumbo-ácidas são de eletrólito líquido ou eletrólito geleado. As de eletrólito líquido podem ser do tipo standart (com acesso ao eletrólito para medições e adição de água) ou de baixa manutenção, das quais não existe acesso ao eletrólito. Nas baterias seladas, o eletrólito se torna uma espécie de gelatina pela adição de sílica.
Capacidade
A capacidade das baterias é medida em ampère X hora, ou seja, a corrente que pode ser fornecida durante determinado tempo até que a bateria esteja completamente descarregada. Usualmente, esta medida é feita em um período de 20 horas, embora alguns fabricantes apresentem valores medidos em outros intervalos. Assim, uma bateria de ciclo profundo de 100Ah fornecerá 5 ampères por 20 horas até a descarga completa. Como uma bateria não pode ser completamente descarregada, teremos uma capacidade nominal e uma capacidade efetiva (utilizável). No caso anterior, a capacidade nominal é de 100Ah; a capacidade efetiva será de 60Ah (60%).
Para se saber o estado de carga de uma bateria, é importante lembrar que ela é considerada 100% carregada quando apresentar uma tensão de 2,10v por célula (12,6v para os seis elementos) e completamente descarregada quando apresentar 1,75v por célula (10,5v para os seis elementos), medidas estas efetuadas sob carga nominal. O melhor jeito de medir o estado da carga é utilizar um voltímetro digital com precisão melhor que 5% (qualquer loja de eletrônica possui tais aparelhos a partir de R$ 20,00)
Mas como escolher a bateria certa? A coisa mais importante é ver no motor elétrico qual é a potência de operação por hora. Um motor de 36lb, por exemplo, gasta cerca de 30Ah/h numa bateria de 100Ah, respeitando 60% da capacidade nominal. É possível usar com segurança esse motor elétrico por 3 horas seguidas em potência máxima. Mas como o motor é usado para posicionar o barco, calcula-se que essa bateria dure o dia todo de pescaria, se ela acontecer numa lagoa sem correnteza.
Para recarregar a bateria de forma segura sem danificá-la, o recomendável é que seja usado um carregador de reposição lenta, pelo menos 10 horas, que não forneça mais que 15% de Ah nominal.
Dicas úteis
Nunca adicione água antes da carga, SEMPRE, depois. A exceção é somente se o eletrólito estiver exposto.
Dê preferência às baterias do tipo Standart com eletrólito líquido.
Baterias chumbo-ácidas não têm efeito memória. Ao contrário do que muitos pensam, não devem ser descarregadas totalmente, sob hipótese nenhuma.
Fuja de carregadores automotivos. Eles "fritam" as baterias em pouco tempo.
Para gerenciar o consumo e o saldo de Ah da bateria, existem aparelhos específicos no mercado. Eles são importantes para evitar surpresas no meio da pescaria. Fique ligado!
Outras citações sobre o assunto no Caterva:
viewtopic.php?t=1707&highlight=bateria
viewtopic.php?t=5205&highlight=bateria
viewtopic.php?t=2923&highlight=bateria
Após isso:
Pergunto..
- Quais são as verdades e os mitos a respeito?
- Baterias devem ser sempre carregadas com 5 amperes de corrente?
- Os Carregadores, qual é a capacidade máxima de carga?
- Qual é a vida útil de uma bateria normal e uma de ciclo profundo?
- Uma vez totalmente carregada a bateria, ela pode perder sua carga com o tempo, caso não se utilize em breve a mesma?
- Uma vez totalmente descarregada, quantas vezes ela aguenta ser carregada?
- Por que quando fraca, se vc deixa o elétrico um pouco em repouso, ela dá uma carga inicial, e logo enfraquece novamente? parece que ela junta forças..
Bom pessoal, todas informações que vocês puderem adicionar serão mto bem vindas pra esclarescer bem este tópico.
Um abração!!
Pra me auxiliar, e pra auxiliar pessoas que tem as mesmas dúvidas estou lançando este ´tópico que em partes já foi discutido e mto aqui...
Bom antes de mais nada, vou postar dois textos breves que achei na Net...
1º Texto retirado de uma descrição de produto do Mercado Livre:
"O ideal para uma Carga Rápida de bateria é ser
com corrente de 5 amperes constantes
Antes de comprar um carregador de Baterias converse com seu Técnico de Injeção Eletronica, com seu Mecanico, com seu Eletricista, ou com algum Engenheiro Elétrico amigo.
Pergunte - lhes:
1 - O que acontece se der partida em um carro c/ injeção eletronica com um carregador ligado ?
2 - O que acontece se voce ligar componentes eletronicos com o carregador de baterias conectado e ligado
3 - O que acontece se voce carrega uma bateria 12V com um uma carga superior a 5 Amperes ?
4 - O que acontece se Voce carrega uma Bateria com um carregador feito com uma Lampada ?
As Respostas, deverão ser:
1 - O módulo de injeção irá queimar.
2 - Os componentes poderão se queimar.
3 - Superaquece e depois de 4 / 5 recargas terá que trocar a Bateria.
4 - Superaquece e depois de 4 / 5 recargas terá que trocar a Bateria.
Considerações:
A carga ideal para uma Bateria deve ocorrer em no máximo 13,8 Volts e no Máximo 5 Amperes. Acima de 13,8V ocorre o superaquecimento da Bateria comprometendo-a. E acima de 5 amperes ocorre a mesma coisa, a bateria irá superaquecer podendo reduzir a vida útil, colar as placas ou até mesmo queimar.
Com um carregador de 5 Amperes voce pode carregar Baterias de qualquer Amperagem, 100,200,500 AH. Haverá um aumento no tempo de recarga para as amperagems maiores.
Os carregadores utilizado nas Auto Elétricas trabalham com 5 amperes. Portanto carregador acima de 5 Amperes só irá superaquecer sua Bateria, propiciando a cola das placas em 4/5 recargas.
A afirmação de que o carregador precisa ser de 10% da capacidade nominal da bateria para que ele consiga carregá-la não condiz com a realidade. Neste caso uma Bateria de 200 Amperes necessitaria de um carregador de 20 amperes e isso destruiria a bateria pois ela iria ferver em minutos, e a amperagem máxima recomendada para carregamento é de 5 amperes. O que determina o carregamento da bateria é a voltagem que é enviado. Assim uma bateria de 12 Volts deve receber no máximo 13,8 V acima disso o aquecimento irá acontecer. E nesta voltagem de carga não haverá resistencia alguma para carregar ainda que a bateria esteja quase carregada
Já os carregadores Feitos com Lampada, podem ser usados como alternativa de emergencia para carregar sua Bateria.
Se voce estiver em um local onde não é possivel obter uma transferencia de carga de uma outra bateria (com a popular chupeta) ou se não existe um local próximo para lhe propiciar uma carga rápida,"
2º Texto retirado doWebPesca
Baterias para motor elétrico
"Muita gente que adquire um motor elétrico não sabe que tipo de bateria comprar e acaba usando as automotivas que, após algumas pescarias, perdem a capacidade de armazenagem. Na verdade, as baterias próprias para motor elétrico são as de ciclo profundo. As automotivas são projetadas para fornecer uma grande corrente em um pequeno intervalo de tempo (tipicamente 200 a 400 ampères em 5 ou 15 segundos). Em compensação não aceitam ser descarregadas mais que 10% de sua capacidade nominal.
Já as baterias de ciclo profundo - ou estacionárias, como são mais conhecidas - fornecem corrente elétrica estável de forma contínua e prolongada (iluminação de emergência, nobreaks, centrais telefônicas etc.). Elas podem ser descarregadas até 60% de sua capacidade nominal.
Geralmente, as baterias chumbo-ácidas são de eletrólito líquido ou eletrólito geleado. As de eletrólito líquido podem ser do tipo standart (com acesso ao eletrólito para medições e adição de água) ou de baixa manutenção, das quais não existe acesso ao eletrólito. Nas baterias seladas, o eletrólito se torna uma espécie de gelatina pela adição de sílica.
Capacidade
A capacidade das baterias é medida em ampère X hora, ou seja, a corrente que pode ser fornecida durante determinado tempo até que a bateria esteja completamente descarregada. Usualmente, esta medida é feita em um período de 20 horas, embora alguns fabricantes apresentem valores medidos em outros intervalos. Assim, uma bateria de ciclo profundo de 100Ah fornecerá 5 ampères por 20 horas até a descarga completa. Como uma bateria não pode ser completamente descarregada, teremos uma capacidade nominal e uma capacidade efetiva (utilizável). No caso anterior, a capacidade nominal é de 100Ah; a capacidade efetiva será de 60Ah (60%).
Para se saber o estado de carga de uma bateria, é importante lembrar que ela é considerada 100% carregada quando apresentar uma tensão de 2,10v por célula (12,6v para os seis elementos) e completamente descarregada quando apresentar 1,75v por célula (10,5v para os seis elementos), medidas estas efetuadas sob carga nominal. O melhor jeito de medir o estado da carga é utilizar um voltímetro digital com precisão melhor que 5% (qualquer loja de eletrônica possui tais aparelhos a partir de R$ 20,00)
Mas como escolher a bateria certa? A coisa mais importante é ver no motor elétrico qual é a potência de operação por hora. Um motor de 36lb, por exemplo, gasta cerca de 30Ah/h numa bateria de 100Ah, respeitando 60% da capacidade nominal. É possível usar com segurança esse motor elétrico por 3 horas seguidas em potência máxima. Mas como o motor é usado para posicionar o barco, calcula-se que essa bateria dure o dia todo de pescaria, se ela acontecer numa lagoa sem correnteza.
Para recarregar a bateria de forma segura sem danificá-la, o recomendável é que seja usado um carregador de reposição lenta, pelo menos 10 horas, que não forneça mais que 15% de Ah nominal.
Dicas úteis
Nunca adicione água antes da carga, SEMPRE, depois. A exceção é somente se o eletrólito estiver exposto.
Dê preferência às baterias do tipo Standart com eletrólito líquido.
Baterias chumbo-ácidas não têm efeito memória. Ao contrário do que muitos pensam, não devem ser descarregadas totalmente, sob hipótese nenhuma.
Fuja de carregadores automotivos. Eles "fritam" as baterias em pouco tempo.
Para gerenciar o consumo e o saldo de Ah da bateria, existem aparelhos específicos no mercado. Eles são importantes para evitar surpresas no meio da pescaria. Fique ligado!
Outras citações sobre o assunto no Caterva:
viewtopic.php?t=1707&highlight=bateria
viewtopic.php?t=5205&highlight=bateria
viewtopic.php?t=2923&highlight=bateria
Após isso:
Pergunto..
- Quais são as verdades e os mitos a respeito?
- Baterias devem ser sempre carregadas com 5 amperes de corrente?
- Os Carregadores, qual é a capacidade máxima de carga?
- Qual é a vida útil de uma bateria normal e uma de ciclo profundo?
- Uma vez totalmente carregada a bateria, ela pode perder sua carga com o tempo, caso não se utilize em breve a mesma?
- Uma vez totalmente descarregada, quantas vezes ela aguenta ser carregada?
- Por que quando fraca, se vc deixa o elétrico um pouco em repouso, ela dá uma carga inicial, e logo enfraquece novamente? parece que ela junta forças..
Bom pessoal, todas informações que vocês puderem adicionar serão mto bem vindas pra esclarescer bem este tópico.
Um abração!!