RESUMO PARA PROVA DE ARRAIS AMADOR

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
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Maruyama
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RESUMO PARA PROVA DE ARRAIS AMADOR

Mensagempor Maruyama » Qua Out 19, 2011 1:11 pm

- Pra quem vai fazer a prova de Arrais , preparei um resumo das pricipais questões , isso não desobriga a ler toda à apostila . é apenas um resumo . Boa leitura.


RESUMO ARRAIS AMADOR
1 - Na situação de rumos cruzados, quem tem a preferência de passagem ?
A que avistar a outra pelo seu Bombordo e vê a luz verde

2 - Uma embarcação alcançada, a outra tem preferência de passagem , ou não, e como deve se proceder tal manobra ?
Não, a que esta com maior velocidade, alcançadora, deverá manobrar para passar pela outra a frente.

3 - Toda manobra deverá ser feita de que forma ?
Franca e positivamente, feita com ampla antecedência, demonstrando a outra, que houve alteração de movimento.

4 - Em canais estreitos as embarcações devem:
Navegar pela margem mais próxima a seu Boreste e sempre manobrar para boreste quando verificar risco de colisão.

5 – O que vem a ser velocidade de segurança e o que devemos fazer quando cruzamos com outras embarcações atracadas ou fundeadas ou mesmo localizadas a margens de rios e canais ?
É a velocidade que possibilita uma ação apropriada e eficaz de evitar uma colisão e de parar a embarcação a uma distância segura, devemos diminuir a velocidade.

6 – As luzes de navegação mais comuns em uma embarcação de esporte e recreio são:
Uma luz branca a vante , uma luz branca de alcançado, luzes verde e encarnada combinada.

7 – Dois apitos longos seguidos de dois curtos significa:
Estou passando por bombordo

8 – Dois apitos longos e seguidos de um curto significa:
Estou passando por boreste

9 – Embarcação com Reboque de menos de 200 metros de comprimento deverá exibir:
Duas luzes brancas no mastro

10 – Embarcação com reboque de mais de 200 metros de comprimento deve exibir:
Três luzes brancas no mastro.

11 – Embarcações de esporte e recreio sem propulsão a motor, com menos de 5 metros estão:
Dispensadas de usar buzina ou outro dispositivo que a substitua.

12 – São sinais de perigo, exceto:
Um balão preto içado no mastro principal ou onde melhor possa ser visto.

13 –Holofote deve ser utilizado:
Em rios estreitos para iluminar as curvas.

14 – São sinais de balizamento, exceto:
Sinais de ponte e sinais de perigo.

15 – O sistema de balizamento poderá ser dotado de um sistema que emite um sinal na tela do radar e que facilita portanto, a sua identificação. Como se chama este dispositivo ?
Racon

16 – Qual o único caso em que utilizamos um balizamento dobrado, com dois sinais iguais ?
Perigo isolado não registrado na carta náutica.

17 – O balizamento que indica águas seguras, possui as cores
Branca e Encarnada

18 - O balizamento que indica perigo isolado, possui as cores:
Preta e encarnada

19 – O balizamento que indica qual o quadrante que, a partir dele, temos águas seguras tem cores:
Amarela e Preta

20 – A noite a cor da luz emitida pelo balizamento de canal preferencial a bombordo é
Encarnada

21 – A noite a cor da luz emitida pelo balizamento de canal preferencial a boreste é:
Verde

22 – A noite, a cor das luzes de sinais cardinais, perigo isolado e água seguras é:
Branca

23 – A numeração do balizamento de canal segue a :
Ordem crescente, a partir da entrada do canal

24 - Numa ponte que atravessa o rio , observou-se DOIS LOSANGOS AMARELOS, um ligado ao outro pelos pontos laterais, isso significa :
Trafego permitido em sentido único.

25 - Numa ponte que atravessa o rio , observou-se UM LOSANGOS AMARELO, , isso significa :
Trafego permitido nos dois sentidos.

26 – Durante o dia, observou-se uma haste em forma de pilar, com duas esferas pretas na parte de cima, provavelmente estamos diante de :
Um perigo isolado

27 – Os cabos principais são:
Lançante , Espringues e Travesses

28 – As fainas de fundear ou suspender devem ser feitas sempre observando:
As condições de vento, corrente e maré , procurando afiliar-se ao que predominar mais.

29 – Para que utilizamos a bóia de arrinque ?
Para identificar onde a âncora ficou no fundo.

30 – São partes da embarcação:
Proa , Popa, Quilha, Bordos e Convés.

31- Uma embarcação com hélice, com rotação a direita, com leme ao meio, partindo do repouso e hélice em marcha ré, a proa guinará para:
Boreste lentamente.

32 – Uma embarcação com hélice , com rotação a direita, com leme a boreste, partindo do repouso e hélice em marcha avante, a proa guinará para:
Boreste lentamente.

33 – Uma embarcação com hélice, com rotação a direita, com leme a boreste, partindo do repouso e hélice em marcha ré, a proa guinará para:
Boreste lentamente

34 – Uma embarcação com hélice, com rotação a direita, com leme a bombordo, partindo do repouso e hélice em marcha avante , a proa guinará para:
Bombordo lentamente

35 – A âncora mais comum a bordo das embarcações de esporte e recreio é a :
Danforth

36 – São partes do leme:
Madre, Cana e Porte

37 – Deve se fundear a embarcação de esporte e recreio com âncora Danforth evitando os fundeadouros detença de:
Areia Dura

38 – Para se pegar uma bóia, para amarrarmos uma embarcação, devemos proceder:
Aproados a ele, com pouco seguimento.

39 - Para suspender de um fundeadouro, devemos:
Ir recolhendo a âncora com maquina devagar a diante, caso a amarra testada para avante.

40 - Uma embarcação ao visual da minha, para existir, com certeza de colisão, deverá apresentar a seguinte situação :
Marcação constante e distancia diminuindo

41- Qual das correlações abaixo está totalmente correta ?
Boreste – lado direito, Bombordo lado esquerdo , , A avante fica na frente, A ré fica atrás.

42 – As distâncias na carta náutica, são medidas em que escala e em que unidade são expressas:
Escala de latitude e milhas náuticas

43 – Os rumos nas cartas náuticas, variam de 000 a 360 graus e são orientados a partir de um ponto de partida, até o ponto de chegada. Qual o instrumento de navegação que é utilizado para medir a distância entre esses pontos ?
Compasso de navegação

44 – Para determinar a latitude de um ponto na carta náutica, devemos:
A partir do paralelo mais próximo, tirar a distância até o ponto e transporta-la com o auxilio da régua paralela ou do compasso de navegação, até a escala de latitude e ler o valor.

45 - Para determinar a longitude de um ponto na carta náutica, devemos:
A partir do meridiano mais próximo, tirar a distância até o ponto e transporta-la com o auxilio da régua paralela ou do compasso de navegação, até a escala de latitude e ler o valor.

46 – A declinação magnética local é utilizada para:
Ser aplicada ao rumo da agulha, junto com seus desvios, para se determinar o rumo verdadeiro, na carta náutica

47 – Existe um valor que é encontrado no interior da rosa dos ventos e é multiplicado pelo total de anos de edição da carta náutica , até o ano atual, e este valor é somado ou subtraído da declinação magnética do local. Este valor é ?
O aumento anual

48 – Qual a publicação que explica e mostra o significado de todos os símbolos e abreviamentos contidos nas cartas náuticas ?
Carta 12000, Simbolos, Abreviaturas e Termos

49 – Estou na Cabine de comando e começo a sentir cheiro de queimado vindo do motor. Qual o extintor portátil que deverei pegar ?
Espuma

50 – Os sistemas fixos de combate e incêndios são:
Sistema com difusores fixos

51 – Qual a frequência de sopros por minutos, numa respiração boca a boca ?
De 10 a 15 sopros

52 – Qual a frequência ideal de compressão e descompressão do peito, na massagem cardíaca ?
60 compressões por minuto

53 – Na respiração boca a boca eu sempre devo :
Deixar a cabeça da vitima para trás

54 – A vitima de choque elétrico precisa:
Ser afastada do contato com a corrente elétrica, utilizando material não condutor de eletricidade.

55 – São cuidados importantes com o torniquete, exceto:
Nunca aperta-las

56 – Patrono da Marinha:
Almirante Barroso

57 – Dia do Marinheiro:
13 de dezembro

58 – São equipamentos de salvatagem, exigidos em embarcações de esporte e recreio, exceto:
Baleeira.

59 – O que deve ser amarrado na bóia circular, para facilitar o resgate de alguém que caiu na água ?
Um cabo flutuante com alça de mão.

60 – Nunca devemos:
Afundar a marca do limite mínimo de flutuação

61 – Nunca devenos:
Exceder o limite permitido de pessoas a bordo

62 – O excesso de peso, em partes altas dacembarcação ou má distribuição de pesos em relação as laterais da embarcação prejudica a :
Estabilidade da embarcação

63 – As cobras podem ser identificadas como venenosas ou não através de:
Suas pupilas e Rabos

64 – A maior cobra que existe e passa quase toda a vida na água é:
A Sucuri

65 – São deveres do Comandante , exceto:
Inspecionar sua embarcação pelo menos uma vez por dia, para verificar condições anormais.

66 – É passível de ocorrer interrupção de singradura quando:
Estiver com excesso de lotação

67 – É passível de ocorrer interrupção de singradura quando :
A embarcação estiver em péssimo estado de conservação

68 – É passível de ocorrer a apreensão da embarcação quando:
For utilizada comercialmente.

69 – É obrigatório sua apresentação, antes de sair barra afora:
Plano de navegação

70 – Os coletes Classe II são exigidos nas embarcações de esporte e recreio:
Apenas para as de interior de porto

71 – Para embarcações de esporte e recreio, de navegação costeira, com mais de 12 metros é exigido:
Dotação de duas bóias circulares c/fugineno, retibida e dispositivo de iluminação automática.

72 - A bússola e a bomba de esgoto manual não são exigidas nas embarcações de esporte e recreio:
Da navegação de interior de porto.

73 – O que é proibido fazer com embarcações de esporte e recreio, se ela for classificada para turismo e diversão ?
O seu aluguel.

74 – O equipamento de comunicação em VHF-Maritimo é obrigatório para embarcações de esporte e recreio:
De alto mar e da navegação costeira

75 – São duas situações que geram o cancelamento da inscrição de embarcação
O naufrágio e o abandono.
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Mensagempor Jefte Teixeira - Jé » Qua Out 19, 2011 1:59 pm

Muito Bom... Parabéns Maru, é muito útil e prático..

Abração.

Jefte Petricoski Teixeira
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Edson Marques
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Mensagempor Edson Marques » Qua Out 19, 2011 4:09 pm

Valeu muito lega e útil!
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Mensagempor Rodrigo Maciel Mendes » Qua Out 19, 2011 10:42 pm

Putz veio a calhar...Valeu vou fazer a prova final do mês ... ...

Valeu mesmo obrigado deveria ficar fixo esse tópico!

Abs
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Carlos Magno
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Mensagempor Carlos Magno » Dom Out 23, 2011 2:18 pm

BÃO!!!...
:lol: :lol: :lol:
CARLOS MAGNO FOUREAUX - MAGUINHO
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Pratique segurança, direito e responsabilidade de todos.
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Fernando Maia
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Mensagempor Fernando Maia » Dom Out 23, 2011 5:05 pm

Grande Maru...valeu!
Farei a prova em breve!!!!
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Mensagempor Gilson Pasternak » Ter Out 25, 2011 8:40 pm

Muito bom Maru.
Muito obrigado.

At
Gilson
http://www.naclinho.com/
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Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
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Maruyama
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Mensagempor Maruyama » Qui Out 27, 2011 3:54 pm

Fernando Maia escreveu:Grande Maru...valeu!
Farei a prova em breve!!!!


- Grande Fernando , estude a apostila inteira , pois muitas vezes caem coisas inuteis como as uteis tambem , vai depender da sorte , mas no geral 40 questões são bastante variadas.

- Maru
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Re: RESUMO PARA PROVA DE ARRAIS AMADOR

Mensagempor Marco Aurélio Perizzolo » Ter Mar 13, 2012 12:45 am

1 - Na situação de rumos cruzados, quem tem a preferência de passagem ?
A que avistar a outra pelo seu Bombordo e vê a luz verde

2 - Uma embarcação alcançada, a outra tem preferência de passagem , ou não, e como deve se proceder tal manobra ?
Não, a que esta com maior velocidade, alcançadora, deverá manobrar para passar pela outra a frente.

3 - Toda manobra deverá ser feita de que forma ?
Franca e positivamente, feita com ampla antecedência, demonstrando a outra, que houve alteração de movimento.

5 – O que vem a ser velocidade de segurança e o que devemos fazer quando cruzamos com outras embarcações atracadas ou fundeadas ou mesmo localizadas a margens de rios e canais ?
É a velocidade que possibilita uma ação apropriada e eficaz de evitar uma colisão e de parar a embarcação a uma distância segura, devemos diminuir a velocidade.

12 – São sinais de perigo, exceto:
Um balão preto içado no mastro principal ou onde melhor possa ser visto.

15 – O sistema de balizamento poderá ser dotado de um sistema que emite um sinal na tela do radar e que facilita portanto, a sua identificação. Como se chama este dispositivo ?
Racon

16 – Qual o único caso em que utilizamos um balizamento dobrado, com dois sinais iguais ?
Perigo isolado não registrado na carta náutica.

19 – O balizamento que indica qual o quadrante que, a partir dele, temos águas seguras tem cores:
Amarela e Preta

21 – A noite a cor da luz emitida pelo balizamento de canal preferencial a boreste é:
Verde

22 – A noite, a cor das luzes de sinais cardinais, perigo isolado e água seguras é:
Branca

23 – A numeração do balizamento de canal segue a :
Ordem crescente, a partir da entrada do canal

30 – São partes da embarcação:
Proa , Popa, Quilha, Bordos e Convés.

31- Uma embarcação com hélice, com rotação a direita, com leme ao meio, partindo do repouso e hélice em marcha ré, a proa guinará para:
Boreste lentamente.

35 – A âncora mais comum a bordo das embarcações de esporte e recreio é a :
Danforth

37 – Deve se fundear a embarcação de esporte e recreio com âncora Danforth evitando os fundeadouros detença de:
Areia Dura

40 - Uma embarcação ao visual da minha, para existir, com certeza de colisão, deverá apresentar a seguinte situação :
Marcação constante e distancia diminuindo

44 – Para determinar a latitude de um ponto na carta náutica, devemos:
A partir do paralelo mais próximo, tirar a distância até o ponto e transporta-la com o auxilio da régua paralela ou do compasso de navegação, até a escala de latitude e ler o valor.

48 – Qual a publicação que explica e mostra o significado de todos os símbolos e abreviamentos contidos nas cartas náuticas ?
Carta 12000, Simbolos, Abreviaturas e Termos

49 – Estou na Cabine de comando e começo a sentir cheiro de queimado vindo do motor. Qual o extintor portátil que deverei pegar ?
Espuma

50 – Os sistemas fixos de combate e incêndios são:
Sistema com difusores fixos

51 – Qual a frequência de sopros por minutos, numa respiração boca a boca ?
De 10 a 15 sopros

52 – Qual a frequência ideal de compressão e descompressão do peito, na massagem cardíaca ?
69 compressões por minuto

53 – Na respiração boca a boca eu sempre devo :
Deixar a cabeça da vitima para trás

55 – São cuidados importantes com o torniquete, exceto:
Nunca aperta-las

58 – São equipamentos de salvatagem, exigidos em embarcações de esporte e recreio, exceto:
Baleeira.

59 – O que deve ser amarrado na bóia circular, para facilitar o resgate de alguém que caiu na água ?
Um cabo flutuante com alça de mão.

61 – Nunca devenos:
Exceder o limite permitido de pessoas a bordo

62 – O excesso de peso, em partes altas dacembarcação ou má distribuição de pesos em relação as laterais da embarcação prejudica a :
Estabilidade da embarcação

63 – As cobras podem ser identificadas como venenosas ou não através de:
Suas pupilas e Rabos

70 – Os coletes Classe II são exigidos nas embarcações de esporte e recreio:
Apenas para as de interior de porto

75 – São duas situações que geram o cancelamento da inscrição de embarcação
O naufrágio e o abandono.[/quote]


Cara, fiz a prova quinta passada, e cairam essas ai!
+/-, hehehe
"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados."

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Fernando Maia
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Mensagempor Fernando Maia » Ter Mar 13, 2012 1:26 am

Farei a prova na próxima sexta!!!!
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Mensagempor Thiago Weiss » Ter Mar 27, 2012 7:25 pm

cara... valeu mesmo... sabado agora dia 31, vou fazer a aula... e dia 19 vai ser a prova... vamo ve... aqui, concerteza será mais uma fonte de estudo... hehehe
abraços!!!
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
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Mensagempor Maxy Motores de Popa » Ter Out 08, 2013 3:12 pm

mais uma ajuda sobre sinalização e balizamento fluvial e lacustre no link abaixo:
http://www.clubedoarrais.com/?p=527
FÁBIO SCARPARO
MOTOR DE POPA MAXY 15 Hp
16-3011 1249
16-98149 0636
skype: fabio.cecilio.scarparo
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Mensagempor NELSON MACIEL » Seg Out 21, 2013 4:07 pm

Maxy Motores de Popa escreveu:mais uma ajuda sobre sinalização e balizamento fluvial e lacustre no link abaixo:
http://www.clubedoarrais.com/?p=527


Ótima contribuição
Nelson Maciel
/ctf

FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
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Sandro Felizardo
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Mensagempor Sandro Felizardo » Qua Fev 05, 2014 11:09 pm

Alguém sabe qual site mostra as cidades que terão as provas.
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Mensagempor Victor Hozumi Kochi » Seg Jun 23, 2014 10:41 pm

Obrigado pela dica maru.
PESCA ESPORTIVA O ÚNICO CAMINHO.
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Marcio Villatore
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Simulado para ARRAIS Amador

Mensagempor Marcio Villatore » Seg Ago 25, 2014 8:48 pm

Se interessar, segue link de simulado para Arrais Amador.
Me ajudou muito para tirar algumas duvidas.

http://www.vanderleidespachante.com.br/ ... ais-amador

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