Bass Boat Trick x Fibralar Tucunaré (para motor 75)

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Marcelo Prado
CALOURO
Mensagens: 46
Registrado em: Sex Mar 27, 2009 6:33 pm
Cidade:

Bass Boat Trick x Fibralar Tucunaré (para motor 75)

Mensagem por Marcelo Prado » Dom Mar 28, 2010 9:22 pm

Seria de grande ajuda se vocês contribuirem com informações para sanar algumas duvidas, possuo um motor jonhson 75 e gostaria de monta-lo em um casco para pesca esportiva!
Estou procurando pricipalmente custo-benefico, navegabilidade e segurança pois onde eu pesco, represa de Xavantes existem areas desabrigadas bem perigosas qdo chega aquele ventinho sul brabo (sai de baixo).
Tinha até cogitado em comprar um big fish 5014 console, mas to achando mto motor pra ele!
As outras opções de casto ultrapassam a faixa de 15 mil (valor do casco)?
Obrigado pela atenção Marcelo.
Avatar do usuário
Luiz Mortate
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 288
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 5:28 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Mortate » Seg Mar 29, 2010 8:36 am

ja ouvi falar muito bem dos fibralar em marolas,
Avatar do usuário
Tardeli
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5628
Registrado em: Qui Nov 24, 2005 3:47 pm
Cidade:

Mensagem por Tardeli » Seg Mar 29, 2010 10:39 am

Eu ia de Trick.
Com 15 mil você terá um excelente barco, muuuito melhor que os de aluminio e vai sobrar algum....rs
Abs

Tardeli
Avatar do usuário
Markinhos Hamamura
ANZOL DE OURO
Mensagens: 543
Registrado em: Seg Dez 19, 2005 4:12 pm
Cidade:

Mensagem por Markinhos Hamamura » Seg Mar 29, 2010 11:01 am

Também iria de trick!

ainda mais que agora o juarez está fazendo a versão com um cockpit só.

abs!
Avatar do usuário
Maruyama
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7571
Registrado em: Qui Fev 23, 2006 8:25 am
Cidade:

Mensagem por Maruyama » Seg Mar 29, 2010 11:07 am

- Sei la viu ? , sempre tive barcos de aluminio , mas na minha opnião eu iria de Tucunaré , o Trick tem um acabamento melhor , tem o apelo de Bass Boat , mas em se tratando de grandes marolas só tem duas embarcações nessa categoria que enfrentam sem muitas dificuldades o Tucunaré e o Bassway.

- Maru
Imagem
Avatar do usuário
Diego Rudek
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 3:41 am
Cidade:

Mensagem por Diego Rudek » Seg Mar 29, 2010 6:30 pm

vai de tucunaré!
o trick pode ter um acabamento melhor, mas o tucunaré ficou show!
pode ir sem medo!
"Pra cevar peixe graudo eu faço de tudo pra não trabaia"
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Seg Mar 29, 2010 7:13 pm

Muito bem, vamos lá... mais uma vez... hehehehe

TRICK (eu tenho) x TUCUNARE Fibralar

Primeiro, sou MUITO amigo do Jorge, dono da Fibralar e o mesmo com o Juarez da Bass Boat - não ganho nada falando bem de um ou de outro. O que vou falar aqui é pura e simplesmente a minha opinião pelo que conheço dos dois barcos - E CONHECO os dois barcos - e muito bem.

Não vou falar nada de novo, mas vamos juntar os prós e contra por aqui.

O Tucunaré da Fibralar na minha opinião - é uma lancha de passeio que foi adaptada para a pesca esportiva. E por este motivo mantem alguns erros de projetos que são muito ruins para o uso que daremos nela - ou seja PESCARIA.

Isso o Trick dá de balaiada nela. Pois é feito para pesca esportiva, com compartimentos e tamanhos compativeis com as nossas pescarias.

Aqui uma foto do barco do Alex - uma tucunaré.

Imagem

Imagem

Imagem

Como podemos ver - o barco não tem um local exclusivamente dedicado ao motor elétrico - o que obriga a ter que instala-lo praticamente para fora do casco - ele não tem uma borda apropriada para isto.

Enquanto que no Trick sim, tem um espaço especialmente criado para isto.

Imagem
Veja aqui especialmente este detalhe.

Imagem

Espaço na plataforma dianteira. No Trick, varas de até 6' ficam bem acomodadas na plataforma, maiores que estas acabam ficando com as pontas para fora. No entanto, na Tucunaré o comprimento da plataforma de proa é reduzido, obrigando a deixar as varas para fora. Isso se dá porque o console dos barcos da Fibralar são mais no meio da embarcação - fato mais comum em barcos de passeio.

Imagem
Aqui a maior vara na plataforma é uma de 5'9" que uso na amazonia com as zaras. Esta foto é um frame de um video, por isso a qualidade mais baixa.

Imagem

Outro fator é o comportamento do barco durante a pescaria - no caso do Trick ele fica muito baixo, muito próximo da linha da água - o que facilita muito bem o arremesso - principalmente o de precisão e melhora significativamente na hora de tirar um peixe da água, pois estamos mais perto da linha dágua - a tucunaré é mais alta.

Imagem

Imagem

Imagem

Estabilidade durante a pescaria - neste quesito não tenho foto da Tucunaré e nem muito informação - mas no Trick, olhe por esta foto, estamos 3 pessoas na plataforma dianteira - quase todos de um lado só e o barco se mantem alinhado com o horizonte.

Imagem

Gosto do Jorge e acho que a Fibralar está crescendo e tem bons cascos enquanto HIDRICA, mas ainda precisa melhorar na configuração do casco na parte das plataformas. Este casco Tucunaré na minha opinião, e eu falo isso pro Jorge, ele não tem uma estética muito boa, precisa melhorar no desenho e precisa melhorar na praticidade para a pesca esportiva.

Neste torneio de Formiga, que é a última foto - pegamos uma tempestade no meio do lago de Furnas, e quem conhece o lago sabe do que eu to falando - estavamos em 3 no barco e voltamos em segurança navegando a quase 40 mph sem passar nenhum aperto - só tivemos que parar uma hora porque a chuva era forte demais e estava doendo no rosto as gotas.

Ponto forte da Tucunaré - é um casco um pouco mais leve que o Trick - mas não seja a ser uma grande diferença.

Sinceramente, minha opinião aqui é na tentativa de ajudar ao amigo e a Fibralar, que precisa conhecer os pontos fracos deste casco para que possa melhorar - tem muito puxa saco que vive falando maravilhas de tudo e as pessoas vão achando que o produto está perfeito - não, precisa de melhorias para andar junto com os outros da mesma categoria.

Existem pontos fracos no Trick - sim, existem - mas hoje, avaliando um com o outro - o trick é sem dúvida a melhor opção para um motor de 75 hp - que é o meu caso - tenho um 75 hp etec.

Aqui um vídeo do meu barco com um 75
<object width="853" height="505"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/VAKS7VxflcM&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/VAKS7VxflcM&hl ... 2=0x9461ca" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="853" height="505"></embed></object>
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Maruyama
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7571
Registrado em: Qui Fev 23, 2006 8:25 am
Cidade:

Mensagem por Maruyama » Seg Mar 29, 2010 9:17 pm

- Zeca , todos os meses vejo os Bass boats , Tricks e Quests nas provas e sinceramente nunca vi ninguem andando a 40 mph sob marolas e ondas provocadas pelos ventos e tempestades , no máximo vejo o pessoal diminuindo a marcha , encharcados pelo respingos e com a bomba de porão a todo vapor.
- Outra coisa se o Tucunaré tem detalhes a ser melhorado isso ficou claro, mas penso que Vc. como proprietário de um Trick deva saber o que tem que ser melhorado no mesmo , daría pra nos contar ?.
- To pensando em num futuro próximo comprar um de fibra , mas priorizando a segurança de navegação em condições adversas , porque em água lisa até um Jangada é seguro.

- Maru
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Costa
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 473
Registrado em: Qua Jul 09, 2008 10:43 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Costa » Seg Mar 29, 2010 9:31 pm

Olha amigo,

sou usuário de Fibralar e naveguei um pouco em vários cascos antes de me decidir.
Acho que a Fibralar evolui muito em acabamento e sempre vão faltar detalhes e acertos em todos os barcos, mesmo porque o que é excelente pra um pode não ser tão bom para o outro.
O Zeca deu uma explicação muito detalhada das duas embarcações e foi bem coerente nas colocações.
Mas com tudo que já foi dito, se sua prioridade é segurança, vai de Fibralar ( é a minha opinião ).

Grande abraço!
Imagem

Quando eu pescava com meu avô, pegavamos cem peixes por dia!
Com meu pai cem por semana!
Agora com minha filha, por mês.
Pesque e Solte é o único caminho!!
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Seg Mar 29, 2010 9:58 pm

Maruyama escreveu:- Zeca , todos os meses vejo os Bass boats , Tricks e Quests nas provas e sinceramente nunca vi ninguem andando a 40 mph sob marolas e ondas provocadas pelos ventos e tempestades , no máximo vejo o pessoal diminuindo a marcha , encharcados pelo respingos e com a bomba de porão a todo vapor.
- Outra coisa se o Tucunaré tem detalhes a ser melhorado isso ficou claro, mas penso que Vc. como proprietário de um Trick deva saber o que tem que ser melhorado no mesmo , daría pra nos contar ?.
- To pensando em num futuro próximo comprar um de fibra , mas priorizando a segurança de navegação em condições adversas , porque em água lisa até um Jangada é seguro.

- Maru
Maru, sabendo por onde passar é relativamente tranquilo. No caso desta tempestade a gente se molhou bastante mas chegou tranquilo. Já peguei ondas piores e tive mesmo que reduzir, neste caso era seguro navegar.

Bom, vamos aos pontos que eu melhoraria no Trick.

1. O porta-varas dele, quando colocamos uma vara de comprimento acima de 5'9" a ponteira ultrapassa a área com carpet e entra em contato com as fiações no castelo de proa. Talvez se estivesse algum tipo de revestimento e cuidado com isso seria muito útil. Principalmente pra gente que gosta de pescar bass, e usa varas maiores que este tamanho isso evitaria correr o risco de arrancar uma ponteira ou mesmo uma ponteira quebrada.

2. A distribuição de peso no trick poderia ser melhor, trazendo a bateria do elétrico para frente ou mesmo modificando o tanque, colocando ele mais para o centro do barco ou mesmo embaixo do banco.

3. Melhorar na montagem, cuidando para que as tubulações, conectores e fiações tenham um padrão melhor. Isso facilita o entendimento na hora de dar manutenção.

4. Troca do tipo do cunho usado no barco - os que estão no meu podem até cortar a linha por ter algumas bordas mais vivas.

5. Troca do modelo dos bancos - neste caso sou a favor de seguir os usados nos barcos americanos - quem já sentou no banco de um tracker sabe o que eu to falando.

6. Melhoria no espaço do cockpit - isso acho que já esta sendo feito - mas para pessoas acima dos 1,70m é complicado.

7. Aqui entra uma questão de instalação e pode ser opicional. Todo mundo sabe que na pescaria a gente prepara o barco com pouca luz e depois, na volta da pescaria é sempre a noite ou no início dela - instalação de luzes de cortesia no interior da plataforma de popa (2 lampadas) - uma lampada no interior do porta-varas - duas lampadas na plataforma de proa e duas lampadas no interior do cockpit. Fiz isto no meu e foi MUITO BARATO e dá uma ajuda que não tem preço - mandei pro Juarez e ele instalou pra mim.

8. Melhorar a acomodação dos tubos dos bancos, dos próprios bancos e o barco VIR COM REMOS de fábrica já preparados para afixação na tampa da plataforma trazeira.

9. Instalação de mangueira do tanque de gasolina no exterior do casco - com segurança pra evitar a entrada de água.

10. Entrega do barco com um manual explicando os primeiros passos com a nova máquina e os cuidados necessários.

Bom, listando assim de primeira... estes 10 seriam boas coisas para melhorar.
Editado pela última vez por Alexandre Estanislau (Zeca) em Ter Mar 30, 2010 11:22 am, em um total de 1 vez.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Seg Mar 29, 2010 10:10 pm

Rodrigo Costa escreveu:Olha amigo,

sou usuário de Fibralar e naveguei um pouco em vários cascos antes de me decidir.
Acho que a Fibralar evolui muito em acabamento e sempre vão faltar detalhes e acertos em todos os barcos, mesmo porque o que é excelente pra um pode não ser tão bom para o outro.
O Zeca deu uma explicação muito detalhada das duas embarcações e foi bem coerente nas colocações.
Mas com tudo que já foi dito, se sua prioridade é segurança, vai de Fibralar ( é a minha opinião ).

Grande abraço!
Rodrigão, a fishing 490 é um excelente barco e é o melhor em acabamento da Fibralar - e confesso que realmente o Jorge melhorou muito - lembro de ver o que ele fez para o Luizão e lembro de falar com ele ao telefone - felizmente ele deu ouvidos não somente a mim como a outros. E isso melhorou muito - falei com o Jorge e ele disse que o novo está melhor ainda - estou curioso pra ver. Ainda não ví o seu... Mas vc tem razão - o Fishing 490 é um excelente casco para condições mais adversas. Ai cada um precisa colocar na balança o que é mais importante.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Alexandre Dick
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6099
Registrado em: Seg Set 25, 2006 10:40 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Dick » Ter Mar 30, 2010 12:46 am

Se vai navegar em Marola, vai de Tucunaré ... se os locais onde vc navega não faz marola grande, vai de Trick.

A navegabilidade de uma e de outra na onda, é absurda !!! :D

Abç
Stress é o intervalo entre uma pescaria e outra.
Imagem

PESQUE ... MOSTRE e SOLTE !!

Alexandre Augusto Dick
xandy_182@hotmail.com
Avatar do usuário
Maruyama
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7571
Registrado em: Qui Fev 23, 2006 8:25 am
Cidade:

Mensagem por Maruyama » Ter Mar 30, 2010 7:56 am

- Valeu a explicação Zéca , tu és o cara.

- Maru
Imagem
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Mensagem por João Rogério » Ter Mar 30, 2010 8:31 am

Maru... eu já andei a 53Mh com marolão grande, daquelas ondonas que formam quando venta forte em Guaratuba, mas era no classic e não no trick... te digo que depois de 5 minutos, parece que o rim vai soltar do corpo te tanta dor! hahahhaa!!!! Mas o barco se comporta como deve, apesar das batidas fortíssimas, a sensação de segurança é absurda.
Abraços,
J R
"Que as pulgas de mil camelos infestem o C* daquele que estragar seu dia e que os braços dele sejam muito curtos pra coçar!"
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Re: Bass Boat Trick x Fibralar Tucunaré (para motor 75)

Mensagem por João Rogério » Ter Mar 30, 2010 8:35 am

Marcelo Prado escreveu:Seria de grande ajuda se vocês contribuirem com informações para sanar algumas duvidas, possuo um motor jonhson 75 e gostaria de monta-lo em um casco para pesca esportiva!
Estou procurando pricipalmente custo-benefico, navegabilidade e segurança pois onde eu pesco, represa de Xavantes existem areas desabrigadas bem perigosas qdo chega aquele ventinho sul brabo (sai de baixo).
Tinha até cogitado em comprar um big fish 5014 console, mas to achando mto motor pra ele!
As outras opções de casto ultrapassam a faixa de 15 mil (valor do casco)?
Obrigado pela atenção Marcelo.
Se o problema é onda grande... acho que eu iria de Bass Way, já deu uma olhadinha nesse casco da Way Brasil? Tem um barco desses montado de um sócio lá no clube, o Tomé... e ele sai até pra fora da barra com ele. Diz que é muito seguro e corta onda que é uma beleza!
Abraços,
J R
"Que as pulgas de mil camelos infestem o C* daquele que estragar seu dia e que os braços dele sejam muito curtos pra coçar!"
Avatar do usuário
Maruyama
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7571
Registrado em: Qui Fev 23, 2006 8:25 am
Cidade:

Mensagem por Maruyama » Ter Mar 30, 2010 8:48 am

João Rogério escreveu:Maru... eu já andei a 53Mh com marolão grande, daquelas ondonas que formam quando venta forte em Guaratuba, mas era no classic e não no trick... te digo que depois de 5 minutos, parece que o rim vai soltar do corpo te tanta dor! hahahhaa!!!! Mas o barco se comporta como deve, apesar das batidas fortíssimas, a sensação de segurança é absurda.
- Uhahahahahha que coisa eim JR ? , mas depois que vi um doido fazendo cavalinho de pau com um Bass boat no capivari e Bass Boat trepado em cima de galho de mangue passei a acreditar de que louco de tudo quanto é tipo e que ninguem vai pra terra dos pés junto antes da hora, mas sempre é bom se prevenir uhahahahahahahahahah.

- Maru
Imagem
Avatar do usuário
Rafael Tsuyoshi Ruiz
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 365
Registrado em: Seg Out 15, 2007 2:07 pm
Cidade:

Mensagem por Rafael Tsuyoshi Ruiz » Ter Mar 30, 2010 8:53 am

Os de fibra eu nao sei nada, e tenho muita curiosidade de navegar.
Mas nao como funciona a fabricação do tucunare, mas na Maresias vc monta seu barco do jeito que vc quiser, nao vai ter problema da borda no eletrico, espaço de plataforma, etc..
segue o site da loja(se nao puder é só avisar q eu tiro)
www.maresiasnautica.com.br/
O Marcio é muito atencioso e te da varias dicas
abraço
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Mar 30, 2010 11:14 am

Rafael Tsuyoshi Ruiz escreveu:Os de fibra eu nao sei nada, e tenho muita curiosidade de navegar.
Mas nao como funciona a fabricação do tucunare, mas na Maresias vc monta seu barco do jeito que vc quiser, nao vai ter problema da borda no eletrico, espaço de plataforma, etc..
segue o site da loja(se nao puder é só avisar q eu tiro)
www.maresiasnautica.com.br/
O Marcio é muito atencioso e te da varias dicas
abraço
Os barcos de fibra são feito em formas - então eles são pré-definidos de fábrica. Se não tem na forma o jeito é adaptar ou instalar como vimos da Tucunaré. Na fabricação com alumínio é outra coisa, porque na grande maioria das vezes é necessário o castelo de proa para dar sustentação com casco, o que gera espaço para o motor elétrico - mas no de fibra precisa ser planejado antes e feito na forma - e uma forma custa caro pra fazer e mais caro pra mudar.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Mar 30, 2010 11:33 am

Maruyama escreveu:- Valeu a explicação Zéca , tu és o cara.

- Maru
Obrigado... e lembrei de mais coisas.

11. Instalação de caixas removíveis, como no novo Classic - isso facilita a limpeza.

12. Instalação de bomba para encher e esvaziar o viveiro ou melhoria no sistema atual - isto evita que ele sempre fique molhado - mesmo quando não iremos utilizar. O viveiro é muito bom, nunca morreu um peixe no meu, mas pode melhorar.

13. Instalação de um banco pequeno entre os bancos do barco, para uma terceira pessoa ficar mais confortável.

14. Melhoria na porta do porta-luvas - a fibra ali é um pouco fina e pode quebrar facilmente.

15. Instalação de chaves nos principais compartimentos - mais segurança.

16. Se o tanque for para debaixo dos bancos - preparar um espaço na plataforma de popa para acomodação dos coletes e capas de chuva.

17. Já deixar preparado um local para prender um tanque de reserva com no mínimo 10 litros de gasolina - que em um motor 75 é quase uma hora de navegação - e o tanque já vir junto com a embarcação.

18. Deixar preparado um local para deixar o óleo reserva. É comum as pessoas esquecerem de conferir o óleo e só ver quando a luz ascende no painel.

Muito do que falei aqui são melhorias que todos os barcos poderiam ter. São coisas que podem modificar o valor final do casco, mas seriam coisas que um dono mais atento teria.

Uma outra coisa que eu acho importante e eu tenho no meu - um kit de chaves para o barco - para todos os tamanhos de porcas e parafusos usados no barco - eu tenho um kit que consigo apertar qualquer parafuso na embarcação e na carreta - levo no barco comigo. Se precisar trocar uma hélice tenho a chave, se precisar apertar os prendedores do barco, tem uma chave... se precisar soltar o motor de popa tb tem a chave... se precisar regular a tensão do cabo do motor elétrico tenho a chave de fenda correta.

Isso é um opcional que poderia ser vendido. Por exemplo - eu tenho uma frontier - e tenho a minha carreta, outro dia eu notei que a chave de rodas da frontier não é a mesma da carreta - sorte minha que ate aquele momento eu não tinha precisado desta chave. Fui em uma loja e comprei a chave correta e ela anda junto com o barco.

Esta ai, um bom tópico - o que uma carreta precisa ter... de cara vir com uma chave correta para as rodas e um manual explicativo de manutenção com desenho esquemático das peças.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1406
Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
Cidade:

Mensagem por Rui A. Merlin » Ter Mar 30, 2010 3:27 pm

É isso aí pessoal, vão discutindo e eu vou aprendendo. Assim, quando fôr comprar meu novo casco, já estarei sabendo um pouco mais e a minha decisão será mais para a minha necessidade.
Avatar do usuário
Tardeli
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5628
Registrado em: Qui Nov 24, 2005 3:47 pm
Cidade:

Mensagem por Tardeli » Ter Mar 30, 2010 3:46 pm

Gostaria de saber o tamanho das marolas onde esse barco vai navegar.
As piores que já peguei até hoje foram em Santos, isso porque no porto, não tem uma sequencia as marolas, elas vem de todos os lados e de todos os tamanhos.
Em represas, elas costuma ser mais uniformes. Dái com um barco como o Trick, tenho certeza que passa tranquilo e com mais velocidade que com um de aluminio.
Já naveguei de Bassboat em Serra da Mesa a mais de 40 mp/h em um dia que os barcos de aluminio não saiam no canal principal.
Se for pegar marolas de verdade, como as de costeiras por exemplo, eu compraria um Bassway como disse o JR. Se for para usar em represas, ia de Trick, Quest 258 ou Quest 160 de olhos fechados.
Abs

Tardeli
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Mar 30, 2010 4:48 pm

Tardeli escreveu:Gostaria de saber o tamanho das marolas onde esse barco vai navegar.
As piores que já peguei até hoje foram em Santos, isso porque no porto, não tem uma sequencia as marolas, elas vem de todos os lados e de todos os tamanhos.
Em represas, elas costuma ser mais uniformes. Dái com um barco como o Trick, tenho certeza que passa tranquilo e com mais velocidade que com um de aluminio.
Já naveguei de Bassboat em Serra da Mesa a mais de 40 mp/h em um dia que os barcos de aluminio não saiam no canal principal.
Se for pegar marolas de verdade, como as de costeiras por exemplo, eu compraria um Bassway como disse o JR. Se for para usar em represas, ia de Trick, Quest 258 ou Quest 160 de olhos fechados.
Inclusive, andar PLAINADO em marolas costuma ser mais confortável do que mais lento e com o barco arrastando na água - muitas vezes o tamanho da marola não é tão grande e mais uniforme - e ao plainar o barco ele se levanta na água, e o que fica em contato com a água é somente a rabeta - quando o barco está bem acertado - e vc vai passar com a maior parte do casco acima das marolas - por este motivo um barco com maior motorização anda melhor em situações complicadas e na maioria das marolas dá sim pra passar a 40 milhas tranquilo, mas tem que conhecer um pouco do barco - a primeira vez que peguei marola no meu trick eu passei aperto - mesmo... nao conhecia os limites do barco - depois que me acostumei - fico tranquilo tranquilo... mas nao pode relaxar - que é nestas horas que a m**** acontece.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Adilson Dallasta
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 416
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 5:35 pm
Cidade:

MAROLAS

Mensagem por Adilson Dallasta » Ter Mar 30, 2010 6:48 pm

BOA TARDE .

SEMPRE USEI BARCO DE ALUMINIO , ONDE PESCO NUNCA TIVE PROBLEMAS A REPRESA DE SALTO OSÓRIO É MUITO TRANQUILA PORQUE É RELATIVAMENTE PEQUENO . PORÉM TENHO TENTADO AMPLIAR MINHAS VIAGENS PARA LOCAIS PARA MIM DESCONHECIDOS E EM UMA DAS MINHAS VIAGENS QUASE NÃO VOLTEI PARA CASA COM MEU MARUJO CLX 6 COM 75 HP , FOI NA PROVA DO ICLI EM FOZ DO IGUAÇU NO FIM DO ANO PASSADO MINHAS ALMAS , O MEU PARCEIRO ENTORNOU O ALUMINIO DE TANTO SE AGARRAR NA BORDA DO BARCO , NUNCA PASSEI POR ALGO SEMELHANTE EM 20 ANOS DE PESCARIAS . TANTO QUE JÁ DESDE ESTE DIA ME DECIDI POR UM BARCO TIPO BASSBOAT . E REALMENTE MINHA GENTE ENQUANTO EU ESTAVA LÁ PRESTES A AFUNDAR , VIA OS BARCOS DE FIBRA ( BASSBOAT CLASSIC, TRICK , BASSWAY ) PASSAREM NO 'PAU' AO MEU LADO ... ... ... GRAÇAS A DEUS TUDO CERTO .

PORTANTO SE PENSA EM SEGURANÇA ABANDONE O TEU BARCO DE ALUMINIO , SE NÃO PUDER , TENHA CUIDADO .
Avatar do usuário
Anderson Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 564
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 3:12 pm
Cidade:

Mensagem por Anderson Ferreira » Ter Mar 30, 2010 10:00 pm

zeca escreveu:
Maruyama escreveu:- Valeu a explicação Zéca , tu és o cara.

- Maru
Obrigado... e lembrei de mais coisas.

11. Instalação de caixas removíveis, como no novo Classic - isso facilita a limpeza.

12. Instalação de bomba para encher e esvaziar o viveiro ou melhoria no sistema atual - isto evita que ele sempre fique molhado - mesmo quando não iremos utilizar. O viveiro é muito bom, nunca morreu um peixe no meu, mas pode melhorar.

13. Instalação de um banco pequeno entre os bancos do barco, para uma terceira pessoa ficar mais confortável.

14. Melhoria na porta do porta-luvas - a fibra ali é um pouco fina e pode quebrar facilmente.

15. Instalação de chaves nos principais compartimentos - mais segurança.

16. Se o tanque for para debaixo dos bancos - preparar um espaço na plataforma de popa para acomodação dos coletes e capas de chuva.

17. Já deixar preparado um local para prender um tanque de reserva com no mínimo 10 litros de gasolina - que em um motor 75 é quase uma hora de navegação - e o tanque já vir junto com a embarcação.

18. Deixar preparado um local para deixar o óleo reserva. É comum as pessoas esquecerem de conferir o óleo e só ver quando a luz ascende no painel.

Muito do que falei aqui são melhorias que todos os barcos poderiam ter. São coisas que podem modificar o valor final do casco, mas seriam coisas que um dono mais atento teria.

Uma outra coisa que eu acho importante e eu tenho no meu - um kit de chaves para o barco - para todos os tamanhos de porcas e parafusos usados no barco - eu tenho um kit que consigo apertar qualquer parafuso na embarcação e na carreta - levo no barco comigo. Se precisar trocar uma hélice tenho a chave, se precisar apertar os prendedores do barco, tem uma chave... se precisar soltar o motor de popa tb tem a chave... se precisar regular a tensão do cabo do motor elétrico tenho a chave de fenda correta.

Isso é um opcional que poderia ser vendido. Por exemplo - eu tenho uma frontier - e tenho a minha carreta, outro dia eu notei que a chave de rodas da frontier não é a mesma da carreta - sorte minha que ate aquele momento eu não tinha precisado desta chave. Fui em uma loja e comprei a chave correta e ela anda junto com o barco.

Esta ai, um bom tópico - o que uma carreta precisa ter... de cara vir com uma chave correta para as rodas e um manual explicativo de manutenção com desenho esquemático das peças.

Zeca,
Concordo com quase todas os seus comentários, por sinal excelentes, acredito que podemos melhorar muito nossos barcos apenas aplicando o perfeccionismo que eles realmente merecem, afinal de contas, estamos falando dos grandes barcos produzidos em nosso país.
Parabéns pelo tópico, e principalmente pelos comentários!!
Grande abraço a todos
"AJUDANDO A PRESERVAR...O PEIXE NUNCA VAI FALTAR"
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: MAROLAS

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Mar 31, 2010 11:54 am

Adilson Dallasta escreveu:BOA TARDE .

SEMPRE USEI BARCO DE ALUMINIO , ONDE PESCO NUNCA TIVE PROBLEMAS A REPRESA DE SALTO OSÓRIO É MUITO TRANQUILA PORQUE É RELATIVAMENTE PEQUENO . PORÉM TENHO TENTADO AMPLIAR MINHAS VIAGENS PARA LOCAIS PARA MIM DESCONHECIDOS E EM UMA DAS MINHAS VIAGENS QUASE NÃO VOLTEI PARA CASA COM MEU MARUJO CLX 6 COM 75 HP , FOI NA PROVA DO ICLI EM FOZ DO IGUAÇU NO FIM DO ANO PASSADO MINHAS ALMAS , O MEU PARCEIRO ENTORNOU O ALUMINIO DE TANTO SE AGARRAR NA BORDA DO BARCO , NUNCA PASSEI POR ALGO SEMELHANTE EM 20 ANOS DE PESCARIAS . TANTO QUE JÁ DESDE ESTE DIA ME DECIDI POR UM BARCO TIPO BASSBOAT . E REALMENTE MINHA GENTE ENQUANTO EU ESTAVA LÁ PRESTES A AFUNDAR , VIA OS BARCOS DE FIBRA ( BASSBOAT CLASSIC, TRICK , BASSWAY ) PASSAREM NO 'PAU' AO MEU LADO ... ... ... GRAÇAS A DEUS TUDO CERTO .

PORTANTO SE PENSA EM SEGURANÇA ABANDONE O TEU BARCO DE ALUMINIO , SE NÃO PUDER , TENHA CUIDADO .
Quando tomei a decisão de comprar um barco assim foi exatamente pelo mesmo motivo que vc relatou. Estava em Três Marias e pegamos um temporal que eu nunca ví ondas daquele tamanho a não ser no mar. Chegamos vivos e salvos, mas daquele dia em diante eu jurei que só voltaria ali com o meu barco e um barco apropriado. Hoje navego sem problemas. Mas em certas situações o mais indicado mesmo é parar e esperar em algum lugar abrigado.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Mar 31, 2010 11:58 am

Anderson Ferreira escreveu: Zeca,
Concordo com quase todas os seus comentários, por sinal excelentes, acredito que podemos melhorar muito nossos barcos apenas aplicando o perfeccionismo que eles realmente merecem, afinal de contas, estamos falando dos grandes barcos produzidos em nosso país.
Parabéns pelo tópico, e principalmente pelos comentários!!
Grande abraço a todos
Opa... muito obrigado!!!

Sobre os barcos nacionais.
Também acho... se um fabricante pegar os tópicos aqui, nao só este, mas todos e der uma lida - ele fabrica o melhor barco do Brasil.

Mas estamos melhorando - a Bass Boat tem contrato com o Roald Andreata como consultor - ele é uma pessoa que entende e muito e é um excelente pescador, o que coloca a visão dele sobre os barcos da bass boat - e isso tem rendido muitos frutos. Veja o Classic, já é um trabalho realizado a partir desta consultoria. Virão boas coisas por ai.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Marcelo Prado
CALOURO
Mensagens: 46
Registrado em: Sex Mar 27, 2009 6:33 pm
Cidade:

Re: Bass Boat Trick x Fibralar Tucunaré (para motor 75)

Mensagem por Marcelo Prado » Qua Mar 31, 2010 5:51 pm

Nossa eu pedi dicas , ñ uma aula ou um doutorado no assunto!!!!
AHAHAHAHAHAH
Gente muito obrigado pelas colaborações e atenção, acho que ñ só minhas duvidas como as de mtos foram respondidas.
Enviei e-mails as duas fabricas estou aguardando resposta dos orçamentos!
Enquanto isso um abraço!!!!
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Bass Boat Trick x Fibralar Tucunaré (para motor 75)

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Mar 31, 2010 6:20 pm

Marcelo Prado escreveu:Nossa eu pedi dicas , ñ uma aula ou um doutorado no assunto!!!!
AHAHAHAHAHAH
Gente muito obrigado pelas colaborações e atenção, acho que ñ só minhas duvidas como as de mtos foram respondidas.
Enviei e-mails as duas fabricas estou aguardando resposta dos orçamentos!
Enquanto isso um abraço!!!!
hehehehe, pois é, as vezes a gente não sabe escrever pouco... é que acho muito importante este tipo de coisa. Quanto mais eu puder ajudar nestes pontos eu farei - porque ralei muito pra comprar o meu barco e se os amigos puderem pular este caminho, melhor.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Rodrigo Esteves
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7798
Registrado em: Qua Set 15, 2004 6:32 pm
Apelido: Rodriguinho Fly
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: Rodriguinho Fly
Contato:

Mensagem por Rodrigo Esteves » Qui Abr 22, 2010 11:19 pm

Que topico top, lí todo...

é muito bom pegar uns topicos assim, onde vc realmente aprende e tira duvidas...

parabens Zeca e todos que esclareceram aqui muitas duvidas..

bração
www.rodriguinhofly.com.br
-------------------------------------
Consultor e Instrutor da Escola de Pesca Esportiva Fishing Style
Since 2008

Rodriguinho Fly
Curso de arremesso com iscas artificiais
Curso de Fly Fishing
https://www.facebook.com/FishingStyleBH
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Sex Abr 23, 2010 10:44 am

Maruyama escreveu:- Zeca , todos os meses vejo os Bass boats , Tricks e Quests nas provas e sinceramente nunca vi ninguem andando a 40 mph sob marolas e ondas provocadas pelos ventos e tempestades , no máximo vejo o pessoal diminuindo a marcha , encharcados pelo respingos e com a bomba de porão a todo vapor.
- Outra coisa se o Tucunaré tem detalhes a ser melhorado isso ficou claro, mas penso que Vc. como proprietário de um Trick deva saber o que tem que ser melhorado no mesmo , daría pra nos contar ?.
- To pensando em num futuro próximo comprar um de fibra , mas priorizando a segurança de navegação em condições adversas , porque em água lisa até um Jangada é seguro.

- Maru
Maru , você esta convidado para sair comigo com o meu trick com motor 60hp e andaremos a 39 milhas sobre as marolas , se vc se molhar dentro do meu barco eu pago o almoço no Eliseu ...
Vou te falar uma coisa que vai te soar estranha .. o grande forte do trick são as marolas , inclusive chega a superar o classic em determinadas situações ... isso dito pelo próprio Juarez .. e eu confirmo ...
Lembren-se estamos falando de barco de "fibra" ... eu não tiro a mão nas marolas , no aluminio sim ai tem que moderar ...

Existe a opção de fazer o trick com apenas um console e fica uma ampla praça de pesca , como aqui no sul temos um inverno mais rigoroso eu particularmetne prefiro com dois consoles , mas fica muito bom com um .
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”