ADOÇAMENTO DE MOTORES

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Roberto Casagrande
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2089
Registrado em: Ter Set 16, 2008 10:00 am
Cidade:

ADOÇAMENTO DE MOTORES

Mensagem por Roberto Casagrande » Qui Mar 04, 2010 9:47 am

Nelson.
Se permitires, acho que este topico poderia ficar fixo.
Abraço.


http://www.paragon-tec.com.br/index1.htm

VEJA: ESTA É A OPINIÃO DE UM DOS MAIS RESPEITADOS "MECANICOS" DE MOTORES NAUTICOS.
RICARDO PARAGON E O JORGE PARAGON.
Para quem quiser acesssar o link, este assunto está em recomendações, adoçamento.

Abraços
Roberto
Agora devidamente autorizado.

OK, mande nos o link para participarmos também, mas já está autorizado com os devidos créditos.

Atenciosamente,

RICARDO!
----- Original Message -----
From: Roberto Particular
To: ricardo@paragon-tec.com.br
Sent: Thursday, March 04, 2010 12:52 PM
Subject: Adoçamento


Olá Ricardo.

Participo de um forum de pesca, e gostaria de deixar colado no forum teu topico sobre adoçamento, claro que devidamente identificado como teu e da Pragon Tec.
Como ja participei mais ativamente do forum da Nautica, sempre fui um admirador de teu trabalho, e gostaria que pudesse compartilhar com outras pessoas.

Abraço.
Roberto Casagrande

ADOÇAMENTO DE “A” À “Z”

Você sabe realmente adoçar um motor depois de usa-lo em água salgada?... 5 minutos são suficientes?... Vamos a um exemplo típico.

Você chega, tira o barco da água, coloca o “orelhão” ou “telefone”, liga a água, liga o motor, começa a tirar tudo aquilo que não vai ficar no barco, tais como geladeira, toalhas CDs e etc., funciona por uns 5 minutos, da umas boas aceleradas para limpar os carburadores e por fim desliga o motor, tira o capô (motor de popa) ou abre o porão (motor de centro) aplica um spray comprado na autorizada, fecha tudo, da uma boa lavada nos estofados e vai embora...

Infelizmente o procedimento acima está totalmente errado. O motor não foi adoçado da maneira correta, não foi lavado, e não foi SECADO!

Os motores de popa são feitos de alumínio, e o alumínio em alta temperatura dilata, e ao dilatar micro ranhuras vão aparecer, nestas ranhuras é que se vão depositar o sal, e o sal em contato com o alumínio e o ar vão resultar em uma oxidação, caso o motor não seja lavado corretamente, esta oxidação vai criar um sal de alumínio, que posteriormente em temperatura alta, vai se transformar em cristal de sal, ou seja, PEDRA. E onde há pedra não passa água, se não passa água, não refrigera direito, se não refrigera direito o motor esquenta, aumentando as ranhuras que irão se encher de sal e aí a história você já conhece.

Os motores de centro ou centro/rabeta são blocos de motores automotivos (de carros nos motores a gasolina e de caminhões nos motores a diesel), estes motores são feitos de ferro fundido, são adaptados para o uso com água salgada, resfriamento com água externa.

RESFRIAMENTO COM ÁGUA EXTERNA

Assim como os motores de popa, os motores de centro também são refrigerados pela água externa, tais como lago, lagoa e o mar. O sistema é dotado de um captador de água, normalmente localizado na rabeta do motor de popa e na própria rabeta nos motores centro rabeta, uma bomba com rotor de borracha, que está ligado diretamente ao eixo do motor (nos motores de popa) ou por correa ligada ao eixo central (motores de centro).

O captador colhe a água que é “sugada” pelo rotor, que distribuí pelas partes quentes do motor (cabeçote, bloco e descarga), esta água e descarregada de volta para fora do motor pela descarga. Mas existe algo que controla a temperatura do motor, para que o mesmo não resfrie rapidamente, é o termostato, que é uma válvula que tem a função de controlar a saída da água, abrindo-se quando a temperatura está muito alta ou fechando-se quando a temperatura está muito baixa.

Voltando aos motores de centro, por serem fabricados em ferro fundido, a ferrugem é FATAL, pois a oxidação é quase que imediata, por mais que os cabeçotes sejam tratados, a ação do sal é imediata, as “muflas”, nome dado às curvas das descargas, tem uma vida útil de 2 a 3 anos, sem dó e nem piedade, os cabeçotes duram um pouco mais.

A oxidação também é resultado de uma eletrólise, pois o motor dissipa a energia estática pelo bloco que está aterrado a um ANODO, que... quê que é ANODO?

ANODO ou anodo de sacrifício, e feito de alumínio e ou zinco, tem a função de absorver grande parte da corrosão derivada da eletrólise provocada pela energia estática, o anodo DEVE estar sempre limpo e aterrado, deve ser trocado quando chegar a 50% de desgaste.

Bom então qual é a maneira melhor para se adoçar um motor?

A- tirar o barco da água.

B- Tirar o capô do motor ou abrir o porão

C- Verificar se há algum vazamento de combustível, cabo de vela solto, se está tudo bem!

D- Colocar o “telefone” ou “orelhão” na rabeta.

E- Verificar se a pressão da água está boa (nos motores de popa tem um orifício na lateral que espirra água com boa pressão, se a pressão for baixa este orifício vai sair pouca água).

F- Ligar o motor sem acelerar (alem de o motor já estar quente, NUNCA se acelera fora d’água).

G- Verificar se água está retornando pela descarga.

H- Verifique a água que sai, se está muito preta ou com óleo, caso esteja pode ser um problema, a água deve sair limpa com um leve deposito de carvão.

I- Verificar se o XIXI do motor está com pressão.

J- Você vai notar que após alguns minutos a água começará sair por outras saídas, estas saídas estão ligadas ao termostato, isto significa que os termostatos estão se abrindo.

K- Deixe a partir deste ponto o motor funcionar por 10 minutos, sempre verificando a pressão dá água e a temperatura do motor, COMO? Pela água que sai na descarga, se ela estiver fervendo, significa que a pressão da água esta pouca, mas se a água ficar somente quente, isto é normal.

L- Desligue o motor, e levante a rabeta, para se lavar embaixo, aproveite e verifique os anodos, nesta área é comum juntar as “cracas” ou “Caracas”, não deixe acumular, lave bem, com água.

M- Verifique nos hélices por amassados, linhas de nylon, e folgas, no caso de amassado é recomendável reparar antes de usar o hélice novamente, para não prejudicar os rolamentos.

N- Abaixe a rabeta e lave o motor...O MOTOR? Sim o motor, é claro que você deve esperar um pouco para que não haja choque de temperatura e provoque uma rachadura no bloco. Lave o motor com mangueira com pressão baixa de cima para baixo, somente nos cabeçotes e na descarga, nos motores de popa, da metade do volante para traz sem molhar o motor de arranque.

O- Deixe secar, e verifique as baterias, lave as também, verifique o porão por sujeira ou algo que possa travar o automático da bomba de porão. Passe graxa ou vaselina nos bornes de bateria.

P- Aplique spray do fabricante no motor todo, ou vaselina, mas sem fazer lambança.

Q- Retire tudo que tem para sair do barco.

R- Verifique o reservatório de óleo, não deixe cair água em cima.

S- Lave o barco com água e detergente, não precisa lavar os estofados com mangueira, pois só vão encharcar a espuma, use esponja e balde, coloque tudo para secar.

T- Coloque o capô no motor, e de polimento com cera de carro uma vez por mês. Nos motores escuros é comum encontrar manchas de sal na coluna, neste caso esfregue uma esponja com vinagre, varias vezes e depois aplique acera, a mancha vai sair.

U- Se puder não coloque a capa de cobertura, e não feche o porão, deixe o barco respirar por um dia se possível.

V- Verifique se a chave geral está desligada.

W- Verifique se o bocal do tanque de combustível está fechado.

X- Coloque a lona de cobertura, verificando se o respiro do tanque está para fora, aplique vaselina no respiro, pois já vi muito marimbondo fazer casa alí.

Y- Sempre deixe a proa do barco mais alta que a popa, para evitar acumulo de água proveniente de chuva.

Z- Anote a data do abastecimento, pois o combustível, seja gasolina ou diesel tem vida útil muito curta. 30 dias.

Se seguirmos estas recomendações, o motor estará preservado, e a vida útil dele será... longa.

PS: Eu Ricardo tenho um motor de popa 20 hp 1975, desde 1975 e funciona até hoje.






Inicio
© Copyright 1999-2003 Todos os direitos reservados a Paragon Assistencia Técnica Ltda. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. WebSolution por FormatoDigital.
Editado pela última vez por Roberto Casagrande em Qui Mar 04, 2010 1:43 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Anderson Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 564
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 3:12 pm
Cidade:

Mensagem por Anderson Ferreira » Qui Mar 04, 2010 12:20 pm

Excelente, dicas perfeitas!
Roberto obrigado por compartilhar conosco.
Grande abraço
"AJUDANDO A PRESERVAR...O PEIXE NUNCA VAI FALTAR"
Paulo Zanini
NOVATO
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Mai 01, 2010 9:46 pm
Cidade:

Re: ADOÇAMENTO DE MOTORES

Mensagem por Paulo Zanini » Qui Mai 13, 2010 5:59 pm

Queria saber consumo de um motor mercury 50 hp que acabei de comprar numa velociade normal , sem exageros , saber litros /hora.
Avatar do usuário
Jorge Luiz Schwab
CALOURO
Mensagens: 46
Registrado em: Qua Mai 21, 2008 8:11 am
Cidade:

Mensagem por Jorge Luiz Schwab » Qua Jun 16, 2010 10:05 pm

boa noite Paulo, esse motor é muito economico mas vai depender em qual equipamento vc irá instalar ele, lancha, aluminio etc , ai sim poderia ser exato o consumo. mesmo assim é em media 10 a 15 litros hora, conforme seu uso de giro. abraço
Avatar do usuário
Tiago Araujo
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 195
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 9:15 pm
Cidade:

Mensagem por Tiago Araujo » Seg Jan 24, 2011 10:26 am

Essas dicas sao boas messsssmo.
Nossa um motor de 75...
Eu tenho um da decada de 80, mas preciso fazer uma revisão nele. Ta parado a muito tempo.
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Isaia » Sáb Jul 30, 2011 10:31 pm

Pra nós que pescamos em água salgada, é impressionante como há muito mais trabalho pós pescaria. Cuidar das carretilhas, varas e iscas. E olha que não tenho embarcação.

Muito legal esse tutorial de adoçamento de motor. Acho que se eu tivesse barco iria definitivamente pirar tentando deixar tudo certinho pra não sofrer com o sal! :)

Abraços
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Dom Jul 31, 2011 10:04 am

Caramba...show este texto!
Um verdadeira aula de como fazer a manutenção no motor para ficar adoçado.
Valeu Roberto!
Imagem
Avatar do usuário
Solon Souza
NOVATO
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 1:32 pm
Cidade:

Mensagem por Solon Souza » Sex Nov 09, 2012 7:27 pm

Excelente dica Roberto, bastante simplificado e de alta praticidade.
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”