BATERIA PARA MOTOR ELÉTRICO?

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

BATERIA PARA MOTOR ELÉTRICO?

Mensagem por José Zuanon » Sex Fev 04, 2005 6:51 pm

A MINHA BATERIA ANTIGA PIFOU! Preciso comprar outra e a dúvida... Qual comprar??? Qual voces usam?
Essa que eu estava usando era uma dessas sem manutenção, Mil Milhas, de 60 A e com CCA (capacidade de partida frio) de 220A. Um amigo sugeriu que compra-se uma com CCA maior.
Achei uma Moura de 56 A com CCA de 500 (se não me engano).
Voces usam aquelas da Minn Kota???
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Marcos Goncalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1926
Registrado em: Qua Set 15, 2004 12:46 am
Cidade:

Mensagem por Marcos Goncalves » Sex Fev 04, 2005 9:15 pm

José.
Eu uso uma Heliar 75 ampéres.
Teoricamente não é recomendada, pois as baterias automotivas não foram projetadas para sofrerem cargas e descargas. Nessa linha de raciocínio as recomendadas são as de ciclo profundo (náuticas).
Entretanto, as automotivas são mais leves, mais baratas, e se você tomar o cuidado de não deixá-la descarregar totalmente, e carregar sempre antes e após cada pescaria, para não guardá-la descarregada, ela terá uma vida útil considerável.
A minha já tem 1 ano e meio, e ainda está firme.
1 abraço.
Marcos.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Fev 05, 2005 7:43 am

Eu usei por maios de três anos uma bateria modelo nautica Nacional, muito semelhante a esta vendida pela Martinelli, inclusive no preço ...
Imagem

Bateria de 90 amperes, tensão 12 volts, indicada para motores elétricos.
Contém 2 alças de transporte.

Tabela de Parcelamento
Cartao de Credito
1 x de R$ 321,80 s/ juros
2 x de R$ 160,90 s/ juros
3 x de R$ 107,27 s/ juros
4 x de R$ 80,45 s/ juros
5 x de R$ 64,36 s/ juros
6 x de R$ 53,63 s/ juros


E é o que recomendo ... As automotivas vc tem que manter ela plugada naqueles carregadores "inteligentes" o tempo todo porque em repouso, elas acabam descarregando e com isso em pouco tempo os vasos "fervam", ou seja, a dissolução do chumbo e a consequente deposição deste chumbo no fundo dos vasos, fazem com que a bateria automotiva tenha uma vida mais curta ...
Com as baterias náuticas, não existe este tipo de problema ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Sáb Fev 05, 2005 4:54 pm

Vivendo e aprendendo!
Nersão a enciclopédia de plantão!
Grato pela explicação!
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Sáb Fev 05, 2005 9:48 pm

José Zuanon escreveu:Vivendo e aprendendo!
Nersão a enciclopédia de plantão!
Grato pela explicação!

hehehehehehe... rimou... hehehehehehe....
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Dom Fev 06, 2005 12:05 am

Usei uma hoje e gostei muito, uma da delphy selada de 100 amp - muito boa, mas um pouco pesada, 25 kg.

Mas gostei, liguei o minn kota e o sonar nele... funcionou 100%
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Bateria

Mensagem por Rafael Fernandes » Dom Fev 06, 2005 9:01 pm

Olá Zeca, Eu uso duas baterias em meu barco, tenho uma de 60A automotiva, para o Sonar e a Bomba de Porão, e uma de 110A para o Motor Elétrico, com uma maré legal, e bateria totalmente carregada dá pra fazer 2 pescarias com artificiais, sem esgotar ela. Uso motor Elétrico 36lb. O consumo médio é de 8 Amperes por hora na primeira marcha (lenta) e 23 Amperes por Hora na quinta Marcha.
Grande Abraço
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Joaquim
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1066
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:17 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Joaquim » Dom Fev 06, 2005 9:14 pm

Tenho uma Heliar de 95Amp que toca tranquilamente meu eletrico de 50lbs sem stress.... ...

[]´s

Joaquim
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Re: Bateria

Mensagem por Rafael Fernandes » Dom Fev 06, 2005 9:23 pm

Rafael Fernandes escreveu:Olá Zeca, Eu uso duas baterias em meu barco, tenho uma de 60A automotiva, para o Sonar e a Bomba de Porão, e uma de 110A para o Motor Elétrico, com uma maré legal, e bateria totalmente carregada dá pra fazer 2 pescarias com artificiais, sem esgotar ela. Uso motor Elétrico 36lb. O consumo médio é de 8 Amperes por hora na primeira marcha (lenta) e 23 Amperes por Hora na quinta Marcha.
Grande Abraço
Desculpe, a msg é para o José, tenho mania de falar Olá Zeca, pelo e mail q a gente recebe,... Grande Abraço!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

O meu

Mensagem por José Zuanon » Seg Fev 07, 2005 10:48 pm

O meu motor é um Min Kota de 36 haste longa. Como já gastei uma grana com os dois floats que comprei, acabei optando por uma opção mais barata... uma moura de 75 A. A outra que eu estava usando era uma de 60A, e pro esquema que eu estava fazendo ela até que aguentava.
Geralmente batia umas iscas na parte da manhã.... linguiçava um pouco ... depois no fim da tarde voutava atrás dos tucunas. Então como o uso não é contínuo, e em geral em águas paradas... rendia o suficiente pra uma pescaria....
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Mauro M. Jr
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 412
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 8:38 pm
Cidade:

Mensagem por Mauro M. Jr » Seg Fev 07, 2005 11:41 pm

Turma, vcs poderiam se possivel por o preço que pagaram, pra gente estabelecer uma relação custoXbeneficio

O + barato que achei até agora foi de 255R$ 90Amp

O Motor + barato de 54lb achei a 599R$
Mas o Nelsão me disse pra comprar um de 44lb que consome menos "claro" e tem um bom desempenho.

So estou em cima do muro quanto a diferença de 44lb pra 54lb pq a diferença de preço é só 40R$ e a diferença de potencia é consideravel.
Mas realmente tenho que me preocupar com o consumo, pq não adianta nada ter um 54lb se ele consome a bateria muito + rapido.

Se alguém souber quanto dura uma bateria de 90Amp em um 44 e em um 54, fala ai.


[]´s Maurão
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Diferença de preço...

Mensagem por José Zuanon » Qui Fev 10, 2005 10:24 am

Pense por esse lado....
Se a difernça de preço é pequena, compensa comprar o mais potente. Em situações normais vc usa velocidades mais baixas que consomem menos... águas masi calmas, só aquela proximaçãozinha para o arremeço certeiro... e numa situação de corrida de maré, ou águas ligeiras, vc tem de onde tirar potência, e só ai vai sentir o consumo mais elevado... "capito"???
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Mauro M. Jr
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 412
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 8:38 pm
Cidade:

Re: Diferença de preço...

Mensagem por Mauro M. Jr » Qui Fev 10, 2005 7:39 pm

José Zuanon escreveu:Pense por esse lado....
Se a difernça de preço é pequena, compensa comprar o mais potente. Em situações normais vc usa velocidades mais baixas que consomem menos... águas masi calmas, só aquela proximaçãozinha para o arremeço certeiro... e numa situação de corrida de maré, ou águas ligeiras, vc tem de onde tirar potência, e só ai vai sentir o consumo mais elevado... "capito"???

Valeu Zuanon, Capitei Direitin :wink:

Brigaduuuuuuu


[]´s Maurão
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”