CARTEIRA DE ARRAIS AMADOR - IMPORTANTE - RIPEAM

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

CARTEIRA DE ARRAIS AMADOR - IMPORTANTE - RIPEAM

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Sex Dez 10, 2004 1:25 pm

Pra quem pretende algum dia tirar sua arrais segue aqui algumas das perguntas que caem na prova - depois passo as respostas.

Estas perguntas são referente ao RIPEAN - Regras Internacionais para Evitar Abalroamento no Mar

=====================================
RIPEAM

MARQUE COM UM X A RESPOSTA CORRETA

1) Qual a finalidade do RIPEAM?

a) regulamentar as manobras, luzes de navegação e de condições especiais, em águas de jurisdição nacional
b) evitar o abalroamento no mar, utilizando-se regras internacionais de navegação, luzes e marcas e ainda sinais sonoros
c) evitar o abalroamento em águas nacionais através de regras de governo e navegação, luzes, marcas e sinais sonoros
d) evitar a colisão em mar aberto, em águas internacionais, através de regras de governo, luzes, marcas e sinais sonoros

2) Na situação de “roda a roda” ou seja ________ as embarcações deverão manobrar da seguinte forma:

a) proa com proa, as duas guinam para boreste
b) rumos cruzados, as duas guinam para boreste
c) rumos cruzados, as duas guinam para os bordos opostos
d) proa com proa, as duas guinam para os bordos opostos

3) Na situação de rumos cruzados, quem tem preferência de passagem?

a) nenhuma delas, as duas guinam para os bordos opostos
b) a que está com maior velocidade
c) a que tem maior tonelagem, ou seja, maior porte (tamanho)
d) a que avistar a outra pelo seu bombordo, isto é, a que vê a luz verde

4) Uma embarcação alcançando a outra tem preferência de passagem, ou não, e como deve se proceder tal manobra?

a) não, a que está com menor velocidade, a frente da outra, deverá manobrar para dar passagem a que está alcançando
b) sim, a que está com menor velocidade, a frente da outra, deverá manobrar para dar passagem a que está alcançando
c) não, a que está com maior velocidade, alcançadora, deverá manobrar para passar pela outra, à frente
d) sim, a que está com maior velocidade, alcançadora, deverá manobrar para passar pela outra, à frente

5) Um veleiro e uma lancha vinham navegando em rumos cruzados, tendo preferência de passagem, o veleiro não manobrou e esperou que a lancha guinasse, enquanto se aproximava rapidamente dela. Houve uma colisão das duas embarcações. Podemos concluir que:

a) o veleiro estava certo e portanto não teve culpa nenhuma no acidente, cabendo total responsabilidade à lancha
b) a lancha estava errada e portanto deveria ter manobrado com antecedência, porém o veleiro deve se manter longe de outras embarcações a motor, o que dificultou a análise da culpa
c) as duas deveriam ter guinado para os bordos opostos conforme manda a regra, no caso previsto independente da preferência de passagem em função do tipo de operação ou de embarcação
d) apesar da lancha ter errado por não manobrar, para evitar o acidente, o veleiro não pode ser isentado de culpa pois, a embarcação que tem preferência deverá manobrar para evitar a colisão, caso a outra, obrigada a manobrar, não o faça.’’

6) No rio onde duas lanchas de esporte e recreio navegam em rumos opostos como deverá ser a manobra e quem tem preferência?

a) a que vem a favor da corrente deverá se posicionar no meio do rio e a outra na sua margem direita, sendo que a que vem a favor da corrente tem preferência
b) a que vem contra a corrente deverá se posicionar no meio do rio e a outra na sua margem direita, sendo que a que vem contra a corrente tem preferência
c) a que vem a favor da corrente deverá se posicionar no meio do rio e a outra na sua margem de boreste, sendo que a que vem a favor da corrente tem preferência
d) a que vem contra a corrente deverá se posicionar na margem de bombordo mais próxima, e a outra no meio do rio, não havendo preferência de manobra entre elas

7) Em canais estreitos as embarcações devem:

a) navegar pela margem mais próxima a seu bombordo e sempre manobrar para boreste quando verificar o risco de colisão.
b) navegar pela margem mais próxima a seu boreste e sempre manobrar para boreste quando verificar o risco de colisão
c) navegar pela margem mais próxima a seu bombordo e sempre manobrar para bombordo quando verificar o risco de colisão
d) navegar pela margem mais próxima a seu boreste e sempre manobrar para bombordo quando verificar o risco de colisão

8) Com relação a preferência de manobra, uma embarcação à vela deverá manter-se fora do caminho de todas as listadas abaixo, exceto:

a) uma embarcação engajada na pesca
b) uma embarcação a motor
c) uma embarcação com capacidade de manobra restrita
d) uma embarcação sem governo

9) As luzes de navegação mais comuns, em embarcação de esporte e recreio são:

a) uma luz branca no mastro a vante, uma luz branca no mastro de ré, mais alta que a de vante, uma luz de alcançando a ré, branca, luzes, verde a boreste e encarnada (vermelha) a bombordo
b) uma luz branca a vante, uma luz branca a ré, luzes verde a boreste e encarnada (vermelha) a bombordo
c) uma luz branca a vante, uma luz de alcançado branca, luzes verde e encarnada (vermelha), combinadas
d) uma luz branca a vante, uma luz branca a ré, uma luz de alcançado branca, luzes verde e encarnada (vermelha), combinadas

10) Um apito curto significa:

a) estou dando atrás
b) estou guinando para boreste
e) estou guinando para bombordo
d) estou parando máquinas

11) Dois apitos longos seguidos de dois curtos significam:

a) estou dando atrás
b) estou ultrapassando por boreste
c) estou ultrapassando por bombordo
d) estou parando máquinas

12) Uma embarcação sem governo tem preferência em relação à:

a) uma embarcação à vela
b) uma embarcação com capacidade de manobra restrita
c) uma embarcação engajada na pesca
d) todas as embarcações citadas

13) Uma embarcação à vela tem preferência em relação à:

a) uma embarcação a motor
b) uma embarcação com capacidade de manobra restrita
c) uma embarcação engajada na pesca
d) uma embarcação sem governo

14) Embarcação com uma luz branca onde melhor possa ser vista:

a) está fundeada
b) está sem governo
c) está com carga perigosa
d) está navegando

15) Embarcação com reboque de menos de 200 metros de comprimento deverá exibir:

a) uma luz branca no mastro
b) duas luzes brancas no mastro
c) três luzes brancas no mastro
d) quatro luzes brancas no mastro

16) Se eu avistar uma embarcação de grande porte, à noite, exibindo uma luz encarnada (vermelha) no alto do mastro, devo tomar mais cuidado com qualquer possibilidade de aproximação, pois...

a) ela está fundeada
b) ela está sem governo
c) ela carrega cargas perigosas
d) ela tem preferência, pois está com capacidade de manobra restrita

17) Se durante o dia eu avistar uma embarcação com um balão preto no mastro, ela deverá estar:

a) engajada em pesca de arrasto
b) sem governo
c) pairando sob máquinas
d) fundeada

18) Em curvas de rios ou canais estreitos, onde a visibilidade é prejudicada eu posso dar:

a) um apito longo para chamar atenção
b) dois apitos curtos para chamar atenção
c) um apito longo seguido de um apito curto para indicar que vou fazer a curva
d) dois apitos longos para indicar que vou fazer a curva

19) Uma embarcação menor de 50 metros, quando fundeada, apresenta:

a) na parte de vante, luz circular branca e na parte de ré, luz circular branca mais baixa que a de vante
b) apenas uma luz circular branca onde melhor possa ser vista
c) duas (2) luzes circulares encarnadas verticalmente
d) três (3) luzes circulares encarnadas verticalmente, onde melhor possam ser vistas

20) Uma luz branca que é vista pela popa de uma embarcação 67,5º para a esquerda e para a direita, é chamada de:

a) luz de popa
b) luz de alcançado
c) luz de ré
d) todas as afirmativas acima estão corretas

21) Uma luz de mastro é branca e visível em um arco de...

a) 67,5º para a esquerda (bombordo)
b) 67,5º para a direita (boreste)
c) 135º
d) 225º da proa para os bordos

22) A luzes determinadas pelo Ripeam...

a) ajudam o navegante a ver para onde está indo
b) necessitam estar permanentemente ligadas
c) podem ser exibidas do por ao nascer do sol
d) deve ser exibidas durante períodos de visibilidade restrita e durante todo o período do por ao nascer do sol.

=====================================
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”