Esperava mais do 25 hp

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Marcelo Longo
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 95
Registrado em: Ter Set 19, 2006 8:01 am
Cidade:

Esperava mais do 25 hp

Mensagem por Marcelo Longo » Dom Mar 11, 2007 6:51 pm

Caros colegas, meu objetivo aqui não é em hipótese alguma desvalorizar qualquer material de ninguém, nem gerar polêmica e sim esclarecer uma questão que há muito me intrigava e agora finalmente, após os devidos testes, constatei o que já haviam me falado e eu não estava acreditando.
Tenho um barco de 5 metros e uso um quinzinho da Yamaha nele. Passei algum tempo lendo sobre questões relacionadas a passo de hélice para obtenção de maiores velocidades finais, uma vez que pesco tucunarés com um companheiro (2 no barco) sempre em grandes reservatórios e tenho um deslocamento médio por pescaria de 100 km. Conclui que quanto maior o passo da hélice mais interessante seria para minha situação, pois maior velocidade final eu teria e, como me desloco bastante e o barco estaria leve, não precisaria de tanta força. Portanto passei a utilizar hélice com passo 12. E realmente funcionou, pois após os devidos ajustes de inclinação do motor, posicionamento das tralhas e pessoas no barco consegui mudar minha velocidade final de 31 km/h para 36 km/h.
Como na especificação técnica de meu barquinho diz que ele suporta até um 25 hp, e eu queria mais, resolvi fazer um teste com um 30 hp (25 super da Mercury) de um amigo e que tem umas 30 horas de uso. Como a potência dobra, acreditei que conseguiria pelo menos uns 60 Km/h (sou brasileiro, por isso trabalho em Km/h e não Milhas por hora). Mas como alguns amigos já haviam me alertado, por mais que eu regulasse as diferentes posições de inclinação do motor, consegui apenas 45 Km/h e fiquei decepcionado. Já estava até guardando a grana para comprar um 25 hp, porém acho que o custo beneficio que ele vai me trazer não será nada interessante, levando em consideração seu peso (36 kg – 15 hp contra os 52 kg - 25 hp), consumo de combustível, o investimento para trocar o 15 pelo 25 e tudo isso para conseguir apenas uns 9 Km/h a mais.
Também já ouvi aquela conversa que na hora que a coisa fica feia nos grandes reservatórios, por conta de tempestades e ventos o 25 hp ajuda. Como argumento diria o seguinte: - Com vendaval só os inexperientes saem para pescar; - Para quem conhece, quando o vento começa a surgir ao longe, você já nota e toma as devidas providências para voltar ao ponto de origem ou chegar a alguma margem; - E finalmente se o vento e as ondas te pegarem no meio da represa por um descuido, para barcos de 5 m com borda alta e que suportam apenas motores de baixa potência (max 25 hp), de nada vale a velocidade, pois depois que o trem ficou feio você deve manter uma velocidade moderada e cortar as ondas no sentido correto, pois se querer usar muita potência o barco poderá virar.
Portanto minha conclusão, sem querer desvalorizar nada de ninguém e nem desrespeitar as opiniões dos colegas que freqüentam o fórum, é que PARA MINHA SITUAÇÃO o 25hp não vale à pena. Talvez, se eu pescasse com três no barco (eh, eh, eh)!!!

Marcelo Longo
Avatar do usuário
Carlos André Blatt
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 121
Registrado em: Sáb Mai 06, 2006 10:45 am
Cidade:

Mensagem por Carlos André Blatt » Sáb Abr 07, 2007 3:59 pm

Olá Marcelo;
Estas questões de passo, potencia e caixa de redução (relação de engranagens por ex: 1:2,25 ou 1:1,80 ) ocuparam minha cabeça
também nos últimos 12 meses.
Eu tinha um conj barco motor de 15 hp que andava bem com 2 até três pessoas dependendo do "calibre" das pessoas e da tralha a bordo. Vendi o 1° casco p/ comprar outro mais adequado as minhas nececidades.
Logo de cara senti a diferença. Embora o novo casco fosse um pouco menor
(30 cm) do que o anterior, o atual era plataformado na popa e na proa, a chapa era mais grossa e o fundo 10% + largo e acho q por isso nem de longe tinha o mesmo desempenho com 3 pessoas a bordo! Então, o helice que era passo 9x11 resolvi reduzir p/ 9X10! Neste caso não p/ ganhar velocidade mas p/ aproveitar melhor a potencia e tentar chegar a um desempenho mais satisfatorio. Realmente a mudnça surtio algum efeito mas ainda não estava bom.
Um amigo meu havia comprado recentemente um 18 hp e fiquei impressionada com o desempenho, velocidade e baixo consumo e me decidi a comprar um igual...neste meio tempo surgio a opurtunidade de comprar um 25 hp e acabaei optando por ele.
Realmente, a helice de passo "13" fez uma diferença grande no quesito capacidade de carga.
No quesito velocidade ele anda bem melhor que o 15 mas não é tudo isso não.
Percebi que o 18 HP do meu colega andava na mesma velocidade (ou bem próximo) da do 25!
Investigando descobri que o segredo da velocidade do 18 HP, embora tivesse o passo menor (10"), estava na relação de enfranagens de apenas 1:1,8 enquanto que o 25 era 1:2,25.
Parece besteira mas vamos ao calculo de velocidade final teorica.

25 HP
Pas. 13pol.*2,54cm.*rpm 6000 / rel. eng.2,25 *60min/100000= 52,8 km/h

18HP
Pas. 10pol.*2,54cm.*rpm 6000 / rel. eng.1,80 *60min/100000= 50,8 km/h !!!!

Não fosse pelo baixo consumo do 25 que comprei eu estaria quase arrependido rsssssss.

Por isso Marcelo, acho que no seu caso e se vc estiver realmente pensando em trocar de motor, acho que o 18hp seria mais negocio.
Abraço.

Imagem
...DE FLY É BEM MELHOR!
Imagem
Avatar do usuário
Marcelo Longo
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 95
Registrado em: Ter Set 19, 2006 8:01 am
Cidade:

18 hp

Mensagem por Marcelo Longo » Seg Abr 09, 2007 10:19 pm

Blatt,

Por sorte tenho facilidade em testar meu casco com um 18 hp de um outro amigo e ainda não o fiz porque imaginei que, se com o trintão Mercury o barco ficou decepcionante, achei que com 18 seria uma piada. Mas como você falou em relação de engrenagens e tal (coisa que eu não tinha a menor idéia que existisse), vou pegar esse bicho da Mercury para ver qual a velocidade final que o conjunto alcança e, se ficar legal, troco o meu por um destes e lhe aviso em seguida.

Valeu pela dica.

Abraços,

Marcelo Longo
Avatar do usuário
Carlos André Blatt
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 121
Registrado em: Sáb Mai 06, 2006 10:45 am
Cidade:

Mensagem por Carlos André Blatt » Seg Abr 09, 2007 11:14 pm

Marcelo, se puder faça o teste e me conte mesmo!!!
Estou curioso tbm!
Acho que com a carga habitual (2 pessoas + tralha) vc vai
sentir a diferença sim!! Não vai ser aqueeeeeela diferença,
mas p/ um 18 acho que vc vai gostar do resultado. :)
Abraço.
...DE FLY É BEM MELHOR!
Imagem
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”