Alevinos de saincanga

Este pequeno e valente peixe esportivo é um dos grandes desafios de nossas águas. Depois do tratado escrito pelo nosso Amigo Rubens, a Saicanga merece um espaço próprio. Até que o conteúdo do site seja implantado, aqui será a nova morada deste pequenpo notável.
Avatar do usuário
Bruno Pereira Müller
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 332
Registrado em: Sex Out 17, 2008 4:09 am
Cidade:

Alevinos de saincanga

Mensagem por Bruno Pereira Müller » Qua Mai 27, 2009 2:20 am

É possivel adquirir alevinos de saicanga pra povoar lago particular com intuito de forrageiro para os basses?
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Re: Alevinos de saincanga

Mensagem por Júnior Gabiru » Qua Mai 27, 2009 9:03 am

Bruno Pereira Müller escreveu:É possivel adquirir alevinos de saicanga pra povoar lago particular com intuito de forrageiro para os basses?
Põe tilápia que se reproduz mais rápido e em maior quantidade... Já que vai por o bass que é exótico, põe mais um exótico...

Baita abraço,
Júnior
Fábio Peterson
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 440
Registrado em: Qua Mai 07, 2008 2:18 pm
Cidade:

Re: Alevinos de saincanga

Mensagem por Fábio Peterson » Qua Mai 27, 2009 2:43 pm

Júnior Gabiru escreveu:
Bruno Pereira Müller escreveu:É possivel adquirir alevinos de saicanga pra povoar lago particular com intuito de forrageiro para os basses?
Põe tilápia que se reproduz mais rápido e em maior quantidade... Já que vai por o bass que é exótico, põe mais um exótico...

Baita abraço,
Ou grumatã.
Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos. - Confúcio
Avatar do usuário
Bruno Pereira Müller
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 332
Registrado em: Sex Out 17, 2008 4:09 am
Cidade:

Mensagem por Bruno Pereira Müller » Qua Mai 27, 2009 5:50 pm

nem sabia que grumatã existia....lembro que quando eu era mtoo pequeno escutava meu pai fala sobre elas mas nunca vi...meu pai falo que com o pessoal puxando agua pra lavoura de arroz + os venenos do arroz terminaram com elas..
Fábio Peterson
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 440
Registrado em: Qua Mai 07, 2008 2:18 pm
Cidade:

Mensagem por Fábio Peterson » Qui Mai 28, 2009 11:37 am

Bruno Pereira Müller escreveu:nem sabia que grumatã existia... ...lembro que quando eu era mtoo pequeno escutava meu pai fala sobre elas mas nunca vi...meu pai falo que com o pessoal puxando agua pra lavoura de arroz + os venenos do arroz terminaram com elas..
Existe e num pesqueiro aqui da cidade o dono usa de forrageiro pros dourados... tem umas bem grandinhas no rio ainda....

Abraço
Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos. - Confúcio
Avatar do usuário
Carlos Roge Cella
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 106
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 12:20 pm
Cidade:

... ....GRUMA o que ?????... ....GRUMATÃ ??????... ....

Mensagem por Carlos Roge Cella » Sáb Jun 13, 2009 10:56 am

... .... :shock: ÔRRA meu, GRUMATÃ ????? o que é isso ????? pode ser que conheça com outro nome, mas do "alto" dos meus 47 anos de pescarias nunca ouví falar nesse "tróço"... ....sou sulista, e olha que sou meio fuçador e ligado em natureza.... ....putz, vou aprender mais uma, êta vida boa, vamos lá piazada, nos dêem informações sobre esses bichos.... ... abraço.... ... :roll:
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Mensagem por Júnior Gabiru » Sáb Jun 13, 2009 3:24 pm

Carlos,

Imagem

A Grumatã é conhecida mais para cima do país como Curimbatá... Acho que só se usa o nome Grumatã aqui no RS...
O Fábio citou a Grumatã, pois ela é um peixe nativo do Rio dos Sinos, que corta a região metropolitana de Porto Alegre... Esse pesqueiro que ele citou fica as margens do rio e o proprietário trabalha muito com espécies nativas desse rio, principalmente com o Dourado...
Nesse pesqueiro ele possui algumas matrizes oriundas do próprio rio e colabora com alguns projetos de recuperação ambiental, como é o caso do Projeto Peixe Dourado http://inema.com.br/mat/idmat003101.htm.

Baita abraço,
Júnior
Avatar do usuário
Carlos Roge Cella
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 106
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 12:20 pm
Cidade:

... ....GRUMATÃ.... ...

Mensagem por Carlos Roge Cella » Sáb Jun 13, 2009 3:57 pm

legal cara, aqui no Paraná é corimba ou corimbatá mesmo, conheço o bicho, ufa, pensei que estivesse ficando burro.... ... na bacia do Paraná, mas aqui no sul não é nativo, mas dá pra sacar que deve estar em todo o estado, já que tá a maior esculhambação por aí em matéria de troca troca de espécies nativas de outras bacias.... ..., até nos rios de pedra, água fria que descem a serra tem tilápia e sei lá mais o que.... ..., o nativo já quase nem se vê mais aonde eram abundantes, há anos que tudo é só tilápia.... ... o ambeite aquático está descontrolado.... ....... ....... ...
Responder

Voltar para “- SAICANGA -”