Saicanga = peixe-cachorro? (Me respondam, mineiros!)

Este pequeno e valente peixe esportivo é um dos grandes desafios de nossas águas. Depois do tratado escrito pelo nosso Amigo Rubens, a Saicanga merece um espaço próprio. Até que o conteúdo do site seja implantado, aqui será a nova morada deste pequenpo notável.
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Sex Set 19, 2008 10:10 am

Agustin escreveu:Hola amigos pescadores. Me parece, que este pez, es el que en argentina, se lo llama de DIENTUDO. Si es el mismo, este peze aparece en el rio de la plata, con la llegada de los pejerreyes, temporada invernal y se queda ahí, entre los meses de mayo a octubre. Suele ser pescado, buscando pejerreyes, cuya carnada habitual es mojarrita viva y el dientudo es un ladron de isca. Tambien es muy apreciado como isca, pues el pejerrey gusta mucho del filet de dientudo.
Les dejo un link, para q corroboren si efectivamente estamos hablando del mismo peixe.
http://www.oni.escuelas.edu.ar/2002/ENT ... om%FAn.htm
Abraços para todos y felicitaciones al autor de las notas de los saicangas Rubens Gorben. Excelente material.
Es el mismo. Llamamos ello de Branca, Saicanga, etc.

En la artificial, tambiém pega.
Avatar do usuário
Danilo Bueno da Cunha
ANZOL DE OURO
Mensagens: 511
Registrado em: Sáb Abr 19, 2008 9:20 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Danilo Bueno da Cunha » Sáb Nov 22, 2008 9:17 pm

aki no sul de minas a SAICANGA, é conhecida como CIGARRA
lets go fiiiiish!!!
Avatar do usuário
Rodrigo Paste Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 831
Registrado em: Qua Nov 28, 2007 9:21 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Paste Ferreira » Qua Mar 04, 2009 2:28 pm

Oga escreveu:
Max Henry L. e Sant Anna escreveu:Imagem

Pra nós aqui do norte do Paraná, essa é a Saicanga!
Posso dizer o seguinte, se pra vcs está ficando difícil encontrar esse peixe, pra nós está ocorrendo o contrário, ela está povoando nossa represa aqui(Quebra Canoa 1 - Paranapanema) muito bem.
E quanto a iscas, ela é muito curiosa, já consegui fisgar uma de um porte maior que essa até na Dr spook Jr, zarando na superficie, e nas iscas de meia água, praticamente todas ela ataca, e realmente como relatou O Nelson, elas andam em cardumes, e já fizemos varios dubles, e triples!
p**** véio.. experimenta usar uns rooster tail e ultralight.. aí qndo entrar um tucuninha .. vai ser uma doideira !! :twisted:
Galera, se não estiver enganado, e acho que não estou, aqui na região onde moro no Espírito Santo esse peixe é conhecido como BOCARRA.
Peixinho briguento que só, e aparece em grande quantidade em certos pontos de rios.

abraços
MELHOR QUE UM DIA DE PESCA?? SÃO VÁRIOS DIAS PESCANDO...
Avatar do usuário
Silvio Araujo Neto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 698
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 11:14 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Silvio Araujo Neto » Sex Fev 12, 2010 2:44 pm

rodrigo paste ferreira escreveu:
Oga escreveu:
Max Henry L. e Sant Anna escreveu:Imagem

Pra nós aqui do norte do Paraná, essa é a Saicanga!
Posso dizer o seguinte, se pra vcs está ficando difícil encontrar esse peixe, pra nós está ocorrendo o contrário, ela está povoando nossa represa aqui(Quebra Canoa 1 - Paranapanema) muito bem.
E quanto a iscas, ela é muito curiosa, já consegui fisgar uma de um porte maior que essa até na Dr spook Jr, zarando na superficie, e nas iscas de meia água, praticamente todas ela ataca, e realmente como relatou O Nelson, elas andam em cardumes, e já fizemos varios dubles, e triples!
p**** véio.. experimenta usar uns rooster tail e ultralight.. aí qndo entrar um tucuninha .. vai ser uma doideira !! :twisted:
Galera, se não estiver enganado, e acho que não estou, aqui na região onde moro no Espírito Santo esse peixe é conhecido como BOCARRA.
Peixinho briguento que só, e aparece em grande quantidade em certos pontos de rios.

abraços
E aqui no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, nos rios Paraiba do Sul, Pomba e Muriaé também conhecido como BOCARRA.
Minhas Iscas
Nosso Blog
http://luresbizum.blogspot.com/
Imagem
“É melhor merecer honrarias e não recebê-las do que recebê-las sem merecer”.
Avatar do usuário
Ederson José Basilio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 226
Registrado em: Qui Jan 28, 2010 10:12 pm
Cidade:

Mensagem por Ederson José Basilio » Sáb Fev 20, 2010 8:34 pm

Carmo do Rio Claro-MG

Aqui chamamos de "cigarra", na verdade eu nem imaginava que o nome verdadeiro era saicanga.
Avatar do usuário
Geraldo Magela
CALOURO
Mensagens: 45
Registrado em: Sex Abr 10, 2009 9:16 pm
Cidade:

Mensagem por Geraldo Magela » Sáb Fev 20, 2010 8:58 pm

Caros pescadores, na região de Lavras e Ribeirão Vermelho, Sul de Minas(Rio Grande) esta espécie existe em grande quantidade. primeiro que é muito esportiva, predadora e voraz.
Tem uma característica de um parasita sempre presente grudado em sua boca, (besouro), sobre esta característica tem um estudo de um professor da universidade federal de Lavras(sugiro) com bastante informação sobre o peixe e o parasita.
saudações,
Apeixe!!! sempre!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Fev 20, 2010 9:46 pm

Geraldo Magela escreveu:Caros pescadores, na região de Lavras e Ribeirão Vermelho, Sul de Minas(Rio Grande) esta espécie existe em grande quantidade. primeiro que é muito esportiva, predadora e voraz.
Tem uma característica de um parasita sempre presente grudado em sua boca, (besouro), sobre esta característica tem um estudo de um professor da universidade federal de Lavras(sugiro) com bastante informação sobre o peixe e o parasita.
saudações,

Geraldo,

Veja este tópico :
http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=26155
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- SAICANGA -”