Quem entende de sonares???

Se você tem dúvidas com relação à programas e equipamentos de computador, aparelhos eletrônicos utilizados em suas pescarias como GPS, Sonar, Barômetros, Relógios e uma infinidade de aparelhos eletrônicos que fazem parte de nosso dia à dia, coloque aqui sua dúvida.
Com certeza não faltarão opiniões para ajudá-lo...
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Quem entende de sonares???

Mensagem por Canali » Qui Mar 23, 2006 11:47 am

Gurizada, tirando os sonares mais simples, q varrem até 22° e só para baixo, qual seria um bom, com maior angulo de visão???? E não digo só do fundo, mas das lateraias tb.... ....

De preferencia que mostre as variações de temperatura na água.... ...

Qual vocês conhecem e podem falar alguma coisa???

Abração

Ricardo
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qui Mar 23, 2006 5:19 pm

Canali, eu tenho um Eagle III com Broad view (visão lateral)... mas não significa que eu entenda dele... :D :D :D principalmente na visão lateral...Sinto não poder ajudar....
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Qui Mar 23, 2006 7:00 pm

o meu eh um piranha max 10..
o básico do básico tbm..
ABração!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Qui Mar 23, 2006 8:32 pm

Pois é, pelo jeito ninguém tem algum equipamento que possua um angulo maior ou com visão lateral interessante...

Coloquei essa pergunta no Intrépida e tb não tive resultados...

Zuanon e Rafael.... Vocês usam o sonar só para ver o q está no fundo abaixo do barco, seja peixe ou estrutura???? Acho q a maioria do pessoal usa dessa forma, não é?

Se for assim, estou começando a achar que é vantagem ter aqueles sonares de arremesso, portáteis... Ao menos o caboclo pode "saber", fora do espaço do barco, o que tem debaixo d'água...

Além, é óbvio, de se poder usar em outro barco sem ter q instalar ou quando se está pescando embarcado.... Concordam?

Estou afim de comprar um sonar, ainda não defini o tipo ou modelo, para adaptar no caiaque, como muito pouco pesco de fundo (70% superfície ou sub), seria interessante ter uma visão maior, ou melhor ainda, lateral... Mas pelo jeito a escolha vai ser complicada...

Abraços

Ricardo
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qui Mar 23, 2006 9:15 pm

Bom, vamos por partes....
O ângulo de visão do meu é de 20°.
O sensor da sonda pode ser acoplado na cabeça do motor elétrico com uma cinta (tipo abraçadeira), permitindo assim que com o manche do motor vc direcione para o lado que vc pretende sondar....
Na minha experiência (ou inexperiencia), nã otive resultados sequer satisfatórios com a visão lateral. Na minha opinião vale mais o pescador "saber ler o rio" e conhecer os hábitos do seu oponente.... ...
Como disse, tavez isso se deva a minha inexeriencia em operar o sonar.
Usei mais procurando estruturas ou peixes no fundo. Nessa época, fixei o sensor em uma ripa de madeira, e prendia ela com u mgrampo C na popa do bote.... assim podia tira-lo a qualquer hora e instalar em qualquer barco.... pois como não tenho um, sempre alugo ou empresto o barco.
O sensor tem um parafuso que permite acertar o ângulo em relação a superfície da água, que em geral muda um pouco com o ângulo da popa dos diferentes modelos de barco.
Não sei qual o tipo de pesca vc pretende com o sonar.... mas acho que tem uma grande chance de se frustrar com os resultados...
abç
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Attilio Motti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 598
Registrado em: Qui Set 23, 2004 2:07 pm
Cidade:
Contato:

Sonares

Mensagem por Attilio Motti » Sex Mar 24, 2006 9:12 am

Fala brimo.

Hoje em dia um dos melhores sonares desse nivel superior a esses mais simples, com angulos de 20 graus, eu indicaria a seria matrix da huminbird, o modelo 17x e o 37x, ambos sao otimos, o 37 x tem visao de 90 graus, pode trabalhar em conjunto com gps, tem visao lateral com duas perspectivas, mostra a temperatura e a isotermal, enfim, eh na minha opiniao o melhor aparelho custo beneficio do mercado, e custa em media 1100,00 reais.

O matrix 17 x eh shoe de bola, muito bom, e tem quase as mesmas caracteristicas do 37x, e custa pouco mais de 800,00 reais.

Abração.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Mar 24, 2006 9:17 am

Olá Attilio ...

Tudo bem com vc ?
Participe mais, a Caterva está crescendo a cada dia ... E vai ficar maior e melhor ainda ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Sex Mar 24, 2006 9:44 am

Putz, sonar medindo faixa isotérmica da água deve ser show..

Canali, eu uso meu sonar, apenas para navegação, como raramente pesco com jumping jig, e pro bass ainda não levei meu barco, não tenho mto a necessidade de ver o fundo..
mais quando eu entro em um rio novo que eu não conheço, eu uso ele pra ir medindo a profundidade...
tenho um amigo, que comprou um destes portáteis, e te confesso que não ficou mto satisfeito... ele não é tão versátil quanto parece..
quem sabe o dia em que eu tiver meu barco novo com tudo que eu quero eu compre um destes sonares de visão lateral, aih sim.. mais até lá.. o meu continua mais desligado que ligado.. rsrsrs

Abração!!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
nilson pesca
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3243
Registrado em: Qua Mai 11, 2005 4:14 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por nilson pesca » Sex Mar 24, 2006 10:02 am

O meu tbm é o Piranha max 10 e uso para saber a profundidade para rodada e pra navegar ... .....
Rafael Fernandes escreveu:Putz, sonar medindo faixa isotérmica da água deve ser show..

Canali, eu uso meu sonar, apenas para navegação, como raramente pesco com jumping jig, e pro bass ainda não levei meu barco, não tenho mto a necessidade de ver o fundo..
mais quando eu entro em um rio novo que eu não conheço, eu uso ele pra ir medindo a profundidade...
tenho um amigo, que comprou um destes portáteis, e te confesso que não ficou mto satisfeito... ele não é tão versátil quanto parece..
quem sabe o dia em que eu tiver meu barco novo com tudo que eu quero eu compre um destes sonares de visão lateral, aih sim.. mais até lá.. o meu continua mais desligado que ligado.. rsrsrs

Abração!!
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Sex Mar 24, 2006 11:51 am

Pois é gurizada, estou começando a achar que sonar é investimento sem muito retorno, no meu caso...

Falando exclusivamente das minhas pescarias aqui no sul.... Média de 2 pescadas/mês
80% Robalo e Bass, 70% do tempo superficie ou subsuperfície, 30% fundo
20% Outros peixes, 70% do tempo fundo, 30% superf ou sub

O sonar pouco me serviria para navegação em função da embarcação ser um caiaque... Para pesca de fundo diretamente abaixo seria de pouca serventia, pois ainda não aderi totalmente a pesca vertical com artificiais e pesco pouco de fundo arremessando... Por pescar mais de superficie ou sub, nas estruturas rasas teria q passar por cima do pesqueiro para saber o que tem embaixo, o q estragaria o local, ao menos momentâneamente...

O ideal para mim seria um equipamento que dissesse o q tem na frente, ou atrás, E TB aos lados, num raio de 30 mts, por exemplo, mas pelo que tenho pesquisado, não existem muitas opções (não achei mais do q um ou dois, pode ser que existam mais modelos), uns modelos tem funções melhores e não tem outras.... Daí veio a idéia do sonar de arremesso, que teria como maior atrativo poder varrer exatamente o ponto de interesse, o problema é q ninguém falou bem deste equipamento até agora

Só pra clarear o q estou dizendo.... Nessa imagem abaixo, gostaria de achar um equipamento q mostrasse o q existe na parte azul da água....
Imagem

O Matrix o 47 3D até agora é os q mais atenderia minhas necessidades e tem outras funções interessantes....

Imagem

O Matrix 37 tb poderia, não fosse o problema dele marcar manchas ao invés de desenhos (eu sei que isso é só visual, pois o desenho de um peixinho não quer dizer q seja mesmo um peixo, mas ao meu ver, influencia na percepção do pescador)
Imagem

E por fim, pergunto aos que possuem... Vale a pena ter um sonar?????

Abraço e obrigado aos q estão tentando ajudar

Ricardo
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Sex Mar 24, 2006 12:01 pm

canali escreveu:
E por fim, pergunto aos que possuem... Vale a pena ter um sonar?????

Abraço e obrigado aos q estão tentando ajudar

Ricardo
O meu alvo principal são so Tucunarés....com os hábitos de predador e frequentador de estruturas semelhantes ao Bass e Robalos...

O meu sonar está encostado faz muito tempo...pra esse tipo de peixes acho totalmente dispensável.
Uma relação custo benefício muito ruim.... entenda por ruim como pouco produtiva....
Espero ter ajudado....
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Seg Mar 27, 2006 3:35 pm

Ajudo sim camarada.... ... Me fez ver q ainda não é hora de gastar num sonar caro... Talvez um simples ou um portátil baratinho

Valeu

Abração

Ricardo
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Mar 27, 2006 7:32 pm

Gaudério ...

Este tema está intreressante ... Tanto que vou mandar ele lá pro Nerd'sCorner ...

Mas antes vou te dizer para que serve um sonar, na minha opinião ...
Pelos mesmo motivos que vc expos aqui, te digo que :

- É um excelente instrumento para navegação ... Marca profundidade, alguns modelos marcam velocidade e temperatura da água ...

- Ótimo para determinar o tipo de estrutura que tem abaixo do barco. Mas depende do tipo de sonar.

- Para quem pesca poitado, com Jumping Jig ou iscas do tipo, é excelente. Para quem vai lingüiçar então ... Fantástico ... Principalmente sobre os poções ...

E na minha opinião sincera, é só ... Nada mais ...

E os modelos portáteis, pior ainda ... Não compensam ... Se vc for utilizar caiaque, é preferível utilizar a grana em algo mais proveitoso ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- NERD'S CORNER - FÓRUM TECNOLÓGICO”