posição de instalação do sonar no barco...

Se você tem dúvidas com relação à programas e equipamentos de computador, aparelhos eletrônicos utilizados em suas pescarias como GPS, Sonar, Barômetros, Relógios e uma infinidade de aparelhos eletrônicos que fazem parte de nosso dia à dia, coloque aqui sua dúvida.
Com certeza não faltarão opiniões para ajudá-lo...
Avatar do usuário
Guilherme Mantizuma
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1414
Registrado em: Qui Out 02, 2008 7:09 pm
Cidade:

posição de instalação do sonar no barco...

Mensagem por Guilherme Mantizuma » Sex Dez 03, 2010 11:44 am

olá turma queria uma saber uma melhor posição para a instalação do sonar no barco..

sendo o meu sem console, ou seja uma semi- chata com motor de popa..

reparei vendo na net varias várias posições para instalação do sonar no barco..qual seria mais ideal? na trazeira? na lateral? junto ao motor elétrico?

espero alguma ajuda de vocês.. abraços
Avatar do usuário
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1406
Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
Cidade:

Mensagem por Rui A. Merlin » Sex Dez 03, 2010 12:41 pm

O meu, instalei o sensor na popa.
Imagem
Avatar do usuário
Roberto Casagrande
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2089
Registrado em: Ter Set 16, 2008 10:00 am
Cidade:

Mensagem por Roberto Casagrande » Sex Dez 03, 2010 12:59 pm

O usual é no espelho da popa, apesar de que se levares em conta que a proa irá encontrar um baxio antes do sonar acusar, mas tambem ele não irá funcionar com o barco em velocidade de cruzeiro instalado na popa, pois não irá tocar na agua. Agora, se for para verificar profundidade usando o motor eletrico, aí sim, instala na proa. Porem ficará mais suscetivel a quebra do sensor em virtude de possiveis batidas em galhos ou algo do genero.
Vinicius Razera
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 335
Registrado em: Ter Jul 25, 2006 10:25 pm
Cidade:

Mensagem por Vinicius Razera » Sex Dez 03, 2010 1:46 pm

Mantizuma,

Eu uso o sensor no motor eletrico, e o visor na proa, bem proximo de onde eu fico.

Qual o sentido disso? Bem, o sensor ficando no eletrico me da maior proximidade com o q ele esta mostrando. Como costumo pescar Basses, eu utilizo o sonar durante boa parte da pescaria, para identificar como esta o peixe, ou até mesmo para enconta-lo, por isso costumo instalar o visor em um local proximo de onde eu ficarei durante a pescaria.

Neste caso, nao uso o sonar para navegação. (eu tenho outro para isso)

Grande Abraço.

Vinicius Razera.
Xtreme Boats
Avatar do usuário
Marco R. Lima
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2007
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 3:07 pm
Cidade:

Mensagem por Marco R. Lima » Sex Dez 03, 2010 1:53 pm

Vinicius Razera escreveu:Mantizuma,

Eu uso o sensor no motor eletrico, e o visor na proa, bem proximo de onde eu fico.

Qual o sentido disso? Bem, o sensor ficando no eletrico me da maior proximidade com o q ele esta mostrando. Como costumo pescar Basses, eu utilizo o sonar durante boa parte da pescaria, para identificar como esta o peixe, ou até mesmo para enconta-lo, por isso costumo instalar o visor em um local proximo de onde eu ficarei durante a pescaria.

Neste caso, nao uso o sonar para navegação. (eu tenho outro para isso)

Grande Abraço.

Vinicius Razera.
Guilherme, pode ir nessa que é o mais certo !
Abrax p vc Vinicius...

Abrax p vc tb Guilherme !
Vinicius Razera
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 335
Registrado em: Ter Jul 25, 2006 10:25 pm
Cidade:

Mensagem por Vinicius Razera » Sex Dez 03, 2010 4:31 pm

Marco R. Lima escreveu:
Vinicius Razera escreveu:Mantizuma,

Eu uso o sensor no motor eletrico, e o visor na proa, bem proximo de onde eu fico.

Qual o sentido disso? Bem, o sensor ficando no eletrico me da maior proximidade com o q ele esta mostrando. Como costumo pescar Basses, eu utilizo o sonar durante boa parte da pescaria, para identificar como esta o peixe, ou até mesmo para enconta-lo, por isso costumo instalar o visor em um local proximo de onde eu ficarei durante a pescaria.

Neste caso, nao uso o sonar para navegação. (eu tenho outro para isso)

Grande Abraço.

Vinicius Razera.
Guilherme, pode ir nessa que é o mais certo !
Abrax p vc Vinicius...

Abrax p vc tb Guilherme !
Grande Marco.

Beleza?? Espero que esteja gostando da varinha...

Abraços.
Xtreme Boats
Avatar do usuário
Guilherme Mantizuma
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1414
Registrado em: Qui Out 02, 2008 7:09 pm
Cidade:

..

Mensagem por Guilherme Mantizuma » Sáb Dez 04, 2010 2:00 am

pois é, ja está p ter uma noção de como instalar o meu sonar no meu barquinho..hehehe

obrigado aos amigos
Avatar do usuário
laison
CALOURO
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 9:54 am
Cidade:

Mensagem por laison » Sex Dez 17, 2010 10:09 am

Guilherme, há tempos atrás tive a mesma dúvida que você tem, até tinha ouvido falar que poderia ser instalado o trasndutor dentro do barco, para melhor proteção deste equipamento. Após realizar o teste, verifiquei que a leitura do transdutor dentro do barco não é preciso, com varias informações distorcidas. Daí segui as orientações do manual que indica a instalação do transdutor no espelho dàgua (como indica o companheiro ROBERTO) e próximo ao motor de popa. No caso de uso do barco com motor elétrico o transdutor pode ser instalado com um adaptador "que a principio vem junto com o sonar" na parte da carcaça do motor próximo a hélice. A tela de navegação terá que ser instalada próxima ao banco do piloto. Um abç LAISON.
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Sex Dez 17, 2010 10:32 am

Geralmente as pessoas instalam sonares mais simples, apenas para navegação, na popa, com uma placa acima dele para evitar que jogue água para cima, algumas vezes jogando para dentro da embarcação. Os sonares mais modernos, para pesca mesmo, são colocados no torpedo do motor elétrico, usando-se braçadeiras. Quase sempre a gente começa com um sonar mais simples e vai sentindo necessidade de melhorar com o tempo, e naturalmente o primeiro sonar será colocado na popa e o segundo, mais avançado, no elétrico. Daí passamos a tela do primeiro para trás, usando-o para navegação e a do segundo é instalada no castelo de proa, usando para pesca.
Abs!
Imagem
Avatar do usuário
Carlos Magno
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1516
Registrado em: Sex Abr 17, 2009 3:10 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Magno » Sex Dez 17, 2010 5:38 pm

Uai sô... faz igual ao do Zeca... se eu não estiver emganado, ele instalou o dele debaixo do motor eletrico, amarrado com uma abraçadeira... parece que ficou bão...
CARLOS MAGNO FOUREAUX - MAGUINHO
Fazenda Paraná, Centro de Pesca Esportiva
Pratique segurança, direito e responsabilidade de todos.
Avatar do usuário
Henrique Carvalho
ANZOL DE OURO
Mensagens: 786
Registrado em: Qua Jul 09, 2008 1:14 pm
Cidade:

Mensagem por Henrique Carvalho » Sex Dez 17, 2010 7:06 pm

Tenho visto alguns Bass boats, com o Sensor do sonar, instalado dentro do casco. Ate queria saber de algum entendido. A leitura de todos os dados, feita por cima da fibra é precisa?
Responder

Voltar para “- NERD'S CORNER - FÓRUM TECNOLÓGICO”