Radio VHF portátil

Se você tem dúvidas com relação à programas e equipamentos de computador, aparelhos eletrônicos utilizados em suas pescarias como GPS, Sonar, Barômetros, Relógios e uma infinidade de aparelhos eletrônicos que fazem parte de nosso dia à dia, coloque aqui sua dúvida.
Com certeza não faltarão opiniões para ajudá-lo...
Avatar do usuário
Markinhos Hamamura
ANZOL DE OURO
Mensagens: 543
Registrado em: Seg Dez 19, 2005 4:12 pm
Cidade:

Radio VHF portátil

Mensagem por Markinhos Hamamura » Ter Mar 09, 2010 9:35 am

Pessoal,

estou querendo comprar um radio VHF, daqueles modelos portáteis...
Alguma sugestão de modelo?
quais as características básicas que o aparelho deve ter?

abs!
Avatar do usuário
Cleo Pinheiro Q Souza
ANZOL DE OURO
Mensagens: 664
Registrado em: Ter Out 10, 2006 10:07 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Cleo Pinheiro Q Souza » Sáb Mar 13, 2010 12:33 pm

Os modelos portateis são chamados de HT.
Os modelos VHF podem ser Kenwood, Yaesu, icon são os mais populares.
Para serem utilizados é necessario ter a licensa da Anatel, prova etc, para obter um indicativo e poder opera-lo legalmente.
Existem os PX, faixa cidadão, que são aparelhos comuns operam entre canais, usados pela marinha.
Bem, qualquer duvida estou a disposição.
Sds
Imagem
__________________________
Cleo Pinheiro Q Souza .'.
Avatar do usuário
Fernando Miguel Farinassi
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 70
Registrado em: Dom Dez 27, 2009 2:56 pm
Cidade:

rádio

Mensagem por Fernando Miguel Farinassi » Seg Mar 22, 2010 9:57 pm

Cleo Pinheiro Q Souza escreveu:Os modelos portateis são chamados de HT.
Os modelos VHF podem ser Kenwood, Yaesu, icon são os mais populares.
Para serem utilizados é necessario ter a licensa da Anatel, prova etc, para obter um indicativo e poder opera-lo legalmente.
Existem os PX, faixa cidadão, que são aparelhos comuns operam entre canais, usados pela marinha.
Bem, qualquer duvida estou a disposição.
Sds
Olá, comprei uma bigfish com motor 50hp 2t (me entregam mês que vem). Normalmente saiu de madrugada e voltar de noite. Gostaria de tranquilizar o pessoal que fica no rancho, informando que esta tudo bem. Que aparelho me indica?
Desejo para todos: bons amigos, boa saúde, paz e boas pescarias
Avatar do usuário
Milton Pescamil
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Mai 24, 2006 8:53 pm
Cidade:
Contato:

Radios

Mensagem por Milton Pescamil » Qui Abr 15, 2010 1:23 am

Olá Fernando
Os radios mais usados em barcos são os uniden vhf, com 88 canais 25wats,são ant respingos do mar,portanto dura mais
O companheiro Cleo enganou-se os px não são usados pela marinha e os vhf,podem ter registros mas morei no pantanal norte 22 anos,agora no mar à 20, nunca a marinha pediu documentos dos radios nem do radio operador durante vistorias,tenho 2 a bordo falo com media de 50km muito bem.
Todo barco que tenha uma bateria pode ter um, ajuda muito são radios de ondas retas, as antenas das casas devem ser altas,para falar melhor.
O ht portatil é muito mais caro e limitado.

Abraços boas pescarias.

CAP Milton
Guia de pesca esportiva mar aberto ITAPOÁ norte SC.
Avatar do usuário
Cleo Pinheiro Q Souza
ANZOL DE OURO
Mensagens: 664
Registrado em: Ter Out 10, 2006 10:07 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Cleo Pinheiro Q Souza » Qui Abr 15, 2010 9:30 am

Quem fiscaliza a utilização dos radios e a transmissão por antena é a Anatel. Um equipamento equilibrado não atrapalha ninguem, mas quando incomoda o vizinho ou outros, o bicho pega.
O Nilton esta certo, a Marinha usa equipamentos VHF/HF os pescadores e quem esta no mar tambem usa os PXs (HF). Os radios de PX e VHF são muito identicos, a diferença esta na frequencia dos canais e antena que utilizam. Os radios HF tem abertura a frequencia PX, VHF e UHF e outras frequencias abertas.
Os mais em conta, é como citou, os uniden, de canais, barato e simples de se usar. Uniden tem PX , VHF e HF para se comprar.

Para conhecimento;

VHF (Very High Frequency) ondas metricas, segmento de frequencia compreendido entre 30 a 300 MHz, sendo a banda mais popular os 2 metros.
UHF (Ultra High Frequenciy) ondas decimetricas, segmento de frequencia compreendido entre 300 a 3000 MHz, sendo a banda mais popular os 70 cm (430 a 440 MHz)
PX (Citizen Band, ou CB, Faixa Cidadão) ondas metricas, segmento de frequencia compreendido entre 26,960 MHz e 27,860 MHz, usa-se as antenas "maria-mole", A Faixa do Cidadão é uma banda de ondas de rádio, situada na zona mais elevada das freqüências altas (HF), nas denominadas ondas curtas.

VHF/UHF/HF é necessario prova de qualificação e licença de operação fornecida pela Anatel
PX somente licença da Anatel.

Canal 9 (emergencia) - 27,065 MHz esta compreendido na faixa do PX.(HF)

Para cada faixa de frequencia tem-se a devida permissão para uso estabelecidos nas classe A, B e C do radio Amador. No caso do frequencia do PX, basta ter a licença da Anatel para usa-la.

Tem muito mais, mas acho que o util é isto.

Sds e Boas pescaria!!!
Imagem
__________________________
Cleo Pinheiro Q Souza .'.
Avatar do usuário
Milton Pescamil
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Mai 24, 2006 8:53 pm
Cidade:
Contato:

Radios

Mensagem por Milton Pescamil » Qui Abr 15, 2010 10:16 am

Bom dia Cleo.
Como você sabe a anatel não fiscaliza nem em terra muito menos na agua,se tiver denuncia, ainda demora muito, já as CORVETAS da MARINHA,pedem documentos do capitão, do barco, e dos radios.
Por aqui quem usa px são os camaroneiros,para bater papo, isso os artezanais porque o alcance é mais ou menos 20km, como ficam perto um dos outros ,é bom.
Agora radio maritimo é VHF e SSB,se vieres pescar por aqui estou ligado,nos VHF canal 16(chamada e emergencia) e o SSB frequencia 4425.6 , Já minha casa e marina ficam no 18,das 8 as 22 horas.
Meus equipamentos estão registrados na anatel, que tem na sua pagina, informação e formularios para tudo isso.
Abraços e boas pescarias.

CAP Milton
Guia de pesca esportiva mar aberto ITAPOÁ norte SC.
Avatar do usuário
Fernando Miguel Farinassi
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 70
Registrado em: Dom Dez 27, 2009 2:56 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Miguel Farinassi » Qui Abr 29, 2010 8:58 pm

Olá pessoal, estou de farol baixo, vou operar pela terceira vez do coração.
Agradeço a atenção e espero em breve estar de volta e compartilhar com vocês boas pescarias.
Tudo de bom p/os6.
Obrigado.
Desejo para todos: bons amigos, boa saúde, paz e boas pescarias
Avatar do usuário
Cleo Pinheiro Q Souza
ANZOL DE OURO
Mensagens: 664
Registrado em: Ter Out 10, 2006 10:07 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Cleo Pinheiro Q Souza » Sex Abr 30, 2010 7:58 am

Fernando Miguel Farinassi escreveu:Olá pessoal, estou de farol baixo, vou operar pela terceira vez do coração.
Agradeço a atenção e espero em breve estar de volta e compartilhar com vocês boas pescarias.
Tudo de bom p/os6.
Obrigado.
Fernando, tudo de bom a voce e uma otima recuperação.
Espero seu retorno.
Imagem
__________________________
Cleo Pinheiro Q Souza .'.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Mai 02, 2010 5:40 pm

Fernando Miguel Farinassi escreveu:Olá pessoal, estou de farol baixo, vou operar pela terceira vez do coração.
Agradeço a atenção e espero em breve estar de volta e compartilhar com vocês boas pescarias.
Tudo de bom p/os6.
Obrigado.
Desejo que tudo corra bem e que sua recuperação seja rápida e completa ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Rodrigo Marchetto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 57
Registrado em: Seg Nov 13, 2006 10:08 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Marchetto » Ter Jan 25, 2011 11:47 am

Bom dia amigos,

sempre usei talkabout para se comunicar com os barcos da equipe, mas, não aguento mais esses talkabout, são muito ruins, quando não param de funcionar a comunicação fica muito prejudicada.

Estou pensando em HT para se comunicar, existe algum que poderia me comunicar com outros talkabout tb?
Avatar do usuário
Daniel Yoshida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1368
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 7:27 am
Cidade:

Mensagem por Daniel Yoshida » Ter Jan 25, 2011 2:59 pm

Os Talkabouts sao frequencia UHF, diferente do VHF, entao vc precisaria de um radio UHF ou Dual band.

Eu tenho o TH F6a da Kenwood. Ele é dualband e faz isso, inclusive conversa na frequencia maritima tbm.

[]s
Imagem
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Ter Jan 25, 2011 7:09 pm

Qual seria a indicação de um VHF portátil?
Melhor marca, e melhor custoxbenefício.
Imagem
Avatar do usuário
Marcos Ziroldo
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 10:02 am
Cidade:

radio vhf portátil

Mensagem por Marcos Ziroldo » Dom Mar 13, 2011 11:09 am

Olá Pessoal! Tempos atrás estava pensando em comprar um e pesquisei bastante. No site da piramidemotor tem muitas opções. Nunca comprei direto do site mas ele é útil para colher informações sobre os aparelhos. Encontrei 2 modelos icon de 5w (os talkabout têm menos alcance pois a potência é apenas 1w) a prova dágua, inclusive um era flutuante, o que acho muuuiiito importante prum aparelho que será usado em barcos. Depois de colher os modelos e informações lá vc pode pesquisar na net e comprar em algum site gringo (sai um pouco mais caro) ou comprar direto na loja piramide. Abraços. Marcão.
Avatar do usuário
Paulo Silveira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 149
Registrado em: Sex Jun 19, 2009 3:49 pm
Cidade:

vhf

Mensagem por Paulo Silveira » Ter Mar 15, 2011 5:48 pm

Boa tarde, Fernando Maia

O radio VHF portatil que tem o melhor custo benefico é o unidem modelo
ATLANTIS, é proprio para uso em embarcaçoes ou ambiente umido, outras marcas sao boms, mas nao para ser usado em barcos.

abraço
Responder

Voltar para “- NERD'S CORNER - FÓRUM TECNOLÓGICO”