ESCOLHENDO UM RECEPTOR GPS

Se você tem dúvidas com relação à programas e equipamentos de computador, aparelhos eletrônicos utilizados em suas pescarias como GPS, Sonar, Barômetros, Relógios e uma infinidade de aparelhos eletrônicos que fazem parte de nosso dia à dia, coloque aqui sua dúvida.
Com certeza não faltarão opiniões para ajudá-lo...
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

ESCOLHENDO UM RECEPTOR GPS

Mensagem por E.Labatut » Ter Abr 15, 2008 6:40 pm

ESCOLHENDO UM RECEPTOR GPS
Eloy Labatut de Oliveira (eloylabatut@gmail.com)

Muitas pessoas têm me perguntado sobre qual aparelho GPS comprar, pra ajudar na escolha elaborei este texto básico. Direcionado principalmente para quem pesca e navega e quer um aparelho que possa fornecer outras funções como a de roteamento em estradas e cidades.

Primeiro o mais importante: ter e não saber usar não vai adiantar nada. Leia o manual, veja todas as funcionalidades que ele tem e, se possível, faça um curso. (eu estou, já há algum tempo, tentando preparar um curso básico de GPS de navegação, mas não consegui interessados suficientes para fechar uma turma).

Antes de começarmos na escolha do aparelho precisamos esclarecer alguns conceitos (sem entrar na teoria de funcionamento, vamos direto para informações práticas), pois tem muita propaganda enganosa que não se aplica para nós aqui no Brasil. Todo este texto se refere à GPS de navegação, esses de até 5.000 reais, mas, só para saberem, existem outros aparelhos que podem fornecer precisão na casa dos milímetros. Se você já sabe os princípios do funcionamento GPS pule para a parte O QUE O GPS DEVE FAZER? Então vamos lá:

Todo receptor GPS precisa de 4 satélites pra funcionar corretamente, com 3 ele até pode fornecer uma posição, mas com um erro absurdo, espere pelo 4º satélite e evite maiores problemas.

Se você usa muito pouco o gps, toda vez que ligar vai demorar para achar os primeiros satélites. Pois existem informações sobre as posições destes, num arquivo chamado almanaque, que o aparelho precisa ter para localizar os satélites com facilidade. Então se você ficou muito tempo sem usar o seu aparelho, pode ser que o almanaque esteja desatualizado, assim vai ser necessário baixar outro, não se preocupe o aparelho faz automaticamente (é o tempo que demora quando fica muito tempo sem usar), antes de captar os primeiros sinais e fornecer a posição.

Todos os GPS de navegação vão ter uma precisão muito parecida. As diferenças de um aparelho para outro está relacionado com a velocidade dos cálculos, ajuste do relógio interno (não é a hora que ele mostra), quantidade e posição dos satélites e intensidade do sinal. O que pode variar de um aparelho pra outro é o tempo que ele demora em captar os primeiros sinais, fazer os cálculos e iniciar a fornecer posições.

Existe também a diferença na configuração do sistema de coordenadas e datum utilizado, mas isso é assunto pra outro texto. Nenhum sistema é mais preciso que outro, são “apenas” diferentes formas que os cartógrafos usaram para representar a terra. Assim podem ocorrer diferenças entre as coordenadas do seu gps e do teu amigo, se estiverem configurados para sistemas diferentes.

WAAS é um sistema que existe nos EUA que emite um segundo sinal, que melhora a precisão alcançada, isso permite o uso com segurança para embarcações e aeronaves. Permitindo precisões de até 3 metros. Ter ou não WAAS não faz a mínima diferença para usar no Brasil. Isso geralmente é uma das propagandas enganosas, dizem que o aparelho pode ter precisão de até 3 metros, mas não dizem que isso só é possível com um sinal que não existe no Brasil. Este é o motivo de nos EUA alguns GPS fornecerem posição melhor, não significa que o aparelho vendido lá é melhor, mas que existe um segundo sinal que ajuda a corrigir a posição.

Até o ano 2000, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos deterioravam propositadamente o sinal, sendo a precisão alcançada naquela época de 100 a 300 metros. Com a eliminação da perturbação do sinal, temos a precisão atual de 15 a 10 metros. Coordenadas (waypoints) anotadas até o ano 2000 podem ter uma margem de erro de até 300 metros.

Atualmente os GPS de navegação fornecem precisão de 15 a 10 metros em 90% do tempo.

Só que esta precisão é sempre radial, ou seja, se ele diz que a precisão está em 15 metros, considere um círculo de raio de 15 metros. Então o teu ponto pode estar até 30 metros de distância do que você procura. Outro detalhe, a precisão informada no aparelho não é exata. Ele calcula com base na quantidade e posição dos satélites e fornece a precisão estimada. Como o programa interno não considera a qualidade do sinal, a precisão real é sempre pior do que a informada no aparelho. Por isso não acredite quando o seu aparelho informar que está navegando com precisão de 10 metros, por exemplo. Mantenha sempre uma margem de segurança.


O QUE O GPS DEVE FAZER?

Antes de responder isso precisamos fazer outra pergunta: para quê você quer um GPS?
Quer usar no carro, no barco, na moto, na bicicleta, no caiaque, em caminhadas?

Existem modelos específicos para cada um destes usos e já preparados para serem montados no painel do carro, do barco, da bicicleta ou até mesmo no pulso. Se você tem dinheiro sobrando tudo bem, compre um de cada, mas daí você não estaria lendo este texto. Então acho muito mais simples, e econômico, adquirir um portátil que agregue diversas funções e comprar um suporte para fixação no barco outro para o carro, etc. Custa uns 100 reais cada suporte. Outra vantagem é que não sendo fixo no seu barco ou carro, você pode levar onde quiser. Como no barco ou carro de amigos ou quando for sair com um guia de pesca, por exemplo.
Por este mesmo motivo eu não gosto muito dos que são GPS e Sonar ou GPS e Rádio no mesmo aparelho.

Uma coisa a se considerar é a marca. A líder de mercado de navegação é a Garmin, adquirir um aparelho desta marca pode facilitar na futura aquisição de acessórios e mapas base. Mas existem outras marcas muito boas, como Magellan e Lowrance que estão crescendo rapidamente e cada vez com mais acessórios à disposição.

Indiferente da marca, devem ser consideradas algumas coisas na hora de escolher um aparelho:

- DISPLAY
Você quer um colorido? Qual o tamanho e resolução do display?
Isso está diretamente relacionado à facilidade de visualização. Acredite, não é frescura. Quando estiver navegando à noite, ou com neblina, você vai querer ver as informações facilmente e não vai querer (ou poder) parar para olhar a tela.

- PONTOS, TRILHAS E ROTAS
Quantos pontos, trilhas e rotas o aparelho pode gravar?
Em pouco tempo você vai encher ele de pontos e principalmente rotas. Escolha os com mais memória. Embora pareça muito, 500 waypoints e 20 rotas vai ser pouco. Esta funcionalidade não está relacionada com a memória para mapas de fundo.

- MAPAS, ROTEAMENTO, CARTAS NÁUTICAS
Aceita mapas? Aceita mapas roteáveis? O que é o Bluechart®?
Muita gente acha desnecessário aceitar mapas, mas é porque nunca usou um que aceite. Com mapas base, você não precisa ficar gravando várias rotas para poder chegar ao destino, basta seguir o mapa.
A Internet tem facilitado muito isso, o Projeto TrackSource (www.tracksource.org.br) tem vários mapas gratuitos para download, e diversos já permitem o roteamento. Roteamento é a funcionalidade do GPS que você diz onde quer ir e ele vai mostrando o caminho considerando as ruas, muito comum nos gps automotivos. Várias cidades já estão disponíveis para download, as rodovias federais e estaduais estão todas disponíveis. A tendência é que cada vez mais mapas estejam disponibilizados.
Além dos mapas grátis existem os mapas comprados, a Garmin (vamos nos ater a ela pois a grande maioria no Brasil usa Garmin) têm para venda cartas náuticas de todo o mundo, além de mapas de arruamento, estradas, etc. Imagine você ter na tela do seu GPS uma carta náutica, a navegação fica muito mais fácil e segura.
Se você vai usar cartas náuticas (mesmo que para a sua região ainda não tenha disponível, considere que provavelmente logo vai ter), prefira um que aceite BlueChart, ele pode avisar quando chegar próximo a uma área mais rasa, por exemplo.
Aparelhos que não aceitam mapas já são considerados ultrapassados atualmente, você vai querer investir seu dinheiro em algo ultrapassado?

Se você tiver algum conhecimento de cartografia pode fazer seus próprios mapas de fundo (ou se estiver disposto a pagar, algumas poucas pessoas fazem. Eu sou um).

- AVISO SONORO
Se você quer ainda mais comodidade escolha um que tem aviso sonoro, ele vai emitir um sinal quando chegar próximo a algum ponto programado ou a alguma mudança (curva por exemplo) da sua rota.

- IMAGENS DE SATÉLTIE E GOOGLE EARHT
São poucos os modelos que aceitam o uso de imagens de satélite como “mapas” de fundo. E para ser funcional é necessário um processamento das imagens que a maioria não é capaz de fazer.
O Google Earth, na versão paga, permite uma série de funcionalidades, e acredito que em pouco tempo será possível descarregar as imagens direto para o GPS. Atualmente é possível conectar um GPS a um notebook ou pda (a hp lançou um ipaq com gps embutido) e navegar em tempo real, mas precisaria de conexão a internet sem fio (wi-fi ou celular). E convenhamos, não é muito prático para o uso que se espera de um GPS carregar um computador a tira-colo. Então tem que ser avaliado o quanto isso será realmente útil.
Imagens usam muita memória, exigem displays com melhor resolução e nem sempre é fácil de identificar as feições do terreno. Um bom mapa base pode ser muito mais útil que uma imagem de satélite.

- MEMÓRIA
Quanto de memória?
O máximo possível, ou melhor ainda, um que aceite cartões de memória. Com o rápido aumento dos mapas disponíveis, em pouco tempo sua memória vai ficar cheia, se aceitar cartões pronto, não vai ter este problema, assim você não vai ficar limitado à capacidade do aparelho.

- RESISTÊNCIA A ÁGUA
Alguns aparelhos só agüentam umidade, outros agüentam chuva, outros podem até cair dentro da água, e outros ainda vão boiar se caírem na água.
Se você vai usar no barco, acho que isso é importante.

- BARÔMETRO
Muitos usam o barômetro pra avaliar o comportamento dos peixes, mas ele tem uma outra função primordial, avaliar as condições atmosféricas. Uma rápida queda na pressão é indício que o tempo vai mudar. Se você pesca em alto mar, um barômetro a bordo pode ser muito útil, sendo considerado até mesmo um equipamento de segurança.
É possível configurar para o GPS gravar a pressão mesmo quando desligado, desde que esteja com pilhas (stand-by). A pressão dos últimos dias será exibida como um gráfico.

- BATERIAS
Em geral usam duas ou quatro pilhas comuns tipo AA, e pode usar pilhas recarregáveis. Porém alguns consomem muito mais bateria do que outros. Se você vai usar no carro ou no barco considere também um cabo eliminador de baterias, daqueles que liga em uma tomada tipo “acendedor de cigarros”.

Agora que já falamos sobre as principais funcionalidades voltamos a um dilema, se ter e não saber usar não vai adiantar nada, ter mais do que vai usar também não adianta. É jogar dinheiro fora. Mas em geral, os aparelhos são de uso muito fácil, então eu compraria o melhor que meu bolso permitir.


ESCOLHENDO UM RECEPTOR GPS

Os modelos da Garmin podem ter, depois do nome, umas letras, que significam:
h = high: antena de alta sensibilidade.
C= Color: tela colorida.
x= usa cartão de memória.
S= sensor: para alguns modelos indica os que têm barômetro e bússola independente. Alguns modelos mesmo sem esta letra já tem estas funcionalidades.

Com base no que já foi escrito até aqui você pode entrar no site da Garmin, ver as configurações e escolher o que melhor se adapta para você. Lembre de considerar na hora da compra que alguns modelos, como o famoso E-trex “amarelinho”, vêm sem cabo para transferência de dados e sem software. Só o cabo vai custar mais 150 reais. Sem o software para compartilhar informações com aparelhos de amigos só mesmo digitando coordenada por coordenada. Alguns modelos já vêm de fábrica com o cabo e o software, assim vale a pena considerar se só valor do cabo já não compensa a aquisição de um aparelho melhor. Um último detalhe, os aparelhos mais modernos usam cabos USB comum, iguais aos de máquinas fotográficas digitais, enquanto que os “amarelinhos” precisam de cabo específico e da lerda conexão serial.

Mesmo assim eu vou listar os meus favoritos, os quais eu compraria hoje (atualmente uso um Map76CS, é ótimo, só tem um problema, não é meu).


Imagem
Vista HCx: antena de alta sensibilidade, colorido, com barômetro e bússola eletrônica independente, aceita mapas, roteável, aceita cartão de memória (micro sd não incluso), conexão com computador via USB, resistente à água (1 metro de profundidade por até 30 minutos), bateria: 25 horas com duas AA alcalinas.
Link do fabricante:
https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=145&pID=8703#

Imagem
Map 60HCx: mesmas funções do Vista HCx, mais alerta sonoro, aceia antena externa, micro sd 64 Mb incluso, informações de maré com base na coordenada que se encontra, bateria: 18 horas com duas AA alcalinas.
Link do fabricante:
https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=145&pID=309#

Imagem
Map 76CSx: mesmas funções do Map 60HCx, mais , micro sd 128 Mb incluso e flutua se cair na água.
Link do fabricante:
https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=145&pID=351#

Pra quem navega também vale a pena comprar o seguinte mapa adicional: BlueChart Américas. Cartas Náuticas de todas as Américas. E lógico uma visita ao portal TrackSource.
Editado pela última vez por E.Labatut em Ter Abr 15, 2008 8:45 pm, em um total de 1 vez.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Glayson Pereira - Glico
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1177
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 7:10 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Glayson Pereira - Glico » Ter Abr 15, 2008 8:05 pm

Que beleza de explanação!!!!!! Vai ter mais textos???? Pq eu to comprando um gps, se vc for escrever mais da um toque, pq ai espero pra ler e esclarecer mais dúvidas. Valeu.

Abraço,
Glico.
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Ter Abr 15, 2008 8:34 pm

Eloy,prazer em encontrá-lo no Caterva.

Muito bom o texto e muito didático.Seria interessante colocar algumas fotos dos aparelhos que você mencionou.
Existem alguns celulares que incorporam o GPS,fica aí uma sugestão para o próximo texto.

Abraço !

Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Ter Abr 15, 2008 8:35 pm

Glico escreveu:Que beleza de explanação!!!!!! Vai ter mais textos???? Pq eu to comprando um gps, se vc for escrever mais da um toque, pq ai espero pra ler e esclarecer mais dúvidas. Valeu.

Abraço,
Glico.
Ainda sobraram dúvidas?

Pergunte (aproveita que estou de bom humor. rs)
Eloy Labatut
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Ter Abr 15, 2008 8:39 pm

Gilson escreveu:Eloy,prazer em encontrá-lo no Caterva.

Muito bom o texto e muito didático.Seria interessante colocar algumas fotos dos aparelhos que você mencionou.
Existem alguns celulares que incorporam o GPS,fica aí uma sugestão para o próximo texto.

Abraço !

Gilson
Vou editar a mensagem e colocar link pro site do fabricante e imagens.

Quanto aos celulares com GPS ainda não tive a oportunidade de botar a mão em nenhum, mas ao que tudo indica serão muito próximo dos gps automotivos. Tenho que conhecer melhor pra falar sobre eles.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Glayson Pereira - Glico
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1177
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 7:10 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Glayson Pereira - Glico » Ter Abr 15, 2008 9:37 pm

E.Labatut escreveu:
Glico escreveu:Que beleza de explanação!!!!!! Vai ter mais textos???? Pq eu to comprando um gps, se vc for escrever mais da um toque, pq ai espero pra ler e esclarecer mais dúvidas. Valeu.

Abraço,
Glico.
Ainda sobraram dúvidas?

Pergunte (aproveita que estou de bom humor. rs)
ahahahahahahahahahahahahahahahah, eu ja me decidí mesmo, vou comprar o vista hcx, e gostaria de saber só mais 2 coisas de ti, q entende do assunto, qual o cartão de maior capacidade q ele comporta, o de 4 gigas mesmo? E outra coisa, esse vista eu vou conseguir utilizar ele tanto pra pesca qto pra navegação em cidades e estradas?
Valeu cara!!!!!

Abraço,
Glico.
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Ter Abr 15, 2008 9:46 pm

Glico escreveu:
E.Labatut escreveu:
Glico escreveu:Que beleza de explanação!!!!!! Vai ter mais textos???? Pq eu to comprando um gps, se vc for escrever mais da um toque, pq ai espero pra ler e esclarecer mais dúvidas. Valeu.

Abraço,
Glico.
Ainda sobraram dúvidas?

Pergunte (aproveita que estou de bom humor. rs)
ahahahahahahahahahahahahahahahah, eu ja me decidí mesmo, vou comprar o vista hcx, e gostaria de saber só mais 2 coisas de ti, q entende do assunto, qual o cartão de maior capacidade q ele comporta, o de 4 gigas mesmo? E outra coisa, esse vista eu vou conseguir utilizar ele tanto pra pesca qto pra navegação em cidades e estradas?
Valeu cara!!!!!

Abraço,
Glico.
Não tenho certeza quanto ao tamanho do cartão, só verificando no site mesmo.

Pra navegação em cidades e estradas é só baixar os mapas do TrackSource, ainda não tem tudo, mas tem muita coisa. Dá uma olhada no site, você pode baixar a versão free do gps-trackmaker e os mapas, daí vê o que tem de mapas pra tua região
Eloy Labatut
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Abr 15, 2008 9:53 pm

Parabéns Eloy ... Elucidativo, educativo e muito, oportuno ...
Vai ficar como tópico Fixo no Fórum próprio ...
Obrigado ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Marino Adati
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Mai 29, 2006 6:59 pm
Cidade:

garmin

Mensagem por Marino Adati » Ter Abr 15, 2008 9:53 pm

Eloy;

Aproveitando sua boa vontade, gostaria de saber o que acha do Rino 530 hcx ?? Achei muito interessante pela possibilidade de comunicação e principalmente a localização dos usuários do mesmo tipo de aparelho. É possível traduzi-lo para o português ??

Obrigado, pela atenção !!
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Abr 15, 2008 10:03 pm

Ficou ótimo o texto, muito esclarecedor... só falta juntar grana agora... o modelo que eu tava olhando é bem inferior a esses aí... e analisando os prós e contras vc tem razão...
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Henrique Sat
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 223
Registrado em: Sex Jan 19, 2007 10:42 pm
Cidade:

Mensagem por Henrique Sat » Ter Abr 15, 2008 10:27 pm

Perfeito, melhor tópico que vi na atualidade, ainda mais para mim que estava interessado num GPs e não sabia por onde começar.

Parabéns e obrigado por compartilhar conosco sua pesquisa!!!!!
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Re: garmin

Mensagem por E.Labatut » Ter Abr 15, 2008 10:49 pm

Marino Adati escreveu:Eloy;

Aproveitando sua boa vontade, gostaria de saber o que acha do Rino 530 hcx ?? Achei muito interessante pela possibilidade de comunicação e principalmente a localização dos usuários do mesmo tipo de aparelho. É possível traduzi-lo para o português ??

Obrigado, pela atenção !!
Mariano,

Eu, pessoalmente, não gosto de equipamentos que fazem muita coisa em um só. Raramente conseguem fazer tudo bem feito.

O meu negócio é GPS, rádio eu não entendo quase nada.

Antes de comprar fique atento a duas coisas:

1 - Acho que ele só vai se comunicar com outros da série Rino, você tem tantos outros amigos interessados em comprar um Rino que justifique o investimento?

2 - Alguns sistemas de rádio feitos pra funcionar nos EUA e Canadá não vão funcionar aqui. Rádio precisa de licença da ANATEL pra operar, tanto que se você reparar no site da Garmin eles dizem que tem duas freqüências, uma para usar nos EUA e outra no Canadá. Não sei se vai funcionar aqui.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Marino Adati
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Mai 29, 2006 6:59 pm
Cidade:

Mensagem por Marino Adati » Ter Abr 15, 2008 11:03 pm

Eloy;

Primeiro Obrigado pela atenção !!
Quanto a função rádio, ele utiliza a mesma frequencia destes rádios Motorola Talk About, portanto aqui no Brasil não necessitam de licenças da Anatel. Eu me interessei por este modelo justamente pq. tenho alguns amigos que sempre pescamos juntos, e a comunicação entre nós além de nos dar mais segurança torna mais agradável as pescarias, alguns teriam interesse em comprar.
A minha dúvida é se como GPS ele é uma boa opção.

Valeu !!!
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Ter Abr 15, 2008 11:46 pm

Show Eloy.

At.
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Rodrigo S. Furtado
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 57
Registrado em: Qua Out 24, 2007 8:13 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo S. Furtado » Qua Abr 16, 2008 11:31 am

Eloy,
cara valeu estava com muitas duvidas sobre gps
e com este seu tutorial ja deu pra clarear bastante.

Parabens.

Abraço.
Rodrigo Soares Furtado
Avatar do usuário
Henrique Sat
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 223
Registrado em: Sex Jan 19, 2007 10:42 pm
Cidade:

Mensagem por Henrique Sat » Qua Abr 16, 2008 11:48 am

Eloy,

Após ler seu texto e refletir, tenho alguma dúvidas, será que pode me ajudar?

Quanto ao Vista HCx - Basicamente ele tem as mesma funções do Cx, com excessão da antena de alta sensibilidade. Devo pagar a diferença por esta antena, ou o modelo Cx já funciona muito bem? Ele tem um preço bem inferior ao Hcx.

Caso tenha que ser o Hcx, a relação custoxbeneficio do 76Cxs se mostrou a melhor opção, você também tem este sentimento?

Obrigado
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Qua Abr 16, 2008 1:04 pm

A noite respondo, agora estou na correria.

abraço.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Qua Abr 16, 2008 6:17 pm

Marino Adati escreveu:Eloy;

Primeiro Obrigado pela atenção !!
Quanto a função rádio, ele utiliza a mesma frequencia destes rádios Motorola Talk About, portanto aqui no Brasil não necessitam de licenças da Anatel. Eu me interessei por este modelo justamente pq. tenho alguns amigos que sempre pescamos juntos, e a comunicação entre nós além de nos dar mais segurança torna mais agradável as pescarias, alguns teriam interesse em comprar.
A minha dúvida é se como GPS ele é uma boa opção.

Valeu !!!
Pelas especificações (nunca usei um destes) é pra ser tão bom quanto os outros.

"Other Rino 530HCx features:

* Barometric altimeter pinpoints your precise elevation.
* Electronic compass tells you what direction you’re headed, even when you're standing still.
* Bold color TFT display makes it easy to see and navigate to family or friends at an amusement park, lake or other outdoor group activity.
* microSD card slot accepts preloaded MapSource® data cards with detailed maps.
* Automatic routing and turn-by-turn directions with alert tones let you find an address or point of interest and drive there (with optional MapSource map data).
* Rechargeable lithium-ion battery provides up to 14 hours of outdoor use."
Eloy Labatut
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Qua Abr 16, 2008 6:24 pm

Satkunas escreveu:Eloy,

Após ler seu texto e refletir, tenho alguma dúvidas, será que pode me ajudar?

Quanto ao Vista HCx - Basicamente ele tem as mesma funções do Cx, com excessão da antena de alta sensibilidade. Devo pagar a diferença por esta antena, ou o modelo Cx já funciona muito bem? Ele tem um preço bem inferior ao Hcx.

Caso tenha que ser o Hcx, a relação custoxbeneficio do 76Cxs se mostrou a melhor opção, você também tem este sentimento?

Obrigado
Satkunas,

Os Cx, sem o "H" vão sair de linha logo, aliás o que existe pra venda é o que tem em estoque não são mais fabricados.

Não sei quais preços você encontrou pois varia muito se comprado por importador credenciado pagando todos os impostos, por importador não credenciado mas que paga os impostos e por contrabando.

Os últimos preços que vi a diferença era mínima. Passa os preços que você viu aí pra gente.

A princípio esta antena melhora a qualidade do sinal em locais com obstruções como em meio a prédios, a árvores, dentro do carro, etc. Se você não anda em meio a prédios, árvores e tem cuidado ao usar no carro não faz tanta diferença. O maior problema seria comprar algo que já está fora de linha.

E existe um boato (informação não oficial) que os "H" conseguirão captar sinais GLONASS e GNSS, mas isso é outra história.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Qua Abr 16, 2008 6:32 pm

Gilson escreveu:Eloy,prazer em encontrá-lo no Caterva.

Muito bom o texto e muito didático.Seria interessante colocar algumas fotos dos aparelhos que você mencionou.
Existem alguns celulares que incorporam o GPS,fica aí uma sugestão para o próximo texto.

Abraço !

Gilson
Sobre os celulares que incorporam GPS eu acho que é fria, segundo informações de um próprio fabricante:
O que é A-GPS?

GPS assistido (A-GPS) é uma versão aprimorada de GPS. A-GPS recebe dados de suporte através de uma conexão de dados (por exemplo, GPRS ou 3G), ajudando seu aparelho a calcular as coordenadas da sua posição atual quando recebe informações de satélites.


Existem custos extras para usar A-GPS?

Você paga ao seu provedor de serviço pela transferência de dados sobre a rede celular. Lembre-se de que os custos podem ser mais altos em roaming.
Traduzindo:
versão aprimorada = vai fornecer coordenadas com base nas antenas do celular quando não conseguir captar sinal gps (tenho dúvidas se ele realmente tem um receptor gps). Precisão: questionável.

Conexão de dados = você só vai poder usar os mapas que a operadora fornecer, esqueça os mapas náuticos por exemplo. Também não sei como eles funcionam para gravar pontos e trilhas. Aparentemente só servem para localizar endereços e dizer como chegar até eles. Se realmente for só isso (só vi informações nos sites dos fabricantes, nunca mexi em um) pra quem pesca não vai servir.

Transferência dos dados da rede celular = se não tiver rede celular, lascou-se. Não sei vocês mas onde eu pesco 80% do tempo não tem sinal.

você paga para usar o serviço = você compra e ainda continua pagando toda vez que for usar. Quanto custa um celular desses? E o serviço? Quanto custa um GPS bom?

Eu continuo preferindo os aparelhos que são "SÓ" GPS.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Glayson Pereira - Glico
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1177
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 7:10 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Glayson Pereira - Glico » Qui Abr 17, 2008 11:59 am

Eloy, aproveitando a sua boa vontade, fiz a seguinte pergunta à um vendedor, no caso falávamos do vista hcx, q já me decidi e vou adquirir ele mesmo, vou colar aqui:

Perg.: Olá, qual o cartão de memória máximo q esse gps aceita? q eu sei aceita o de 2 gigas, mas tenho dúvida se ele aceita mais de 2 gigas? qto??? obrigado.

Resp.: BOA NOITE, JA VI VARIOS CASO DE GPS COM DEFEITO ( TRAVANDO O PROCESSADOR ), FOI DIFICIL DESCOBRIR O MOTIVO DO TRAVAMENTO, DEMOROU MAIS DESCOBRI QUE ESTAVAM COM MEMORIA MAIOR QUE 512MB. O FABRICANTE NÃO INFORMA O MAXIMO DE MEMORIA. ATE PORQUE SE COLOCAR TODOS OS MAPAS DISPONIVEIS PARA O BRASIL SÃO 161MB, SE COLOCAR TODO BRASIL + CONE SUL SÃO 245MB, DAI MINHA DUVIDA: PARA QUE TANTA MEMORIA... ABRAÇOS: GPSBH.

Outro detalhe q havia nessas respostas é q a pessoa informava q qto maior capacidade tiver o cartão de memória, mais demorada era a procura de dados mesmo com o cartão vazio.

Aí eu te pergunto, o q vc tem a comentar sobre isso? Procede essas informações??? Pq a minha intenção seria um cartão de 2 ou 4 gigas, muitos até podem achar muita coisa, mas seria uma preferência minha mesmo, até pq o valor desses cartões compensa o de maior capacidade, a diferença de preço é mínima.

Mais uma vez te agradeço!!!!!

Abraço,
Glico.
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Sex Abr 18, 2008 4:57 pm

Glico escreveu:Eloy, aproveitando a sua boa vontade, fiz a seguinte pergunta à um vendedor, no caso falávamos do vista hcx, q já me decidi e vou adquirir ele mesmo, vou colar aqui:

Perg.: Olá, qual o cartão de memória máximo q esse gps aceita? q eu sei aceita o de 2 gigas, mas tenho dúvida se ele aceita mais de 2 gigas? qto??? obrigado.

Resp.: BOA NOITE, JA VI VARIOS CASO DE GPS COM DEFEITO ( TRAVANDO O PROCESSADOR ), FOI DIFICIL DESCOBRIR O MOTIVO DO TRAVAMENTO, DEMOROU MAIS DESCOBRI QUE ESTAVAM COM MEMORIA MAIOR QUE 512MB. O FABRICANTE NÃO INFORMA O MAXIMO DE MEMORIA. ATE PORQUE SE COLOCAR TODOS OS MAPAS DISPONIVEIS PARA O BRASIL SÃO 161MB, SE COLOCAR TODO BRASIL + CONE SUL SÃO 245MB, DAI MINHA DUVIDA: PARA QUE TANTA MEMORIA... ABRAÇOS: GPSBH.

Outro detalhe q havia nessas respostas é q a pessoa informava q qto maior capacidade tiver o cartão de memória, mais demorada era a procura de dados mesmo com o cartão vazio.

Aí eu te pergunto, o q vc tem a comentar sobre isso? Procede essas informações??? Pq a minha intenção seria um cartão de 2 ou 4 gigas, muitos até podem achar muita coisa, mas seria uma preferência minha mesmo, até pq o valor desses cartões compensa o de maior capacidade, a diferença de preço é mínima.

Mais uma vez te agradeço!!!!!

Abraço,
Glico.
Glico, só uma vez eu tive a oportunidade de mexer em um que aceita cartão, no momento estava com um de 512.

Mas digo que pode ter fundamento sim. Estou usando um notebook vaio no trabalho, e o cartão SD de 2 Gigas que uso em outro equipamento ele não lê, o Ipaq lê o cartão sem problemas, o notebook de uma colega (acer) também. Testei cartão de 256 e de 128 e funcionou sem problemas.

Não sei se é relacionado com a capacidade do cartão, ou com o modelo do cartão. Semana que vem o técnico vai vir avaliar porque o vaio não está lendo o cartão.

Sinceramente não sei.

Só não esquece que o cartão do GPS é o micro-sd que é bem mais caro que os sd comum.

abraço.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Glayson Pereira - Glico
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1177
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 7:10 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Glayson Pereira - Glico » Sex Abr 18, 2008 6:22 pm

Valeu Eloy, mais uma vez muito obrigado!!!!

Abraço,
Glico.
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Abr 22, 2008 2:31 pm

ehhh arrumou para a cabeça , tenho um legend e quero aprender a usa-lo , não sei usar nem 10% do que ele tem para oferecer-me .

Pergunto , é um bom gps ou ja vou passando para a frente ?

Coloco desde ja a sua disposição a sede do clube para você proferir seu curso em Curitiba e escalo-me para assar uma carninha no interva-lo para o almoço .

Tenho tido contato com os novos modelos de gps com ecobatimetro , véio é um luxo , aquilo sim é ecobatimetro não um mero profundimetro de luxo como meu culda 168 , até diferença de cor para peixe e sugeira ele tem , fora a função de colocar as cartas nauticas dentro do gps , daí fica show navegar com as alturas dos locais via carta nautica .
Mas como é coisa para "anustomadus" vulgo cúcheio (R$ 3.500,00) , vou ter que virar-me com o que possuo .
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Ter Abr 22, 2008 4:04 pm

POISNÃ escreveu:ehhh arrumou para a cabeça , tenho um legend e quero aprender a usa-lo , não sei usar nem 10% do que ele tem para oferecer-me .

Pergunto , é um bom gps ou ja vou passando para a frente ?

Coloco desde ja a sua disposição a sede do clube para você proferir seu curso em Curitiba e escalo-me para assar uma carninha no interva-lo para o almoço .

Tenho tido contato com os novos modelos de gps com ecobatimetro , véio é um luxo , aquilo sim é ecobatimetro não um mero profundimetro de luxo como meu culda 168 , até diferença de cor para peixe e sugeira ele tem , fora a função de colocar as cartas nauticas dentro do gps , daí fica show navegar com as alturas dos locais via carta nautica .
Mas como é coisa para "anustomadus" vulgo c*cheio (R$ 3.500,00) , vou ter que virar-me com o que possuo .
Poisnã, dependendo do uso que vai querer até o simples Etrex amarelinho é suficiente. Pra você ter idéia fomos pro mar esses dias com um amigo que o gps dele nem desenhava a trilha percorrida, só dava uma lista de pontos previamente gravados, você escolhia pra qual ir e ele apontava a direção e distância. Para aquele uso serviu muito bem.

O Legend é um ótimo aparelho, sabendo usar e ele te servindo pro uso que você quer não tem por que trocar.

Esses ecobatímetros são um show mesmo, mas esse preço é no paralelo né, com todos os impostos vai pra perto dos 5.000. Eu ainda acho ruim pegar um que é gps e eco no mesmo aparelho. Daí você quer ir pra Serra da Mesa pescar uns tucunas, não vai levar teu barco, e vai ter que sair sem gps...
Tem uma outra opção mais interessante, mas que ainda tem muito pouco aqui no Brasil, que são os GPS que aceitam ser acoplados a um transducer.

Ou seja, você tem o teu GPS de mão, leva onde quer, quando chega no barco pluga um fio e na tela do gps vai ter as informações de profundidade. Não é um ecobatímetro, mas já ajuda bagarai.

Já a função de carregar as cartas náuticas no gps não precisa ser um desses não. Qualquer que aceita Bluechart é possível, a partir de 1000 reais já encontra desses.

Mas vamos deixar pra falar mais no curso, senão eu gasto todo meu blablablá aqui e depois vocês não vão ter nada pra ouvir. rs.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Abr 22, 2008 4:40 pm

no meu da para colocar as cartas ? o só nos maps ?
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Ter Abr 22, 2008 5:02 pm

POISNÃ escreveu:no meu da para colocar as cartas ? o só nos maps ?
Ele aceita até 8 Mb de mapas, pra você ter idéia todas as estradas do Sul do Brasil, mais várias cidades da região Sul com roteamento dá 11 megas, mas você não precisa carregar tudo. Pode planejar a rota e carregar só o que interessa. Isso os rodoviários que tem de graça na internet.

As náuticas sinceramente não sei, nas especificações dele não diz ser compatível com bluechart (nome das cartas náuticas da garmin), mas nos mapas a venda para o Legend, tem as cartas náuticas. Acho que ele aceita elas sim, só que não vai ter algumas funcionalidades como alarme quando próximo a baixios ou pedras por exemplo.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Abr 22, 2008 5:10 pm

Eloy , me de uma idéia deqto você precisa ganhar por aluno que eu vou agitar esse curso de uma vez , se me conhece né ???

despesas de gasolina , comida , hotel (hotel viu não é zona ) ahhh agora se é casado né homem sério equeci ... hahahhaha , que mais ?

ou ja me da um preço por cabeça ... monto uma turma ligeirinho + o nosso amigo Ernesto .

máximo 10 né ?
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Ter Abr 22, 2008 5:58 pm

POISNÃ escreveu:Eloy , me de uma idéia deqto você precisa ganhar por aluno que eu vou agitar esse curso de uma vez , se me conhece né ???

despesas de gasolina , comida , hotel (hotel viu não é zona ) ahhh agora se é casado né homem sério equeci ... hahahhaha , que mais ?

ou ja me da um preço por cabeça ... monto uma turma ligeirinho + o nosso amigo Ernesto .

máximo 10 né ?
Então tá, chega de lero, lero e jogo aberto por que comigo não tem firula!

Curso GPS
1ª Etapa:
um sábado dividido em:
manhã: Teoria Geral Essencial
tarde: Uso dos GPS Garmin

2ª Etapa:
Duas semanas depois da 1ª etapa, neste intervalo os alunos devem usar o GPS o máximo possível para vir pra essa aula complementar com dúvidas, senão não adianta.
Um sábado de "tiração de dúvidas" e uns exercícios de localização e navegação. 100% prático.
Em terra, em água ou nos dois (rota até a represa, parada pro café, navegação, volta pra casa, etc) , vocês decidem.

Máximo de 10 pessoas pra ser bem proveitoso, se tiver mais fazemos uma segunda turma.

Não vou fazer apostila impressa (corto mais um custo) mas repasso o material da aula em meio digital, quem quiser imprime depois (mas antes de imprimir lembre-se da sua responsabilidade com o futuro da espécie humana)

Preciso que providencie:

- Local: para primeira aula, pode ser no Attack ou em qualquer sala que comporte confortavelmente 10 pessoas e dê pra projetar com data-show.
Pra segunda aula tem que ver o que vocês acham melhor, mais proveitoso e divertido (se for chato não aprende)

- Data-show: posso tentar conseguir, se alguém tiver é melhor, se eu não conseguir e ninguém tiver vamos alugar e rachar pelos participantes.

Comidas: cafezinho e bolacha maria pros intervalos da manhã e da tarde.
Almoço: tem algum restaurante aí por perto? Fazer churrasco é uma opção mas pode ser cansativo pro assador né. Acho mais fácil ir até algum restaurante, mas vocês decidem. Se optarem pelo churrasco por mim pode ser até pão com lingüiça (eita coisa boa).

Hotel: não precisa, vou no sábado cedo e volto à noite, ou se for na sexta e voltar no domingo pernoito na minha mãe.

Custo (pra Caterva e Attack): R$120,00 por pessoa. E passa a régua
Eloy Labatut
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Ter Abr 22, 2008 6:06 pm

OPS, editei o valor pois só tinha considerado uma ida e volta à Curitiba, mas serão duas.
Eloy Labatut
Responder

Voltar para “- NERD'S CORNER - FÓRUM TECNOLÓGICO”