Sonar "Portatil" - Dicas para instalar o seu!

Se você tem dúvidas com relação à programas e equipamentos de computador, aparelhos eletrônicos utilizados em suas pescarias como GPS, Sonar, Barômetros, Relógios e uma infinidade de aparelhos eletrônicos que fazem parte de nosso dia à dia, coloque aqui sua dúvida.
Com certeza não faltarão opiniões para ajudá-lo...
Avatar do usuário
Beto Andrade
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1330
Registrado em: Qua Jun 28, 2006 3:53 pm
Cidade:

Sonar "Portatil" - Dicas para instalar o seu!

Mensagem por Beto Andrade » Seg Mar 05, 2007 8:29 pm

Oi gente, quando eu postei meu primeiro relato aqui, algumas pessoas gostaram da "gambiarra" que fiz para transformar um sonar comum em portátil.
Prometi fazer um tópico e acabei esquecendo. Agora depois de um bom tempo vai as dicas para a produção da minha "gambi'.

OBS. Essa "gambiarra" é destinada a barco que não tem painel para fixar o sonar!

Descrição:
Tenho um barco de 5 mts. Um Pety 500 que utilizo no mangue e no mar. Como no mar a aproximação da terra é complicada, com muitas ondas, eu não posso deixar o sensor do sonar preso ao barco pois corre o risco dele tomar um tombo e quebrar.

Por isso eu fiz um sistema com uma garra conhecida como "sargento" ou "grampo motomil" na qual sai um bastão parecido com uma régua de 41 cm e com o sensor na ponta. Assim eu posso colocar e tirar o sensor rapidamente.

Essa garra vc encontra em lojas de materiais de construção ou ferragens, ela é muito usada para colar tábuas, para presionar uma superfície na outra...

Fiz um esquema no Paintbrush, desculpa a falta de qualidade...rsrsrsr

Imagem

Imagem


Olha o meu sonar "portátil" aqui:

Imagem
Usei uma caixa plástica que serve de painel para o suporte do sonar e que serve também para eu transportar o sonar, a bateria de moto 12V que o alimenta e o bastão de aço galvanizado com o sensor na ponta que eu prendo com um adaptador na popa do barco.

Para fazer esse "painel", eu parafusei o suporte do sonar na caixa. O sonar esta sempre seguro dentro da caixa, quando eu quero usar é só tirar e encaixar no suporte.
Imagem Imagem
Fisgando Tucunaré com isca de Acarajé!
Avatar do usuário
Aurélio Burda
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Mar 30, 2005 1:50 pm
Cidade:

Mensagem por Aurélio Burda » Ter Mar 06, 2007 10:14 am

Em nosso barco instalamos um Cuda 168. Este sonar pode ter o sensor instalado por dentro do casco, evitando esse problema da quebra !

Funciona direirinho, mesmo estando por dentro !
ImagemImagem
Avatar do usuário
Coutinho
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 374
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 3:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Coutinho » Ter Mar 06, 2007 10:46 am

Pode ser instalado por dentro, mas dependendo da velocidade de navegação, a turbulência da água prejudica a leitura do sonar.

Se for instalado por dentro tem que ser na popa do barco.

Eu instalei no meio do caso e tive que trocar.
Avatar do usuário
Aurélio Burda
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Mar 30, 2005 1:50 pm
Cidade:

Mensagem por Aurélio Burda » Ter Mar 06, 2007 11:03 am

Coutinho escreveu:Pode ser instalado por dentro, mas dependendo da velocidade de navegação, a turbulência da água prejudica a leitura do sonar.

Se for instalado por dentro tem que ser na popa do barco.

Eu instalei no meio do caso e tive que trocar.
Exatamente, o nosso está instalado no centro da popa !
ImagemImagem
Avatar do usuário
Beto Andrade
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1330
Registrado em: Qua Jun 28, 2006 3:53 pm
Cidade:

Mensagem por Beto Andrade » Ter Mar 06, 2007 11:38 am

Aurelio escreveu:Em nosso barco instalamos um Cuda 168. Este sonar pode ter o sensor instalado por dentro do casco, evitando esse problema da quebra !

Funciona direirinho, mesmo estando por dentro !
ôôôoooo, e para quem não tem garagem na casa de praia nem muito menos dinheiro para pagar uma marina.

Meu barquinho recebe sol e chuva em baixo de uma arvore... O sensor não poderia ficar instalado o tempo todo..

Outro motivo para não instalar por dentro é que a colagem tem que ser muito bem feita para não ficar bolhas entro o sensor e o casco. No meu caso mesmo a colagem sendo bem feita, com o tempo a cola iria ressecar muito e daria muita interferencia. Alem de que também o casco recebe muito tombo saltando as ondas...
Imagem Imagem
Fisgando Tucunaré com isca de Acarajé!
Responder

Voltar para “- NERD'S CORNER - FÓRUM TECNOLÓGICO”