Fishfinder, como vcs fixam e instalam no barco ?!?

Se você tem dúvidas com relação à programas e equipamentos de computador, aparelhos eletrônicos utilizados em suas pescarias como GPS, Sonar, Barômetros, Relógios e uma infinidade de aparelhos eletrônicos que fazem parte de nosso dia à dia, coloque aqui sua dúvida.
Com certeza não faltarão opiniões para ajudá-lo...
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Seg Out 06, 2008 12:59 pm

Aurelio

Não, bem susse.
Atualmente, como tenho só um sonar no Trick, está da mesma forma instalado. Só fica ruim na chuva, pq o parabrisa não tem limpador, hehehe.

Um detalhe, meu barco tem 6 metros... mas mesmo assim estou estudando instalar a tela na proa. Acho que o cabo vai dar em cima.... ...
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Seg Out 06, 2008 1:03 pm

Estou estudando instalar o transducer na popa, e apareceram 2 questões:

1. O transducer instalado na popa pode ser fixado pra ficar tanto acima da linha do casco como abaixo dela ?

2. O lado que penso em instalar o transducer tem um tampão que é por onde escoa a água interna do barco, isso pode influenciar na captura de informações ?

Obrigado !!!
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Aurélio Burda
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Mar 30, 2005 1:50 pm
Cidade:

Mensagem por Aurélio Burda » Seg Out 06, 2008 1:48 pm

Rodão escreveu:Estou estudando instalar o transducer na popa, e apareceram 2 questões:

1. O transducer instalado na popa pode ser fixado pra ficar tanto acima da linha do casco como abaixo dela ?

2. O lado que penso em instalar o transducer tem um tampão que é por onde escoa a água interna do barco, isso pode influenciar na captura de informações ?

Obrigado !!!
Barco de alumínio, instale por fora, por dentro, quando navega da interferência, pelo menos no meu dava !

Instale na linha do casco, até alguns milimetros acima, para nao correr risco de enroscar o transducer quando for colocar o barco na carreta ou navegando.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Seg Out 06, 2008 2:38 pm

Aurelio

Barco de alumínio, instale por fora, por dentro, quando navega da interferência, pelo menos no meu dava !

Instale na linha do casco, até alguns milimetros acima, para nao correr risco de enroscar o transducer quando for colocar o barco na carreta ou navegando.
Aurelio, vou instalar por fora e como disse um pouco acima da linha do casco, agora vc sabe a respeito do tampão, influencia ou não ?!?

Valeu !!!
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Aurélio Burda
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Mar 30, 2005 1:50 pm
Cidade:

Mensagem por Aurélio Burda » Seg Out 06, 2008 2:42 pm

Creio que não, pois, enquanto vc estiver usando o barco, o tampão estará fechado, já ví muitos barcos com o transducer instalado do mesmo lado do tampão.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Seg Out 06, 2008 4:23 pm

Aurelio

Creio que não, pois, enquanto vc estiver usando o barco, o tampão estará fechado, já ví muitos barcos com o transducer instalado do mesmo lado do tampão
Valeu !!!!

No papel está praticamente pronto, preciso levar na fábrica o barco pra fazer as adaptações necessárias.

Abração,
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Ter Out 07, 2008 10:55 pm

Por acaso alguém tem barco com sonar ou gps e teve que fazer um suporte pra acomodá-lo melhor na proa ?!?

Outra questão, pra que serve e como instalo um acessório feito de borracha com dois fios que abrindo-o dentro se coloca o fusivel que veio junto ?!? é necessário ?
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Out 08, 2008 1:57 am

Rodão escreveu:Por acaso alguém tem barco com sonar ou gps e teve que fazer um suporte pra acomodá-lo melhor na proa ?!?

Outra questão, pra que serve e como instalo um acessório feito de borracha com dois fios que abrindo-o dentro se coloca o fusivel que veio junto ?!? é necessário ?

Esse bagulho aí é o Porta Fusível. Você liga ele no fio positivo que alimenta o sonar. É necessário para evitar problema de sobrecarga ..
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Qua Out 08, 2008 1:32 pm

Nelson Maciel

Esse bagulho aí é o Porta Fusível. Você liga ele no fio positivo que alimenta o sonar. É necessário para evitar problema de sobrecarga ..
Nelsão, pelo que entendi, o fio positivo que vem do sonar, conecto em uma ponta desse porta fusivel e a outra ponta do porta fusivel conecto no polo positivo da bateria, é isso ?

Valeu !!!
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Out 08, 2008 1:40 pm

Rodão escreveu:
Nelson Maciel

Esse bagulho aí é o Porta Fusível. Você liga ele no fio positivo que alimenta o sonar. É necessário para evitar problema de sobrecarga ..
Nelsão, pelo que entendi, o fio positivo que vem do sonar, conecto em uma ponta desse porta fusivel e a outra ponta do porta fusivel conecto no polo positivo da bateria, é isso ?

Valeu !!!
No sonar tem dois fios .. Um preto (negativo) e um vermelho (positivo). Vc conecta este porta fusível no fio vermelho, de forma que a energia passe pelo fusível. Se hover sobre carga, ou algum problema com a bateria, o que pode acontecer é queimar o fusível, que deve ser de 3 ou 5 Ah. Esta é a proteção que teu Sonar possui para que nãao haja danos à ele.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Qua Out 08, 2008 4:35 pm

Nelson Maciel

No sonar tem dois fios .. Um preto (negativo) e um vermelho (positivo). Vc conecta este porta fusível no fio vermelho, de forma que a energia passe pelo fusível. Se hover sobre carga, ou algum problema com a bateria, o que pode acontecer é queimar o fusível, que deve ser de 3 ou 5 Ah. Esta é a proteção que teu Sonar possui para que nãao haja danos à ele.
_________________
Entendi, é que esse porta fusivel tem 2 fios, então um fio vai pro sonar e o outro pra bateria, ficando ele no meio....

Obrigado!
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Out 08, 2008 10:37 pm

Rodão escreveu:
Nelson Maciel

No sonar tem dois fios .. Um preto (negativo) e um vermelho (positivo). Vc conecta este porta fusível no fio vermelho, de forma que a energia passe pelo fusível. Se hover sobre carga, ou algum problema com a bateria, o que pode acontecer é queimar o fusível, que deve ser de 3 ou 5 Ah. Esta é a proteção que teu Sonar possui para que nãao haja danos à ele.
_________________
Entendi, é que esse porta fusivel tem 2 fios, então um fio vai pro sonar e o outro pra bateria, ficando ele no meio....

Obrigado!

Exatamente ... ...

Imagem
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Qui Out 09, 2008 10:31 pm

Obrigado Nelson, o meu é no formato de uma caixa com dois fios, um de cada lado, mas q a finalidade é a mesma.... .... Valeu!!!
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Ter Out 14, 2008 9:35 am

Rodão , aonde você achou esse sonar para vender ? qtos dinheiros pagou ? to na caputura de um desses , mas não encontro ... ...

A sonda do sonar pode ser colocada por dentro ... só que precisa ser
"bem" colocada ... ... hehehe
O Seminovas ta certissimo (alias sempre) oque estraga a coisa é deixar ar entre a sonda e o aluminio ...

Muita gente aqui no Pr , gruda com araldite ... funciona , mas tem um problema ... se você derrubar gasolina no fundo do barco ...e isso é fácil de acontecer a gasolina vai desgrudar a araldite ...

Depois de ter barco por mais de 10 anos a gente descobre uma coisa sobre sonares ... se põe para fora ... levanta a sonda quando bate o fundo (fazendo perder o sinal) e quase sempre acaba quebrando ou soltando o suporte...(quando não perde ele ) ...
se põe para dentro de vez em quando ele solta , isso é batata ...

Então te sugiro comprar um bassboat ou quest ou ranger ... ou stratus...ou bullet ... ... que esses problemas acabam ... ... hehehhehe
Na fibra por dentro é uma benção ... ...

Mas me da a dica de aonde comprou , por favor ...
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Ter Out 14, 2008 5:34 pm

Márcio Ravachi

---------------

Rodão , aonde você achou esse sonar para vender ? qtos dinheiros pagou ? to na caputura de um desses , mas não encontro ... ...

A sonda do sonar pode ser colocada por dentro ... só que precisa ser
"bem" colocada ... ... hehehe
O Seminovas ta certissimo (alias sempre) oque estraga a coisa é deixar ar entre a sonda e o aluminio ...

Muita gente aqui no Pr , gruda com araldite ... funciona , mas tem um problema ... se você derrubar gasolina no fundo do barco ...e isso é fácil de acontecer a gasolina vai desgrudar a araldite ...

Depois de ter barco por mais de 10 anos a gente descobre uma coisa sobre sonares ... se põe para fora ... levanta a sonda quando bate o fundo (fazendo perder o sinal) e quase sempre acaba quebrando ou soltando o suporte...(quando não perde ele ) ...
se põe para dentro de vez em quando ele solta , isso é batata ...

Então te sugiro comprar um bassboat ou quest ou ranger ... ou stratus...ou bullet ... ... que esses problemas acabam ... ... hehehhehe
Na fibra por dentro é uma benção ... ...

Mas me da a dica de aonde comprou , por favor ...
_________________
opa, salve Poisnã !!!!

então, meus pais foram pros EUA, aí comprei no site da BassPro e mandei entregar no hotel, paguei 160 doletas, por aqui nem imagino qto custa.... ....

abração !!!
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Márcio Ravachi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4237
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 7:47 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Márcio Ravachi » Qui Out 16, 2008 8:56 am

Pois é Rodão , só assim mesmo para comprar , pois por aqui esse eco ta chegando numa faixa de R$ 1.000,00 , daí acho muito ... mas é esse que eu quero ... ... hehheh

Abração
MÁRCIO DINOR RAVACHI - O POISNÃ
"um dia acho esse pesqueiro " ... "Imagem
Avatar do usuário
Carlos Oscar F. Valério
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 381
Registrado em: Sex Mar 02, 2007 2:29 am
Cidade:

Mensagem por Carlos Oscar F. Valério » Sáb Out 25, 2008 10:42 am

Olá, Rodão!!!

Tenho um Aruak 500 onde instalei no mesmo um Cuda 168 e instalei o transducer colado na parte interna(Popa) do barco, onde usei massa plástica porque a mesma não deixa bolhas e funciona normalmente, só perdi a leitura da temperatura da água, que tambem na realidade ele me mostra a temperatura da superficie da mesma e não foi preciso furar o barco e isso não é um procedimento errado pois no manual vem indicado que pode ser usado dessa maneira.

Abraço

Oscar
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Seg Out 27, 2008 9:56 am

Carlos Oscar F. Valério

---------------

Olá, Rodão!!!

Tenho um Aruak 500 onde instalei no mesmo um Cuda 168 e instalei o transducer colado na parte interna(Popa) do barco, onde usei massa plástica porque a mesma não deixa bolhas e funciona normalmente, só perdi a leitura da temperatura da água, que tambem na realidade ele me mostra a temperatura da superficie da mesma e não foi preciso furar o barco e isso não é um procedimento errado pois no manual vem indicado que pode ser usado dessa maneira.

Abraço

Oscar

Oscar, valeu, obrigado !!!!

Que massa é essa que vc usou, marca ?

Estou estudando de fixar o transducer numa placa e esta colada na popa do barco, mas do lado de fora ao lado do motor.... .... e estou vendo um esquema de fazer uma base na popa e uma na proa pra montar o sonar.... ...

Abraço,
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Dom Abr 05, 2009 2:50 am

Pessoal,

Depois de um tempinho já está instalada e a toda prova.... levei na fábrica pra fazerem um suporte para a base(tela) do sonar, tirado a medida e ficou 100%, a fiação entra pelo castelo de proa que também acomoda a bateria independete somente pro sonar e o transducer a priore instalei no torpedo do motor elétrico.

Imagem

Imagem

valeu pessoal !!!!
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Diego C. Feldhaus
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3098
Registrado em: Sex Fev 27, 2009 2:49 pm
Cidade: LAGES
Estado: SC
Instagram: @dcfeldhaus

Opa

Mensagem por Diego C. Feldhaus » Sex Nov 13, 2009 7:28 pm

Comprei um FishElite 480, tô começando a me "bater" pra instalar ele, aproveitei as dicas aqui!
Diego Constantino Feldhaus
Avatar do usuário
Cezar Fagundes
CALOURO
Mensagens: 20
Registrado em: Qua Jun 24, 2009 4:47 pm
Cidade:

Sonar, como colocar no barco

Mensagem por Cezar Fagundes » Seg Nov 30, 2009 8:05 am

Bom dia Rodrigo, poderia te dar um passo a passo de como colocar no teu barco o sonar, mas gostaria que você desse uma lida na mateéria que tenho no meu site o www.bassnook.com.br sobrê o assunto.
Tenho certeza que você irá tirar todas as dúvidas de instalação e também de uso do equipo.

Grande abraço

Cezinha
Abraços,
Cezinha Fagundes
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Seg Nov 30, 2009 12:30 pm

Cezar Fagundes
---------------

Bom dia Rodrigo, poderia te dar um passo a passo de como colocar no teu barco o sonar, mas gostaria que você desse uma lida na mateéria que tenho no meu site o www.bassnook.com.br sobrê o assunto.
Tenho certeza que você irá tirar todas as dúvidas de instalação e também de uso do equipo.

Grande abraço

Cezinha
Valeu Cesar, vou acessar o site.... ...

Obrigado, absss
[]'s e bons pinchos
Rodão
Responder

Voltar para “- NERD'S CORNER - FÓRUM TECNOLÓGICO”