Que material levar para Barcelos / AM?

Mais um fórum pra falar de um peixe que é simbolo da pesca esportiva brasileira - O TUCUNARÉ. Aproveitem este espaço pra discutir tudo a respeito deste maravilhoso peixe.
Avatar do usuário
Rogério Franco Maiczuk
NOVATO
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jan 24, 2013 10:21 pm
Cidade:
Contato:

Que material levar para Barcelos / AM?

Mensagem por Rogério Franco Maiczuk » Ter Out 01, 2013 9:22 pm

Senhores Boa Noite!

Estou indo com a "Turma do Choma" para Barcelos no final de Novembro/2013...

Sou pescador de robalo...nunca fui para a Amazônia e gosto de pescar com equipamento leve...(no limite....)!

O que levar Senhores?

Já estou levando varas 20, 25 e 30 lbs (esta última para hélice...) e, basicamente substituindo a linha de minhas carretilhas, que uso para robalos, para multifilamento 50 lbs....(achei "muito"... ...)...

É isto mesmo?

Quero dedicar um dia para os peixes de couro...o que levar?

Agradeço vossos comentários!

Abraço

Rogério Maiczuk
Avatar do usuário
Nilton Hideki Okada
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2008
Registrado em: Ter Mar 20, 2007 1:39 pm
Cidade:

Re: Que material levar para Barcelos / AM?

Mensagem por Nilton Hideki Okada » Ter Out 01, 2013 10:40 pm

Amigo,

Dá uma olhada neste link:
www.turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=1458

Considero-o um tutorial de quem pesca muito na AM, sempre atrás dos troféus!

Espero que te ajude, quando fui para SIRN li e pesquisei muito, além de trocar informações com o pessoal do grupo que já tinham experiência por lá.

Abs e boa sorte!
Rogério Franco Maiczuk escreveu:Senhores Boa Noite!

Estou indo com a "Turma do Choma" para Barcelos no final de Novembro/2013...

Sou pescador de robalo...nunca fui para a Amazônia e gosto de pescar com equipamento leve...(no limite....)!

O que levar Senhores?

Já estou levando varas 20, 25 e 30 lbs (esta última para hélice...) e, basicamente substituindo a linha de minhas carretilhas, que uso para robalos, para multifilamento 50 lbs....(achei "muito"... ...)...

É isto mesmo?

Quero dedicar um dia para os peixes de couro...o que levar?

Agradeço vossos comentários!

Abraço

Rogério Maiczuk
Imagem
Avatar do usuário
Rogério Franco Maiczuk
NOVATO
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jan 24, 2013 10:21 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rogério Franco Maiczuk » Ter Out 01, 2013 10:46 pm

Tks Nilton...já estou olhando!

Abs

Rogério
Avatar do usuário
Rogério Franco Maiczuk
NOVATO
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jan 24, 2013 10:21 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rogério Franco Maiczuk » Ter Out 01, 2013 10:52 pm

O link diz: "Use linhas entre 65lb e 80lb multifilamento"... ...!
Avatar do usuário
João Piccinin de Medeiros
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 1:53 am
Cidade:

Mensagem por João Piccinin de Medeiros » Ter Out 01, 2013 11:18 pm

Fala pescador, cara já fui duas vezes pra lá, e na minha concepção, te indico o seguinte:

3 conjuntos:

o primeiro com uma vara de 25lb rápida para iscas de hélice, nesse conjunto recomendo a linha power pro 50lb ou 65lb (eu uso 65lb) sem líder, e ao invés de usar um snap, no pitão da isca, use uma argola com um girador, ambos reforçados.

O segundo com uma vara de 20lb média-rápida para sticks e zaras no caso eu só uso e só funciona a Jumping Minnow T20. Linha eu indico a Daiwa Samurai 0,40 (70lb), você que gosta de esportividade pode usar a Daiwa Samurai 0,36 (55b), essa linha é espetacular, muito macia e forte. Uso também um leader de fluorcarbono 0,63 (50lb) da Varivas. Nesse conjunto também uso o snap CCM 90lb, esse aguenta o tranco além de ser pequeno e fácil de manusear.

O terceiro com uma vara de 25lb média-rápida com um ultimate peacock bass jig amarelo-vermelho, pode ser também o jig caribe, jig falcon ou extreme jig do Flavio Tannus. Opto pela 25lb porque no jig o peixe pega no fundo e briga muito. A linha nesse conjunto eu uso a Sufix 832 65lb (0,40mm) com o mesmo leader Varivas 50lb, sem snap, não troco de isca.


Nas duas vezes que fui, iscas de barbela (meia-água)não funcionaram, iscas como perversa e subwalk eu não uso porque com a Jumping minnow eu consigo fazer o trabalho na subsuperfície quando necessário.

E outra, na amazônia o legal é ver o bicho estourando na superfície, só uso hélice, zara e stick, o jig só vai pra água quando a coisa está feia mesmo.

Sobre a linha acho a 65lb uma medida de segurança, alguns amigos foram uma semana antes que eu e perderam 3 peixes grandes que arrebentaram a 50lb. Nao pode fazer um cabo de guerra com o peixe, o açu é muito forte. Com o rio cheio do jeito que está as estruturas estão submersas e o peixe tem mais lugar onde correr então eu indico uma linha grossa e forte. Com a linha de 65lb nunca arrebentou comigo. Imagina só perder o peixe da vida em uma viagem caríssima por causa da linha. Se você pesca com a fricção mais solta, deixa o peixe ir pro pau que o guia tira, acho que não terá problemas com a 50lb, mas se você é daqueles que querem reboca o peixe, arrocham o freio da fricção, e ainda metem o dedão no carretel quando o açu corre pra estrutura, a 50lb vai arrebentar sem dúvidas.

Voltei de lá nesse domingo e mesmo com as águas altas pegamos belos tucunarés, o meu maior deu 19lb (8,6kg) no boga original pego na jumping minnow, ainda perdi um monstro que na pancada e primeira tomada de linha rachou o pitão central da rip roller.

Mesmo pegando bem menos peixes que no ano passado, tive sucesso com a Jumping minnow trabalhada como stick dentro da estrutura, se você é pescador de robalos na gahada com stick, vai se dar bem.

Amanhã vou postar o relato completo e detalhado com fotos e vídeos no meu site e copiar o link aqui na parte de relatos, fique ligado.

Sobre os peixes de couro não tem erro, vara de 80 a 120lb, carretilha grande com sistema de alarme e que comporte no minimo 90m de linha 0,80mm de monofilamento e anzol encastoado bem afiado de 120lb e tamanho 9 e 10/0. O chumbo geralmente os barco hotéis fornecem.

Não sou dos mais experientes, mas essa é minha opinião pessoal, qualquer coisa estou á disposição!

No meu site fiz dois posts relacionados, pode ser interessante para você!

Para os tucunas:

http://historiadepescador.com/post.php?id=5

Peixes de couro:

http://historiadepescador.com/post.php?id=2

Forte abraço! Boa pescaria!
Avatar do usuário
Rogério Franco Maiczuk
NOVATO
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jan 24, 2013 10:21 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rogério Franco Maiczuk » Ter Out 01, 2013 11:32 pm

Valeu João....

Sou "light"... ... mais leve melhor...na manha....sem stress....valeu mesmo irmão! Obrigado pelas dicas!

Grande abraço!

Rogério!












'
Avatar do usuário
Nilton Hideki Okada
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2008
Registrado em: Ter Mar 20, 2007 1:39 pm
Cidade:

Mensagem por Nilton Hideki Okada » Qua Out 02, 2013 9:09 am

Rogério Franco Maiczuk escreveu:Valeu João....

Sou "light"... ... mais leve melhor...na manha... ...sem stress... ...valeu mesmo irmão! Obrigado pelas dicas!

Grande abraço!

Rogério!

O João falou tudo, só um detalhe, quando usar multi com 8 fios....é obrigatório o uso de leader (opinião minha)...pois, a serrilha do tucunaré acú é bem afiada e desfia com facilidade a multi, com multi 8 fios o diâmetro de cada fio é bem fino, qualquer ralada compromete a linha.
Mesmo em multi "normal", tipo PP, é sempre recomendável conferir a linha a cada peixe ou ação, para ver se a linha não está puída para não perder o peixe na próxima....foi assim que perdi uma T20 com um belo açú, usando varivas 50 Lb.

Abraços e boa sorte!











'
Imagem
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Qua Out 02, 2013 11:40 am

João Piccinin de Medeiros escreveu:Fala pescador, cara já fui duas vezes pra lá, e na minha concepção, te indico o seguinte:

3 conjuntos:

o primeiro com uma vara de 25lb rápida para iscas de hélice, nesse conjunto recomendo a linha power pro 50lb ou 65lb (eu uso 65lb) sem líder, e ao invés de usar um snap, no pitão da isca, use uma argola com um girador, ambos reforçados.

O segundo com uma vara de 20lb média-rápida para sticks e zaras no caso eu só uso e só funciona a Jumping Minnow T20. Linha eu indico a Daiwa Samurai 0,40 (70lb), você que gosta de esportividade pode usar a Daiwa Samurai 0,36 (55b), essa linha é espetacular, muito macia e forte. Uso também um leader de fluorcarbono 0,63 (50lb) da Varivas. Nesse conjunto também uso o snap CCM 90lb, esse aguenta o tranco além de ser pequeno e fácil de manusear.

O terceiro com uma vara de 25lb média-rápida com um ultimate peacock bass jig amarelo-vermelho, pode ser também o jig caribe, jig falcon ou extreme jig do Flavio Tannus. Opto pela 25lb porque no jig o peixe pega no fundo e briga muito. A linha nesse conjunto eu uso a Sufix 832 65lb (0,40mm) com o mesmo leader Varivas 50lb, sem snap, não troco de isca.


Nas duas vezes que fui, iscas de barbela (meia-água)não funcionaram, iscas como perversa e subwalk eu não uso porque com a Jumping minnow eu consigo fazer o trabalho na subsuperfície quando necessário.

E outra, na amazônia o legal é ver o bicho estourando na superfície, só uso hélice, zara e stick, o jig só vai pra água quando a coisa está feia mesmo.

Sobre a linha acho a 65lb uma medida de segurança, alguns amigos foram uma semana antes que eu e perderam 3 peixes grandes que arrebentaram a 50lb. Nao pode fazer um cabo de guerra com o peixe, o açu é muito forte. Com o rio cheio do jeito que está as estruturas estão submersas e o peixe tem mais lugar onde correr então eu indico uma linha grossa e forte. Com a linha de 65lb nunca arrebentou comigo. Imagina só perder o peixe da vida em uma viagem caríssima por causa da linha. Se você pesca com a fricção mais solta, deixa o peixe ir pro pau que o guia tira, acho que não terá problemas com a 50lb, mas se você é daqueles que querem reboca o peixe, arrocham o freio da fricção, e ainda metem o dedão no carretel quando o açu corre pra estrutura, a 50lb vai arrebentar sem dúvidas.

Voltei de lá nesse domingo e mesmo com as águas altas pegamos belos tucunarés, o meu maior deu 19lb (8,6kg) no boga original pego na jumping minnow, ainda perdi um monstro que na pancada e primeira tomada de linha rachou o pitão central da rip roller.

Mesmo pegando bem menos peixes que no ano passado, tive sucesso com a Jumping minnow trabalhada como stick dentro da estrutura, se você é pescador de robalos na gahada com stick, vai se dar bem.

Amanhã vou postar o relato completo e detalhado com fotos e vídeos no meu site e copiar o link aqui na parte de relatos, fique ligado.

Sobre os peixes de couro não tem erro, vara de 80 a 120lb, carretilha grande com sistema de alarme e que comporte no minimo 90m de linha 0,80mm de monofilamento e anzol encastoado bem afiado de 120lb e tamanho 9 e 10/0. O chumbo geralmente os barco hotéis fornecem.

Não sou dos mais experientes, mas essa é minha opinião pessoal, qualquer coisa estou á disposição!

No meu site fiz dois posts relacionados, pode ser interessante para você!

Para os tucunas:

http://historiadepescador.com/post.php?id=5

Peixes de couro:

http://historiadepescador.com/post.php?id=2

Forte abraço! Boa pescaria!
Uma aula!!
PESQUE E SOLTE !!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
João Piccinin de Medeiros
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 1:53 am
Cidade:

Mensagem por João Piccinin de Medeiros » Qua Out 02, 2013 4:00 pm

Valeu pessoal, tento sempre passar o máximo do pouco que sei, sempre estamos aprendendo mais....

Vai meu relato da pescaria da semana passada, deve ter mais algo útil ai!

http://historiadepescador.com/post.php?id=44

abraços
Avatar do usuário
Rogério Franco Maiczuk
NOVATO
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jan 24, 2013 10:21 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rogério Franco Maiczuk » Qui Out 03, 2013 12:25 pm

Valeu João! Ajudou bastante! Obrigado pela cooperação!
Avatar do usuário
Rogério Franco Maiczuk
NOVATO
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jan 24, 2013 10:21 pm
Cidade:
Contato:

Os resultados!!!

Mensagem por Rogério Franco Maiczuk » Dom Dez 15, 2013 4:14 pm

Amigos obrigado por todas suas dicas....os resultados estão no vídeo.... ...

Obrigado especialmente ao meu amigo Laurens Teuber!

http://www.youtube.com/watch?v=5KDSQzj1F1s

Abs!

Rogério
Avatar do usuário
Laurens Teuber
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1002
Registrado em: Qui Set 28, 2006 8:30 pm
Cidade:

Re: Os resultados!!!

Mensagem por Laurens Teuber » Sex Dez 20, 2013 3:50 pm

Rogério Franco Maiczuk escreveu:Amigos obrigado por todas suas dicas... ...os resultados estão no vídeo.... ...

Obrigado especialmente ao meu amigo Laurens Teuber!

http://www.youtube.com/watch?v=5KDSQzj1F1s

Abs!

Rogério

Bela pescaria vivente!

Parabéns, e agora vamos procurar novos desfios.... ... ....

Laurens
Em busca do flexa na superfície
Avatar do usuário
Olimpio de Campos
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 122
Registrado em: Qui Fev 03, 2011 7:12 pm
Cidade:

Mensagem por Olimpio de Campos » Sáb Dez 28, 2013 4:47 pm

Parabéns ao amigo Rogerio e ao grupo.
somente alegria nas imagens (fazia tempo que não via tantu AÇU em um video, hehehehe).
vi que fez uso de algumas iscas coringas, indicadas pelos amigos e algumas de gosto pessoal (com boa produtividade), sensacional.
aquela fruta Violacea (qual pe, comestível...).

abraços
Avatar do usuário
João Piccinin de Medeiros
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 1:53 am
Cidade:

Mensagem por João Piccinin de Medeiros » Sáb Dez 28, 2013 7:59 pm

Caraca Rogério! arrebentaram demais! Parabéns, show de bola o vídeo
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Mensagem por Rycardo Carvalho » Dom Dez 29, 2013 2:29 pm

Rogério Franco Maiczuk escreveu:Valeu João....

Sou "light"... ... mais leve melhor...na manha... ...sem stress... ...valeu mesmo irmão! Obrigado pelas dicas!

Grande abraço!

Rogério!
Nilton Hideki Okada escreveu: O João falou tudo, só um detalhe, quando usar multi com 8 fios....é obrigatório o uso de leader (opinião minha)...pois, a serrilha do tucunaré acú é bem afiada e desfia com facilidade a multi, com multi 8 fios o diâmetro de cada fio é bem fino, qualquer ralada compromete a linha.
Mesmo em multi "normal", tipo PP, é sempre recomendável conferir a linha a cada peixe ou ação, para ver se a linha não está puída para não perder o peixe na próxima... ...foi assim que perdi uma T20 com um belo açú, usando varivas 50 Lb.

Abraços e boa sorte!

Assino embaixo o que o Nilton falou sobre multi 8 fios..
usei a Sufix 832, 79 lbs.. Boa linha... mas,
perdi o troféu da minha pescaria nela...
os peixes pegos em outros conjuntos,
com multi de 4 fios achei que se saíram melhor ...
abraços e boa pescaria...
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Mensagem por Rycardo Carvalho » Dom Dez 29, 2013 2:31 pm

ooops agora que vi...
já foi a pescaria..
parabéns...
belas imagens...
mas de qualquer forma..
fica a dica... 8)
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Rogério Franco Maiczuk
NOVATO
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jan 24, 2013 10:21 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rogério Franco Maiczuk » Seg Jan 06, 2014 4:43 pm

Olimpio de Campos escreveu:Parabéns ao amigo Rogerio e ao grupo.
somente alegria nas imagens (fazia tempo que não via tantu AÇU em um video, hehehehe).
vi que fez uso de algumas iscas coringas, indicadas pelos amigos e algumas de gosto pessoal (com boa produtividade), sensacional.
aquela fruta Violacea (qual pe, comestível...).

abraços
Obrigado Amigo!
A fruta e comestível mas não me lembro o nome rsrs....

Valeu galera!
Responder

Voltar para “- TUCUNARÉ -”