Mini Macetão

Mais um fórum pra falar de um peixe que é simbolo da pesca esportiva brasileira - O TUCUNARÉ. Aproveitem este espaço pra discutir tudo a respeito deste maravilhoso peixe.
Avatar do usuário
André Costa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 94
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 9:37 pm
Cidade:

Mini Macetão

Mensagem por André Costa » Seg Jul 12, 2010 9:51 am

olá amigos,

deixa eu tirar uma dúvida.

certa vez li em algum lugar (que n me lembro), sobre o canibalismo entre as espécies de peixes.

Em resumo ficou claro que os peixes, tirando a traíra, refutam o canibalismo e evitam os peixes da mesma espécie.

Daí eu pergunto:

A isca mini macetão é muito ou pouco eficiente para o tucunaré, visto q é réplica do mesmo?

Se sim a teoria acima estaria furada?

A última rssss. O trabalho dela é stick ou uma zarinha?

Valeu pessoal
Avatar do usuário
Agnaldo Nélio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 750
Registrado em: Qua Ago 20, 2008 9:32 pm
Cidade: Sete Lagpas
Estado: MG
Contato:

Mensagem por Agnaldo Nélio » Seg Jul 12, 2010 1:36 pm

Olá André, blz
Não acredito que peixes predadores evitem o canibalisno. Na minha opinião, o maior come o menor, não importa de qual espécie sejam (essa é só minha opinião).
Pra mim, a eventual disponibilidade de alimento dita o comportamento das espécies (inclusive a nossa).
No caso da macetão, minha opinião é de que, da mesma forma que o peixe ataca uma x-rap 10 vermelha e branca, azul e preta, laranja e rosa, listrada, osso etc, ele ataca também a macetão amarela com listras e ocelo, simplesmente por ser um peixe pequeno e estar nadando na sua janela de ataque, quando o dito cujo esta caçando.
Com certeza algum fera do fórum vai lhe dar uma opinião melhor que a minha.
Abraços.
Abraços!

Pescar e soltar, basta começar!
Imagem
Avatar do usuário
André Costa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 94
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 9:37 pm
Cidade:

Mensagem por André Costa » Seg Jul 12, 2010 3:00 pm

blz Agnaldo!

Valeu pela resposta foi bem esclarecedora.

Mas vem cá ... ... vc considera está isca procutiva para os tucunas?

e outra: ela é zara, stick ou nda rssssssssss.

abraço amigo
Avatar do usuário
Almery de Almeida
ANZOL DE OURO
Mensagens: 501
Registrado em: Sáb Set 12, 2009 9:04 pm
Cidade:

canibalização entre os peixes

Mensagem por Almery de Almeida » Seg Jul 12, 2010 3:19 pm

Saudações.Certa vez vi em um programa de tv que mostrava a introdução de alevinos de dourado criados em laboratorio para repovoar o rio uruguai.O biologo falou que depois de quatro horas do nascimento dos alevinos eles começavam a comer uns aos outros sendo necessario colocar peixes forrageiros para alimentação dos mesmos.
Avatar do usuário
André Costa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 94
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 9:37 pm
Cidade:

Mensagem por André Costa » Seg Jul 12, 2010 4:36 pm

Valeu amigo,

to começando a achar que a teoria é furada ... ...

mas a macetãó é um stick ou uma zara
Avatar do usuário
Agnaldo Nélio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 750
Registrado em: Qua Ago 20, 2008 9:32 pm
Cidade: Sete Lagpas
Estado: MG
Contato:

Mensagem por Agnaldo Nélio » Ter Jul 13, 2010 1:52 pm

E aí André, blz
Não sei se a macetão é zara ou stick, pois nunca a usei e nem vi alguém usando, mas me parece uma zara, pelo formato do corpo. Se não me engano, alguns sticks também zaram, mas não conheço nenhuma zara que "sticke", pelo menos da forma que esperamos de um stick.
Nas lojas de pesca online, a informação é de que se trata de uma zara.
Valeu
Abraços
Abraços!

Pescar e soltar, basta começar!
Imagem
Avatar do usuário
Leonardo de Sousa Leozim
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1135
Registrado em: Seg Mar 02, 2009 11:37 am
Cidade:

Mensagem por Leonardo de Sousa Leozim » Ter Jul 13, 2010 1:59 pm

Em relação ao canibalismo entre os peixes, ele sempre acontece.

Da uma olhada nesse video que o Dino (amigo meu) gravo de um tucuna com o otro na boca:

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/v3ofpmQz1G0&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/v3ofpmQz1G0&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Abração,Leo
Avatar do usuário
André Costa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 94
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 9:37 pm
Cidade:

Mensagem por André Costa » Ter Jul 13, 2010 2:40 pm

depois dessa ficou claro!!!!!

bacana o video.

me diz outra coisa: a mini macetão da aicas é um stick ou zara.


Valeu amigo!!!!!!
Avatar do usuário
Felipe Michelini
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7879
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Michelini » Ter Jul 13, 2010 3:32 pm

André Costa escreveu:depois dessa ficou claro!!!!!

bacana o video.

me diz outra coisa: a mini macetão da aicas é um stick ou zara.


Valeu amigo!!!!!!
André..
deu sorte q eu vi esse topico

os unicos tucunas grandes q peguei (2)..o 1 e o segundo por sinal foi na isca mini macetao verde claro com papo laranja e o pior com um ocelo no rabo ehehe... o bicho entra mesmo....ta nem ai pra que que a isca ta imitando rsrs

essa isca ela e na verdade um STICK...so q e uma isca de DUPLA ACAO.... ela trabalha beleza como zara (peguei os 2 tucunas zarando) e tbm como stick.... e vai loooooooooooooooogggggggggggggggeeeeeeeeeee no arremesso!!!

t+
Imagem

Pesque, Fotografe, Solte!!!
Avatar do usuário
André Costa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 94
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 9:37 pm
Cidade:

Mensagem por André Costa » Ter Jul 13, 2010 4:31 pm

Felipe Michelini escreveu:
André Costa escreveu:depois dessa ficou claro!!!!!

bacana o video.

me diz outra coisa: a mini macetão da aicas é um stick ou zara.


Valeu amigo!!!!!!
André..
deu sorte q eu vi esse topico

os unicos tucunas grandes q peguei (2)..o 1 e o segundo por sinal foi na isca mini macetao verde claro com papo laranja e o pior com um ocelo no rabo ehehe... o bicho entra mesmo... ...ta nem ai pra que que a isca ta imitando rsrs

essa isca ela e na verdade um STICK...so q e uma isca de DUPLA ACAO.... ela trabalha beleza como zara (peguei os 2 tucunas zarando) e tbm como stick.... e vai loooooooooooooooogggggggggggggggeeeeeeeeeee no arremesso!!!

t+
VALEU FELIPÃO (NOVO TÉCNICO DA SELEÇÃO?????)

perguntei isso pq tn temho essa mesmo que imita o tucuna: a verde, com ocelo bla bla ... ...

Só que nunca consegui trabalhar ela direito.

Ela "sticka" rssss muito pouco. Na verdade vem é embolando.

Zarar ainda n tentei.

vc acha que devo colocar uma garateia mais pesada atrás para ela fazer o stick melhor ou diminuir as duas p objetivar só o efeito zara???????????w

(quanta dúvida hein!!!!!)
Avatar do usuário
Felipe Michelini
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7879
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Michelini » Ter Jul 13, 2010 5:13 pm

nao precisa mexer em nada na isca...nem tirar garateia, nada... as minhas estao "originais"... ...

nao entendi..ela vem "embolando"... como assim?

para ela zarar tem q tar uns toques ou mais longos ou mais rapidos..visto que a tendencia da isca e ficar em pé como stick

abraço
Imagem

Pesque, Fotografe, Solte!!!
Avatar do usuário
André Costa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 94
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 9:37 pm
Cidade:

Mensagem por André Costa » Ter Jul 13, 2010 5:39 pm

bom.... ....

quando tento dar o trabalho de stick, as garateias enrolam na linha, a isca embola e perde todo o trabalho.

e outra ... ... acho que ela n afunda o suficiente e eu acho que é na afundada que ela embola tlvz pq ela é pequena.

to pescabdo de multi.

o que vc achA????
Avatar do usuário
Felipe Michelini
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7879
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Michelini » Ter Jul 13, 2010 6:20 pm

eu tbm pesco de multi e coloco um liderzinho 047mm de nylon comum e depois o snap

no trabalho de stick as vezes embola..zarando nao
Imagem

Pesque, Fotografe, Solte!!!
Avatar do usuário
Gabriel Luz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 661
Registrado em: Ter Dez 11, 2007 12:06 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Luz » Seg Jul 19, 2010 8:20 pm

acontecia comigo essa "embolada", mas depois que comecei a usar o flúor
nao tive mais esse problema!
Macetão pelo menos q eu me lembre é zara!
Abração
Gabriel Luz
"Pesque e Solte"
Clube de pesca "O Arpão"
Avatar do usuário
André Costa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 94
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 9:37 pm
Cidade:

Mensagem por André Costa » Seg Jul 19, 2010 9:33 pm

Gabriel Luz escreveu:acontecia comigo essa "embolada", mas depois que comecei a usar o flúor
nao tive mais esse problema!
Macetão pelo menos q eu me lembre é zara!
pois é Gabriel,

testei ela esse fim de semana como zara e ela nadou até bem, embora a zaradinha nao seja muito aberta.

eu ainda n tinha testado ela zarando pq sempre me falaram que era stick.

tentei ela de novo como stick com um lider de mono 045 mm quase n embolou.

MAS CONTINUO ACHANDO Q ELA AFUNDA MUITO POUCO PARA UM STICK.

será q alguém tem mais experiencia para ajudar com esta isca?
Avatar do usuário
edimarcouto
NOVATO
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Set 02, 2010 11:19 pm
Cidade:

Mini macetão

Mensagem por edimarcouto » Seg Nov 29, 2010 8:23 pm

Caros amigos, o Mini Macetão cor osso funciona bem na represa de Três Marias, mais precisamente, perto do Porto São Vicente, onde tive várias ações na dita isca, ela funciona como uma stick, zara e muito bem, podendo ser trabalhada devagar ou mais depressa.

Valeu amigos.
Avatar do usuário
Estevan Petrilli
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 69
Registrado em: Qua Mar 09, 2011 12:15 am
Cidade:

Mensagem por Estevan Petrilli » Qui Out 13, 2011 1:19 pm

Nem sabia do trabalho stick...ahhahah nunca reparei
sempre trabalhei ela zarando... e nunca pegguei nada tb! haha

tenho um mini macetão marelo com ocelo e tudo... um tucuna sem rabo perfeito hahah

abraçoo
Avatar do usuário
Otavio Costa
ANZOL DE OURO
Mensagens: 812
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 7:12 pm
Cidade:

Mensagem por Otavio Costa » Qui Out 13, 2011 3:27 pm

Velho... essa isca é uma zara e sempre será!!!
Quem fala que é stick não deve saber trabalhar uma zara por isso ela vem "embolando" como o amigo do topico disse!

no mas!
Imagem

BaitLifestyle® Deus é fiel!

Equipe Isca Brava.
Avatar do usuário
Tadeu Brambilla
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2457
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 5:40 pm
Cidade:

Mensagem por Tadeu Brambilla » Dom Out 16, 2011 1:13 am

cara o tucuna e F ele come tudo cara tenho umas macetao e nas minha ataca sim.... ... ...... ......elas sao zara..
Avatar do usuário
Francisco Luiz Viana Neto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 241
Registrado em: Qua Out 27, 2010 9:04 am
Cidade:

Mensagem por Francisco Luiz Viana Neto » Qua Out 19, 2011 7:49 pm

Segundo um vídeo da aicás ela é um stick,quem diz isso é o Nelson Nakamura, quem quiser duvidar vique a vontade,a propósito ela funciona melhor zarando( minha opnião),prefiro o macetão jr.cor tucunaré paca é show.
Trabalhar faz bem a o ego, pescar faz bem a alma e a o ego.
Avatar do usuário
Leonardo de Paula Costa
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 239
Registrado em: Dom Abr 17, 2011 10:13 pm
Cidade:

MITO - Tucunaré come Tucunaré

Mensagem por Leonardo de Paula Costa » Qua Out 10, 2012 10:07 pm

A mencionada isca tem excelente resultados. O fato de ser réplica ou não da espécie não influencia no ataque e em sua produtividade.

Nós temos muito a estudar sobre o tucunaré, peixe que movimenta a pesca esportiva nacional e internacional.

Em recentes pesquisas sobre a pesca no senário internacional, noto que o TUCUNARÉ destaca-se de forma impressionante, são vários os lagos de outros países que já possuem a espécie, que logicamente foi introduzida. Mas, por diversos fatores e o primordial deles o clima a espécie não se desenvolve como no local de origem. Sem falar na quantidade de turistas que vêm para o Brasil atrás dos grandes tucunarés amzônicos, na lingua deles BIG PEACOCK BASS. Enfim, temos tudo em nossas mãos e "somos" os principais responsáveis pela degradação.

Reproduzimos conceitos já ultrapassados que surgiram com a introdução da pesca dinâmica em nossa cultura. Pesca dinâmica = pesca em movimento com iscas artificiais, pelomenos essa é a denominação que presenciei em meus etudos de videos antigos de pesca esportiva.

Destaco que a reprodução e as descobertas anteriores são importantes, inclusive para o processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento, mas não podemos ficar estáticos.

O cenário da pesca esportiva carece de materiais didáticos específicos sobre as espécies, regiões, comportamento, melhores iscas. Menciono material não como é feito por meio de relatos isolados, mas com pesquisas incluindo a experiência da cultura local, independentemente da campanha publicitária desta ou daquela marca.

Dizer que tucunaré não come tucunaré é MITO. Como o video acima postado comprova, nós da Big Tucuna TEAM, ao realizarmos aquela famosa parada pro almoço por diversas vezes ao tratar o peixe encontramos em seu estômago, estado inicial de digestão, pequeno filhote de tucunaré.

Esse fato é muito comum na represa de Três Ranchos, Lago Azul, Emborcação, lá a pressão da pesca predatória é intensa principalmente pelos matadores profissionais (pescadores de rede), fato que deixa o tucunaré praticamente sem alimento e o faz alimentar de outro tucunaré.

Importante destacar que esse fenômeno não é comum e se dá por razões extremas e isoladas.

Não há ainda como afirmar que o tucunaré alimenta-se de outro da mesma família, seu próprio filho, ou alevinos do mesmo cardume, pois após completar aproximadamente 6 a 7 cm os pais abandonam os filhos.

Abraço e boas pescarias!
Imagem
Avatar do usuário
Carlos Borges
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1235
Registrado em: Sáb Jan 15, 2011 10:38 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Borges » Qui Out 11, 2012 7:22 am

Gabriel Luz escreveu:acontecia comigo essa "embolada", mas depois que comecei a usar o flúor
nao tive mais esse problema!
Macetão pelo menos q eu me lembre é zara!
2x

Antes usava um líder de aço para traíras e sempre enrolava, depois que comecei a usar Fluor de 0,47mm, dificilmente acontece....

pra mim a macetão é zara...

Um abração do amigo do sul....
Não dispenso um boa pescaria!!!!!!!!
Avatar do usuário
Mauro Pasqualon
ANZOL DE OURO
Mensagens: 725
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 5:26 pm
Cidade:
Contato:

Tucunarés

Mensagem por Mauro Pasqualon » Qui Out 11, 2012 3:07 pm

Em certa ocasião um amigo comprou 500 tucunarés para uma lagoa particular, eles tinham entre 8 e 15 cm, aconteceu um problema na lagoa e os Tucunas precisaram ficar dois dias em um tanque...sobraram 250, alguns com a cauda do irmão para fora da boca por não conseguir engolir tudo de uma vez...esses caras são máquinas degustadoras insaciáveis...obedecendo algumas regras e excessões de sua existência e perpetuação os tucunarés comem até a mãe do sarampo...
A beleza da pesca está em ver o peixe com seus remos dourados atravessar a corrente de prata e atacar a isca traiçoeira.
Avatar do usuário
Paulo de Souza
CALOURO
Mensagens: 32
Registrado em: Seg Set 27, 2010 8:35 pm
Cidade:

isca

Mensagem por Paulo de Souza » Qui Nov 08, 2012 8:50 pm

não entedo muito de iscas mais as que tem o pitão de baixo da boca tão para zaras os stick tem pitão frontal como a redpepper mais na macetão da para peslocar o pitão para a frente ai vira um stick animal entre outra iscas como dog-x ima etc alem de diminuir o arrasto no trabalho continuo ganhando maior profundidade
adoro tucuna
Avatar do usuário
Cleverton Fonseca
NOVATO
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Ago 23, 2016 10:32 pm
Apelido: Clebim Pescador
Cidade:

Re: Mini Macetão

Mensagem por Cleverton Fonseca » Sex Set 16, 2016 2:42 am

Quero comprar iscas mini macetao ou macetao jr alguém indica quem possa ter
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Mini Macetão

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Set 16, 2016 8:39 am

Cleverton Fonseca escreveu:Quero comprar iscas mini macetao ou macetao jr alguém indica quem possa ter
Olá Cleverton

Tudo bem ?

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.

Por gentileza, apresente-se no Fórum Bate Papo falando um pouco de você e sua relação com a Pesca

Pelas regras da Caterva, solicitamos que cada usuário utilize como Avatar, uma foto que mostre a face do pescador. Ela deverá ter no máximo 150 pixels no lado maior. Se tiver dificuldade para colocar, envie a foto no tamanho original para o e-mail do administrador da Caterva, nelsonmaciel@caterva.com.br , que serão providenciada os ajustes e a colocação da foto. Cite o Nome de Registro na Caterva para facilitar.
Preferencialmente com um peixe na mão ... Peixe morto ou que pareça morto, não será veiculado

Veja nossas normas de participação :

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136


Com relação à isca procurada, coloque um anúncio de compra no SubFórum
* COMPRAS E TROCAS *
É gratuito e fica mais fácil para tentar encontrar, já que trata-se de um produto cuja importadora fechou à alguns anos

Qualquer dúvida contate-nos

Obrigado

Um abraço
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- TUCUNARÉ -”