CONFORME PESQUISA.. AS MELHORES ISCAS ARTIFICIAIS TUCUNA

Mais um fórum pra falar de um peixe que é simbolo da pesca esportiva brasileira - O TUCUNARÉ. Aproveitem este espaço pra discutir tudo a respeito deste maravilhoso peixe.
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

CONFORME PESQUISA.. AS MELHORES ISCAS ARTIFICIAIS TUCUNA

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sáb Ago 23, 2008 9:37 am

bom.. o pig me encheu o saco pra fazer essa pesquisa.. aí vai...

a princípio.. pensei em fazer uma coleta de dados com 10 iscas artificiais de cada pescador, mas pensei na situação de q 10 iscas artificiais ia ser algo muito extenso e por que não 5 iscas..!?!!? A resposta pra isso se deve a alguns fatores:

1 - a lista de iscas sairá mais refinada
2 - o final das 10 iscas mais selecionadas acredito q não fugirá muito da seleção geral
3 - o trabalho seria para coleta de dados será mais curto porém.. mais incisivo

Fato... a pesquisa teve 53 palpiteiros.. sendo que destes.. divididos em 4 regiões do país em 9 estados.

Imagem

Os estados que mais apareceram foram estes conforme pesquisa

Imagem

Vamos ao que interessa... conforme pude reparar nessa primeira passagem, a grande predominância aos pescadores da região sudeste talvez se dê conta a facilidade de se encontrar tucunarés nos lagos da região sendo q próximo a capital paulista pode-se encontrar tucunarés.. assim como nas represas da região de furnas, paulicéia, entre outras. Para os pescadores da região sul, geralmente podem se aventurar em lagos formados pelos rios Paraná, Paranapanema, etc (exemplos: Itaipu, Epitácio, etc). Para a região centro oeste, senti falta de muitos pescadores para relatarem suas informações, mesmo por que, é uma região com muitos lagos e regiões potenciais a pesca de tucunarés azuis e outros. Na região Nordeste, nos rios e em alguns açudes e lagos.

De 53 pescadores foram escolhidas no total, 81 modelos de iscas artificiais e predominantemente, o q já era esperado.. praticamente 80% de iscas de superfície. Sendo q nesta lista de 11, não ficou uma de meia água... apenas superfície e duas twitch baits.

Vamos a elas

Imagem

Lógico que essas podem não ser as melhores iscas para todos pois as opiniões são variáveis mas foram estas as mais escolhidas...

Apreciem e teçam seus comentários....
Avatar do usuário
Rodrigo Lima
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5703
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 2:22 pm
Apelido: PIG
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Lima » Sáb Ago 23, 2008 9:44 am

Mais um vez esse japonês faz um excelente trabalho e com certeza ajudará muita gente a escolher iscas quando forem pescar tucunaré.

Parabéns Oga.... ....por isso que eu falo que Vc é o CARA!!!

Abraço
/ct0
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sáb Ago 23, 2008 9:46 am

pensando por um lado.. tô conversando com o zezinho e ele mencionou algo importante.. poucas pessoas enxergaram o tucunaré como um peixe matreiro e sim com um peixe cara de pau q dá no meio da isca.. pensem nisso... pois não é todo dia q o peixe tá nesses dias...
Avatar do usuário
Rodrigo Lima
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5703
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 2:22 pm
Apelido: PIG
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Lima » Sáb Ago 23, 2008 9:48 am

Sobre o resultado da pesquisa, eu acho que a quantidade de iscas e modelos / marcas foi superior à pesquisa de robalos devido ao fato do tucunaré ser menos seletivo que o robalo.... ......menos "chato"... .....

Tá provado que o povo gosta mesmo é de ver o bicho estourando na superfície, pois, nenhuma isca meia água ficou entre as 11 primeiras.

Valeu japonês!!!
/ct0
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Sáb Ago 23, 2008 11:14 am

Massa japa

Por incrível que pareça eu não gosto de Fire stick heheh, acho que preciso mudar meus conceitos.

Mas pra questão do tucuna na encolha, jigs e colheres resolvem a parada.

Abração
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sáb Ago 23, 2008 11:23 am

Ivan escreveu:Massa japa

Por incrível que pareça eu não gosto de Fire stick heheh, acho que preciso mudar meus conceitos.

Mas pra questão do tucuna na encolha, jigs e colheres resolvem a parada.

Abração
exatamente....

hehehe
Avatar do usuário
Leonardo M. Schmidt
ANZOL DE OURO
Mensagens: 957
Registrado em: Ter Out 10, 2006 11:41 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo M. Schmidt » Sáb Ago 23, 2008 12:02 pm

Parabéns pela pesquisa Oga! Não opinei antes porque fui pescar tucunaré só algumas vezes, não tenho experiência ainda, mas fico satisfeito em saber que tenho em minha caixa de pesca mais da metade das iscas mais citadas!
Abçs
Avatar do usuário
Nilton Hideki Okada
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2008
Registrado em: Ter Mar 20, 2007 1:39 pm
Cidade:

Mensagem por Nilton Hideki Okada » Sáb Ago 23, 2008 1:06 pm

Parabéns Oga san,

Pelo excelente levantamento e filtragem das informações.
Pena realmente muitos pescadores aqui do Centro-Oeste não se manifestarem...pois, poderiam falar com total conhecimento de caso...

Abraço e com certeza essas informações serão úteis para muitos pescadores. :lol:
Imagem
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Sáb Ago 23, 2008 2:08 pm

Prezado Oga,
seu trabalho aqui apresentado é digno de varias paginas na revista pesca e cia.
Abrangente, incisivo e eficás, levando em consideração as diversas localidades, variedades de iscas e, principalmente, opiniões de varios pescadores que têm conhecimento de causa.
Feliz de nós que fazemos parte do Caterva, hoje o melhor referencial para pesca esportiva do Brasil, e poder compartilhar com apresentações brilhantes como este aqui exposto.
Meus parabens pelo sucesso de sua dedicação!
Inclusive, percebi que duas iscas citadas por mim estão no rol "top 10". Acho que são uma predominancia na maioria das regiões brasileiras.
Abração!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Ago 23, 2008 2:53 pm

Parabéns Oga ...

Belissímo trabalho ... Com o disse na pesquisa de iscas para o Robalo, este é o Oga que eu conheço ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Sáb Ago 23, 2008 3:33 pm

Muito show Oga. Parabéns pelo belo trabalho...

A seleção das isquinhas está assassina mesmo...

Abração!!!
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Antonio Carlos dos Santos
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 152
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 6:25 pm
Cidade:

Mensagem por Antonio Carlos dos Santos » Sáb Ago 23, 2008 6:08 pm

The Oscar goes to mr Oga !!!

Parabéns professor


Abraços


A. Carlos
Avatar do usuário
Shinji Haseyama
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2951
Registrado em: Qui Jun 14, 2007 4:12 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Shinji Haseyama » Sáb Ago 23, 2008 6:40 pm

Oga escreveu:pensando por um lado.. tô conversando com o zezinho e ele mencionou algo importante.. poucas pessoas enxergaram o tucunaré como um peixe matreiro e sim com um peixe cara de pau q dá no meio da isca.. pensem nisso... pois não é todo dia q o peixe tá nesses dias...

Oga, a o contrário da pesquisa com robalos, só deu superfície na pesquisa. Acho que as pessoas postaram a lista de iscas pela emoção e não pela produtividade, porque acho que as iscas mais eficientes são as de meia água e as twitchs.
KEEP WALKING KEEP FISHING

ImagemImagem
Caterva Jurássica

Quando achava que tinha todas as respostas, veio a vida e mudou todas as perguntas.... ...
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Adriano R Patussi » Sáb Ago 23, 2008 9:53 pm

Parabéns
"O peixe está lá, misturado com a água. Cabe ao bom pescador separá-los"
Avatar do usuário
Carlos Eduardo Bemfica
ANZOL DE OURO
Mensagens: 857
Registrado em: Sáb Jul 19, 2008 2:18 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Eduardo Bemfica » Dom Ago 24, 2008 1:05 pm

Prabéns ,, showww!!
"Na prática, a teoria é outra."
Avatar do usuário
Faria.
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 496
Registrado em: Sex Ago 25, 2006 1:34 pm
Cidade:

Re: CONFORME PESQUISA.. AS MELHORES ISCAS ARTIFICIAIS TUCUNA

Mensagem por Faria. » Ter Ago 26, 2008 10:22 am

Bom dia

Parabens pelo trabalho Oga, prá quem já é P*** véia na pesca cada um já tem sua luz própria. Mas prá quem está iniciando na pesca é tudo que se preicisa, inclusive prá evitar gastos desnecessários com sugestões de aprendizes de feiticeiros.

Valeu Oga.


Abração santista 100% brasileiro,quase saindo de lá rrrsss.
Avatar do usuário
Jose Carlos Pereira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 125
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 11:33 am
Cidade:

Mensagem por Jose Carlos Pereira » Qui Set 04, 2008 7:42 pm

Bom dia pessoal a sua relação das 10 melhores esta otima, estive em Serra da Mesa de 15 á 23/08 e usei muitas iscas começei com Dr: Spok-KV a por ai a fora, mas a que apresentou melhor resultado foi a João Pepino e Trick da borboleta, incrivel mas a verdade.abraços a todos pescadores do Brasil.
Zé Carlão
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Sex Set 05, 2008 2:15 am

Shinji Haseyama escreveu:
Oga escreveu:pensando por um lado.. tô conversando com o zezinho e ele mencionou algo importante.. poucas pessoas enxergaram o tucunaré como um peixe matreiro e sim com um peixe cara de pau q dá no meio da isca.. pensem nisso... pois não é todo dia q o peixe tá nesses dias...

Oga, a o contrário da pesquisa com robalos, só deu superfície na pesquisa. Acho que as pessoas postaram a lista de iscas pela emoção e não pela produtividade, porque acho que as iscas mais eficientes são as de meia água e as twitchs.
Shinji, sinceramente, se no dia que eu for pescar tucunaré pra me divertir e só estiver pegando na meia água, eu fico sem pescar ou pesco pouco peixe, porque vou manter a superfície. Tucunaré pra mim é estouro na superfície. Em Formoso fui pescar em um lago - nao tinha como pegar os grandes se não fosse de meia água, eu peguei as zaras e fui pescar no meio da mata alagada, peguei pouco e pequenos, mas as batidas na superfície faziam a gente vibrar.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Valch Mauerberg
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 318
Registrado em: Seg Mai 05, 2008 9:27 pm
Cidade:

Mensagem por Valch Mauerberg » Ter Set 16, 2008 8:57 pm

Fala Oga,

Beleza de trabalho... analisando temos...

Tucunaré = Isca Superfície... e que beleza!!!!!!!!!!!

Abraços,

Valch
Avatar do usuário
Marcio Ruellas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 334
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 6:09 pm
Cidade:

isca

Mensagem por Marcio Ruellas » Seg Set 29, 2008 9:28 pm

Oga parabéns pelo trabalho, estranhei não aparecer um popper nesta lista,mas tudo bem, qto a firestic no topo da lista eu tbém concordo .
Avatar do usuário
Toninho Fernandes
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Set 25, 2008 9:19 pm
Cidade:
Contato:

PARABENS

Mensagem por Toninho Fernandes » Seg Out 06, 2008 8:59 pm

ECXELENTE PESQUISA BEM PRODUTIVA
SUMAX um novo conceito em pesca esportiva
Avatar do usuário
Shinji Haseyama
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2951
Registrado em: Qui Jun 14, 2007 4:12 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Shinji Haseyama » Ter Out 07, 2008 11:06 pm

zeca escreveu:
Shinji Haseyama escreveu:
Oga escreveu:pensando por um lado.. tô conversando com o zezinho e ele mencionou algo importante.. poucas pessoas enxergaram o tucunaré como um peixe matreiro e sim com um peixe cara de pau q dá no meio da isca.. pensem nisso... pois não é todo dia q o peixe tá nesses dias...

Oga, a o contrário da pesquisa com robalos, só deu superfície na pesquisa. Acho que as pessoas postaram a lista de iscas pela emoção e não pela produtividade, porque acho que as iscas mais eficientes são as de meia água e as twitchs.
Shinji, sinceramente, se no dia que eu for pescar tucunaré pra me divertir e só estiver pegando na meia água, eu fico sem pescar ou pesco pouco peixe, porque vou manter a superfície. Tucunaré pra mim é estouro na superfície. Em Formoso fui pescar em um lago - nao tinha como pegar os grandes se não fosse de meia água, eu peguei as zaras e fui pescar no meio da mata alagada, peguei pouco e pequenos, mas as batidas na superfície faziam a gente vibrar.


Zeca, como o título da pesquisa é "as melhores iscas para tucunarés" fica meio estranho porque as melhores são as que pegam mais ou as que mais a gente usa e gosta?

Sem dúvida, a pesca na superfície é imcomparável. Mas em termos de quantidade as de meia água acho que pegam mais. Mas concordo com você. Na minha caixa 80% das iscas são de superfície. As pancadas que os tucunas dão na superfície, são imagens que acabam gravadas na nossa mente.
KEEP WALKING KEEP FISHING

ImagemImagem
Caterva Jurássica

Quando achava que tinha todas as respostas, veio a vida e mudou todas as perguntas.... ...
Avatar do usuário
Gilberto Sena
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 245
Registrado em: Qui Nov 20, 2008 12:52 pm
Cidade:

Mensagem por Gilberto Sena » Dom Jan 11, 2009 10:24 pm

Boa Noite Oga, tudo beleza? :D

Concordo com você, em minha caixa tenho 10 iscas firestick tunadas e 8 super spook jr, elas são as minha favoritas, ou seja, as dos Tucunas :wink:
Estarei testando as Alex force na minha próxima pescarias.

Abraço!!!!
Imagem
PESCAR É FATO! O PEIXE, É CONSEQUÊNCIA!!!!!
Avatar do usuário
Wagner Barbosa
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 116
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 2:40 pm
Cidade:

Re: CONFORME PESQUISA.. AS MELHORES ISCAS ARTIFICIAIS TUCUNA

Mensagem por Wagner Barbosa » Qui Fev 12, 2009 2:04 pm

Excelente idéia e execução. Essa pesquisa certamente irá ser muito útil a todos.

Quem sabe agora não coloca mais dados na pesquisa tipo cor e local da pesca? Fica ai uma idéia para incrementar, mas o principal foi saber as "Top Ten" iscas na opinião da galera. Quem sabe as lojas on-line não montam um kit com elas?

Parabéns.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: CONFORME PESQUISA.. AS MELHORES ISCAS ARTIFICIAIS TUCUNA

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Fev 12, 2009 2:15 pm

wagner.barbosa escreveu:Excelente idéia e execução. Essa pesquisa certamente irá ser muito útil a todos.

Quem sabe agora não coloca mais dados na pesquisa tipo cor e local da pesca? Fica ai uma idéia para incrementar, mas o principal foi saber as "Top Ten" iscas na opinião da galera. Quem sabe as lojas on-line não montam um kit com elas?

Parabéns.
Olá Amigo

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Apresente-se no Fórum Bate Papo, queremos conhece-lo.

Enviei-lhe uma MP.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Keiji Kanno
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 96
Registrado em: Sáb Fev 28, 2009 9:55 pm
Cidade:

Mensagem por Keiji Kanno » Qui Mar 26, 2009 4:45 pm

CAra como isso ajuda...
Eu que começei a entrar nessa agora nao fico desorientado.... ...
PArabens pelo trabalho e obrigado.... ......
Esta semana fui comprar algumas iscas, pena que nao tinha visto esta pesquisa...
abraços
Avatar do usuário
Leonardo Andreetta
ANZOL DE OURO
Mensagens: 965
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 7:58 pm
Cidade:

isca com barbela movel

Mensagem por Leonardo Andreetta » Ter Mar 31, 2009 10:59 pm

Pessoal, já que estamos falando em iscas pegadera, alguem já uso a X-pod da Megabass, sebe se ela existe em apenas um tamanho :?: . Comprei uma pra ver mas não usei ainda!!!!! Quanto a pesquisa, ficou no 1000, parabéns.
BORA PESCÁ??????
Avatar do usuário
Leonardo Andreetta
ANZOL DE OURO
Mensagens: 965
Registrado em: Qua Mar 25, 2009 7:58 pm
Cidade:

Re: isca com barbela movel

Mensagem por Leonardo Andreetta » Ter Mar 31, 2009 11:00 pm

Leonardo Andreetta escreveu:Pessoal, já que estamos falando em iscas pegadera, alguem já uso a X-pod da Megabass, sebe se ela existe em apenas um tamanho :?: . Comprei uma pra ver mas não usei ainda!!!!! Quanto a pesquisa, ficou no 1000, parabéns.
BORA PESCÁ??????
Avatar do usuário
Silvestre Pereira
NOVATO
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Jun 25, 2009 11:19 am
Cidade:

Mensagem por Silvestre Pereira » Sex Jul 03, 2009 10:13 pm

deve ter sido muito legal fazer esta pequisa ,principalmente se voce foi pescar em cada uma das regiões citadas kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk

eu particularmente uso muito stick , e acredito que a produtividade da isca depende muito do trabalho feito pelo pescador nela ou seja cada um tem seu toque especial o que pode ajudar na produtividade ou não .

outra coisa é que quando compramos uma isca que dá certo usamos ela por várias vezes ,o que deixa ela produtiva pelo fato de ser mais usada que as outras , a mesma coisa acontece quando deixamos uma isca esquecida na caixa ela não tem como ser produtiva por não ser usada .
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sáb Jul 04, 2009 11:45 am

silvestre escreveu:deve ter sido muito legal fazer esta pequisa ,principalmente se voce foi pescar em cada uma das regiões citadas kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk

eu particularmente uso muito stick , e acredito que a produtividade da isca depende muito do trabalho feito pelo pescador nela ou seja cada um tem seu toque especial o que pode ajudar na produtividade ou não .

outra coisa é que quando compramos uma isca que dá certo usamos ela por várias vezes ,o que deixa ela produtiva pelo fato de ser mais usada que as outras , a mesma coisa acontece quando deixamos uma isca esquecida na caixa ela não tem como ser produtiva por não ser usada .
qndo a pesquisa foi realizada, ela se baseou em cima de informações passadas através de todos os participantes daqui da caterva que relacionaram suas iscas mais utilizadas e experiências pessoais...

o bacana foi q a pesquisa teve participantes de muitos locais do país.. infelizmente a região centro-oeste teve poucos participantes o que talvez tenha influenciado de certa maneira no resultado final..
Responder

Voltar para “- TUCUNARÉ -”