Jig de peninha ou xuxinha

Mais um fórum pra falar de um peixe que é simbolo da pesca esportiva brasileira - O TUCUNARÉ. Aproveitem este espaço pra discutir tudo a respeito deste maravilhoso peixe.
Avatar do usuário
Eduardo Aoki
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Jan 22, 2008 1:23 pm
Cidade:

Jig de peninha ou xuxinha

Mensagem por Eduardo Aoki » Qui Mar 06, 2008 12:32 pm

Bom dia pescadores,

Gostaria de saber a opnião de vocês quanto a este tipo de isca.
Em que situação vocês utilizam (se utilizam)?
De que forma trabalham estas iscas?
E o que pensam a respeito?

Eu particularmente não utilizo pois não gosto...

Abs
Edu
Avatar do usuário
Virgilio Tavares
CALOURO
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Fev 25, 2008 7:21 pm
Cidade:

Re: Jig de peninha ou xuxinha

Mensagem por Virgilio Tavares » Qui Mar 06, 2008 4:30 pm

Edu A escreveu:Bom dia pescadores,

Gostaria de saber a opnião de vocês quanto a este tipo de isca.
Em que situação vocês utilizam (se utilizam)?
De que forma trabalham estas iscas?
E o que pensam a respeito?

Eu particularmente não utilizo pois não gosto...

Abs
Edu
eu prefiro o jig de peninha, peso em torno de 14 gramas, trabalhado com toques secos pe ponta de vara. vc pode escolher a profundidade de trabalho ou trazê-lo sob a superficie. gosto muito de usar, sobretudo quando a pescaria está devagar
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Qui Mar 06, 2008 6:29 pm

Edu, embora tenha me criado nma Amazônia, andeiu um bocado pelo Brasil, como militar. O ano de 98 eu passei em Fortal e lá aprendi a usar os jigs. Nós utilizamos com marabou - ele tem um efeito pulsátil dentro da água, parecendo um bicho vivo.
Recolhimento mais rápido = tucunaré; recolhimento mais lento = traíra. É uma beleza.
Não tem aquele "tchan" de uma isca de superfície, mas que funciona, funciona, sim!
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Virgilio Tavares
CALOURO
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Fev 25, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Virgilio Tavares » Qui Mar 06, 2008 8:21 pm

João Nicácio R. Filho escreveu:Edu, embora tenha me criado nma Amazônia, andeiu um bocado pelo Brasil, como militar. O ano de 98 eu passei em Fortal e lá aprendi a usar os jigs. Nós utilizamos com marabou - ele tem um efeito pulsátil dentro da água, parecendo um bicho vivo.
Recolhimento mais rápido = tucunaré; recolhimento mais lento = traíra. É uma beleza.
Não tem aquele "tchan" de uma isca de superfície, mas que funciona, funciona, sim!
parece coincidência: mas também sou de fortaleza, e lá no ceará o jig é muito utilizado..
hj moro em brasília e as vezes que tive oportunidade de pescar, tanto na serra da mesa como em corumbá, usei o jig com segundo material, para quando o peixe refugava a superficie, e a isca nao fez feio e ainda impressionou bastante os guias, que nao acreditaram naquela ~peninha~
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Sex Mar 07, 2008 12:28 am

vm_tavares escreveu: parece coincidência: mas também sou de fortaleza, e lá no ceará o jig é muito utilizado..
hj moro em brasília e as vezes que tive oportunidade de pescar, tanto na serra da mesa como em corumbá, usei o jig com segundo material, para quando o peixe refugava a superficie, e a isca nao fez feio e ainda impressionou bastante os guias, que nao acreditaram naquela ~peninha~
Meu companheiro de pesca em Fortal hoje serve na Ilha da Fantaisa (ops, digo Brasília).
Lembrei de uma reportagem acerca do jig, de autoria do gringo Andrew J. Hann. Nela ele diz que o jig é o coringa, que pode fazer a diferença entre você voltar "dedão" de uma pescaria ou não.
Ele disse que até em frente fria o bicho funciona.
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Virgilio Tavares
CALOURO
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Fev 25, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Virgilio Tavares » Sex Mar 07, 2008 8:16 am

João Nicácio R. Filho escreveu:
vm_tavares escreveu: parece coincidência: mas também sou de fortaleza, e lá no ceará o jig é muito utilizado..
hj moro em brasília e as vezes que tive oportunidade de pescar, tanto na serra da mesa como em corumbá, usei o jig com segundo material, para quando o peixe refugava a superficie, e a isca nao fez feio e ainda impressionou bastante os guias, que nao acreditaram naquela ~peninha~
Meu companheiro de pesca em Fortal hoje serve na Ilha da Fantaisa (ops, digo Brasília).
Lembrei de uma reportagem acerca do jig, de autoria do gringo Andrew J. Hann. Nela ele diz que o jig é o coringa, que pode fazer a diferença entre você voltar "dedão" de uma pescaria ou não.
Ele disse que até em frente fria o bicho funciona.
moro oor força de edital na "ilha", e a única vantagem que encontrei até agora foi a quantidade de "azuis" que existem por aqui...e eles também gostam muito de jig...
Avatar do usuário
Alexandre Matsunaga
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 476
Registrado em: Qui Nov 03, 2005 6:24 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Matsunaga » Ter Mar 11, 2008 10:42 pm

Nunca peguei um tucuna no jig, mas não tenho crise não, se tiver que pinchar jig eu pincho.

João e vm_tavares, como vocês trabalham o jig, faz um arremesso longo (ou em cima da estrutura) e vem recolhendo com toques de ponta de vara?

Abraços,
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Jig de peninha ou xuxinha

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Mar 12, 2008 12:30 am

vm_tavares escreveu:
Edu A escreveu:Bom dia pescadores,

Gostaria de saber a opnião de vocês quanto a este tipo de isca.
Em que situação vocês utilizam (se utilizam)?
De que forma trabalham estas iscas?
E o que pensam a respeito?

Eu particularmente não utilizo pois não gosto...

Abs
Edu
eu prefiro o jig de peninha, peso em torno de 14 gramas, trabalhado com toques secos pe ponta de vara. vc pode escolher a profundidade de trabalho ou trazê-lo sob a superficie. gosto muito de usar, sobretudo quando a pescaria está devagar

Olá Tavares...
Seja bem vindo à Caterva.
Sinta-se em casa e entre Amigos ...
Conte-nosde que cidade vc é ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Qua Mar 12, 2008 1:08 am

Alexandre Matsunaga escreveu:João e vm_tavares, como vocês trabalham o jig, faz um arremesso longo (ou em cima da estrutura) e vem recolhendo com toques de ponta de vara?
Abraços,
"Estruturas", nos açudes do nordeste, resumem-se a pequenos galhos em moitas semi-submersas - ou pedrais.
No nosso caso, eram as pequenas galhadas. A gente lançava um pouco além, de um lado (passando a mais ou menos 2 palmos); depois, batia toda a estrutura em leque.
O trabalho era pequenos puxadas com a vara e, quando ela era baixada, recolhimento da linha que, se fosse lento, pegava as dentuças; se mais rápido, os tucunas.
Mas o jig tem 4 modalidades de trabalho (inclusive vertical, tipo o jumping jig).
Abs
joão
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Shinji Haseyama
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2951
Registrado em: Qui Jun 14, 2007 4:12 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Shinji Haseyama » Qui Mar 13, 2008 6:59 pm

eu tenho uma experiência legal com JIG. Numa pescaria, a coisa tava muito ruim, os tucunarés estavam sem muita vontade de atacar a nossa isca artificial. Quando o piloteiro disse que eles podiam estar mais ao meio da represa em "copas" das árvores, amarramos o barco numa destas copas e descíamos os jigs até o fundo. Com toques curtos, mas vigorosos subíamos as iscas. Pegamos muito tucunas, grandes por sinal.
vivendo e aprendendo, mas pra falar a verdade, eu não gosto não. Gosto mesmo é de trabalhar iscas de superfície e ver a p****** na água.
KEEP WALKING KEEP FISHING

ImagemImagem
Caterva Jurássica

Quando achava que tinha todas as respostas, veio a vida e mudou todas as perguntas.... ...
Avatar do usuário
Gilson Braga
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2500
Registrado em: Qua Set 15, 2010 7:41 am
Cidade:

Re: Jig de peninha ou xuxinha

Mensagem por Gilson Braga » Dom Mai 01, 2011 10:55 am

Bom dia, Eduardo Aoki!
Eu uso muito o JIG xuxinha... e aqui no meu estado é um sucesso...
Uso muito o de 8 gramas mais o de 12 gramas também é show...
Imagem
Responder

Voltar para “- TUCUNARÉ -”