Garateia reserva, posso levar ou não?

Mais um fórum pra falar de um peixe que é simbolo da pesca esportiva brasileira - O TUCUNARÉ. Aproveitem este espaço pra discutir tudo a respeito deste maravilhoso peixe.
Avatar do usuário
Junior Estrada
ANZOL DE OURO
Mensagens: 596
Registrado em: Ter Jul 21, 2009 8:11 pm
Cidade:

Garateia reserva, posso levar ou não?

Mensagem por Junior Estrada » Qui Ago 20, 2009 6:07 pm

E aí galera

Alguém sabe me dizer se posso levar garateias reservas em minhas pescarias?
Estou tratando da questão legal da coisa. Novembro passado um agente da policia ambiental esteve fiscalizando a caixa de iscas de um compenheiro meu no lago de Três Marias e ele tinha algumas garateias reservas, apesar de não ter multado o agente deixou claro poderia o fazer e disse ainda que garateia não pode ser nem transportada fora da isca. Procurei em tudo que é legislação de pesca e não encontrei nada a respeito. Alguém com mais conhecimento no assunto poderia me ajudar?
Editado pela última vez por Junior Estrada em Sex Ago 21, 2009 11:24 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Luciano Barreto
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1576
Registrado em: Dom Jun 17, 2007 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Luciano Barreto » Qui Ago 20, 2009 6:59 pm

Pq da pergunta, não entedi.. vc leva o que quer..rs.. mas eu sempre levo sim algumas garatéias, vai q numa emergencia de azulao tenha q trocar...hehehe
Abraço
Avatar do usuário
Junior Estrada
ANZOL DE OURO
Mensagens: 596
Registrado em: Ter Jul 21, 2009 8:11 pm
Cidade:

Mensagem por Junior Estrada » Qui Ago 20, 2009 8:12 pm

Estou tratando da questão legal da coisa. Novembro passado um agente da policia ambiental esteve fiscalizando a caixa de iscas de um compenheiro meu no lago de Três Marias e ele tinha algumas garateias reservas, apesar de não ter multado o agente deixou claro poderia o fazer e disse ainda que garateia não pode ser nem transportada fora da isca. Procurei em tudo que é legislação de pesca e não encontrei nada a respeito. Alguém com mais conhecimento no assunto poderia me ajudar?
Avatar do usuário
Tadeu Brambilla
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2457
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 5:40 pm
Cidade:

TADEU

Mensagem por Tadeu Brambilla » Sex Ago 21, 2009 10:00 am

COM SERTESA LEVA ALGUMAS SIM PORQUE NAO!!!HEHEHHE
Avatar do usuário
João Biguá
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 62
Registrado em: Qua Ago 13, 2008 10:02 am
Cidade:

Garatéia de Reserva

Mensagem por João Biguá » Sex Set 04, 2009 5:30 pm

Alô, Júnior. Entre os equipamentos proibidos para a pesca esportiva não consta a chamada "garatéia". Se você pode pescar com isca artificial não existe proibição para o transporte de garatéia, pelo menos até onde eu conheço a legislação.
"Quando se pensa que se tem todas as respostas vem a vida e muda todas as peguntas"
Avatar do usuário
Carlos Magno
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1516
Registrado em: Sex Abr 17, 2009 3:10 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Magno » Sex Fev 19, 2010 6:42 pm

pode pode sim... tranquilo!!!
CARLOS MAGNO FOUREAUX - MAGUINHO
Fazenda Paraná, Centro de Pesca Esportiva
Pratique segurança, direito e responsabilidade de todos.
Avatar do usuário
André Ribeiro
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1192
Registrado em: Qua Set 02, 2009 5:29 pm
Cidade:

Mensagem por André Ribeiro » Sex Fev 19, 2010 7:29 pm

Interessante,

Não sei quando ou onde, mas já ouvi esta estória que as garatéias permitidas são somente as que estão nas iscas. E pelo que tenho em mente tem algo proibido mesmo.

Talvez seja para conter a pesca na "lambada".


1 abraço!
André Ribeiro

O Homem Tosco
Avatar do usuário
Danilo Cesar
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1886
Registrado em: Seg Mai 12, 2008 3:12 pm
Cidade:

Mensagem por Danilo Cesar » Sex Fev 19, 2010 7:59 pm

André Ribeiro escreveu:Interessante,

Não sei quando ou onde, mas já ouvi esta estória que as garatéias permitidas são somente as que estão nas iscas. E pelo que tenho em mente tem algo proibido mesmo.

Talvez seja para conter a pesca na "lambada".


1 abraço!
Eu também já li qualquer coisa a respeito, e se não me engano foi aqui mesmo no Caterva.
Que eu me lembre se tratava de uma notícia onde estava proibido a pesca com garatéia naquele periodo, a salvo as que estavam nas iscas, e os pescadores pagaram multa por cada garatéia reserva que carregavam.
Se eu não me engano era alguma coisa semelhante a isso...Não tenho absoluta certeza ok.
Seria até interessante achar esse post que estou me referindo, se é que eu vi aqui no Caterva né..rsrsrsrs
Abraços!
Avatar do usuário
André Ribeiro
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1192
Registrado em: Qua Set 02, 2009 5:29 pm
Cidade:

Mensagem por André Ribeiro » Sex Fev 19, 2010 8:19 pm

Já procurei usando a ferramnta de busca e não consegui achar.

Vamos ver se alguma alma caridosa aqui nos ajuda.


1 abraço!
André Ribeiro

O Homem Tosco
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Sex Fev 19, 2010 8:27 pm

Olá
Vcs procuraram ler as suas licenças de pesca? Lá diz:
"O uso de anzóis múltiplos somente é permitido com iscas artificiais, nas modalidades de arremesso e corrico".
O que dá margem a pelo menos duas interpretações distintas:
Não se pode usar, ou seja, pescar (pois usar anzol pra mim é pescar) com garatéias sem que se esteja usando iscas artificiais.
Não se pode transportar, e não necessariamente usar/pescar com garatéias.
Como a interpretação é dúbia, eu não levaria garatéias reservas "explicitamente". Pra gente pode parecer simples, mas o fiscal não pensa como nós. É só olhar para os locais onde vc pesca e verá que a imensa maioria dos pescadores não pensa como nós. É só falar pra um desconhecido que vc pegou um peixe de três quilos semana passada que ele com certeza absoluta vai achar que vc matou, pois é o que TODOS fazem, ainda. Todos eu exagerei, pois a maioria de nós solta, mas em compensação, sabemos que a imensa maioria ainda mata. Muita gente ainda usa rede, anzol de galho, espinhel... e garatéia na "lambada". O fiscal não nos conhece pra saber o que faremos com aquela garatéia solta. Assim como pode haver gente que leva umas iscas artificiais quaisquer pra disfarçar, pois tem garatéias soltas dentro da caixa pra montar a "lambada". De nada adianta nos indignarmos com uma pessoa que sabe que existem muito mais matadores do que pescadores esportivos. E não são uns plugs dentro da caixa que nos darão certificado de pescadores esportivos.
Mas nada que não possa ser resolvido de maneira simples: em vez de ficar discutindo o que cada um aqui acha, pois pouco importa o que eu acho e sim o que o fiscal acha, é só levar outras iscas que a gente não vai usar munidas com as garatéias reservas. Precisou trocar, senta, troca de uma isca pra outra e continua pescando. Quer ser ainda mais prático? Leve iscas repetidas, entortou, troca de isca e segue pescando. Simples, sem discussão, dor de cabeça ou stress num local em que a gente vai com objetivo de descansar.
Abs.
Imagem
Avatar do usuário
Carlos Magno
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1516
Registrado em: Sex Abr 17, 2009 3:10 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Magno » Sáb Fev 20, 2010 11:09 am

Sinceramente... se em alguma eventual fizcalização o policial florestal ver que o pescador esta pescando e soltando usando so iscas artificiais, não tem nem uma minhoca ou outro tipo de isca viva no barco e criar caso por causa de garateias de reposição!!! é f***!!! o cara tem que ser muito F*****...
CARLOS MAGNO FOUREAUX - MAGUINHO
Fazenda Paraná, Centro de Pesca Esportiva
Pratique segurança, direito e responsabilidade de todos.
Avatar do usuário
André Ribeiro
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1192
Registrado em: Qua Set 02, 2009 5:29 pm
Cidade:

Mensagem por André Ribeiro » Sáb Fev 20, 2010 1:02 pm

CARLOS MAGNO escreveu:Sinceramente... se em alguma eventual fizcalização o policial florestal ver que o pescador esta pescando e soltando usando so iscas artificiais, não tem nem uma minhoca ou outro tipo de isca viva no barco e criar caso por causa de garateias de reposição!!! é F***!!! o cara tem que ser muito F*****...
Magno,

O pior é que esses "camaradas" procuram pelo em ovo!

Melhor se prevenir que perder a tralha e/ou pagar multa.


1 abraço!
André Ribeiro

O Homem Tosco
Avatar do usuário
José Luiz Oliveira
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1260
Registrado em: Qui Ago 10, 2006 9:39 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Luiz Oliveira » Sáb Fev 20, 2010 2:08 pm

Sempre levo tb... e ninguem pode mexer na sua tralha se estiver com a licença de pesca.
Avatar do usuário
Carlos Magno
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1516
Registrado em: Sex Abr 17, 2009 3:10 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Magno » Sáb Fev 20, 2010 2:49 pm

Ahh... sei nao viu... esse povo é tudo doido... no dia em que eles estao com a pá virada... so deus segura...
CARLOS MAGNO FOUREAUX - MAGUINHO
Fazenda Paraná, Centro de Pesca Esportiva
Pratique segurança, direito e responsabilidade de todos.
Avatar do usuário
Moura Geraldo Antônio
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 392
Registrado em: Qui Dez 11, 2008 10:15 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Moura Geraldo Antônio » Sáb Fev 20, 2010 5:20 pm

O transporte de garateias puro e simplesmente em sua tralha de pesca é passivo de multa. Se você esta portando garateias sem nenhuma isca artificial ou uma garateia de tamanho desproporcional as usadas nas iscas artificiais com certeza vç terá problemas.
Agora se vç tem em sua tralha de pesca diversas iscas artificiais e algumas garateias de tamanhos proporcionais as usadas nas iscas artificiais vç não terá problemas com a fiscalização, pois lhe é permitido a portabilidade das mesmas para substituição em suas iscas artificiais.
Foi a orientação q tive junto ao órgão fiscalizador do nosso estado - IEF MG
Quando tenho vontade de trabalhar pego minha tralha de pesca vou para o rio e espero a vontade passar.
Avatar do usuário
Ederson José Basilio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 226
Registrado em: Qui Jan 28, 2010 10:12 pm
Cidade:

Mensagem por Ederson José Basilio » Sáb Fev 20, 2010 5:30 pm

Que eu saiba a garatéia é proibida quando usada substituindo os anzóis nas pescarias simples com varinha de bambu, telescópica etc.


Na minha caixa de pesca sempre levo 2 pares de cada tamanho referente as iscas que serão usadas. Até hoje nunca precisei substituir nenhuma.
Responder

Voltar para “- TUCUNARÉ -”