Qual é a época de reprodução do Tucunaré

Mais um fórum pra falar de um peixe que é simbolo da pesca esportiva brasileira - O TUCUNARÉ. Aproveitem este espaço pra discutir tudo a respeito deste maravilhoso peixe.
Avatar do usuário
Eduardo Cuque
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1004
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 5:34 pm
Cidade:

Qual é a época de reprodução do Tucunaré

Mensagem por Eduardo Cuque » Sex Ago 03, 2007 5:42 pm

Pessoal, tenho visto principalmente aqui no forum, muitas fotos e relatos de pescarias de tucunarés quase que simultaneas a sua realização e o que me chamou a atenção é que em várias fotos eu percebi que os Tucunarés estão com os famosos "GALOS" que indicam o período de reprodução.

Mas as pescarias narradas ocorreram em diversos meses do ano - Maio, Julho, Setembro, Dezembro, etc..

Eu particularmente só pesquei o Tucunaré em locais como o Araguaia em épocas de junho a setembro e nunca peguei um que estivesse em procriação.

Em Rubinéia e Pereira Barreto já estive em Março, Abril e Novembro e somente em Novembro estavam procriando.

Edu

Existe alguma regra? eles procriam em épocas diferentes de acordo com a região/represa?
Avatar do usuário
Danilo Leutwiler Gabas
ANZOL DE OURO
Mensagens: 538
Registrado em: Seg Mai 21, 2007 7:44 pm
Cidade:

Mensagem por Danilo Leutwiler Gabas » Ter Ago 07, 2007 12:14 pm

cara, o Tucunaré se reproduz quando começa a esquentar a agua, depois do inverno, ai ele pode se reproduzir até 3 vezes no mesmo ano(se ele for introduzido), por isso não tem uma epoca certa de reprodução, isso depende do local que o peixe foi introduzido, no estado de São Paulo a reprodução começa do meio de setembro e vai ate o proximo inverno.... ...


abraço
Alex Roberto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 603
Registrado em: Ter Abr 12, 2005 9:28 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Roberto » Seg Out 08, 2007 7:28 pm

Existe uma diferença na reprodução do Tucunaré em ambiente natural e ambiente artificial. Na região onde moro, acompanho o comportamento do Tucunaré já alguns anos, tanto em ambiente natural quanto artificial.
Notei que nos lagos artificiais onde o Tucunaré é praticamente o topo da cadeia, foram encontrados em quase todos os meses do ano Tucunarés com filhotes, acasalando ou com ninhos. Já em lagos naturais ou grandes lagos como o lago de Palmas e Ilha do Bananal, os Tucunas são encontrados com filhotes e acasalando em períodos com intervalos de 4 meses, ou seja, o Tucunaré chega a acasalar 3 vezes ao ano em ambiente natural.
No caso de lagos onde sofre muita interferência humana, onde ocorre oscilações bruscas de nível de água, ocorre também uma mudança no comportamento dos Tucunarés, isso ocorre em represas onde a água é usada para irrigação.
Isso são observações que tenho feito durante quase 7 anos pescando praticamente 180 dias do ano sempre nos mesmos lagos e são refente ao Tucunaré Azul (agora Piquiti) da região do Tocantins. com certeza isso deve mudar conforme a região e conforme a espécie.

Alex.
Responder

Voltar para “- TUCUNARÉ -”