Piracema e licença de pesca amadora

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Matheus Trento
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 19, 2015 1:20 am
Cidade:

Piracema e licença de pesca amadora

Mensagem por Matheus Trento » Seg Nov 09, 2015 12:46 am

Bom amigos, gostaria de tirar uma duvida que provavelmente não e só minha, agora com o início da piracema como fica pra nos pescadores esportivos do pesque e solte? Vejo muita reportagem e notícia, porém nenhuma e clara o suficiente.... Sempre deixando uma duvida no ar....


E também agora com a extinção do ministério da pesca qual o órgão responsável pela emissão da carteira de pescador amador?


Desde já grato!
Avatar do usuário
Adauto Trute
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 294
Registrado em: Sáb Jun 09, 2007 5:55 pm
Cidade:

Re: Piracema e licença de pesca amadora

Mensagem por Adauto Trute » Seg Nov 09, 2015 9:13 pm

Matheus Trento escreveu:Bom amigos, gostaria de tirar uma duvida que provavelmente não e só minha, agora com o início da piracema como fica pra nos pescadores esportivos do pesque e solte? Vejo muita reportagem e notícia, porém nenhuma e clara o suficiente.... Sempre deixando uma duvida no ar....


E também agora com a extinção do ministério da pesca qual o órgão responsável pela emissão da carteira de pescador amador?


Desde já grato!
Matheus: para cada uma das 19, se não me engano, bacias hidrográficas do Brasil tem legislações especificas que regulamentar a pesca amadora quanto profissional. Sei por exemplo que a no mês de fevereiro no rio Paraguai, não nos seus afluentes, o pesque-e-solte com uso de iscar artificiais é liberado, ao menos no estado do Mato Grosso do Sul.
Outro exemplo: o rio Paraná faz fronteira entre os Estados de Mato Grosso do Sul e o Parana e para tanto a pescaria naquele Estado se estendeu até o dia 5 de Novembro e neste(no meu Estado do Paraná) se estendeu até o dia 31 de outubro.... ..... bastava você atravessar e ir pescar do outro lado do rio mas você não poderia trazer os peixes pescados no Mato Grosso do Sul para o Paraná.... ... ...... ......entendestes:
Abcs, ADAUTO.
Grato,
drtrute
Avatar do usuário
Matheus Trento
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 19, 2015 1:20 am
Cidade:

Mensagem por Matheus Trento » Ter Nov 10, 2015 12:42 am

Entendi sim, muito obrigado...as legislações específicas de cada estado eu encontro no ministério da agricultura?


E em relação a carteira de pesca amadora, alguém sabe se foi transferido para o ministério da agricultura?
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Ter Nov 10, 2015 8:36 am

Matheus Trento escreveu: E em relação a carteira de pesca amadora, alguém sabe se foi transferido para o ministério da agricultura?
Nem a Dilma sabe.... ... ...... ... ......kkkkkkkkkkkk
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Nov 10, 2015 10:26 pm

Eu sei !

Licença de Pesca :

http://sinpesq.mpa.gov.br/pndpa/web/pesca_amadora.php

Não precisa esperar 30 dias para emitir a licença definitiva

Com 20 dias estava na mão ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Matheus Trento
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 19, 2015 1:20 am
Cidade:

Mensagem por Matheus Trento » Qua Nov 11, 2015 12:55 am

Nelson, mas agora o ministério da pesca foi extinto correto? então no caso acho que não se deve mais fazer o cadastro de pescador amador pelo MPA
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Nov 11, 2015 1:23 am

Matheus Trento escreveu:Nelson, mas agora o ministério da pesca foi extinto correto? então no caso acho que não se deve mais fazer o cadastro de pescador amador pelo MPA
A extinção é correta
Mas a informação sobre a Licença é corretíssima ...

Jamais daria uma informação inválida ...rs....

Fiz a minha Licença no dia 21/10/2015
E estou com a Licença definitiva em mãos ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Eduardo Cuque
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1004
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 5:34 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Cuque » Qua Nov 11, 2015 10:48 am

A licença de pesca continua a ser no mesmo modo. Em 15 dias a minha definitiva saiu. Tirei agora em Outubro.

Quanto a pesca é simples, todo peixe nativo em sua bacia é proibido.

Como exemplo: vc é do estado de São Paulo, qualquer peixe natural da Bacia do Prata está proibido.

Corvina, Tilápia e Tucunaré pode pescar, porém Tucunaré com Lambari não. Tem lugares que a Florestal não aceita nem Lambari com nota fiscal.

Se a Florestal te pega com tuvira ou outras iscas vivas (ximboré, piramboia, cascudo), já é encrenca.

Eu pesco com frequência na Represa de Jurumirim, lá tem re-peixamento de pacú e pacú CD. Como são nativos do prata, até isto é proibido, mesmo tendo re-peixamento.

Eu saio só de artificial para Tucunaré, se pegar piranha tem que soltar. (Apesar que eu solto sempre tudo, mas tem muita gente matando de tudo, uma pena).

É assim.
Avatar do usuário
Matheus Trento
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 19, 2015 1:20 am
Cidade:

Mensagem por Matheus Trento » Qua Nov 11, 2015 8:21 pm

Eu gosto de bater umas traíras no pesque e solte....mas tenho medo de dar algum problema....mesmo soltando, pesco na jurumirum também ali em arandu
Avatar do usuário
Renato Barreto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2047
Registrado em: Seg Jun 09, 2008 6:02 pm
Cidade:

Mensagem por Renato Barreto » Qua Nov 11, 2015 9:33 pm

Essa é para quem é de SP...Vejam esta entrevista de um Tenente e um Sargento da PMA, num trecho da entrevista ele diz que não estão mais fiscalizando a licença de pesca aqui no estado de SP, por falta de convênio entre o IBAMA e o governo de SP. (podem ir direto a 2:50 do vídeo).

https://youtu.be/JA5RDbWY5UA
Editado pela última vez por Renato Barreto em Qui Nov 12, 2015 3:49 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
"Lembre-se, conhecimento é e sempre será a chave para pescarias bem sucedidas" - Buck Perry.
Avatar do usuário
Eduardo Cuque
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1004
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 5:34 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Cuque » Qui Nov 12, 2015 8:36 am

Eu não me arriscaria a pescar sem a licença. Infelizmente eu não confio ou acredito muito no serviço público. Numa fiscalização é bem capaz de o "fiscalizador" querer um "agrado" porque vc está sem licença. Eu já vi cada coisa absurda para rolar um "agrado" que nem dá para escrever.

Então, eu pesco e solto também, como não tenho nada de peixe no barco não tem porque ser autuado.

Se bater tucunaré, piranha ou traira eu não sei, eu pego e solto tudo.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Nov 13, 2015 6:39 am

Eduardo Cuque escreveu:Eu não me arriscaria a pescar sem a licença. Infelizmente eu não confio ou acredito muito no serviço público. Numa fiscalização é bem capaz de o "fiscalizador" querer um "agrado" porque vc está sem licença. Eu já vi cada coisa absurda para rolar um "agrado" que nem dá para escrever.

Então, eu pesco e solto também, como não tenho nada de peixe no barco não tem porque ser autuado.

Se bater tucunaré, piranha ou traira eu não sei, eu pego e solto tudo.
Faço coro com o Eduardo

Não pesco sem licença ... Nem a pau ...

Se assim fizer, estarei à margem da lei ...
Estarei fazendo fila com aqueles que dão um jeitinho para não serem multados, estarei contribuindo com a corrupção e ainda por cima me arriscando a ter meu equipamento apreendido ...

Não vale a pena ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Matheus Trento
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 19, 2015 1:20 am
Cidade:

Mensagem por Matheus Trento » Sex Nov 13, 2015 10:15 am

Eu pesco com licença também, o problema e que a minha venceu agora em outubro e eu fiquei na dúvida de como me licenciar denovo sendo que o MPa foi extinto, mas já que ainda estão emitindo vou aproveitar e renovar a minha
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”