Qual a melhor carretilha para puxar hélices na Amazônia??

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Qual a melhor carretilha para puxar hélices na Amazônia??

Mensagem por Wellington Oliveira » Qua Abr 09, 2014 11:39 am

E aí, Galera??? Não sei até qdo a gente fica vivo, ou lúcido ... então vamos compartilhar as pesquisas ...

Por favor, não sou nem pretendo ser o dono da verdade ... pensem nisso ...

Qual a melhor carretilha pra Amazônia??

Ou melhor ... qual a melhor carretilha para puxar hélices na Amazônia??

Tem uma revista da Turma do Biguá em que se trazem algumas carretilhas e suas especificações ... naquele tempo que não faz muito tempo, as indicadas ainda servem ... como a Zillion SHA (pratinha) e a Curado 201 E7...

Mas o que faz uma carretilha ser mais ou menos indicada??

"O colecionador de iscas" ... citado pelo Ramon Paz em um relato de uma pescaria em SIRN ... trata-se de um tucunaré que levava, e levou, todas as iscas que pegou ... linha de 80 lbs ...

Bem, diria que o primeiro ponto é uma boa capacidade de linha ... quanto??? Quanto mais melhor ... sem dúvida que quem for ano que vem, vai com linha mais grossa que 80 lbs lá no ponto do "Colecionador" ... aqui haverá os que vão pra AM com carretilhas ou molinetes carregados com linhas 50, 40, até 30 lbs ou menos (na IGFA, registram-se capturas de grandes exemplares na categoria até 20 lbs) ... tudo bem, quer ir de linha de baixa libragem?? Risco faz parte ... mas talvez só 'alimente' mais algum colecionador ...

Velocidade de recolhimento é o segundo quesito ... aqui, trato da quantidade de linha recolhida por cada volta completa da manivela da carretilha ... vou botar o apelido de IPT e, a contracenso, vou indicar em centímetros (melhor seria então CPT???) ... por exemplo, tem uma carretilha com velocidade 8.0 que recolhe 79 cm por volta e outra 6.6 que recolhe 110 cm ... entenderam???

IPT maior é igual a recuperação maior após cada puxada da hélice, menos cansaço do pescador e uma chance maior de não bambear a linha se um bicho desembesta pro rumo do barco.

Drag ... pra começar, cito que o molinete BG 90 da Daiwa tem drag de 25 lbs ... tem carretilha pequena com drag de 20 ...

Aqui, haverá uma grande dissensão entre aqueles que defenderão um drag maior ou tanto faz ... o Gusso passa cerca de 2 meses por ano nos rios de SIRN ... ele usa principalmente uma Zillion Type-R de 15,5 lbs de drag ... só que ele narra sempre pescar com o drag no máximo com a metade ... ele usa Power Pro 80 lbs e garateias VMC 6X #2/0 ... não me lembro de ele citar linha estourada ou garateia aberta ... sem dúvida, é um excelente parâmetro, especialmente pelo tempo que ele passa pescando por temporada ...

Eu me filio à turma do tanto faz no drag ... se o bicho pegar, aprendi a não tacar o dedo no carretel, mas fechar a mão na vara acima da carretilha pra dificultar a tomada de linha ... com luva, claro ...

Peso da carretilha e da vara ...

Quanto mais leve melhor ... inquestionável ... e não adianta pescar com uma Steez usando uma Rapala Gold original ... vara leve é pra outro tópico, mas minha vara mais pesada é uma Falcon Cara Peacok Bass 5'7" H, com cabo em molongó de 20 cm com 85 gramas ...

E a resistência??? O melhor aqui é verificar o tempo de uso pelo pessoal que mais pesca na AM ...

Importante ressaltar que mesmo as consagradas Zilions, em todos os modelos, já apresentaram problemas, principalmente de cisalhamento dos eixos das manoplas das manivelas.

Aqui um presente ... listei com especificações muitas carretilhas ... há outras ... peço a quem for complementar, que coloque todos os dados da carretilha que acrescentar ...

Forte abraço a todos e divirtam-se ...

1. Abu Garcia Revo Rocket 9.0:1 (manivela dos 2 lados - correção brother Tiago Bettio)

- 191 gramas

- 105 metros de 0,37 mm

- drag de 20 lbs

- IPT 94 cm (coisa de doido)

- $300,00

2. Quantum EXO 301 HPT

- 213 gramas

- 279 metros de 0,37 mm (loucura)

- drag de 18 lbs

- IPT 89 cm

- $300,00

3. Quantum EXO 201 HPT

- 193 gramas

- 148 metros de 0,37 mm

- drag de 18 lbs

- IPT 89 cm

- $270,00

4. Marine Sports Lubina GTS by JH

- 188 gramas

- 110 metros de 0,37 mm (fala-se em 120 m)

- drag de 11 lbs

- IPT 90 cm

- R$ 300,00

5. Daiwa Zillion Type-R

- 241 gramas

- 100 metros de 0,37 mm

- drag de 15.5 lbs

- IPT 81 cm

- R$ 1000,00 pra lá

6. Daiwa Zillion SHA (a pratinha)

- 250 gramas

- 106 metros de 0,37 mm

- drag de 8.8 lbs

- IPT 80 cm

- R$ 800,00 pra lá

7. Daiwa T3 1016

- 184 gramas

- 100 metros de 0,37 mm

- drag de 13.2 lbs

- IPT 75 cm

- R$ 1000,00 pra lá

8. Daiwa T3BLS100XSL 8.1

- 224 gramas

- 100 metros de 0,37 mm

- drag de 11 lbs

- IPT 86 cm

- R$ ???? acho que uns 650,00

9. Quantum smoke 151 HPT

- 193 gramas

- 105 metros de 0,41 mm

- drag de 15 lbs

- IPT 86 cm

- $220,00 - R$ 700,00 ou mais por aqui

10. Daiwa TATULA-R100XSL 8.1

- 224 gramas

- 100 metros de 0,37 mm

- drag de 13.2 lbs

- IPT 85,5 cm

- R$ ???? acho que uns 650,00

11. Shimano Chronarch CI4 Plus 151 HG Left

- 185 gramas

- 80 metros de 0,37 mm

- drag de 5 kg

- IPT 81 cm

- R$ 1100,00 mais ou menos por aqui

12. Shimano Scorpion 201HG Left

- 210 gramas

- 89 metros de 0,37 mm

- drag de 5,5 kg

- IPT 77 cm

- R$ ?????

13. Shimano Scorpion 1501E7

- 210 gramas

- 89 metros de 0,37 mm

- drag de 5,5 kg

- IPT 76 cm

- R$ 800,00 por aqui

14. Daiwa Zillion JDream 7.9

- 215 gramas

- 80 metros de 0,37 mm

- drag de 5 kg

- IPT 89 cm

- R$$$$$$$ um horror por aqui

15. Shimano Antares HG

- 225 gramas

- 95 metros de 0,37 mm

- drag de 5,5 kg

- IPT 86 cm

- R$$$$$$$ um horror por aqui

A turma mais leve ...

1. Sumax Orion Titanium 12000

- 165 g

- cerca de 82 metros de 0,41 mm

- drag de 20 lbs

- IPT 74 cm

- R$ 350,00

2. Quantum EXO 101 HPT

- 167 gramas

- cerca de 85 metros de 0,41 mm

- drag de 15 lbs

- IPT 79 cm

- R$ $250,00 - a esquerda custa um horror por aqui

3. Quantum smoke 101 HPT

- 175 gramas

- 65 metros de 0,41 mm

- drag de 15 lbs

- IPT 71 cm

- $200,00 - R$ 700,00 ou mais por aqui

4. Shimano Metanium XG L

- 170 gramas

- 60 metros de 0,41 mm

- drag de 5 kg

- IPT 91 cm

- R$ 1400,00 mais ou menos

5. Abu Garcia REVO MGX

- 154 gramas

- 60 metros de 0,41 mm

- drag de 12 lbs

- IPT 79 cm

- $350,00 - R$ 905,00 no mercado livre

6. Marine Sports Liger

- 142 gramas

- 45 metros de 0,41 mm

- drag de 3,5 kg

- IPT 79 cm

- R$ 600,00 mais ou menos
Editado pela última vez por Wellington Oliveira em Qua Abr 09, 2014 6:26 pm, em um total de 4 vezes.
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Douglas Viapiana
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1256
Registrado em: Sáb Jan 19, 2008 7:23 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Viapiana » Qua Abr 09, 2014 12:11 pm

Já usei varias carretilhas por lá, mas a minha preferida ainda é a Type R que já pesco com ela por lá a 4 anos, e nunca deu problema algum.

Agora usar linha de 80 lbs é na minha opinião muito grossa, desconfortável e só atrapalha nos arremessos, pode colocar linha de 200 lbs se não cuidar, se não for boa, refazer o nó ou verificar se esta poida não adianta de nada, dae vem pescador com aquela estória de tucunaré que arrebentou linha de 80 lbs, que era um monstro maior que o boto, que arrastou o barco por 5 km etc e etc, pra mim 50 lbs ta mais do que suficiente desde que seja uma boa linha.
Editado pela última vez por Douglas Viapiana em Qua Abr 09, 2014 1:29 pm, em um total de 1 vez.
"A Amazônia é unica! Um mundo de água onde tudo pode acontecer, é a natureza imprevisível e isto que a torna tão fascinante"
Douglas Viapiana
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Qua Abr 09, 2014 12:55 pm

Douglas Viapiana escreveu:Já usei varias carretilhas por lá, mas a minha preferida ainda é a Type R que já pesco com ela por lá a 4 anos, e nunca deu problema algum.

Agora usar linha de 80 lbs é na minha opinião muito grossa, desconfortável e só atrapalha nos arremessos, pode colocar linha de 200 lbs se não cuidar, se não for boa, refazer o nó ou verificar se esta poida não adianta de nada, dae vem pescador com aquela estória de tucunaré que arrebentou linha de 80 lbs, que era um monstro maior que o boto, que arrastou o barco por 5 km etc e etc, pra mim 50 lbs ta mais do que suficiente desde que seja uma boa linha.
Sobre as linhas, Maninho, discutiremos em outro tópico!! Ainda mais que quem eu citei que pesca com 80 lbs, além de pescar por lá há mais de 4 anos, pesca por ano, em número de semanas, muito mais que eu em 6 anos, pescando uma semana por ano!!
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Douglas Viapiana
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1256
Registrado em: Sáb Jan 19, 2008 7:23 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Viapiana » Qua Abr 09, 2014 1:31 pm

Wellington Oliveira escreveu: Sobre as linhas, Maninho, discutiremos em outro tópico!! Ainda mais que quem eu citei que pesca com 80 lbs, além de pescar por lá há mais de 4 anos, pesca por ano, em número de semanas, muito mais que eu em 6 anos, pescando uma semana por ano!!
Wellington tanto o Ramon quanto o Gusso são grandes pescadores e são muito mais do que referencia quando se trata de Amazônia, o Gusso já era um grande pescador muito antes de eu saber o que era uma carretilha, certa vez a muito tempo em serra da mesa ele me presenteou com uma linha novinha na caixa sem nem ao menos saber quem eu era, o carretel de linha que me deu custava mais que minha carretilha, um grande pescador e sempre disposto a ajudar quem precisa.

Desculpa se minha resposta fugiu do objetivo do tópico.

Abraço.
"A Amazônia é unica! Um mundo de água onde tudo pode acontecer, é a natureza imprevisível e isto que a torna tão fascinante"
Douglas Viapiana
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Qua Abr 09, 2014 1:37 pm

Douglas Viapiana escreveu:
Wellington Oliveira escreveu: Sobre as linhas, Maninho, discutiremos em outro tópico!! Ainda mais que quem eu citei que pesca com 80 lbs, além de pescar por lá há mais de 4 anos, pesca por ano, em número de semanas, muito mais que eu em 6 anos, pescando uma semana por ano!!
Wellington tanto o Ramon quanto o Gusso são grandes pescadores e são muito mais do que referencia quando se trata de Amazônia, o Gusso já era um grande pescador muito antes de eu saber o que era uma carretilha, certa vez a muito tempo em serra da mesa ele me presenteou com uma linha novinha na caixa sem nem ao menos saber quem eu era, o carretel de linha que me deu custava mais que minha carretilha, um grande pescador e sempre disposto a ajudar quem precisa.

Desculpa se minha resposta fugiu do objetivo do tópico.

Abraço.
Que isso, Maninho, sem stress ...

Admiro muito ambos, cada um com seu estilo ... Ramon, um Irmão ... Gusso, um Irmão ... muito chato, mas Irmão mais velho (muito mais) é assim mesmo ...

Forte abraço, Douglas ...
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Qua Abr 09, 2014 1:52 pm

Eu usei a Exo 101 ano passado, e não pretendo trocar... acho q não tem muita carretilha milagrosa... :lol:

A Exo 101 tem um bom peso, bom drag, e na minha opnião cabe linha o suficiente. (uso linha de no maximo 65lb)

mas não sou expert pra falar daquela área, só fui 2 semanas ainda...
Avatar do usuário
Tiago Bettio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Jan 29, 2011 5:58 pm
Cidade:

Mensagem por Tiago Bettio » Qua Abr 09, 2014 3:38 pm

Posso estar enganando mas a Abu Revo Rocket tem disponivel com manivela esquerda e direita.

Imagem
Fishing is not a sport.... fishing is an art.
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Qua Abr 09, 2014 3:53 pm

Tiago Bettio escreveu:Posso estar enganando mas a Abu Revo Rocket tem disponivel com manivela esquerda e direita.

Imagem
Tá certo, Tiago ... direita e esquerda ...

Valeu a correção ...
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Ramon Paz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2506
Registrado em: Sáb Dez 23, 2006 9:15 pm
Cidade:

Mensagem por Ramon Paz » Qua Abr 09, 2014 5:02 pm

meu amigo,cada pescaria na Amazônia a gente aprende uma,quando o bicho quer ser violento e malvado se prepara que vem covardia kkk,carretilha já usei quase todas as que tenho usado ultimamente Abu Revo,Ziliion e Marine GTS vou levar a Tatula nessa temporada,hélice esse ano estou por sua conta hahaha,ah o colecionador já derrotou um time kkkk,abraço.
Avatar do usuário
Gabriel Paggiaro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 329
Registrado em: Sex Jul 05, 2013 4:45 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel Paggiaro » Qua Abr 09, 2014 5:44 pm

Alguém vai ter q bater uns fly #12 saltwater (espadas, atuns, tarpons 200lbs+) nesse colecionador poxa!!!

rsrsrs.

Quanto à carretilha, em minha única ida à Amazônia, usei uma Steez mesmo e não tive muito problema, mas tb não peguei troféu. Nenhum tirou mais de 40m da carreta, nem perto acho.

A próxima será 100% fly, mas com material #9 acho que o colecionador tem grandes chances de me pegar! rsrsrsrs

Abs
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Qua Abr 09, 2014 6:31 pm

Ramon Paz escreveu:meu amigo,cada pescaria na Amazônia a gente aprende uma,quando o bicho quer ser violento e malvado se prepara que vem covardia kkk,carretilha já usei quase todas as que tenho usado ultimamente Abu Revo,Ziliion e Marine GTS vou levar a Tatula nessa temporada,hélice esse ano estou por sua conta hahaha,ah o colecionador já derrotou um time kkkk,abraço.
Meu Grande Amigo, na sua pescaria, na parte das ferragens da isca, pode colocar cabo de aço pra pegar o colecionador ... garateia não abre, nem argola, nem pitão, nem isca ... tudo 100% garantido ...

Eu vou te contar, mas só procê, viu??? Se eu conseguir, vou de 3 Quantum EXO 301, duas HPT pra quase tudo e outra SPT pra zaras e Sarás-Sarás, carregadas com linhas de 130 lbs (num coloco mais, pq a IGFA num homologará meu recorde mundial) ... mas num conta pra ninguém, viu???

Forte abraço, Irmão ...
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Luiz Gusso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1057
Registrado em: Qui Dez 16, 2010 1:47 pm
Cidade:

NU

Mensagem por Luiz Gusso » Qua Abr 09, 2014 8:52 pm

Porque pescar com linha power pro 80 libras:
-não perdi açus por arrebentar a linha depois que comecei a usar a power pro 80 libras
-perdi açus usando power pro 65libras
-poucas vezes você tem que cortar a 80 libras por desgate
-ao menor sinal de desgaste, corto a linha
-não precisa usar líder(causa frequente de perda de açus)
-a linha torce com a hélice e vai desgastando, a mais resistente é a power pro 80 libras
-vi muitos açus agonizando com iscas atravessadas na boca, situação que não acontece com a power pro 80 libras
-arremesso e trabalho as iscas sem dificuldade
-experimentei todas as linhas possíveis, todos os tipos de varivas, daiwa tournament, etc.., nenhuma é resistente igual a power pro 80 libras
-é a linha mais difícil de encavalar no carretel

A regulagem do drag da carretilha é fundamental, mais de 4,5 kilos de drag, qualquer linha encavala e arrebenta.
Quando o açu puxa, se tiver muita experiência, pode colocar o dedo de leve no carretel.
É preferível deixar o açu tirar linha e ir para a pauleira do que travar a carretilha, a chance de tirar a foto é maior.
Os açus que arrebentam a linha são açus de 19, 20 libras.
Quando um açu arrebenta o material ou tira toda a linha, você fala, perdi o record mundial, engano total, estes açus tem 19 ou 20 libras, são os que brigam mais.
Dependendo da condições, temperatura da água, água nova, etc.., um açu vai brigar mais ou menos.


Daiwa tatula type R, troquei a manivela, pesquei com ela em janeiro e feveiro, capacidade de linha ótima para power pro 80 libras, muito boa para hélices, peguei bons açus com ela:

Imagem

Imagem

Coloquei estas duas chapinhas na sintonia fina, as originais não gostei
Imagem

Garatéia owner 1/0, 4x, e split ring original da rip roller abertos:
Imagem

Garatéia owner número 1, 4x aberta:
Imagem

Jig com anzol aberto:
Imagem

Carretilhas para hélices devem ser resistentes, ter boa capacidade de linha, relação de recolhimento em torno de de 7.3 a 8.0.

CARRETILHAS ABU GARCIA :
Não me adapto com estas carretilhas, comprei uma e dei de presente para um pescador aqui do fórum.

CARRETILHAS QUANTUM:
Não me adapto, quebrou na primeira pescaria, dei para um pescador aqui do fórum .

Marine Sports Lubina GTS by JH :
Tem que trocar os 3 rolamentos por cerâmicos, não me adaptei, dei para um pescador aqui do fórum.

Daiwa Zillion SHA (a pratinha) :
Pouca capacidade de linha power pro 80 libras.

Outras carretilhas Daiwas, a type r, a daiwa zillion limited tem pouca capacidade de linha, as outras não tenho.

Shimano Chronarch CI4 Plus 151 HG Left :
Comprei e ainda não usei, mas promete.

Shimano Antares HG:é a que tem a menor capacidade de linha.

A daiwa tatula type r e a chronarch c14 são as que vou usar na próxima temporada.
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Re: NU

Mensagem por Wellington Oliveira » Qua Abr 09, 2014 9:06 pm

Obrigado, Irmão mais velho, pela contribuição preciosa ...

Anotemos as dicas e vejamos os ensinamentos de como tratar um material ... Ele disse "não me adaptei" ... aprendamos ...

Apesar de vc ser muito chato, ainda é meu Irmão mais velho.

Forte abraço,

Wellington ...
Luiz Gusso escreveu:Porque pescar com linha power pro 80 libras:
-não perdi açus por arrebentar a linha depois que comecei a usar a power pro 80 libras
-perdi açus usando power pro 65libras
-poucas vezes você tem que cortar a 80 libras por desgate
-ao menor sinal de desgaste, corto a linha
-não precisa usar líder(causa frequente de perda de açus)
-a linha torce com a hélice e vai desgastando, a mais resistente é a power pro 80 libras
-vi muitos açus agonizando com iscas atravessadas na boca, situação que não acontece com a power pro 80 libras
-arremesso e trabalho as iscas sem dificuldade
-experimentei todas as linhas possíveis, todos os tipos de varivas, daiwa tournament, etc.., nenhuma é resistente igual a power pro 80 libras
-é a linha mais difícil de encavalar no carretel

A regulagem do drag da carretilha é fundamental, mais de 4,5 kilos de drag, qualquer linha encavala e arrebenta.
Quando o açu puxa, se tiver muita experiência, pode colocar o dedo de leve no carretel.
É preferível deixar o açu tirar linha e ir para a pauleira do que travar a carretilha, a chance de tirar a foto é maior.
Os açus que arrebentam a linha são açus de 19, 20 libras.
Quando um açu arrebenta o material ou tira toda a linha, você fala, perdi o record mundial, engano total, estes açus tem 19 ou 20 libras, são os que brigam mais.
Dependendo da condições, temperatura da água, água nova, etc.., um açu vai brigar mais ou menos.


Daiwa tatula type R, troquei a manivela, pesquei com ela em janeiro e feveiro, capacidade de linha ótima para power pro 80 libras, muito boa para hélices, peguei bons açus com ela:

Imagem

Imagem

Coloquei estas duas chapinhas na sintonia fina, as originais não gostei
Imagem

Garatéia owner 1/0, 4x, e split ring original da rip roller abertos:
Imagem

Garatéia owner número 1, 4x aberta:
Imagem

Jig com anzol aberto:
Imagem

Carretilhas para hélices devem ser resistentes, ter boa capacidade de linha, relação de recolhimento em torno de de 7.3 a 8.0.

CARRETILHAS ABU GARCIA :
Não me adapto com estas carretilhas, comprei uma e dei de presente para um pescador aqui do fórum.

CARRETILHAS QUANTUM:
Não me adapto, quebrou na primeira pescaria, dei para um pescador aqui do fórum .

Marine Sports Lubina GTS by JH :
Tem que trocar os 3 rolamentos por cerâmicos, não me adaptei, dei para um pescador aqui do fórum.

Daiwa Zillion SHA (a pratinha) :
Pouca capacidade de linha power pro 80 libras.

Outras carretilhas Daiwas, a type r, a daiwa zillion limited tem pouca capacidade de linha, as outras não tenho.

Shimano Chronarch CI4 Plus 151 HG Left :
Comprei e ainda não usei, mas promete.

Shimano Antares HG:é a que tem a menor capacidade de linha.

A daiwa tatula type r e a chronarch c14 são as que vou usar na próxima temporada.
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Fernando Simon
ANZOL DE OURO
Mensagens: 603
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 6:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Simon » Sáb Mai 03, 2014 1:53 pm

Alguém de Vcs ja mediu quanto cabem de linha na Lubina GTS JH?
Nâo acredito que caibam mais que 100mts de 0,35.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Paulo Ramos Storino
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2885
Registrado em: Sáb Fev 13, 2010 6:40 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Ramos Storino » Sáb Mai 10, 2014 7:20 pm

Bom tópico.

O que consideram como ideal na capacidade de linha ?

Sem se ater a bitola ( mesmo sabendo que isso influencia a maneira de pescar ) , quantos metros entendem como o mínimo necessário?

Abraços
Imagem

CATEGORIA JUNIOR
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Dom Mai 11, 2014 2:19 am

Fernando Simon escreveu:Alguém de Vcs ja mediu quanto cabem de linha na Lubina GTS JH?
Nâo acredito que caibam mais que 100mts de 0,35.
Fernando, vc deve considerar a bitola real da linha ...

Têm dois tópicos, que são um, no Fórum Turma do Biguá muito úteis ... sugiro a leitura paciente ...

http://www.turmadobigua.com.br/forum/to ... re-linhas/


Pra vc ter uma ideia, a Power Pro 65 lb tem bitola real de 0,50 mm, enquanto na caixa vem 0,41 mm ...

A GTS não medi ... na GTO, coloquei 100 m de linha 0,37 mm monofilamento Owner Broad sem arrochar ...

Qualquer coisa, é só chamar ...

Abração ...
Editado pela última vez por Wellington Oliveira em Dom Mai 11, 2014 2:28 am, em um total de 1 vez.
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Dom Mai 11, 2014 2:25 am

Paulo Ramos Storino escreveu:Bom tópico.

O que consideram como ideal na capacidade de linha ?

Sem se ater a bitola ( mesmo sabendo que isso influencia a maneira de pescar ) , quantos metros entendem como o mínimo necessário?

Abraços
E aí, Paulo, bão???

Parâmetro bom é sempre meu Irmão mais velho, o Gusso ...

Se minha memória não falha, ele pesca com 37, 42, 43, 45 metros de Power Pro 80 lb, dependendo da carretilha e, segundo o próprio, só perdeu um bruto que desembestou pro meio do lago e zerou o carretel ...

Lá, os arremessos não são muito longos ... EU me sinto melhor com 60 metros ou mais, mas danço tranquilo conforme a música ...

Forte abraço ...
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Dom Mai 11, 2014 2:26 am

Duplicou ...
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
João Piccinin de Medeiros
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 1:53 am
Cidade:

Mensagem por João Piccinin de Medeiros » Dom Mai 11, 2014 4:14 am

Por enquanto só usei a curado 201E7 com PP65 e não tenho nada a reclamar.... comprei um daiwa tatula e pretendo testá-la...

Gusso, porque colocou aquelas ''chapinhas'' na sintonia? não entendi, me explique, obrigado!
Avatar do usuário
Luiz Gusso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1057
Registrado em: Qui Dez 16, 2010 1:47 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Gusso » Ter Mai 20, 2014 8:02 pm

João Piccinin de Medeiros escreveu:Por enquanto só usei a curado 201E7 com PP65 e não tenho nada a reclamar.... comprei um daiwa tatula e pretendo testá-la...

Gusso, porque colocou aquelas ''chapinhas'' na sintonia? não entendi, me explique, obrigado!
Oi João, grande pescador.
Aquelas chapinhas vem em outra Daiwa Zillion, uma não é chapinha, é borrachinha.
O tipo da chapinha, mais a borrachinha deixam mais fácil de regular a sintonia fina( o aperto da ponta do carretel).
Por exemplo, se estou pescando e começa a ventar, aperto um pouco a sintonia fina.
A chapinha que vem na daiwa tatula, vem sem a borrachinha, é de um material mais duro, qualquer aperto muda muito a pressão e é mais difícil achar o ponto da regulagem.
Um abraço.
Avatar do usuário
Fernando Simon
ANZOL DE OURO
Mensagens: 603
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 6:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Simon » Sáb Jun 21, 2014 4:41 pm

Também coloco um anel de borracha fininha no lugar do feltro "antes" da chapinha, para permitir a
chapinha de suavizar a fricção cedendo (até entortando no meio) com a flexibilidade e espaço do anel
.Imagem
Parece que o anel ficou fora da mão.Kkkk

Imagem
Aqui tem o anel e a chapinha já marcada no meio, mais outro disco redondo.


Imagem
Aqui outras chapinhas que vão na lateral pra regular a posição do carretel para enrolar bem centralizado.

Outra vezes precisamos acrescentar mais uma chapinha para aumentar a pressão
em carreteis muito soltos como a Carr Sumax Orion Titanium.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Miron Júnior
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 76
Registrado em: Sáb Out 11, 2008 7:19 pm
Cidade:

Mensagem por Miron Júnior » Ter Ago 26, 2014 11:17 pm

Para hélice
Abu Rocket e lubina GTS
por causa do maior IPT,fundamental,muuuuuito importante,quanto mais rapida melhor

Para todas as outras iscas
Quantum Exo 100
por causa da leveza com boa capacidade de linha,ergonômica,bonita e arremessa muuuuuito

Valeu!!
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Adriano R Patussi » Qui Set 11, 2014 9:35 am

Eu já usei na AM Calais 200A, Zilion 100SHA, Zilion 50 anos (vermelha - tunada) e Abu Revo Premier 3rd gen.

Gostei demais da Revo Premier, mas a que mais passou confiança e terminou a pescaria inteiraça foi a Zillion vermelha.
"O peixe está lá, misturado com a água. Cabe ao bom pescador separá-los"
Avatar do usuário
Cristiano Julio
CALOURO
Mensagens: 37
Registrado em: Dom Jan 23, 2011 7:59 pm
Cidade:

Exo

Mensagem por Cristiano Julio » Qui Set 11, 2014 3:05 pm

Usei a Exo 200 ...com linha 80lbs...muito boa a carreta (na minha opinião)...dia 25 estarei na AM com ela novamente...boa temporada a todos...parabem W BSB pelo topico...
Daniel G. Figueiredo
NOVATO
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Ago 21, 2014 9:01 pm
Cidade:

Re: NU

Mensagem por Daniel G. Figueiredo » Sex Set 12, 2014 10:47 pm

Luiz Gusso escreveu:Porque pescar com linha power pro 80 libras:
-não perdi açus por arrebentar a linha depois que comecei a usar a power pro 80 libras
-perdi açus usando power pro 65libras
-poucas vezes você tem que cortar a 80 libras por desgate
-ao menor sinal de desgaste, corto a linha
-não precisa usar líder(causa frequente de perda de açus)
-a linha torce com a hélice e vai desgastando, a mais resistente é a power pro 80 libras
-vi muitos açus agonizando com iscas atravessadas na boca, situação que não acontece com a power pro 80 libras
-arremesso e trabalho as iscas sem dificuldade
-experimentei todas as linhas possíveis, todos os tipos de varivas, daiwa tournament, etc.., nenhuma é resistente igual a power pro 80 libras
-é a linha mais difícil de encavalar no carretel

A regulagem do drag da carretilha é fundamental, mais de 4,5 kilos de drag, qualquer linha encavala e arrebenta.
Quando o açu puxa, se tiver muita experiência, pode colocar o dedo de leve no carretel.
É preferível deixar o açu tirar linha e ir para a pauleira do que travar a carretilha, a chance de tirar a foto é maior.
Os açus que arrebentam a linha são açus de 19, 20 libras.
Quando um açu arrebenta o material ou tira toda a linha, você fala, perdi o record mundial, engano total, estes açus tem 19 ou 20 libras, são os que brigam mais.
Dependendo da condições, temperatura da água, água nova, etc.., um açu vai brigar mais ou menos.
Desculpa fui tentar citar mas ainda não entendo muito de forum hehe.
Tenho umas dúvidas se o Sr. puder esclarecer eu ficaria eternamente grato.
1- A power pró 80lb citada é a normal de 4 fios ou a super slick8?
2- A cor da linha influencia em algo já que não usa leader?
3- Aquele snap sem nó ainda é a melhor opção? E já para peixes menores, SM, sudeste, da pra se virar com um snap normal né?

Grato!
Avatar do usuário
Heitor César Maia
ANZOL DE OURO
Mensagens: 919
Registrado em: Qui Dez 20, 2007 9:00 pm
Cidade:

Re: NU

Mensagem por Heitor César Maia » Ter Set 23, 2014 1:05 pm

Daniel G. Figueiredo escreveu:
Luiz Gusso escreveu:Porque pescar com linha power pro 80 libras:
-não perdi açus por arrebentar a linha depois que comecei a usar a power pro 80 libras
-perdi açus usando power pro 65libras
-poucas vezes você tem que cortar a 80 libras por desgate
-ao menor sinal de desgaste, corto a linha
-não precisa usar líder(causa frequente de perda de açus)
-a linha torce com a hélice e vai desgastando, a mais resistente é a power pro 80 libras
-vi muitos açus agonizando com iscas atravessadas na boca, situação que não acontece com a power pro 80 libras
-arremesso e trabalho as iscas sem dificuldade
-experimentei todas as linhas possíveis, todos os tipos de varivas, daiwa tournament, etc.., nenhuma é resistente igual a power pro 80 libras
-é a linha mais difícil de encavalar no carretel

A regulagem do drag da carretilha é fundamental, mais de 4,5 kilos de drag, qualquer linha encavala e arrebenta.
Quando o açu puxa, se tiver muita experiência, pode colocar o dedo de leve no carretel.
É preferível deixar o açu tirar linha e ir para a pauleira do que travar a carretilha, a chance de tirar a foto é maior.
Os açus que arrebentam a linha são açus de 19, 20 libras.
Quando um açu arrebenta o material ou tira toda a linha, você fala, perdi o record mundial, engano total, estes açus tem 19 ou 20 libras, são os que brigam mais.
Dependendo da condições, temperatura da água, água nova, etc.., um açu vai brigar mais ou menos.
Desculpa fui tentar citar mas ainda não entendo muito de forum hehe.
Tenho umas dúvidas se o Sr. puder esclarecer eu ficaria eternamente grato.
1- A power pró 80lb citada é a normal de 4 fios ou a super slick8?
2- A cor da linha influencia em algo já que não usa leader?
3- Aquele snap sem nó ainda é a melhor opção? E já para peixes menores, SM, sudeste, da pra se virar com um snap normal né?

Grato!
Mestre Gusso saudações, também estou acompanhando este tópico na espera de sua resposta, ficamos no aguardo e obrigado pelas dicas sempre muito bem aproveitadas, abraços..
PESQUE SEMPRE ESPORTIVAMENTE, adote e divulgue esta idéia.
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Re: NU

Mensagem por Wellington Oliveira » Ter Set 23, 2014 4:01 pm

Daniel G. Figueiredo escreveu:
Luiz Gusso escreveu:Porque pescar com linha power pro 80 libras:
-não perdi açus por arrebentar a linha depois que comecei a usar a power pro 80 libras
-perdi açus usando power pro 65libras
-poucas vezes você tem que cortar a 80 libras por desgate
-ao menor sinal de desgaste, corto a linha
-não precisa usar líder(causa frequente de perda de açus)
-a linha torce com a hélice e vai desgastando, a mais resistente é a power pro 80 libras
-vi muitos açus agonizando com iscas atravessadas na boca, situação que não acontece com a power pro 80 libras
-arremesso e trabalho as iscas sem dificuldade
-experimentei todas as linhas possíveis, todos os tipos de varivas, daiwa tournament, etc.., nenhuma é resistente igual a power pro 80 libras
-é a linha mais difícil de encavalar no carretel

A regulagem do drag da carretilha é fundamental, mais de 4,5 kilos de drag, qualquer linha encavala e arrebenta.
Quando o açu puxa, se tiver muita experiência, pode colocar o dedo de leve no carretel.
É preferível deixar o açu tirar linha e ir para a pauleira do que travar a carretilha, a chance de tirar a foto é maior.
Os açus que arrebentam a linha são açus de 19, 20 libras.
Quando um açu arrebenta o material ou tira toda a linha, você fala, perdi o record mundial, engano total, estes açus tem 19 ou 20 libras, são os que brigam mais.
Dependendo da condições, temperatura da água, água nova, etc.., um açu vai brigar mais ou menos.
Desculpa fui tentar citar mas ainda não entendo muito de forum hehe.
Tenho umas dúvidas se o Sr. puder esclarecer eu ficaria eternamente grato.
1- A power pró 80lb citada é a normal de 4 fios ou a super slick8?
2- A cor da linha influencia em algo já que não usa leader?
3- Aquele snap sem nó ainda é a melhor opção? E já para peixes menores, SM, sudeste, da pra se virar com um snap normal né?

Grato!
A pergunta não foi pra mim, mas o Velho Gusso tá com um problemão ... pescando ...

Vou tentar responder sem embargo da resposta do Mestre, assim que lhe for possível ...

1- A power pró 80lb citada é a normal de 4 fios ou a super slick8?
4 fios
2- A cor da linha influencia em algo já que não usa leader?
Não
3- Aquele snap sem nó ainda é a melhor opção? E já para peixes menores, SM, sudeste, da pra se virar com um snap normal né?
Snap sem nó tem finalidade mais que ser snap: é evitar o nó, que retira muito da resistência da linha. Não sei se o Mano Gusso usa o Snap Sem Nó, mas se eu pudesse dizer alguma coisa boa pra todo pescador, diria para evitar os nós.

Heitor, tá aí uma das respostas que eu tô te devendo ...

É isso ...
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Heitor César Maia
ANZOL DE OURO
Mensagens: 919
Registrado em: Qui Dez 20, 2007 9:00 pm
Cidade:

Mensagem por Heitor César Maia » Ter Set 23, 2014 4:10 pm

Valeu grande mestre Wellington Oliveira, viu como sou um aluno aplicado, tô estudando muito pra errar o menos possível na pescaria de novembro no Água Boa, grande abraço e obrigado sempre.
PESQUE SEMPRE ESPORTIVAMENTE, adote e divulgue esta idéia.
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mauro Nakatani » Ter Set 23, 2014 6:52 pm

Errar faz parte da natureza humana, o importante é aprender com os erros, porisso sempre volto ao AM, para testar as novas teorias e acertos....kkkk
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Avatar do usuário
Heitor César Maia
ANZOL DE OURO
Mensagens: 919
Registrado em: Qui Dez 20, 2007 9:00 pm
Cidade:

Mensagem por Heitor César Maia » Ter Set 23, 2014 9:30 pm

Mauro saudações, como sou um pescador aqui dos grotões das serras das gerais e como bom mineiro, ouço mais do que falo, aprendendo sempre por aqui, pra errar o menos possível nesta pescaria.
Vendo um post seu, acho que de algum tempo atrás, onde você dizia que em uma pescaria poderia faltar tudo menos a presença de um baixinho, para embarcar peixes e pegar as cervejas e eu como bom aluno estou providenciando dois e não um só, pois não queremos conflitos de tarefas, um para os peixes e outro para as cervejas, não tendo acúmulo de funções.
Que me desculpem os próprios mas não poderia deixar esta passar em branco, hoje ri até quando vi, grande abraço a todos.
PESQUE SEMPRE ESPORTIVAMENTE, adote e divulgue esta idéia.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”