O FIM DO TUCUNARÉ EM JUTURNAÍBA-SILVA JARDIM- RJ

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Sergio Palhares
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Fev 02, 2011 4:52 pm
Cidade:

O FIM DO TUCUNARÉ EM JUTURNAÍBA-SILVA JARDIM- RJ

Mensagem por Sergio Palhares » Sex Mai 18, 2012 7:50 pm

Apesar de estar cadastrado há algum tempo, esta é a primeira vez que escrevo alguma coisa neste espaço, e assim sendo, acho que posso abusar da paciência dos participantes e me alongar um pouco. Tenho quase 70 anos e sou pescador realmente esportivo ( pesco e solto tudo, não mato nem para comer no almoço durante as pescarias ) e me dedico exclusivamente à pescaria de tucunaré. Há 12 anos frequento e quase moro na lagoa de Juturnaíba em Silva Jardim-RJ, onde tenho uma casa à beira d'água e uma lancha bem equipada para este tipo de pescaria. O que me levou para lá, um local pobre e cheio de dificuldades para se viver, foi única e exclusivamente a presença do tucunaré, que algum tempo antes havia sido introduzido na represa. Durante estes anos, assisti com muito pesar a prática irresponsável da pesca predatória de todos os tipos, que acabou por exterminar quase que totalmente o tucunaré daquele lugar. Isto causou um prejuízo e uma degradação irreparáveis ao local, pois o peixe era a mola propulsora de tudo, desde a sobrevivencia dos pescadores artesanais, bem como ao movimento do comércio local, em função das pessoas que para lá se dirigiam em busca das emoções da pesca do tucunaré. Hoje o quadro é desolador. Quase tudo está à venda e sem interessados em comprar. Bares, restaurantes e até pousadas fecharam e os que ainda resistem, andam às moscas. Eu perdi a conta de amigos, pescadores realmente esportivos, que sumiram de lá. Por último, meu amigo e companheiro de pescarias, presença assídua neste forum, Ramon Paz, se desfez de sua casa também à beira da represa, por um valor bem abaixo do que seria o normal, desiludido pelo fim de nossa diversão de quase todo final de semana, pois os predadores conseguiram acabar com o tucunaré. Diante disso, revoltado, escrevi e enviei por email aos amigos mais próximos, o texto que reproduzo abaixo:

CONSEGUI!!! BATÍ MEU PRÓPRIO RECORDE EM JUTURNAÍBA.


No sábado 21/4/12, pescando na Lagoa de Juturnaíba em Silva Jardim, com uma isca de superfície minúscula (6cm) de um total de 4 capturas, consegui a proeza de pegar um tucunaré com 7 cm de comprimento, (foto anexa) heroico sobrevivente da matança generalizada que se pratica impunemente naquele local. Foi fotografado e solto, mas infelizmente com uma sobrevida provàvelmente curta, pois em pouco tempo com certeza será vítima de alguma rede ou outro apetrecho de um predador.
Tal feito só foi possível pelo quase total extermínio dos peixes maiores que outrora habitavam as águas locais. Desta forma é justo reconhecer que isto não seria possível sem a colaboração decisiva dos citados abaixo:
- pescadores de rede que pescam de batida , usam redes com malha de medida inferior ao permitido e não respeitam o período de defeso pescando ininterruptamente, o que fatalmente vai inviabilizar sua atividade profissional.
- piloteiros locais que permitem, estimulam e ajudam seus fregueses a capturar e levar o maior número de exemplares pescados, ignorando que estão acabando com seu próprio sustento.
- pescadores amadores utilizando tarrafas, iscas artificiais (poucos) e a grande maioria usando piabas ( lambaris ) como iscas vivas, que levam tudo que conseguem pescar independente de tamanho.
- pescadores que se dizem esportivos, e afirmam que pescam e soltam, mas que na verdade prendem tudo o que capturam , alguns para comer ou mesmo presentear, e outros por mais incrível que possa parecer, para vender , diminuindo desta forma o custo de suas pescarias, embora não precisem disto.
Também não seria justo deixar de ressaltar a colaboração das entidades governamentais tais como : o IBAMA que se omite e não cumpre suas atribuições de fiscalização ( talvez pela falta de uma das lanchas adquiridas e abandonadas pela ex-ministra Ideli ); a Prefeitura Municipal de Silva Jardim através das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e Pesca, pela omissão e que aliadas ao Comite de Bacia Lagos São João, chegaram ao absurdo de divulgar um artigo de autoria do biólogo Paulo Bidegaim, o qual inclui uma cartilha com 10 itens, que até com requintes de crueldade, estimula e ensina como exterminar o tucunaré de Juturnaíba, (www.lagossaojoao.org.br/artigo-tucunare.htm) além de outras entidades de maior ou menor importância.

COITADO DO TUCUNARÉ!
PARABÉNS PREDADORES, VOCES VENCERAM!!!


Minha intenção ao publicar isto é que com certeza, Juturnaíba hoje é o que será amanhã de outros centros, onde ainda se pode praticar a pesca esportiva. Nos últimos 3 anos, fui 19 vezes à Serra da Mesa ( se tivesse peixe onde tenho casa e lancha, isto não teria acontecido ) e constato preocupado a redução drástica de tucunarés ao longo deste período, como também noto a presença de inúmeros predadores com espinhel, redes etc... e até utilizando compressor para matar tucunaré em mergulhos noturnos. Nesta semana, a foto está disponível na Internet, a Policia Federal aprendeu uma camionete com a caçamba lotada por 600 kg de tucunarés, de em média meio quilo cada. Isto foi só uma, de centenas que fazem o mesmo. Em setembro passado fui ao Uatumã – AM , onde tive oportunidade de flagrar de dia, gente mergulhando com cilindros de oxigênio e armas de caça submarina matando tucunarés com arpão. Como não podia deixar de ser, o resultado também foi decepcionante. Há um projeto polêmico de um parlamentar que visa proibir qualquer tipo de pesca no Pantanal por 3 anos. O motivo é o mesmo.
Só pretendo alertar aos que não participam desta babaridade, que em algum tempo a pesca esportiva vai estar inviabilizada. Esta conversa de conscientizar, pela minha própria experiência, com raras exceções, não leva a lugar algum. Uma vez matador, sempre matador! Acho que devemos nos unir e cobrar das autoridades uma fiscalização efetiva, com punição severa aos infratores, o que também sei que é difícil por uma série de razões. Mas de uma coisa eu tenho certeza: a única coisa que inibe o predador é ver alguém ser exemplarmente punido, ele se amedronta, e pelo menos preda com mais cuidado ou menos. Pode ser que eu esteja errado, mas desde que estou neste time, só tenho colecionado derrotas. Aos que tiveram a paciência de ler até o final, faço um desafio: Vamos tentar virar este jogo!
[/code]
Avatar do usuário
Almery de Almeida
ANZOL DE OURO
Mensagens: 501
Registrado em: Sáb Set 12, 2009 9:04 pm
Cidade:

represa juturnaiba

Mensagem por Almery de Almeida » Sex Mai 18, 2012 9:36 pm

Saudações Sergio em fevereiro estive com um amigo visitando a familia dele em Rio Bonito e fui pescar na represa de Juturnaiba e apesar de ouvir toda a historia da depredação ainda conseguimos encontrar meia duzia de tucunas de 1 kg.Mas é triste o que esta acontecendo por la e ninguem tomar uma providencia.Pesquei no mangue de Mage com o Ramon que é amigo do pessoal.Gente fina.Abraço.
Avatar do usuário
Ramon Paz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2506
Registrado em: Sáb Dez 23, 2006 9:15 pm
Cidade:

Mensagem por Ramon Paz » Sex Mai 18, 2012 10:18 pm

é meu amigo,fui expulso do meu paraíso,que voce sabe o quanto significava pra mim ,mais uma que os predadores venceram ,em breve apareço para gente assar umas picanhas e umas geladas e lembrar do passado e boa sorte !!! abração. :oops:
Avatar do usuário
Carlos Andrade
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 318
Registrado em: Qui Ago 07, 2008 9:43 am
Cidade:

Mensagem por Carlos Andrade » Sex Mai 18, 2012 11:15 pm

Ia lá com frequencia, faz tempos que não vou lá, só tenho tido notícias que a quantidade e o tamanho dos peixes estão diminuindo com uma velocidade incrível, uma pena, Só tenho a lamentar, pois vários amigos deixaram de ir também.
Abs.
Carlos
Imagem
Avatar do usuário
Paulo Sales
ANZOL DE OURO
Mensagens: 822
Registrado em: Seg Out 06, 2008 5:28 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Sales » Sáb Mai 19, 2012 8:05 am

Ver a destruição consumindo tudo.... ... ......
Ainda existe a piabanha na represa?
Viva e deixe viver!
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Sáb Mai 19, 2012 8:49 am

Sergio, tenho tido algumas discussoes sobre este caso com biologos aqui da região de Itaipu.
Realmente a leitura deste artigo citado por voce me chocou.
Mas minha pergunta inicial é: E a represa...não é exótica?
O papo dos biologos é que o Tucunaré é o anti Cristo e que deve ser tratado como praga. Mas o que vejo é um pouco diferente, pois após o represamento "sumiram" os Dourados, Pintados e Jaus o que tornou a Arraia um peixe praticamente sem predador e apesar de não exótico esta se espalhando exponencialmente. E ainda pondo em risco toda população que utiliza o lago para esporte e lazer.
E mais...utilizando uma análise comercial, o Tucunaré se tornou uma fonte de renda para o comercio local em geral. Atraindo turistas pescadores e seus familiares às cidades lindeiras.
Ou seja este papo iria ocupar paginas e mais paginas de diversos tópicos.
Mas infelizmente ainda existe muitos "suplentes de DEUS" que acham que suas palavras são as mais importantes e melhores de tudo. E o pior de tudo é que esses "suplentes" tem algum poder publico ou politico!
Imagem
Avatar do usuário
Sergio Palhares
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Fev 02, 2011 4:52 pm
Cidade:

FIM DO TUCUNARÉ EM JUTURNAÍBA-RJ

Mensagem por Sergio Palhares » Sáb Mai 19, 2012 9:33 am

Meu caro Fernando:
O pior neste caso, é que o "agente de Deus", o biólogo Paulo Bidegain, nunca deve ter colocado os pés em Juturnaíba. Se isto tivesse ocorrido, ele não teria colocado no seu Manual de Extermínio de Tucunaré, a bobagem que os tucunarés ali introduzidos foram o açu e o paca. Em 12 anos que frequento assiduamente o local, eu quase moro lá, nunca vi um único paca ou açu, pois lá só tem o amarelo. Se ele se desse ao trabalho de antes de publicar aquelas barbaridades no artigo, de pelo menos ir ao local, talvez chocado pela situação de quase penúria existente hoje pela falta de peixe, não tivesse coragem de assinar a publicação. O pior , como vc bem ressaltou, é que ele faz isso com o apoio das autoridades de nível municipal e estadual. Forte abraço.
[/b]
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Sáb Mai 19, 2012 10:50 am

Isso é realmente revoltante...
COnheço vários locais de pesca, que jah foram muito piscosos, e hj estão as traças...
mas, quem causou isso???
bah... justamente quem vive dela...
Poww... eh a mesma coisa, vc ser um taxista, e viver do seu carro, e usa-lo sem fazer revisoes, sem ter cuidado algum... apenas desossar o carro...
eh as mesma coisa, que muitos piloteiros e donos de pousadas fazem...
querem fazer meia duzia de pescadores, sairem da sua pousada, com 300 tucunaré... e ainda dao dicas de peixarias que vendem nota fiscal do peixe... eh mole?!!
enqnto uns tratam os tucunarés como praga (como diz nosso ilustre amigo Maia), outros tratam ele como solução...
ambientalistas de um lado, dizendo que se for pra represar, tem que manter as espécies originais... Ah Tah...
vamos entao ver o caso de Itaipu... em Fernando... q peixe que eles iam querer lah, se nao fosse o Tucunaré?!
infestar apenas de traira?!! Daí, o pessoal ia viajar. 500, 600Km, pra pescar traira?!!
se traira, tem em todo o rio ou tanque do Brasil todo!!
Tucunare, além de manter o equilibrio de um local, ele ainda traz lucros inimagináveis para o local...
quem me dera que na minha regiao, tivesse uma represa enorme com TUcunaré... seria eu, o cara mais feliz do mundo... e concerteza, eu seria um vigilante do local..!! nao seria apenas um pescador esportivo lah!!
Local para local... as pessoas deveriam tratar o TUCUNARÈ, o BLACK BASS, que normalmente sao os peixes introduzidos, como o novo progresso do ambiente...
e nao como pragas...
na minha regiao, na cidade de RIo negrinho-SC, tem a represa de volta grande...

Bah...
tem uma historinha lah, que tem black bass... me... se tivesse... eu sempre tava lah...
o pessoal, conseguiu dizimar com as carpas...
calculem se tivesse bass...
bom... eu acho, que o governo, antes de fazer uma represa, e povoa-la, seja com o peixe que for, deveria, dar um tipo de treinamento, ou fazer leis, e exigir o cumprimento delas... e nao apenas inventar leis, para nao serem cumpridas...
esses dias, fui pescar uns bagrinhos no rio, fazer uma costela de fogo de chao, e tomar cerveja... soltei todos os bagrinhos...
fui de caiaque, resultado, no rio, achei uns caras com redes, tarrafas e tudo mais...
qndo voltei pro nosso ranchinho, a ambiental tava lah com meus amigos, reclamando que tava na época da piracema neh...
daí eu disse assim pra eles: ei... tem uns cara com redes e tarrafas, ali pra baixo do rio... vao lah que vcs pegam eles...
sabem q q o policial me disse:
vc tah loco... os cara ali, sempre tao no rio, e vivem armados...
nois nao vamos lah!!
kkkkkkkkkkkkkk
daí eu disse: e vc, quer que a gente va embora, pq tamo pescando de varinha de bambu?
ah... por favor senhor... nos deixe em paz!!!
Powww... eh revoltante... mas, nosso governo pede pra ser assim!!!
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Ramon Paz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2506
Registrado em: Sáb Dez 23, 2006 9:15 pm
Cidade:

Mensagem por Ramon Paz » Sáb Mai 19, 2012 11:42 am

Paulo Sales escreveu:Ver a destruição consumindo tudo.... ... ......
Ainda existe a piabanha na represa?
olá Paulo,em minha vida eu nunca vi um lugar por metro quadrado com tantas redes ilegais,bóias e tarrafas é quase impossível qualquer espécie sobreviver a isso,numa loteria pode-se ainda achar algum exemplar no Rio São João,abração.
Avatar do usuário
Tiago Bettio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Jan 29, 2011 5:58 pm
Cidade:

Mensagem por Tiago Bettio » Sáb Mai 19, 2012 1:08 pm

Ramon Paz escreveu:
Paulo Sales escreveu:Ver a destruição consumindo tudo.... ... ......
Ainda existe a piabanha na represa?
olá Paulo,em minha vida eu nunca vi um lugar por metro quadrado com tantas redes ilegais,bóias e tarrafas é quase impossível qualquer espécie sobreviver a isso,numa loteria pode-se ainda achar algum exemplar no Rio São João,abração.
Muito bem colocado Ramon, o problema e' q nao somente o tucunare esta sofrendo com a pressao de pesca, seja de tarrafa, rede ou espinhel. As especies nativas estao sofrendo muito tbm e a recuperacao do estoque pesqueiro pode ser comprometido por um longo tempo.

Agora sem querer polemizar ou mesmo colocar lenha na fogueira, pois acima de tudo sou pescador apaixonado e pratico somente o pesque e solte, vou dar a opiniao como biologo que sou e tentar mostrar um ponto de vista cetico quanto a introducao de especies nao nativas, especialmente em ecosistemas lenticos.

Quando se fala sobre introducao de especies exoticas devemos lembrar q a segunda maior causa da perda da biodiversidade mundial se deve a plantas e animais removidos e introduzidos em novos ecosistemas.

Felizmente para o meu lado pescador, o tucunare e' um peixe que se adapta muito bem quando introduzido em represas e lagos. Isso vai totalmente contra o meu lado profissional, uma vez que ja foi estudado e comprovado cientificamente atraves de varias publicacoes o impacto no ecosistema que o tucunare provoca. Devido ao hábito alimentar, ele compete por recursos alimentares com varias especies nativas, principalmente especies carnivoras como por exemplo a traíra, a principal espécie nativa carnívora que após a introdução do tucunaré diminui sua abundância relativa consideravelmente.

Logico q o impacto economico deve ser levado em consideracao pois os valores gerados pela pesca esportiva do tucunare sao altissimos. Gerando altos investimentos e alto capital de giro, movimentando a economia e gerando empregos direta e indiretamente. Pensando somente por esse lado a diminuicao de exempleres e a matanca indiscriminada como descrito por nossos amigos acima e' um motivo de grande preocupacao, assim tbm como o relato da diminuicao de especies nativas devido a pesca ilegal, muitas vezes com redes e linhas de espera.

O assunto e' muito polemico e com certeza gera discussoes fervorosas com argumentos validos de ambos os lados. Minha opiniao pessoal e' que muitas pessoas reclamam e se dizem indignadas com a matanca porque o tucunare esta desaparecendo e consequente influenciando a sua pescaria, o ego e a satisfacao de pegar um grande exemplar esta em 1 lugar e so' depois vem o peixe em si. A preocupacao e' mais com o trofeu, com o simbolismo do que com o ecosistema em si....

Como pescador adoraria ver tucunares por toda parte, seria uma delicia poder pescar em lugares outrora inimaginaveis. Mas como biologo sei q o impacto causado por tal medida iria acarretar em um total desequilibrio no ecossistema, privilegiando uma especie q nao deveria estar la em primeiro lugar.

A solucao muitas vezes vem da propria natureza, mas fundamentalmente um erro nao justifica o outro. Como pescador fico triste por saber q um lugar q ja trouxe tanta alegria a parceiros do forum, hoje vive a merce de matadores e praticamente fantasma. Como biologo fico duplamente triste com a diminuicao de matrizes tanto de peixes nativos como tbm de peixes exoticos. Isso pode causar danos a muito longo prazo no sistema de recrutamento de juvenis devido ao baixo numero de peixes maturo sexualmente, diminuindo assim o tamanho medio das especies encontradas na represa.

Isso e' uma opiniao pessoal, muitos podem estar de acordo ou nao... mas a verdade e' q sao peixes exoticos, e quer queira quer nao, competem e muitas vezes exterminam a populacao dos mesmos devido ao seu alto grau de agressividade e demanda por alimento.

Que fique bem claro q nao defendo a matanca de tucunare e muito menos pratico a matanca dos mesmos. Sou pescador esportivo e adepto do sistema pesque e solte. O assunto e' muito complexo e renderia uma excelente conversa com os amigos ao redor de uma mesa e uma gelada para cadenciar o papo.
Fishing is not a sport.... fishing is an art.
Avatar do usuário
Marco R. Lima
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2007
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 3:07 pm
Cidade:

Mensagem por Marco R. Lima » Sáb Mai 19, 2012 2:33 pm

Tiago Bettio escreveu:
Ramon Paz escreveu:
Paulo Sales escreveu:Ver a destruição consumindo tudo.... ... ......
Ainda existe a piabanha na represa?
olá Paulo,em minha vida eu nunca vi um lugar por metro quadrado com tantas redes ilegais,bóias e tarrafas é quase impossível qualquer espécie sobreviver a isso,numa loteria pode-se ainda achar algum exemplar no Rio São João,abração.
Muito bem colocado Ramon, o problema e' q nao somente o tucunare esta sofrendo com a pressao de pesca, seja de tarrafa, rede ou espinhel. As especies nativas estao sofrendo muito tbm e a recuperacao do estoque pesqueiro pode ser comprometido por um longo tempo.

Agora sem querer polemizar ou mesmo colocar lenha na fogueira, pois acima de tudo sou pescador apaixonado e pratico somente o pesque e solte, vou dar a opiniao como biologo que sou e tentar mostrar um ponto de vista cetico quanto a introducao de especies nao nativas, especialmente em ecosistemas lenticos.

Quando se fala sobre introducao de especies exoticas devemos lembrar q a segunda maior causa da perda da biodiversidade mundial se deve a plantas e animais removidos e introduzidos em novos ecosistemas.

Felizmente para o meu lado pescador, o tucunare e' um peixe que se adapta muito bem quando introduzido em represas e lagos. Isso vai totalmente contra o meu lado profissional, uma vez que ja foi estudado e comprovado cientificamente atraves de varias publicacoes o impacto no ecosistema que o tucunare provoca. Devido ao hábito alimentar, ele compete por recursos alimentares com varias especies nativas, principalmente especies carnivoras como por exemplo a traíra, a principal espécie nativa carnívora que após a introdução do tucunaré diminui sua abundância relativa consideravelmente.

Logico q o impacto economico deve ser levado em consideracao pois os valores gerados pela pesca esportiva do tucunare sao altissimos. Gerando altos investimentos e alto capital de giro, movimentando a economia e gerando empregos direta e indiretamente. Pensando somente por esse lado a diminuicao de exempleres e a matanca indiscriminada como descrito por nossos amigos acima e' um motivo de grande preocupacao, assim tbm como o relato da diminuicao de especies nativas devido a pesca ilegal, muitas vezes com redes e linhas de espera.

O assunto e' muito polemico e com certeza gera discussoes fervorosas com argumentos validos de ambos os lados. Minha opiniao pessoal e' que muitas pessoas reclamam e se dizem indignadas com a matanca porque o tucunare esta desaparecendo e consequente influenciando a sua pescaria, o ego e a satisfacao de pegar um grande exemplar esta em 1 lugar e so' depois vem o peixe em si. A preocupacao e' mais com o trofeu, com o simbolismo do que com o ecosistema em si....

Como pescador adoraria ver tucunares por toda parte, seria uma delicia poder pescar em lugares outrora inimaginaveis. Mas como biologo sei q o impacto causado por tal medida iria acarretar em um total desequilibrio no ecossistema, privilegiando uma especie q nao deveria estar la em primeiro lugar.

A solucao muitas vezes vem da propria natureza, mas fundamentalmente um erro nao justifica o outro. Como pescador fico triste por saber q um lugar q ja trouxe tanta alegria a parceiros do forum, hoje vive a merce de matadores e praticamente fantasma. Como biologo fico duplamente triste com a diminuicao de matrizes tanto de peixes nativos como tbm de peixes exoticos. Isso pode causar danos a muito longo prazo no sistema de recrutamento de juvenis devido ao baixo numero de peixes maturo sexualmente, diminuindo assim o tamanho medio das especies encontradas na represa.

Isso e' uma opiniao pessoal, muitos podem estar de acordo ou nao... mas a verdade e' q sao peixes exoticos, e quer queira quer nao, competem e muitas vezes exterminam a populacao dos mesmos devido ao seu alto grau de agressividade e demanda por alimento.

Que fique bem claro q nao defendo a matanca de tucunare e muito menos pratico a matanca dos mesmos. Sou pescador esportivo e adepto do sistema pesque e solte. O assunto e' muito complexo e renderia uma excelente conversa com os amigos ao redor de uma mesa e uma gelada para cadenciar o papo.
Desculpe Tiago,

mas apesar de entender que suas observações acima são pertinentes e embasadas, o pessoal ai esta falando de represas artificiais, feitas pelo homem, locais onde sabemos que os peixes nativos da região não sobrevivem. Como vc bem sabe, estas são feitas sempre em rios de corredeiras e quedas, os peixes que la viviam (nativos) necessitavam desse tipo de caracteristica para procriarem e o represamento acaba com elas...sem a introdução de algumas especies, corre se o risco de virar desesrtos de agua, se é que me entende. Alguns podem dizer que se introduza Tilapias, Carpas e etc então...ora, essas espécies nem Brasileiras são (entre outros fatores).
Na minha opinião, sem desrespeitar a sua, a introdução de peixes predadores ao menos gera uma fonte de renda muito boa!


Abrax.
Avatar do usuário
Sergio Palhares
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Fev 02, 2011 4:52 pm
Cidade:

FIM DO TUCUNARÉ EM JUTURNAIBA-RJ

Mensagem por Sergio Palhares » Sáb Mai 19, 2012 4:35 pm

CARO TIAGO.
PELO EQUILIBRIO E BOM SENSO DEMONSTRADOS NA SUA MENSAGEM, FICO FELIZ EM VER QUE NEM TODO BIÓLOGO SE JULGA "SUPLENTE DE DEUS "COMO FOI DITO ACIMA PELO COMPANHEIRO, FERNANDO. NÃO SEI SE VC TEVE OPORTUNIDADE DE LER O MANUAL DE EXTERMÍNIO DO TUCUNARÉ, DE AUTORIA DE SEU COLEGA BIÓLOGO, PAULO BIDEGAIM. SE NÃO TEVE, É SÓ ACESSAR: www.lagossaojoao.org.br/artigo-tucunare.htm, E EU GOSTARIA MUITO DE UMA OPINIÃO SUA À RESPEITO. QUERO APENAS FAZER UMAS COLOCAÇÕES PARA SUA ANÁLISE:
- QDO FUI PARA JUTURNAÍBA, DEPOIS DA INTRODUÇÃO DO TUCUNARÉ, SOUBE PELOS PESCADORES LOCAIS QUE O SAIRU QUE ERA ABUNDANTE NO LOCAL, HAVIA DESAPARECIDO POR CAUSA DE AGROTÓXICOS USADOS EM FAZENDAS ATRAVESSADAS POR CÓRREGOS QUE DESAGUAM NA REPRESA, MAS FOI PARA CONTA DO TUCUNARÉ.
-EM 12 ANOS QUE FREQUENTO O LOCAL, E QUASE MORO LÁ, SÓ PEGUEI UMA ÚNICA PIABANHA NA REPRESA. A PIABANHA ERA ABUNDANTE NO RIO SÃO JOÃO QUE É O MAIOR FORMADOR DA REPRESA E DESAPARECEU MUITO ANTES DO TUCUNARÉ SER ENCONTRADO NO RIO.
-O CASCUDO DESAPARECEU PORQUE FOI ENCONTRADO MORTO E BOIANDO AOS MILHARES, SEGUNDO CONSTA PELO CRIMINOSO DESPEJO DE SULFATO DE ALUMÍNIO, QUE ERA FEITO PELA PROLAGOS QUE TRATA A ÁGUA QUE RETIRA DA REPRESA, E VENDE PARA ABASTECER AS CIDADES DA REGIÃO DOS LAGOS DO R.J.
- APÓS A REDUÇÃO DRÁSTICA DO TUCUNARÉ, A TRAÍRA SOBREVIVEU E HOJE ESTÁ QUASE ACABANDO. SERÁ QUE O TUCUNARÉ PODE SER CULPADO DE UM FATO POSTERIOR AO SEU QUASE EXTERMÍNIO? E OLHA QUE HOJE, POR INCRÍVEL QUE POSSA PARECER, A TRAÍRA COMERCIALMENTE TEM MAIS PROCURA QUE O TUCUNARÉ. SÃO MUITOS OS RESTAURANTES ESPECIALIZADOS EM "TRAÍRA SEM ESPINHA" O RESULTADOS DOS PESCADORES PROFISSIONAIS COM TRAÍRAS É PÍFIO, EM NÚMERO E TAMANHO. EU VIVO ENTRE ELES E VEJO.
- A PIABA ESTA' PRATICAMENTE EXTERMINADA. OS PILOTEIROS COM REDES E TARRAFAS CONSEGUIRAM ISTO. HOJE ELES VÃO PEGAR PIABAS PARA OS FREGUESES QUE USAM ISCA VIVA EM PIRINEUS, QUE DISTA QUASE 50KM DE LÁ. SE O VILÃO TUCUNARÉ TIVESSE COMIDO ESTA PIABA TODA, SERIA MUITO GORDO. O TUCUNARÉ AMARELO DE JUTURNAÍBA SEMPRE FOI RAQUÍTICO EM RELAÇÃO AOS DE OUTROS LUGARES ONDE PESQUEI MUITO, COMO PIRAÍ E SERRA DA MESA.
- HOJE OS PREDADORES DESCOBRIRAM ATÉ QUE O MANDI, QUE NINGUÉM QUERIA, TAMBÉM PEGA TUCUNARÉ E COMO É MAIS DURO, SOLTA MENOS DO ANZOL. E MAIS BARATO E VAI ACABAR EM BREVE .
- HÁ ALGUNS ANOS O GOVERNO FEDERAL LIBEROU A VERBA PARA CONSTRUÇÃO DA ESCADA PARA OS PEIXES COMO TAINHAS E PRINCIPALMENTE ROBALOS ACESSAREM A REPRESA COMO ERA ANTES DA BARRAGEM. POIS NÃO SEI COMO, NÃO FIZERAM A OBRA DA ESCADA E PERDERAM A VERBA QUE HAVIA SIDO LIBERADA. DEUS SABE PARA ONDE FOI A MESMA! PARA O POBRE DO TUCUNARÉ É QUE NÃO FOI!

SÓ GOSTARIA DE FAZER UM ÚNICO REPARO ÀS SUAS COLOCAÇÕES: ATRAS DE TROFEU EU VOU PARA SERRA DA MESA E PARA AMAZONIA. EM JUTURNAIBA, EM 12 ANOS, O MAIOR TUCUNARÉ QUE EU PEGUEI NÃO CHEGOU AOS 3KG.

SE O SEU COLEGA BIDEGAIM ESTIVESSE PREOCUPADO COM O ECOSSISTEMA, TERIA SUA ATENÇÃO VOLTADA PARA PROBLEMAS MUITO MAIS SÉRIOS QUE LÁ EXISTEM E PARECE QUE ELE E AS AUTORIDADES IGNORAM. O DESPEJO IRREGULAR DE SULFATO DE ALUMÍNIO FEITO DURANTE ANOS PELA PROLAGOS FOI DENUNCIADO POR MIM E POR MUITO TEMPO SEM NENHUMA PROVIDENCIA. FILMEI E FOTOGRAFEI , E ENCAMINHEI A VÁRIAS AUTORIDADES. DEPOIS SEMPRE APARECEM UNS OPORTUNISTAS E PEGAM UMA CARONA, PRINCIPALMENTE COM OBJETIVOS POLÍTICOS. SABE COMO É: FILHO BONITO, TEM UMA PORÇÃO DE PAIS. VOU LHE CONTAR UMA HISTÓRIA PIOR: HÁ CERCA DE 2 ANOS EU E O RAMON, POR NOSSA CONTA COLHEMOS AMOSTRA DA ÁGUA LOCAL E MANDAMOS ANALISAR. O RESULTADO FOI ASSUSTADOR. SEGUNDO O CONAMA, ORGÃO RESPONSÁVEL POR ISTO, O INDICE DE BALNEABILIDADE MÁXIMO TOLERADO É DE 1000 COLIFORMES FECAIS POR 100ML DE ÁGUA, POIS O RESULTADO ASSUSTADOR ENCONTRADO EM JUTURNAÍBA FOI DE
1.200.000 POR CADA 100ML . É MUITA m**** PARA POUCA ÁGUA. EU DENUNCIEI E SABE O QUE ACONTECEU? NADA. TEMPOS DEPOIS A PREFEITURA MUNICIPAL DE SILVA JARDIM AINDA PROMOVEU UMA COMPETIÇÃO DE NATAÇÃO NO LOCAL E DISTRIBUIU CAMISETAS COM A SEGUINTE INSCRIÇÃO: "É MUITO BOM NADAR AQUI!" ONDE ANDA O DEFENSOR DO ECOSSISTEMA, PAULO BIDEGAIM DIANTE DESTA ABERRAÇÃO?

O MEU AMIGO E EX VIZINHO RAMON TEM UMA FRASE QUE É PERFEITA:
"PARA ELES TUDO DE RUIM QUE TEM AQUI, A CULPA É DO TUCUNARÉ!"
AGORA COMO O POBRE DO TUCUNARÉ ESTÁ QUASE EXTINTO, VÃO TER QUE ARRUMAR OUTRO CRISTO PARA CULPAR.

ESPERO QUE VC ENTENDA QUE TUDO ESCRITO ACIMA NÃO TEM CONOTAÇÃO DE UM MANIFESTO CONTRA OS BIÓLOGOS, EU NÃO SOU NENHUM IGNORANTE, TENHO CURSO SUPERIOR COMPLETO E FORMADO HÁ 45 ANOS, SÓ QUE NA TUA PROFISSÃO, ASSIM COMO NA MINHA, TEM OS MAIS PONDERADOS COMO VC E OUTROS QUE INFELIZMENTE SÃO CAPAZES DE DIVULGAR BARBARIDADES, COMO O MANUAL DE EXTERMINIO DO TUCUNARÉ. NÃO ME QUEIRA MAL, A MINHA POSSÍVEL VEEMENCIA É FRUTO DA MINHA REVOLTA E INDIGNAÇÃO PELO QUE EU VEJO ACONTECER POR ANOS A FIO SEM UMA PROVIDENCIA. UM ABRAÇO. SERGIO PALHARES.
Avatar do usuário
Tiago Bettio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Jan 29, 2011 5:58 pm
Cidade:

Mensagem por Tiago Bettio » Sáb Mai 19, 2012 7:12 pm

Sergio perfeita a sua colocacao... nao tem muito mais a acrescentar. Como bem colocado por vc, a poluicao por conta de agrotoxicos e' com certeza e' um dos principais problemas causador de diminuicao de estoques pesqueiros.

Vc tbm foi muito feliz em dizer os motivos pelos quais varios peixes estao desaparecendo da represa, a interferencia humana e' que causa grande dano.

Desculpa se generalizei quando disse q muitos pescadores estao somente atras do trofeu, e' q as vezes alguns so' dao importancia a isso.

Como disse anteriormente, a natureza por si so' e' o melhor meio de se controlar estoques pesqueiros, ela na maioria das vezes funciona como uma forma de auto controle quanto a equacao predador x presa. Por esse motivo tbm que o equilibrio pode se desregular um pouco no comeco e com o tempo gradativamente ir se regulando ate' achar um equlibrio.

Acho q o fundamental na vida e; o bom senso, e aqui nesse caso nao seria diferente. Por ja estar a tanto tempo adaptado as aguas e vivendo em "harmonia" com as outras especies, deveria ser tratado como os outros. Um erro no meu ver nao justifica o outro.

Isso ai, nao parem de lutar e continue tentando fazer a parte de vcs para preservar o q ainda nos resta.

abraco
Fishing is not a sport.... fishing is an art.
Avatar do usuário
Evaldo Fernandes de Souza
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1018
Registrado em: Qui Mai 19, 2011 9:41 pm
Cidade:

Mensagem por Evaldo Fernandes de Souza » Seg Mai 21, 2012 1:08 pm

Faço Côro!
O homem nunca pode deixar de sonhar. O sonho alimenta nossa alma como a água sacia
nossa sede!
Jorge Barcellos
NOVATO
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Ago 12, 2011 8:19 pm
Cidade:

juturnaiba

Mensagem por Jorge Barcellos » Seg Mai 21, 2012 10:43 pm

realmente sergio, fico muito triste com a sua noticia pois em juturnaiba tive o meu primeiro contato com tucunares na artificial, ha cerca de 20 anos atras, estive la algumas vezes e sempre encontrei peixes de bom tamanho, que foram soltos apos as fotos tradicionais, inclusive azuis. Atualmente divido meus locais de residencia entre Buzios e Medianeira no Pr. e não vou a juturnaiba ha cerca de 10 anos mas sempre me lembro desse belo local, como me lembro, tambem, sobre um noticia de um torneio promovido pela administração da Barra de São João instigando a matança do tucunare que estaria invadindo o rio com nome daquele distrito de Casemiro de Abreu e se alimentando dos alevinos de robalos, atribuindo ao nosso tucunare a culpa pelo declinio (verdadeiro) do numero de robalos no estuario do rio como se os verdadeiros culpados não fossem os pescadores locais com suas redes, seus apões e seu apetite voraz em matar peixes indiscriminadamente. Barra de São João, que ja se intitulou 'a capital do robalo' atualmente deve ser conhecida como 'capital do robalo morto' pois nem esse nobre peixe se encontra mais por la e, por certo, o culpado não e o tucunare de juturnaiba e sim os olhos cerrados dos administradores locais que procuram desculpas para ocultar sua incompetencia em preservar e promover o turismo sadio relacionado a pesca esportiva. Lamento por voce, lamento por juturnaiba e lamento pela nossa região que não compartilha de administradores eficientes e inteligentes que não tem a capacidade de enxergar que o peixe vivo traz mais beneses que morto, digo isso porque em Buzios a situação e semelhante e, pior, não existe qualquer interesse em mudar esse quadro.
Antonio Carlos F. Brandão
NOVATO
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Fev 22, 2011 10:24 am
Cidade:

fim do tucunare em juturnaiba

Mensagem por Antonio Carlos F. Brandão » Sex Jun 01, 2012 11:28 am

E uma pena o que acontece em juturnaiba, sou amigo ecompanheiro do Dr. Sergio na pescaria do tucuna,evejo a luta ingloria do meu amigo em defesa danossa pesca esportiva,inacreditavel o que se faz la,so falta jogarem bomba neles,com a total conivencia, de todos, Jutunaiba e uma represa grande linda e fica a uma hora e meia do rio de janeiro com grandes possibilidades de se tornar um grande polo de pescaria esportiva, infelizmente vai acabar como um deserto como quando foi feita, que Deus ilumine essas pessoas enquanto ainda da tempo Abracos
Avatar do usuário
Guilherme Mantizuma
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1414
Registrado em: Qui Out 02, 2008 7:09 pm
Cidade:

..

Mensagem por Guilherme Mantizuma » Dom Nov 25, 2012 4:09 pm

so vi este post agora...infelizmente até os guias matam tudo...lojistas que possuem lojas de pesca...e outras pessoas de grandeeeeeeeee escalão que se dizem os tais e que tambm sao membros deste forum estão lá todo final de semana matando tudo e eu ja vi e isso nao muda..

Ramon sempre lutou pelo seu quintal que era a lagoa..mas fazer oq e vai ser assim em todo Brasil como está sendo em Barcelos.
Avatar do usuário
Sergio Palhares
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Fev 02, 2011 4:52 pm
Cidade:

Re: ..

Mensagem por Sergio Palhares » Dom Dez 02, 2012 2:10 pm

Guilherme Mantizuma escreveu:so vi este post agora...infelizmente até os guias matam tudo...lojistas que possuem lojas de pesca...e outras pessoas de grandeeeeeeeee escalão que se dizem os tais e que tambm sao membros deste forum estão lá todo final de semana matando tudo e eu ja vi e isso nao muda..

Ramon sempre lutou pelo seu quintal que era a lagoa..mas fazer oq e vai ser assim em todo Brasil como está sendo em Barcelos.
CARO GUILHERME:

SÓ AGORA PUDE VER SUA COLOCAÇÃO POIS ESTAVA JUSTAMENTE EM BARCELOS, ONDE O RESULTADO NÃO FOI DOS MELHORES. MAS UMA COISA ME CHAMOU A ATENÇÃO: OS LOGISTAS QUE VC DISSE QUE VÃO A JUTURNAÍBA PARA ADERIR À MATANÇA. SE VC DECLINASSE SEUS NOMES, PELO MENOS PODERÍAMOS NÃO COMPRAR MAIS NELES. ABÇ.
Avatar do usuário
Vinicius Cordeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Qui Jan 20, 2011 6:16 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vinicius Cordeiro » Dom Dez 02, 2012 3:29 pm

Acho que vamos morrer e nada vai mudar...

Existe muita gente ainda que só pensa no propio "RABO".

Pode ter certeza que essa indignação não se restringe somente a algumas regiões do Brasil... Algumas pessoas ainda pensam no futuro, mas infelizmente somos poucos...

Não temos politicas nem contra a violencia urbana quem dirá alguem para olhar para os "insignificantes" peixes.

Estamos F*****
PRATIQUE O PESQUE E SOLTE!
Avatar do usuário
André S. Ribeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 256
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 10:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por André S. Ribeiro » Seg Dez 03, 2012 1:05 pm

Infelizmente acho que o Vinicius tem razão.

Enquanto não houver "vontade" de preservar e a miopia dos "empresários" da região continuar a impedi-los de enxergar o potencial da pesca esportiva essa situação não vai mudar.

Há interesses muito mais fortes pra destruição do que pra preservação. Não me espantaria em nada se a especulação imobiliária aterrasse a lagoa e transformasse tudo em condomínios.

Ou então depois de acabar com tudo e a lagoa ficar morta, o governo do estado ou a prefeitura de Silva Jardim solicitar uma gorda verba pra revitalizar a lagoa.

É uma vergonha! E uma pena. :cry: :cry: :cry:

Grande Abraço :wink:
A fotografia é a melhor maneira de levar os bons momentos da pescaria pra casa.
Pratique o Pesque & Solte!!!


http://www.fuzzyflies.com
Avatar do usuário
João Victor
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 175
Registrado em: Ter Dez 08, 2009 9:23 am
Cidade:

Mensagem por João Victor » Seg Dez 03, 2012 5:04 pm

Esta assim em todo local...
tem uma represa a 15km daqui da minha cidade, la eu pesco desde os 10 anos de idade comecei com as tilapinhas e fazem uns 8 anos ou mais que soltaram tucunas la, foi onde comecei a pescar com iscas artificiais...semana passada tava em cima do caiaque ma barragem da represa e vejo um barco parado, e nao demorou 10 minutos resolvi me aproximar pra ver oque era... era os malditos praticantes de pesca sub, haviam matado pelo menos 100kg de peixe isso chutando baixo, era tilapia com mais de 2kg a vontade que eles matavam... deu dó.
Peguei o caiaque e remei até outra margem e pedi um telefone emprestado pra um senhor que prontamente atendeu meu pedido e ligou pra florestal, dizendo que havia 2 rapazes matando muito peixe,( inclusive um lagarto que havia mais de anos que eu sempre via ele la... ele vivia no pé de uma arvore )os malditos florestais disseram que não poderiam comparecer no local aquele dia pra ver o que estava acontecendo... e revoltante a situação...
o único jeito de conter esses assassinos e dando um susto neles no melhor estilo faroeste se é que me entendem :twisted: ...
ai no rj deve dar raiva também, mas fazer oque , os nossos pUlitiCUs so sabem encher o proprio bolso a natureza que se f***, infelizmente e essa =´/
Avatar do usuário
Lucas Pinheiro Melo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 253
Registrado em: Sex Mar 08, 2013 6:04 pm
Cidade:

Re: O FIM DO TUCUNARÉ EM JUTURNAÍBA-SILVA JARDIM- RJ

Mensagem por Lucas Pinheiro Melo » Qua Jul 19, 2017 8:21 pm

Ressuscitando o tópico para perguntar.

Alguém voltou em Juturnaiba? tem noticias boas do local, pretendo ir para lá.
/ctf Iscas Artificiais uma paixão! /ct0
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”