Daiwa Exceler (Manutenção e tirando o canarinho)

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Júlio César Mello
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Daiwa Exceler (Manutenção e tirando o canarinho)

Mensagem por Júlio César Mello » Dom Fev 26, 2012 9:32 pm

Olá pessoal, fiquei um tempo sem aparecer por aqui mas enfim, vamos lá estou de volta.

Acho que muitos aqui tem esta carretilha ou tiveram, e sei que muita gente tem um probleminha de um assobiado que a carretilha faz quando é feito o recolhimento da linha. O intuito deste tópico é uma lubrificação leve, sem lavar peças, apenas dar uma lubrificada. Vamos lá.

http://img209.imageshack.us/img209/2576/dscn3652z.jpg

http://img684.imageshack.us/img684/453/dscn3653w.jpg

http://img829.imageshack.us/img829/1685/dscn3655x.jpg

Uma dica é separar a carretilha entre lado direito e lado esquerdo, do lado direito fica a manivela, arruelas de pressão etc. e do lado direito o carretel, a tampa lateral e tampa da sintonia fina.

http://img850.imageshack.us/img850/618/dscn3656v.jpg

Aqui está a carretilha aberta e o chassi em alumínio, não tem rebarbas e as peças são de boa qualidade.

http://img10.imageshack.us/img10/429/dscn3658pf.jpg

Aqui está o motivo do assobio, sim este rolamento é do mais vagabundo.

http://img38.imageshack.us/img38/834/dscn3659v.jpg

Mais uma imagem do rolamento canarinho.

http://img707.imageshack.us/img707/803/dscn3661d.jpg

Aqui está uma curiosidade, olhem a espessura da coroa da exceler na imagem 1* e a imagem 2* é de uma Pinnacle Elegance1300. Sem duvida o que me chamou atenção foi a da exceler que é muito mais reforçada, praticamente o dobro.

http://img526.imageshack.us/img526/6034/dscn3662t.jpg

A esquerda Daiwa e a direita Pinnacle.

http://img189.imageshack.us/img189/4628/dscn3666s.jpg

Senti que a carretilha tinha perdido um pouco do drag (força de tração) então deve-se retirar este disco amarelo e seca-lo, caso o mesmo esteja com óleo o freio da carretilha ficará dando trancos e com pouca força na fricção.

http://img32.imageshack.us/img32/9701/dscn3669k.jpg

Com o disco já seco é só começar a montagem.

http://img827.imageshack.us/img827/8805/dscn3670i.jpg

Agora vou fazer um paço a paço das peças a serem remontadas que praticamente é o mesmo processo para todas as carretilhas presentes no mercado, em cima do disco amarelo de freio da foto anterior vai a coroa.

http://img831.imageshack.us/img831/6082/dscn3671h.jpg

Agora o disco de freio, também seco (dica: passe um pouco de óleo nos dedos e passe no disco, apenas para deixá-lo levemente úmido, isso fará com que a carretilha fique macia ao liberar linha)

http://img46.imageshack.us/img46/7143/dscn3673t.jpg

Arruela da tampa da coroa

http://img811.imageshack.us/img811/3778/dscn3674h.jpg

Rolete do anti-reverso

http://img196.imageshack.us/img196/7694/dscn3675c.jpg

Parafuse a tampa, e agora vamos tentar tirar um pouco do barulho deste rolamento, mas o correto é subistituílo.

http://img827.imageshack.us/img827/4771/dscn3678q.jpg

Coloque o rolamento em uma tampinha e aperte seu WD sem dó rs! depois vá girando o rolamento e mergulhando, faça isso umas 5 vezes.

http://img839.imageshack.us/img839/4265/dscn3680l.jpg

D I C A IMPORTANTE: nunca coloque óleo quando o rolamento estiver no eixo, porque o óleo vai escorrer até os discos de freio e adeus tração, você terá que desmontar tudo novamente secar e remontar.

http://img594.imageshack.us/img594/7796/dscn3681n.jpg

Agora sim, coloque o rolamento e as arruelas de pressão.

http://img10.imageshack.us/img10/1079/dscn3682i.jpg

Depois a estrela de fricção, a chapinha de metal, a manivela e por último aperte a porca.

http://img828.imageshack.us/img828/234/dscn3683o.jpg

Depois coloque o eixo da sintonia fina e a tampa.

http://img577.imageshack.us/img577/2893/dscn3684v.jpg

Dê uma pequena borrifada de WD nos rolamentos do carretel e uma gota de óleo (singer)

http://img52.imageshack.us/img52/4082/dscn3685e.jpg

O mesmo procedimento no rolamento do carretel. Depois é só colocar o carretel e ir pro abraço

http://www.glennsrodngun.com/product_im ... 6_zoom.jpg


Achei que a carretilha é muito boa, coroa e pinhão bem reforçados, drag muito bom, mas os rolamentos deixam a desejar.

Forte abraço pessoal, até a próxima.
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Tiago Bettio
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Re: Daiwa Exceler (Manutenção e tirando o canarinho)

Mensagem por Tiago Bettio » Dom Fev 26, 2012 9:52 pm

Júlio César Mello escreveu:Olá pessoal, fiquei um tempo sem aparecer por aqui mas enfim, vamos lá estou de volta.

Acho que muitos aqui tem esta carretilha ou tiveram, e sei que muita gente tem um probleminha de um assobiado que a carretilha faz quando é feito o recolhimento da linha. O intuito deste tópico é uma lubrificação leve, sem lavar peças, apenas dar uma lubrificada. Vamos lá.

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Uma dica é separar a carretilha entre lado direito e lado esquerdo, do lado direito fica a manivela, arruelas de pressão etc. e do lado direito o carretel, a tampa lateral e tampa da sintonia fina.

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Aqui está a carretilha aberta e o chassi em alumínio, não tem rebarbas e as peças são de boa qualidade.

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Aqui está o motivo do assobio, sim este rolamento é do mais vagabundo.

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Mais uma imagem do rolamento canarinho.

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Aqui está uma curiosidade, olhem a espessura da coroa da exceler na imagem 1* e a imagem 2* é de uma Pinnacle Elegance1300. Sem duvida o que me chamou atenção foi a da exceler que é muito mais reforçada, praticamente o dobro.

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A esquerda Daiwa e a direita Pinnacle.

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Senti que a carretilha tinha perdido um pouco do drag (força de tração) então deve-se retirar este disco amarelo e seca-lo, caso o mesmo esteja com óleo o freio da carretilha ficará dando trancos e com pouca força na fricção.

Imagem

Com o disco já seco é só começar a montagem.

Imagem

Agora vou fazer um paço a paço das peças a serem remontadas que praticamente é o mesmo processo para todas as carretilhas presentes no mercado, em cima do disco amarelo de freio da foto anterior vai a coroa.

Imagem

Agora o disco de freio, também seco (dica: passe um pouco de óleo nos dedos e passe no disco, apenas para deixá-lo levemente úmido, isso fará com que a carretilha fique macia ao liberar linha)

Imagem

Arruela da tampa da coroa

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Rolete do anti-reverso

Imagem

Parafuse a tampa, e agora vamos tentar tirar um pouco do barulho deste rolamento, mas o correto é subistituílo.

Imagem

Coloque o rolamento em uma tampinha e aperte seu WD sem dó rs! depois vá girando o rolamento e mergulhando, faça isso umas 5 vezes.

Imagem

D I C A IMPORTANTE: nunca coloque óleo quando o rolamento estiver no eixo, porque o óleo vai escorrer até os discos de freio e adeus tração, você terá que desmontar tudo novamente secar e remontar.

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Agora sim, coloque o rolamento e as arruelas de pressão.

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Depois a estrela de fricção, a chapinha de metal, a manivela e por último aperte a porca.

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Depois coloque o eixo da sintonia fina e a tampa.

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Dê uma pequena borrifada de WD nos rolamentos do carretel e uma gota de óleo (singer)

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O mesmo procedimento no rolamento do carretel. Depois é só colocar o carretel e ir pro abraço

Imagem


Achei que a carretilha é muito boa, coroa e pinhão bem reforçados, drag muito bom, mas os rolamentos deixam a desejar.

Forte abraço pessoal, até a próxima.
Parabens pelo tutorial... ficou show de bola.

Dei uma mao ai com as fotos, abraco

TJ
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Carlos Castilho Almeida
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Mensagem por Carlos Castilho Almeida » Seg Fev 27, 2012 12:00 am

Olá Júlio, vc sabe as medidas do rolamento "canarinho" ? Tbm quero substituir um.
Valeu!

Imagem
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Rafael B. Silva
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Mensagem por Rafael B. Silva » Seg Fev 27, 2012 12:03 am

boa
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Júlio César Mello
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Mensagem por Júlio César Mello » Seg Fev 27, 2012 10:51 am

Carlos Castilho Almeida escreveu:Olá Júlio, vc sabe as medidas do rolamento "canarinho" ? Tbm quero substituir um.
Valeu!

Imagem
Até a tarde eu te passo =)
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Luis Fernando L. Pereira
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Mensagem por Luis Fernando L. Pereira » Seg Fev 27, 2012 5:57 pm

Olha eu tenho uma carretilha destas. E a mesma apresentava realmente um "chiado" quando se recolhia a linha. Depois de desmontar ela algumas vezes e muita análise para descobrir da onde vinha o barulho. Percebi que o mesmo se originava do ralamento do anti-reverso. Desmontei o mesmo e reforcei a lubrificação com mais óleo. Só que o problema continuou. Falando com um colega de trabalho que é mecânico, sobre este problema. O mesmo me sugeriu limpar o rolamento e monta-lo com graxa própria para rolamentos. E não é que o problema sumiu de vez :lol:
Quando estamos pescando, os problemas da vida deixam de existir.
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Mensagem por Isac E. Vital » Ter Fev 28, 2012 9:39 am

Bão demais da conta :idea:
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Leandro Ferraz
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Re: Daiwa Exceler (Manutenção e tirando o canarinho)

Mensagem por Leandro Ferraz » Sex Dez 23, 2016 10:23 am

Bom dia, procurando pela internet encontrei este topico muito bem explicado so que nao mostra mais as fotos voce poderia se ainda tiver atualizar ele com as fotos muito obrigado
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NELSON MACIEL
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Re: Daiwa Exceler (Manutenção e tirando o canarinho)

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Jan 03, 2017 6:11 pm

Leandro Ferraz escreveu:Bom dia, procurando pela internet encontrei este topico muito bem explicado so que nao mostra mais as fotos voce poderia se ainda tiver atualizar ele com as fotos muito obrigado
Olá Leandro,

Seja bem vindo à Caterva ...

Creio que ele não irá atualizar ...rs..
A última vez que ele logou aqui foi em 19 de Março de 2012

Quase 5 anos atrás ...rs...

À propósito, apresente-se no Fórum Bate Papo ... Queremos conhece-lo
Nelson Maciel
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Re: Daiwa Exceler (Manutenção e tirando o canarinho)

Mensagem por José Roberto Ferreira » Dom Mar 12, 2017 7:42 pm

Caro Leandro, boa tarde. Você poderia postar novamente esse artigo, porque tenho uma exceler que precisa de manutanção e seu artigo esta sem as fotos. Obrigado
Imagem
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NELSON MACIEL
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Re: Daiwa Exceler (Manutenção e tirando o canarinho)

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Mar 13, 2017 8:18 pm

José Roberto Ferreira escreveu:Caro Leandro, boa tarde. Você poderia postar novamente esse artigo, porque tenho uma exceler que precisa de manutanção e seu artigo esta sem as fotos. Obrigado

Olá José Roberto

O tópico foi postado por Júlio César Mello

E como disse noutra mensagem, Creio que ele não irá atualizar ...rs..
A última vez que ele logou aqui foi em 19 de Março de 2012

Quase 5 anos atrás ...rs...
Nelson Maciel
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Re: Daiwa Exceler (Manutenção e tirando o canarinho)

Mensagem por José Roberto Ferreira » Dom Mai 14, 2017 1:45 pm

Maciel, obrigado pelo retorno.
SDS
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