Rio das Mortes - Nova Nazaré - MT - Alguem já pescou por lá?

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
gustavofsilv
CALOURO
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Jun 16, 2010 3:23 pm
Cidade:

Rio das Mortes - Nova Nazaré - MT - Alguem já pescou por lá?

Mensagem por gustavofsilv » Qui Jul 01, 2010 3:00 pm

Olá pessoal,

Fui convidado para uma pescaria no Rio das Mortes - MT, na altura de Nova Nazaré. Alguem já pescou naquela região ou no rio em questão?

Li alguns relatos aqui no forum e gostaria de mais detalhes.

Abraço a todos!
Avatar do usuário
Renato Costa
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 172
Registrado em: Ter Ago 12, 2008 8:08 pm
Cidade:

Mensagem por Renato Costa » Qui Jul 01, 2010 4:20 pm

Caro amigo,
Estive la em 2005, a ultima cidade pela qual passamos foi Ribeirão Cascalheira, depois disso, 140 km de terra num cata jegue, não sei com quem voce esta indo, mas o pessoal que administrava essa pousada que eu estive sao muito ruins, o nome do caboclo e Abdo, nao sei se é assim que se escreve. Chegamos na pousada nao tinha ninguem para nos atender, estava vazia, e por ai foi so problemas, mas quanto ao Rio, fomos em setembro uma epoca em que estava muito baixo e a pescaria de peixe de couro nao existia, fomos focados no Tucunaré que nos foi informado que existia em abundabcia e na realidade so existia em um lago proibido Reserva do IBAMA, o Rio é muito bonito e provavelmente piscoso em outra época mas olhe direito com quem voce vai, porque a minha pescaria foi um desastre.
Avatar do usuário
gustavofsilv
CALOURO
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Jun 16, 2010 3:23 pm
Cidade:

Mensagem por gustavofsilv » Sex Jul 02, 2010 12:10 am

Ola Renato,
Obrigado pelo alerta. Ainda não sei o nome do contato que vai nos receber, mas tomarei cuidado, pode ter certeza.

Abrs.
Avatar do usuário
gustavofsilv
CALOURO
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Jun 16, 2010 3:23 pm
Cidade:

Resumo da pescaria

Mensagem por gustavofsilv » Sex Ago 27, 2010 6:11 pm

Bom pessoal, acabei de voltar de Nova Nazaré - MT onde pesquei no Rio das Morte (ou Rio Manso).

Foram 05 pescadores em dois carros, uma D20 e um Fusca Itamar (esse é meu). Viajem sem percalços, um calor sem igual e muito, mas muito seco mesmo. Saímos sábado as 05hs da madruga e chegamos domingo no final do dia em Nova Nazaré, dormimos na casa da senhora que nos alugou os barcos.
No outro dia cedo dividimos a turma e prosseguimos para o ponto do acampamento por água e terra. Acampamento montado, tralha montada e uma vontade gigante de ferrar as cachorras.
O acampamento foi montado uns 05 km abaixo da balsa e o ponto de pescaria se concentrou na ilha que ficava uns 4 km abaixo do acampamento.
O Rio estava bem baixo e com pouco volume de água, pois os riachinhos e lagoas que deságuam no rio já estavam secos. Isso me deu uma desanimada, pois percebi que haveriam poucas corredeiras.
Fomos em direção a ilha, onde alguns companheiros em pescadas passadas fizeram a festa com as cachorras, bicudas, corvinas entre outros. Durante a descida do rio fiquei preocupado, não vi nenhuma corredeira, somente os reboliços na água nos locais onde tinha pedra. Chegamos na ilha e começamos a bater, comecei com iscas grandes de 17cm, 15cm e 13cm, mas não tive nenhuma ação. Ai coloquei iscas menores, até 10cm e comecei a pegar umas bicudinhas, foi um bom aquecimento. Mudei de local, mais no bico da ilha e começaram a entrar as cachorras, todas pequenas. Voltamos para o acampamento sem nenhum peixe de mais de 1,5kg. Ao chegar no acampamento um colega iscou uma cachorra no anzol e jogou para deixar de espera, nem deu tempo de sair do barco e a vara dobrou todinha, cantou feito sabiá e estourou a linha. Neste momento criou-se o rebuliço, nossas preces foram ouvidas, peguei logo um pedaço de cachorra e mandei na água, não deu tempo nem de colocar no secretário, tome linha.... ......depois de 10min de briga o peixe escapou. Mas somos brasileiros e não desistimos nunca, mais um pedaço de peixe e outra ferrada.... ... feia novamente e mais um que escapa.
Com mais calma, depois de duas emoções fortes, comecei a pensar. Peixe de couro? Perto de barco com todo mundo fazendo barulho? Morder o anzol no mesmo lugar 03 vezes seguidas sem dar tempo nem de colocar a vara no secretário? Isso esta muito estranho!!!! Peguei uma lanterna mais forte, isquei mais um pedaço de cachorra e chamei um companheiro. Joguei a isca e novamente o bicho pegou e carregou pra valer, comecei a administrar com o intuito de trazê-lo o mais próximo possível para conseguir ver pelo menos um pedacinho dele e depois de um tempinho consegui, pedi ao colega para acender a lanterna e iluminar a flor d'agua e la estava o bichão!!!! Um BOTO de todo tamanho fazendo hora com a nossa cara....hehehehehe! Eta peixe pra fazer força viu!!!
Nos outros dias corremos atrás das cachorras e demais peixes, mas estava muito ruim, no ultimo dia é que pegamos mais peixe, mas todos pequenos. Pegamos somente duas cachorras acima de 2kg, como diz um colega que lá estava, trabalhamos muuuiiiittoooooo....muuuiito trabalho, mas pouco peixe.
Na volta encontrei com outras turmas de pescadores que estavam mais a norte e noroeste de MT e todos chateados com a falta de peixe, parece que nesta época a pesca naquela região não é boa.

É isso ai turma, apesar da falta de peixe foi um grande passeio, uma ótima farra com a turma e o mais importante, um contato muito gostoso com a natureza.

Grande abraço a todos!!
Avatar do usuário
Ricardo Vitti
NOVATO
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Jan 23, 2017 11:42 pm
Apelido: Vitti
Cidade:

Re: Rio das Mortes - Nova Nazaré - MT - Alguem já pescou por lá?

Mensagem por Ricardo Vitti » Ter Jan 24, 2017 3:26 am

Meu amigo, já pesquei várias vezes no rio das mortes (rio manso). Já fiz ótimas pescarias e também pescarias não tão proveitosas mas mesmo assim excelentes pelas histórias e experiências. hahahah.
Meu primeiro contato com o rio das mortes foi em março de 2010, viajamos a principio, aproximadamente 1600 km, da cidade de Rio Claro-SP à Querencia-MT, pois nosso objetivo inicial era o rio Suia-Miçu; Pescamos 4 dias apenas no rio Suia, estava transbordado pelas margens e apesar de ser um local maravilhoso e muito bem preservado, não obtivemos exito em capturar os troféus ( meu pai já havia pescado várias vezes no rio suia, sempre fazendo excelentes pescarias), então resolvemos retornar e pescar no rio das mortes, ficamos hospedados em uma fazenda de um conhecido e por fim pescamos em um afluente do mesmo rio, chamado rio pindaiba. Neste ano não fizemos uma boa pescaria, fomos em uma época ruim, rios muito cheios por toda região. Resumindo, todos os outros anos até o ano de 2016, pesquei no rio das mortes, pescando na famosa, Barra do Pindaiba (onde o rio Píndaiba desagua no rio das mortes), lá capturamos exemplares de corvinas, essas sempre em abundancia, cacharas, cachorras, apapás, bicudas, palmitos, pirararas, piraibas, bargadas e muito piau e logico, não podia faltar o rei dessas águas, o BOTO. Pra terminar minha experiencia, em 2016 passei pela balsa em Nova Nazaré, sentido a mineração de calcário e uns 2 km após a balsa, pegamos uma estrada a esquerda e percorremos mais uns 110km em estrada de terra até chegar ao ponto de pesca. Foi muito bom fisgar os grandes exemplares de pirarucu, também pegamos muita cachorra nas correderas. Pescaria fantástica.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”