Qual a melhor carretilha para puxar hélices na Amazônia??

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Alysson Watanabe
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 10:04 pm
Cidade:

Mensagem por Alysson Watanabe » Sáb Fev 07, 2015 9:29 pm

A nova Zilion TWS deve ser bem interessante para a Amazonia, principalmente o modelo 9.1 para as hélices.

IPT de 102 cm, 100m de 0,40 e muitas inovações.

Imagem

https://www.youtube.com/watch?v=24mKzTcuhvY

https://www.youtube.com/watch?v=xAF2TkP1qvo

https://www.youtube.com/watch?v=Mn-A6aQs4sw
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Dom Fev 08, 2015 5:18 am

A nova Zillion 9.1 comporta:

- segundo os japoneses, 100 m de linha 0,33 mm ...
- segundo os EUA, 101 m de linha 0,37 mm ...

8)
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Joberto Nicida
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 165
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 2:24 pm
Cidade:

Re: NU

Mensagem por Joberto Nicida » Ter Abr 07, 2015 1:50 pm

Luiz Gusso escreveu:Porque pescar com linha power pro 80 libras:
-não perdi açus por arrebentar a linha depois que comecei a usar a power pro 80 libras
-perdi açus usando power pro 65libras
-poucas vezes você tem que cortar a 80 libras por desgate
-ao menor sinal de desgaste, corto a linha
-não precisa usar líder(causa frequente de perda de açus)
-a linha torce com a hélice e vai desgastando, a mais resistente é a power pro 80 libras
-vi muitos açus agonizando com iscas atravessadas na boca, situação que não acontece com a power pro 80 libras
-arremesso e trabalho as iscas sem dificuldade
-experimentei todas as linhas possíveis, todos os tipos de varivas, daiwa tournament, etc.., nenhuma é resistente igual a power pro 80 libras
-é a linha mais difícil de encavalar no carretel

A regulagem do drag da carretilha é fundamental, mais de 4,5 kilos de drag, qualquer linha encavala e arrebenta.
Quando o açu puxa, se tiver muita experiência, pode colocar o dedo de leve no carretel.
É preferível deixar o açu tirar linha e ir para a pauleira do que travar a carretilha, a chance de tirar a foto é maior.
Os açus que arrebentam a linha são açus de 19, 20 libras.
Quando um açu arrebenta o material ou tira toda a linha, você fala, perdi o record mundial, engano total, estes açus tem 19 ou 20 libras, são os que brigam mais.
Dependendo da condições, temperatura da água, água nova, etc.., um açu vai brigar mais ou menos.


Daiwa tatula type R, troquei a manivela, pesquei com ela em janeiro e feveiro, capacidade de linha ótima para power pro 80 libras, muito boa para hélices, peguei bons açus com ela:

Imagem

Imagem

Coloquei estas duas chapinhas na sintonia fina, as originais não gostei
Imagem

Garatéia owner 1/0, 4x, e split ring original da rip roller abertos:
Imagem

Garatéia owner número 1, 4x aberta:
Imagem

Jig com anzol aberto:
Imagem

Carretilhas para hélices devem ser resistentes, ter boa capacidade de linha, relação de recolhimento em torno de de 7.3 a 8.0.

CARRETILHAS ABU GARCIA :
Não me adapto com estas carretilhas, comprei uma e dei de presente para um pescador aqui do fórum.

CARRETILHAS QUANTUM:
Não me adapto, quebrou na primeira pescaria, dei para um pescador aqui do fórum .

Marine Sports Lubina GTS by JH :
Tem que trocar os 3 rolamentos por cerâmicos, não me adaptei, dei para um pescador aqui do fórum.

Daiwa Zillion SHA (a pratinha) :
Pouca capacidade de linha power pro 80 libras.

Outras carretilhas Daiwas, a type r, a daiwa zillion limited tem pouca capacidade de linha, as outras não tenho.

Shimano Chronarch CI4 Plus 151 HG Left :
Comprei e ainda não usei, mas promete.

Shimano Antares HG:é a que tem a menor capacidade de linha.

A daiwa tatula type r e a chronarch c14 são as que vou usar na próxima temporada.
Gusso,

fiquei curioso em saber como se comportaram a sua daiwa tatula type r e a chronarch c14 na temporada passada. Aguentaram bem o tranco?

Abraço,
Joberto
Avatar do usuário
Vicente Senna Jr
ANZOL DE OURO
Mensagens: 636
Registrado em: Qua Jul 22, 2009 8:16 am
Cidade:

Mensagem por Vicente Senna Jr » Qui Jun 25, 2015 4:30 pm

Amigos, o que vocês podem dizer sobre a carretilha DAIWA EXCELER 100 SHL para a Amazônia? Irei para o Uatumã e já tenho uma Curado 201 E7. Pensei em pegar uma, mesmo com a velocidade de recolhimento não sendo a ideal para hélices. Mas, como depois continuarei fazendo minhas pescarias aqui no RJ, tanto em água doce, como em água salgada (robalos, anchovas etc), pensei nela. O que acham?

Abraços
Imagem

Vicente Senna Jr
Avatar do usuário
Thiago Senne
CALOURO
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Nov 15, 2015 11:30 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Senne » Sex Nov 20, 2015 8:44 pm

Para puxar helice eu recomendo a Daiwa Zillion TWS XXS 9:1:1.

O peixe precisa ser quase o Usain Bolt pra bater na helice. Basta travar um pouco o drag e fica perfeita.
Avatar do usuário
Luiz Gusso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1057
Registrado em: Qui Dez 16, 2010 1:47 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Gusso » Qua Dez 02, 2015 1:06 pm

Thiago Senne escreveu:Para puxar helice eu recomendo a Daiwa Zillion TWS XXS 9:1:1.

O peixe precisa ser quase o Usain Bolt pra bater na helice. Basta travar um pouco o drag e fica perfeita.
Não entendi o que quer dizer travar um pouco o drag?

As daiwas estão a frente das shimano para puxar hélices.
O sistema TWS melhora o arremesso e enche o carretel de modo uniforme.
O freio magnético de arremesso é superior ao centrífugo para iscas grandes.

Pesquei bastante com a Tatula type R(relação de recolhimento 8.1:1) e depois pesquei bastante com a Tatula type HD(relação de recolhimento 7.3.1).
A melhor carretilha para puxar hélices é a daywa Tatula type HD, perfeita.
Avatar do usuário
Francisco Pacca
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 101
Registrado em: Dom Fev 26, 2012 10:33 pm
Cidade:

Mensagem por Francisco Pacca » Sex Dez 04, 2015 9:42 am

Pra mim, é por tópicos como esse que esse fórum é tão interessante.
Existe um tópico só de linhas pra Amazônia?
Avatar do usuário
Eduardo Cuque
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1004
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 5:34 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Cuque » Seg Dez 07, 2015 11:52 am

Como eu pesco apenas 1 semana por ano, não tenho muito a dizer.
Nos últimos 6 anos eu usei na Amazônia :
Quantum TourEdition 7.1 para as Hélices e não tenho absolutamente nada a reclamar, só elogios.
QuatumSmoke e também sem reclamações, cabe mais linha.
E nos últimos 2 anos, também a Shimano Scorpion DC7 para Amazônia com linha 50Lbs para as Zaras/T-20 e também nada a reclamar uma maravilha no arremesso.

Meus amigos todos usam as Daiwas e ninguém reclamou, tudo maravilha.

Carretilha mais rápida - mais fácil puxar hélice.

Não falando em Amazônia mas na pesca de Dourado em “Concordia” na Argentina.

Eu mudei e parti para as Daiwas.

Daiwa Zillion TWS XXS 9:1:1 / Zillion prata 7.1 / Daiwa Tatula Type R 8.3

Bom, até dourados de 10/15 Kilos o negócio funciona, o freio apanhou, bebeu água em algum momento, mas quando vc engata uma “JACA DOURADA” de seus 20/25 Kilos ou se preferirem 40 a 55 libras.

Bom eu vou resumir em 10 linhas estouradas e só um acima de 40 libras (46 libras precisamente) subiu para a foto, simplesmente não tem essa, quando o bicho bate e corre contra a correnteza, não tem Cristo, reza brava, etc.. que segura a besta, pode mexer o que for na carretilha, ela tem o seu limite.

Eu vi minha Zillion TWS XXS 9:1:1 descarregar a linha 65 libras em 10 seguros e “pim” estourou no nó. Aquilo parecia um golfinho dourado pulando no Rio, simplesmente foi “pro-saco”.

Minha turma e diga-se 6 pessoas – perdemos mais de 25 iscas com os grandes, uma ZERADA Shimano bantam 300 chegou a quebrar, literalmente comeu a coroa e dentes. Todas as minhas carretilhas foram para manutenção depois da pescaria, freio? Que freio????

Todas são excelentes carretilhas, mas tudo tem seu limite.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”