Daiwa Exceler (Manutenção e tirando o canarinho)
- Júlio César Mello
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Daiwa Exceler (Manutenção e tirando o canarinho)
Olá pessoal, fiquei um tempo sem aparecer por aqui mas enfim, vamos lá estou de volta.
Acho que muitos aqui tem esta carretilha ou tiveram, e sei que muita gente tem um probleminha de um assobiado que a carretilha faz quando é feito o recolhimento da linha. O intuito deste tópico é uma lubrificação leve, sem lavar peças, apenas dar uma lubrificada. Vamos lá.
http://img209.imageshack.us/img209/2576/dscn3652z.jpg
http://img684.imageshack.us/img684/453/dscn3653w.jpg
http://img829.imageshack.us/img829/1685/dscn3655x.jpg
Uma dica é separar a carretilha entre lado direito e lado esquerdo, do lado direito fica a manivela, arruelas de pressão etc. e do lado direito o carretel, a tampa lateral e tampa da sintonia fina.
http://img850.imageshack.us/img850/618/dscn3656v.jpg
Aqui está a carretilha aberta e o chassi em alumínio, não tem rebarbas e as peças são de boa qualidade.
http://img10.imageshack.us/img10/429/dscn3658pf.jpg
Aqui está o motivo do assobio, sim este rolamento é do mais vagabundo.
http://img38.imageshack.us/img38/834/dscn3659v.jpg
Mais uma imagem do rolamento canarinho.
http://img707.imageshack.us/img707/803/dscn3661d.jpg
Aqui está uma curiosidade, olhem a espessura da coroa da exceler na imagem 1* e a imagem 2* é de uma Pinnacle Elegance1300. Sem duvida o que me chamou atenção foi a da exceler que é muito mais reforçada, praticamente o dobro.
http://img526.imageshack.us/img526/6034/dscn3662t.jpg
A esquerda Daiwa e a direita Pinnacle.
http://img189.imageshack.us/img189/4628/dscn3666s.jpg
Senti que a carretilha tinha perdido um pouco do drag (força de tração) então deve-se retirar este disco amarelo e seca-lo, caso o mesmo esteja com óleo o freio da carretilha ficará dando trancos e com pouca força na fricção.
http://img32.imageshack.us/img32/9701/dscn3669k.jpg
Com o disco já seco é só começar a montagem.
http://img827.imageshack.us/img827/8805/dscn3670i.jpg
Agora vou fazer um paço a paço das peças a serem remontadas que praticamente é o mesmo processo para todas as carretilhas presentes no mercado, em cima do disco amarelo de freio da foto anterior vai a coroa.
http://img831.imageshack.us/img831/6082/dscn3671h.jpg
Agora o disco de freio, também seco (dica: passe um pouco de óleo nos dedos e passe no disco, apenas para deixá-lo levemente úmido, isso fará com que a carretilha fique macia ao liberar linha)
http://img46.imageshack.us/img46/7143/dscn3673t.jpg
Arruela da tampa da coroa
http://img811.imageshack.us/img811/3778/dscn3674h.jpg
Rolete do anti-reverso
http://img196.imageshack.us/img196/7694/dscn3675c.jpg
Parafuse a tampa, e agora vamos tentar tirar um pouco do barulho deste rolamento, mas o correto é subistituílo.
http://img827.imageshack.us/img827/4771/dscn3678q.jpg
Coloque o rolamento em uma tampinha e aperte seu WD sem dó rs! depois vá girando o rolamento e mergulhando, faça isso umas 5 vezes.
http://img839.imageshack.us/img839/4265/dscn3680l.jpg
D I C A IMPORTANTE: nunca coloque óleo quando o rolamento estiver no eixo, porque o óleo vai escorrer até os discos de freio e adeus tração, você terá que desmontar tudo novamente secar e remontar.
http://img594.imageshack.us/img594/7796/dscn3681n.jpg
Agora sim, coloque o rolamento e as arruelas de pressão.
http://img10.imageshack.us/img10/1079/dscn3682i.jpg
Depois a estrela de fricção, a chapinha de metal, a manivela e por último aperte a porca.
http://img828.imageshack.us/img828/234/dscn3683o.jpg
Depois coloque o eixo da sintonia fina e a tampa.
http://img577.imageshack.us/img577/2893/dscn3684v.jpg
Dê uma pequena borrifada de WD nos rolamentos do carretel e uma gota de óleo (singer)
http://img52.imageshack.us/img52/4082/dscn3685e.jpg
O mesmo procedimento no rolamento do carretel. Depois é só colocar o carretel e ir pro abraço
http://www.glennsrodngun.com/product_im ... 6_zoom.jpg
Achei que a carretilha é muito boa, coroa e pinhão bem reforçados, drag muito bom, mas os rolamentos deixam a desejar.
Forte abraço pessoal, até a próxima.
Acho que muitos aqui tem esta carretilha ou tiveram, e sei que muita gente tem um probleminha de um assobiado que a carretilha faz quando é feito o recolhimento da linha. O intuito deste tópico é uma lubrificação leve, sem lavar peças, apenas dar uma lubrificada. Vamos lá.
http://img209.imageshack.us/img209/2576/dscn3652z.jpg
http://img684.imageshack.us/img684/453/dscn3653w.jpg
http://img829.imageshack.us/img829/1685/dscn3655x.jpg
Uma dica é separar a carretilha entre lado direito e lado esquerdo, do lado direito fica a manivela, arruelas de pressão etc. e do lado direito o carretel, a tampa lateral e tampa da sintonia fina.
http://img850.imageshack.us/img850/618/dscn3656v.jpg
Aqui está a carretilha aberta e o chassi em alumínio, não tem rebarbas e as peças são de boa qualidade.
http://img10.imageshack.us/img10/429/dscn3658pf.jpg
Aqui está o motivo do assobio, sim este rolamento é do mais vagabundo.
http://img38.imageshack.us/img38/834/dscn3659v.jpg
Mais uma imagem do rolamento canarinho.
http://img707.imageshack.us/img707/803/dscn3661d.jpg
Aqui está uma curiosidade, olhem a espessura da coroa da exceler na imagem 1* e a imagem 2* é de uma Pinnacle Elegance1300. Sem duvida o que me chamou atenção foi a da exceler que é muito mais reforçada, praticamente o dobro.
http://img526.imageshack.us/img526/6034/dscn3662t.jpg
A esquerda Daiwa e a direita Pinnacle.
http://img189.imageshack.us/img189/4628/dscn3666s.jpg
Senti que a carretilha tinha perdido um pouco do drag (força de tração) então deve-se retirar este disco amarelo e seca-lo, caso o mesmo esteja com óleo o freio da carretilha ficará dando trancos e com pouca força na fricção.
http://img32.imageshack.us/img32/9701/dscn3669k.jpg
Com o disco já seco é só começar a montagem.
http://img827.imageshack.us/img827/8805/dscn3670i.jpg
Agora vou fazer um paço a paço das peças a serem remontadas que praticamente é o mesmo processo para todas as carretilhas presentes no mercado, em cima do disco amarelo de freio da foto anterior vai a coroa.
http://img831.imageshack.us/img831/6082/dscn3671h.jpg
Agora o disco de freio, também seco (dica: passe um pouco de óleo nos dedos e passe no disco, apenas para deixá-lo levemente úmido, isso fará com que a carretilha fique macia ao liberar linha)
http://img46.imageshack.us/img46/7143/dscn3673t.jpg
Arruela da tampa da coroa
http://img811.imageshack.us/img811/3778/dscn3674h.jpg
Rolete do anti-reverso
http://img196.imageshack.us/img196/7694/dscn3675c.jpg
Parafuse a tampa, e agora vamos tentar tirar um pouco do barulho deste rolamento, mas o correto é subistituílo.
http://img827.imageshack.us/img827/4771/dscn3678q.jpg
Coloque o rolamento em uma tampinha e aperte seu WD sem dó rs! depois vá girando o rolamento e mergulhando, faça isso umas 5 vezes.
http://img839.imageshack.us/img839/4265/dscn3680l.jpg
D I C A IMPORTANTE: nunca coloque óleo quando o rolamento estiver no eixo, porque o óleo vai escorrer até os discos de freio e adeus tração, você terá que desmontar tudo novamente secar e remontar.
http://img594.imageshack.us/img594/7796/dscn3681n.jpg
Agora sim, coloque o rolamento e as arruelas de pressão.
http://img10.imageshack.us/img10/1079/dscn3682i.jpg
Depois a estrela de fricção, a chapinha de metal, a manivela e por último aperte a porca.
http://img828.imageshack.us/img828/234/dscn3683o.jpg
Depois coloque o eixo da sintonia fina e a tampa.
http://img577.imageshack.us/img577/2893/dscn3684v.jpg
Dê uma pequena borrifada de WD nos rolamentos do carretel e uma gota de óleo (singer)
http://img52.imageshack.us/img52/4082/dscn3685e.jpg
O mesmo procedimento no rolamento do carretel. Depois é só colocar o carretel e ir pro abraço
http://www.glennsrodngun.com/product_im ... 6_zoom.jpg
Achei que a carretilha é muito boa, coroa e pinhão bem reforçados, drag muito bom, mas os rolamentos deixam a desejar.
Forte abraço pessoal, até a próxima.
- Tiago Bettio
- ANZOL DE BRONZE
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- Registrado em: Sáb Jan 29, 2011 5:58 pm
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Re: Daiwa Exceler (Manutenção e tirando o canarinho)
Parabens pelo tutorial... ficou show de bola.Júlio César Mello escreveu:Olá pessoal, fiquei um tempo sem aparecer por aqui mas enfim, vamos lá estou de volta.
Acho que muitos aqui tem esta carretilha ou tiveram, e sei que muita gente tem um probleminha de um assobiado que a carretilha faz quando é feito o recolhimento da linha. O intuito deste tópico é uma lubrificação leve, sem lavar peças, apenas dar uma lubrificada. Vamos lá.
Uma dica é separar a carretilha entre lado direito e lado esquerdo, do lado direito fica a manivela, arruelas de pressão etc. e do lado direito o carretel, a tampa lateral e tampa da sintonia fina.
Aqui está a carretilha aberta e o chassi em alumínio, não tem rebarbas e as peças são de boa qualidade.
Aqui está o motivo do assobio, sim este rolamento é do mais vagabundo.
Mais uma imagem do rolamento canarinho.
Aqui está uma curiosidade, olhem a espessura da coroa da exceler na imagem 1* e a imagem 2* é de uma Pinnacle Elegance1300. Sem duvida o que me chamou atenção foi a da exceler que é muito mais reforçada, praticamente o dobro.
A esquerda Daiwa e a direita Pinnacle.
Senti que a carretilha tinha perdido um pouco do drag (força de tração) então deve-se retirar este disco amarelo e seca-lo, caso o mesmo esteja com óleo o freio da carretilha ficará dando trancos e com pouca força na fricção.
Com o disco já seco é só começar a montagem.
Agora vou fazer um paço a paço das peças a serem remontadas que praticamente é o mesmo processo para todas as carretilhas presentes no mercado, em cima do disco amarelo de freio da foto anterior vai a coroa.
Agora o disco de freio, também seco (dica: passe um pouco de óleo nos dedos e passe no disco, apenas para deixá-lo levemente úmido, isso fará com que a carretilha fique macia ao liberar linha)
Arruela da tampa da coroa
Rolete do anti-reverso
Parafuse a tampa, e agora vamos tentar tirar um pouco do barulho deste rolamento, mas o correto é subistituílo.
Coloque o rolamento em uma tampinha e aperte seu WD sem dó rs! depois vá girando o rolamento e mergulhando, faça isso umas 5 vezes.
D I C A IMPORTANTE: nunca coloque óleo quando o rolamento estiver no eixo, porque o óleo vai escorrer até os discos de freio e adeus tração, você terá que desmontar tudo novamente secar e remontar.
Agora sim, coloque o rolamento e as arruelas de pressão.
Depois a estrela de fricção, a chapinha de metal, a manivela e por último aperte a porca.
Depois coloque o eixo da sintonia fina e a tampa.
Dê uma pequena borrifada de WD nos rolamentos do carretel e uma gota de óleo (singer)
O mesmo procedimento no rolamento do carretel. Depois é só colocar o carretel e ir pro abraço
Achei que a carretilha é muito boa, coroa e pinhão bem reforçados, drag muito bom, mas os rolamentos deixam a desejar.
Forte abraço pessoal, até a próxima.
Dei uma mao ai com as fotos, abraco
TJ
Fishing is not a sport.... fishing is an art.
- Carlos Castilho Almeida
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Olha eu tenho uma carretilha destas. E a mesma apresentava realmente um "chiado" quando se recolhia a linha. Depois de desmontar ela algumas vezes e muita análise para descobrir da onde vinha o barulho. Percebi que o mesmo se originava do ralamento do anti-reverso. Desmontei o mesmo e reforcei a lubrificação com mais óleo. Só que o problema continuou. Falando com um colega de trabalho que é mecânico, sobre este problema. O mesmo me sugeriu limpar o rolamento e monta-lo com graxa própria para rolamentos. E não é que o problema sumiu de vez
Quando estamos pescando, os problemas da vida deixam de existir.
- Isac E. Vital
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- Leandro Ferraz
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Re: Daiwa Exceler (Manutenção e tirando o canarinho)
Bom dia, procurando pela internet encontrei este topico muito bem explicado so que nao mostra mais as fotos voce poderia se ainda tiver atualizar ele com as fotos muito obrigado
- NELSON MACIEL
- GARATÉIA DE VIBRANIUM
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Re: Daiwa Exceler (Manutenção e tirando o canarinho)
Olá Leandro,Leandro Ferraz escreveu:Bom dia, procurando pela internet encontrei este topico muito bem explicado so que nao mostra mais as fotos voce poderia se ainda tiver atualizar ele com as fotos muito obrigado
Seja bem vindo à Caterva ...
Creio que ele não irá atualizar ...rs..
A última vez que ele logou aqui foi em 19 de Março de 2012
Quase 5 anos atrás ...rs...
À propósito, apresente-se no Fórum Bate Papo ... Queremos conhece-lo
Nelson Maciel
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
- José Roberto Ferreira
- CALOURO
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- Registrado em: Dom Mar 18, 2012 6:14 pm
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Re: Daiwa Exceler (Manutenção e tirando o canarinho)
Caro Leandro, boa tarde. Você poderia postar novamente esse artigo, porque tenho uma exceler que precisa de manutanção e seu artigo esta sem as fotos. Obrigado
- NELSON MACIEL
- GARATÉIA DE VIBRANIUM
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Re: Daiwa Exceler (Manutenção e tirando o canarinho)
José Roberto Ferreira escreveu:Caro Leandro, boa tarde. Você poderia postar novamente esse artigo, porque tenho uma exceler que precisa de manutanção e seu artigo esta sem as fotos. Obrigado
Olá José Roberto
O tópico foi postado por Júlio César Mello
E como disse noutra mensagem, Creio que ele não irá atualizar ...rs..
A última vez que ele logou aqui foi em 19 de Março de 2012
Quase 5 anos atrás ...rs...
Nelson Maciel
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
- José Roberto Ferreira
- CALOURO
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